Paixão Índia

Paixão Índia Javier Moro

Resenhas - Paixão Índia

Fabi 14/01/2022

Uma verdadeira, real e linda história de amor! (triste também...) É a história de um Rajá que se apaixonou e casou com uma espanhola de 17 anos na década de 1900. Além de ser totalmente baseado em fatos reais, o enredo todo é permeado por detalhes e curiosidades sobre a Índia. O autor soube unir tão perfeitamente uma linda história de amor com os fatos reais e históricos, sem ser maçante ou cansativo. Adorei!
Fernanda 01/08/2022minha estante
Você também foi pro Google saber sobre os envolvidos?

Cissa 21/04/2010

Como disse o autor, Javier Moro, é uma biografia tão rica e tão linda que só poderia ser escrita como romance. É uma história verídica, contada como um romance entre um marajá e uma espanhola. Ele a faz a Princesa de Kapurtala, região da India. Mas como toda história verdadeira tem seus revezes. Amor, mágoa, sofrimento em uma terra estranha, costumes diferente e um clima hostil fazem com que o amor entre eles fique vulnerável e sujeito a investidas frequentes. Forte e bonito além de verdadeiro. Ótima leitura.

Eli 04/10/2011

Um conto de fadas?
Não deixa de ser uma história de amor, mas bem diferente daquelas que estou acostumada a ler. Um romance com todos os detalhes de um conto de fadas: um príncipe indiano (um rajá) se apaixona por uma jovem dançarina espanhola, de família muito humilde, e a pede em casamento, não antes de lhe oferecer uma educação apropriada, para que ela possa ingressar em seu reino. A jovem Anita, encantada com o cavalheirismo desse Rajá 19 anos mais velho do que ela, se envolve com um mundo até então desconhecido, e parte rumo a uma Índia dominada pela Inglaterra, mas que ainda mantém tradições milenares da cultura hindu e muçulmana. Só esse pequeno resumo já deixaria qualquer romântica com os quatro pneus arriados, mas o conto-de-fadas de Anita estava longe de ser real: seu marido tem mais quatro esposas, e com elas tem quatro filhos. Anita é rejeitada pela sociedade britânica residente na Índia, como também pelas esposas de seu marido, que não entendiam o porque dela viver com o marido separado delas. Com o passar do tempo, uma paixão proibida fará Anita repensar suas decisões e atitudes.
Javier Moro é um contador de histórias exímio. Consegue narrar essa história tão irreal de maneira que nos coloca no lugar de Anita e de seu marido Rajá, não conseguindo nos fazer ter uma visão maniqueísta em nenhum momento. Temos aqui uma jovem mulher, entregue a uma vida luxuosa, que busca sentido para sua vida quando percebe que sua liberdade custaria muito mais do que ela poderia imaginar: a perda de seu verdadeiro amor!
Rubia 12/04/2017minha estante
Comprei esse livro hoje..acredita que não conhecia..fui atras do livro Sari vermelho e me mostraram esse..estou louca para ler..amei sua sinopse!

Eloisa166 15/09/2020

Marani
Durante a leitura do livro não me contive e resolvi pesquisar sobre a independência da Índia, o Rajasthan, os marajás, as religiões, costumes, deuses, história. A Índia é realmente como os contos do oriente, tanto pela beleza quanto pelas difereças que habitam o país. Só fez aumentar mais minga vontade de conhecer a Índia e os misterios do oriente.

Nanda 16/07/2022

Achei uma leitura bem agradável! Confesso que no começo eu estava bem mais animada com a leitura e, no decorrer do livro, fui ficando com uma preguiça de continuar. Mas, achei uma história muito interessante! E o mais incrível, é real! Recomendo, sim a leitura! Mas, que a faça com vagareza para apreciar bem os detalhes. Pois, é um livro que traz o romance, sim, mas que acredito ser bem legal de ler pela riqueza de detalhes sobre a Índia.

gio 06/11/2021

Traição, inimizades e brigas, tudo que gostamos
Um romance nada típico para o mundo moderno ocidental, talvez seja por isso que tenha me chamado tanta atenção. O desfecho do livro da mesma maneira não é nada típico mas nada anormal tendo em vista o desenvolvimento. Não tenho grande vontade de ler novamente mas a primeira leitura valeu a pena.

Leninha Sempre Romântica 06/04/2010

Estou encantada, impressionada com a força de um livro que toca fundo, uma história verídica de um amor que marcou era numa civilização marcada por tradições.
Paixão Índia me mostrou um mundo totalmente diferente, um povo com costumes, tradições, onde o casamento é um comércio onde só é permitido se for com normas estabelecidas, por linhagem e castas.
Anita Delgado é uma criança quando conhece o Rajá de Kapurthala e tudo ao seu redor passa a girar em torno dele, sua família, seus dias, sua vida.
Aprender a viver num mundo totalmente desconhecido passa a ser seu único objetivo, e ela o faz com maestria, ela é uma obra do Rajá, que a molda a seu gosto.
Um homem que a idolatra, que realiza seus mínimos desejos, que a mima com presentes, mas não dá a ela o que ela mais almeja, uma vida feliz.
Em seu coração há uma lacuna que não se preenche, ela sente falta de um lar, de sua família, de amigos e principalmente de seu Rajá ao seu lado.
Com o passar dos anos e a luta constante em fazer parte de um mundo que não a aceita muda Anita, e ela busca por mais, e acaba encontrando onde menos espera, uma fuga, um refúgio.

O livro é de uma riqueza incrível, cada página é uma surpresa, a leitura envolve de uma maneira que você ao terminar está dando aulas sobre uma cultura e costumes que você nem podia imaginar que existiram um dia.

A tempos que não lia uma obra tão completa, tão marcante e tão linda, uma história de amor com tudo que se espera, encantamento, paixão, solidão, alegrias e tristezas e um final que só mesmo lendo para se definir, na minha opinião, um final perfeito!
Recomendadíssimo!

paraondealeiturameleva 25/05/2021

Me arrastei lendo... Mas pode ser coisa minha, porque li como uma biografia da princesa quando não é exatamente isso. Para quem curti história, conhecer outra culturaacho que vale a pena.

@bea.lendo 13/06/2020

No início do século XX, em Málaga, na Espanha, uma jovem dançarina vê seu destino traçado pelo grande rajá de Kapurthala.

Em Paixão Índia lemos sobre Anita Delgado, que em 1907 deixa para trás seus amigos, sua família e seu país e navega rumo à um destino desconhecido que a levará para a índia, onde se casará com Jagatjit Singh, o marajá de Kapurthala.
Chegando à India, Anita se depara com um país dividido entre a riqueza dos marajás e a pobreza de seus súditos, novas crenças, novos idiomas e a humilhação por parte dos ingleses que não aprovavam o relacionamento de uma europeia com um indiano. Tudo isso atrelado ao fato de que Anita é a quinta esposa do rajá, o que a colocará em uma posição desconfortável por não aceitar viver na zenana, local destinado as esposas do rajá.
O capricho do marajá, a solidão de Anita e a euforia diante das evoluções que se apresentavam no mundo naquela época, compactuam para um destino que Anita jamais conseguiria imaginar.

Javier Moro transita facilmente entre a realidade de um povo que vivia a opressão de uma monarquia e a paixão de um rajá por uma jovem europeia, dando origem a um dos escândalos mais conhecidos da Índia do século XX.

sonia 21/09/2014

os últimos dias dos marajás
O livro relata a vida luxuosa dos marajás, rajás e nababos indianos, através da vida de Anita Delgado, bailarina espanhola casada com o rajá de Kaphurtala, na primeira metade do século XX.
Anita mantinha um diário, nada pessoal, em que anotava as suas impressões do seu novo país, e este diário, entre outras fontes, foi utilizado pelo autor para descrever as cortes indianas.
O livro relata os conflitos entre britânicos e indianos, que culminaram na expulsão dos ingleses e na unificação da India, nada pacífica; e a formação do Paquistão.
A vida da bailarina, fútil, meio tola, é apenas o pano de fundo da verdadeira história que se quer mostrar - em minha opinião.

site: http://escritoraporvocacao.blogspot.com.br/

DIRCE 28/01/2010

Carencia de Inspiração
Propus me a fazer a fazer a resenha do Paixão Índia, mas que carência de inspiração...Talvez porque achei o livro “morno” nada empolgante.
Em nenhum momento achei que o marajá nutria grande paixão pela bailarina espanhola que se tornou princesa – pra mim ela estava mais para um troféu a ser exibido e para inflar ainda mais o ego desse marajá que, como os demais, eram fascinados pelas mulheres européias e pela ostentação.
Tenho grande admiração por Javier Mora, mas se eu tivesse que indicar um livro dele para alguém, com certeza, indicaria O Sári Vermelho. Esse livro, sim , nos permite conhecer um pouquinho mais sobre esse país tão pluralista que é a Índia e também sobre as personalidades admiráveis como Ghandi, Indira e Sonia (uma grande mulher que se dedicou a família e também aos interesses do País onde passou a viver e ganhou o respeito e admiração de todos).
De Paixão Índia me restou o consolo (ou seria desconsolo?) de conhecer a Índia no tempo em que os excêntricos marajás eram sustentáculos da colonização inglesa.
Em respeito a Javier Moro que se baseia em ricas pesquisas para escrever seus romances – inclusive são ilustrados com fotos- eu darei 3 estrelas.

Luciana Sabbag 23/07/2012minha estante
É que, na verdade, não era intenção de Javier mostrar a Índia, mas a vida de Anita. O livro não é um romance, é uma biografia em forma de romance. :)

Paty 14/11/2013

Chanchada água com açúcar de Bollywood, a meca do cinema indiano.

Ju Arruda 30/09/2020

Romance muito interessante e rico em detalhes, que permite ao leitor entender a Raj Inglesa, como funcionava os principados e as vidas dos Marajás. A história da princesa espanhola é tão envolvente e dinâmica que não parece ser uma biografia.

Guy 09/10/2021

Sangue espanhol apimentando a vida de um marajá
Uma empolgante história real de uma destemida espanhola que se propõe a viver como uma das esposas de um raja indiano no início do século passado (1907). Não se trata de uma simples biografia ou somente de um romance, mas de uma agradável aula sobre os costumes, tradições e história da Índia sob domínio do Império Britânico antes das Guerras Mundiais, até o período de Gandhi e a divisão feito pelos ingleses originando o Paquistão para os indianos de religião muçulmana.

Gaby 03/04/2021

Demorei horrores para conseguir terminar esse livro. Ao ler a sinopse não havia entendido que era um livro jornalístico, pensei que era a história real escrita como um romance, por isso demorei a engatar na história.
De todas as formas, foi muito interessante ver tudo o que Anita passou por ter se casado com um príncipe indiano. O livro deixa claro os desafios que ela teve que ultrapassar para tentar ser aceita pela sociedade.
É um livro interessante para se conhecer um pouco mais sobre a história da Índia, já que o livro não foca apenas no relacionamento de Anita e do marajá.