Não me abandone jamais

Não me abandone jamais Kazuo Ishiguro

Resenhas - Não Me Abandone Jamais

Juliana.Calfa 04/12/2017

Esperava mais
História de ficção científica e muito humana ao mesmo tempo para falar de clones.
O enredo tinha tudo para te prender, mas apesar da leitura fácil e fluida, a história não tem um suspense ou "grude" que te faz querer ler mais e mais.

Gabriel 02/03/2022

Edição de 2015 (capa prateada) tira completamente a emoção de juntar peças
A orelha da frente do livro simplesmente conta a trama que você supostamente deveria juntar ao longo da leitura (sugestão da própria sinopse atrás do livro). Erro grotesco da edição. Nem o filme deixa assim tão óbvio.

Ligia.Carvalho 31/03/2022

Quando vc lê a resenha, parece um filme de distopia e ficção científica. No entanto, o livro e centrado no relacionamente de 3 personagens, nas suas histórias e questionamento. Fala sobre humanidade, o que faz uma pessoa ser um ser humano?

Steph.Mostav 19/02/2022

Nostalgia e melancolia
"É como passar diante de um espelho pelo qual passamos todos os dias de nossas vidas e de repente perceber que ele reflete outra coisa, uma coisa estranha e perturbadora."

Não me abandone jamais é uma distopia sem muitos dos elementos com que nos acostumamos a caracterizar esse gênero e, para mim, foi isto que fez do livro bastante distinto e interessante. Acompanhamos a narração em primeira pessoa de Kath, já na idade adulta, resgatando as memórias de sua infância, adolescência e juventude. No início do texto, mesmo que ela já tenha algumas das respostas que a confundem desde criança, ela não nos repassa essas informações e vamos descobrindo aos poucos, assim como ela descobriu, como funciona o sistema a que ela esteve inserida desde o início. Não há pressa nem interesse em explicar como o mundo chegou nesse estado, como os demais lidam com ele ou quem são aqueles que tentaram mudá-lo. O que importa para a história se restringe ao que importa para Kath, que são suas lembranças e seus relacionamentos com Tommy e Ruth. Tudo que prova para ela mesma que tudo que ela viveu, experimentou, aprendeu, criou e sofreu fazem dela humana como todos os outros, ainda que desde o início saibamos que os alunos daquela escola sejam diferentes dos demais por algum motivo. Aqui, mais relevante que uma revolução ou explicações detalhadas sobre o funcionamento desde universo distópico, é o processo de resgate melancólico e nostálgico que por si mesmo comprova que a vida de Kath e seus colegas vale tanto quanto as outras e que os sofrimentos pelos quais eles passam são injustos.

jonathanrausch 16/12/2021

Quem sabe um dia será real
Passei uns bons meses para encerrar a leitura, mas me prendi tanto que encerrei os 50% restante só hoje.
O livro conta a história de Kathy e das relações, intercalando, quando era cuidadora e em seu período escolar. Na história há nomes comuns e que enganam muito bem, tendo como meta minimizar o que significa ser cuidador, e quem é cuidado, o doador, e o que ambos enfrentam.
Se imaginar nesse mundo, em que existam clones e estes são substitutos perfeitos para a quimioterapia e a eliminação de demais doenças incuráveis, é algo que gela a espinha, pois é nítido que o caminho que seguiremos serão os mesmos caso ocorra.
O autor tem o dom de criar personalidades fidedignas, diálogos que você sabe quem está falando sem necessitar de nomes e usa isso na obra sem medo.
Enfim, prêmio Nobel de literatura não menos do que merecido.
E, é uma pena maravilhosa a história terminar tão cruel quanto o mundo em que aceitaríamos tamanha crueldade, pois se relacionarmos ao hoje, já a aceitamos com os animais (e me incluo nessa falha ética miserável).

Lyn 12/12/2021

Depressão!!!
Que livro maravilhoso, confuso mas maravilhoso. No início foi um pouco difícil de entender porque a escrita é um pouco estranha mas assim que me adaptei não parei de ler. Esse livro me cativou, eu acordava e queria ler ele, já imaginava que o poderia acontecer mas ainda tinha esperança que o final poderia ser feliz só que não foi, e a Ruth meu pai, joguei tanto hate na coitada pra no final querer abraçá-la. Enfim, amei o livro.

Luci60 16/03/2022

Mds eu nem sei o que dizer sobre esse livro. A leitura teve altos e baixos pq algumas partes for mais devagar. Doeu pensar em como eles viveram para que no fim fosse revelado a verdade. Aquele final me emocionou ? e a Ruth foi perdoada ?

melissa 11/02/2022

Uma ideia que merecia uma história melhor (2 ?)
Uma ideia boa, mas com um potencial desperdiçado.

Esperei o livro todo para que algo "extraordinário" acontecesse, mas me decepcionei. Em outras palavras, estava achando a história chata mas acreditava piamente que eu seria recompensada com uma reviravolta ou com uma descoberta incrível. Enfim, encontrei nada. O livro não tem clímax (eu sei que nem todo livro deve ter um), o que é uma grande pena pois, como dito no título da resenha, a ideia do autor foi muito boa, mas o jeito de abordá-la, fazendo que o leitor acompanhe personagens chatos em situações chatas, cagou tudo.

No início, quando a história cobria a infância/início da adolescência da protagonista e dos outros personagens relevei todas as situações nada a ver que a protagonista expunha, afinal, quando somos crianças as coisas parecem ter uma proporção muito maior que na realidade. Além disso, tinha toda aquele clima de mistério sobre o "internato", o que me instigou bastante a continuar e descobrir o que estava acontecendo.

Um ponto positivo foi a forma que o autor ia expondo as informações ao leitor, respondendo as dúvidas de pouquinho em pouquinho quanto ao porque dos personagens estarem na situação que estavam, qual era a do internato, etc (com exceção do final, lá pros 90%, em que teve uma personagem fazendo quase um monólogo explicando coisas que eu não tinha a mínima vontade de saber. De novo, ideia boa mas abordada de um ângulo que não me entreteve).

Ruth é uma personagem insuportável, Kath mal tem uma personalidade, Tommy é ok. Na transição da primeira pra segunda parte me peguei "shippando" um pouquinho a Kath com o Tommy, mas depois larguei mão porque nem isso estava me interessando mais.

Enfim, 2 ? pois no começo eu estava bastante curiosa pra descobrir o que estava acontecendo.

Raphs 13/05/2020

Término
Mais um livro que eu termino e fica um vazio; alguns livros terminam para mim com um gosto de quero mais porem esse não, esse terminou mesmo e ai que fica o vazio, não da para ser preenchido...
Ele é um livro feliz e ao mesmo tempo triste, você ri e sofre junto com os personagens, você vai sentir emoção r vai se apegar aos personagens.

Você demora um pouco para entender a passada do livro, parece que nada acontece, até que entende aonde o livro quer te levar...

Começamos sem nenhuma informação do universo a nossa volta e isso é normal, você não vai entender nada até um certo período do livro porem com um tempo o autor vai explicando algumas coisas e quando você percebe já entendeu tudo(ou quase)...

Como disse é um livro alegre e não é, especificamente para mim ele foi triste, mas é questão do meu momento atual.

Aproveite ;)

Fefê 17/10/2022

Gnt q livro chato sinceramente
Esse livro é um porre, comecei a ler em JULHO e só terminei agora, mas eu jurava q só ia acabar as vésperas da UERJ pq pqp q porre hein

SSandes 08/06/2020

História longa e incoerente, faltou explicações e foi nítido a enrolação do autor, diversas vezes encontrei algo como "não vou falar sobre isso agora"; "antes de falar sobre X, preciso explicar o que acontceu antes" e por ai vai....
A maioria dos personagens eram chatos, a excessão é Tommy, vontade de por ele num potinho ?

Paula @contrapontodaleitura 14/06/2020

Não me abandone jamais...
É difícil colocar este livro dentro de um só gênero. Drama, mistério, ficção científica, romance? Encontramos todos estes elementos e muito mais na história que a protagonista Kathy vai nos contar. No presente ela está com mais de trinta anos, no final da carreira de cuidadora. Mas para entender quem ela é, ou o que ela é, e o que exatamente ela faz, precisamos voltar no tempo, começando pela sua infância em um internato peculiar cheio de segredos, chamado Hailsham, passando por todas as etapas do seu desenvolvimento.

Ao seu lado temos seus amigos Ruth e Tommy, que juntos criam um laço de amizade que permeia toda a narrativa. Pode-se dizer que a amizade é um dos grandes pontos da história. Como conhecemos as pessoas que chamamos verdadeiramente de amigos, até onde essa relação pode chegar, e como o tempo e o crescimento atuam na modificação da estrutura de uma amizade.

Do outro lado temos individualmente cada um tentando encontrar o seu lugar em um mundo que parece já ter determinado o futuro de cada um. Refletimos como a inocência é importante na infância, e é a base para que possamos aprender e crescer, pois se já sabemos onde vamos chegar, a jornada perde a sua motivação, a razão de aproveitar o presente e as descobertas, e perde aquilo que faz a vida se movimentar em frente, rumo ao eterno desconhecido. Também, com a passagem da infância para a vida adulta, vemos a crueldade do mundo em que vivemos e como cada um escolhe um caminho para enfrentá-lo.

No final temos todas as revelações dos mistérios que permeiam o livro, o que abre ainda mais discussões sociais e filosóficas sobre a existência humana, e nos deixa com o coração na mão. Vencedor do prêmio Nobel de literatura, é relato tocante sobre a vida, amizade, crescimento e encontrar o seu lugar no
mundo. É o tipo de livro com várias camadas, sujeito a diversas interpretações, e que continua a engrandecer após o término da leitura.

*Para mais resenhas e conteúdo literário siga no instagram: @contrapontodaleitura

matsuri0 19/10/2022

uerj me forçando a sair da ressaca literária
Comecei o livro por causa da uerj, então foi uma leitura um pouco forçada. Não amei, mas também não é ruim. O livro me causou diversas emoções, fiquei com raiva, feliz, triste, confusa junto com os personagens. Trás uma discussão bem interessante, espero conseguir articular uma redação bacana sobre o assunto abordado.

_bbrcam 31/05/2023

Fez um "boom" na minha cabeça
Achei genial a abordagem do autor, muito interessante. O plot twist no final então me deixou lelé. Uma leitura maravilhosa!!