Não me abandone jamais

Não me abandone jamais Kazuo Ishiguro

Resenhas - Não Me Abandone Jamais

Claire 27/03/2020

Um momento para respirar
Perfeito! Não tem como não se emocionar e ficar pensativa ao final, a maneira que foi descrito e conduzido a história é única , e que história.

mirrorbel 15/08/2022

O que significa ter uma alma?
Alma para muitos é o que aquilo da razão e sentimento a vida, ter alma é ser capaz sentir, ter alma é ter mais do que vida. Mas quem somos nós para dizer quem tem ou não uma alma? Os animais também são capazes de sentir e mesmo assim são usados em laboratórios para fazer testes, isso em nome da ciência, eles não teriam uma alma? A vida se torna menos importante por isso?
Não me abandone jamais é um livro com uma discussão muito ampla, o autor mostra a vida dos personagens antes de dar o plot nas nossas mãos, e por isso que o final é de partir o nosso coração. O ser humano é um ser egoísta, nós estamos acostumados e criar desculpas para os nossos comportamentos maléficos, criando uma justificativa para ser ruim. Nunca vamos mudar, e eu falo de mim, de você, de todo mundo, todos nós somos assim, por mais que uma pequena parte de nós estejamos tentando ser diferentes, a grande maioria nunca vai mudar.

Amanda Hryniewicz 01/04/2020

eu amei esse livro! a história é super instigante e curiosa, trazendo varios questionamentos característicos das distopias. além disso, a escrita é muito fluida, o que faz a leitura se tornar leve, apesar do tema.

Eris 16/08/2022

Leitura da UERJ

O enredo consiste da protagonista contando suas memórias ao longo da vida vivendo em Hailsham.

Sinceramente, gostei bastante. O começo é um pouco lento, mas logo a história pega ritmo de novo e fica interessante.

O livro trata de um tema ?polêmico? e apresenta muitas reflexões sobre pontos da nossa própria realidade, mesmo dentro da distopia.

Lusia.Nicolino 22/12/2023

Entre assustador e fascinante!
Hailsham é um colégio no interior da Inglaterra. E lá estão meninos e meninas aprendendo o que é preciso saber para enfrentar as suas vidas de adulto. Mas, o que podem esperar desse futuro essas crianças ingênuas que não sabem muito bem de onde vieram? Vamos encontrar Kathy, agora com trinta e um anos, que faz um balanço de sua trajetória, de sua forte ligação com Tommy, a quem amou desde a infância, com Ruth, amiga ou rival? Ela agora é uma cuidadora, mas qual o papel de uma cuidadora em um mundo de doadores? Para isso foram criados e educados? Quando as respostas começam a surgir, descobrimos o assustador mundo que o fascinante Ishiguro construiu - seria uma prisão de portas abertas porque o futuro não tem escapatória?

Quote: "A ideia básica por trás da teoria dos possíveis era muito simples e não provocava grandes divergências. Segundo ela, como todos nós havíamos sido copiados, em algum momento, de uma pessoa normal, então tinha de existir, para cada um de nós, em algum lugar, um modelo original tocando a sua vida. O que significava, ao menos em tese, que seria possível encontrar essa pessoa de quem fôramos modelados."

jade martins 08/06/2020

Não tenho muito o que dizer sobre o livro, apenas que me arrebatou de uma forma incrível. Não o vejo apenas como ficção e muito menos que este tenha sido o objetivo do autor, apenas que toda essa história é apenas um plano de fundo para o que realmente importa: a condição e a essência humana. Descobrir o que nos faz intrinsecamente humanos é uma tarefa árdua, mas é inegável o papel que relações interpessoais possuem na construção da nossa mentalidade e que faz com que nos sintamos no direito de nos declararmos parte do grupinho "humanos".
Aninha 08/06/2020minha estante
Oi, o livro é bom?

jade martins 08/06/2020minha estante
É muito bom!! Pode ser um pouco lento no começo, como vi algumas pessoas dizerem, mas uma vez que voce engata no livro voce nao quer que acabe mais, recomendo muito!!

Aninha 08/06/2020minha estante
Que bom gosto de livros assim..vai para a minha listinha

jade martins 08/06/2020minha estante
Que bom, espero muito que goste da leitura

LaBelleDeNuit 04/12/2022

Se opor ao destino imposto fortalece a humanidade?
Fiquei surpreendida com a história do livro, esperava um sci-fi focado no motivo da criação dos doadores e recebi uma chuva de flashbacks em primeira pessoa.
Não é o estilo de leitura que me agrada, mas como precisei ler o livro, aproveitei para fazer algumas reflexões.
Personagens como Kathy e Tommy são cativantes, mas a Ruth é um "pé no saco" o livro inteiro.
O leitor se coloca no lugar de Kathy, narradora personagem, que conta suas experiências em Hailsham desde a infância, mas o autor peca em focar apenas nas lembranças de Kathy.

Arthur Batista 09/08/2020

Ética e moral discutidas de uma maneira prática, a fidelidade do autor com sua obra a torna única.

#Anafox 05/02/2023

Bibliosmia - FEV 23
Como é difícil escrever sobre um livro gostoso de ler?? livros que a gente não gosta a gente sabe exatamente o porquê. Leituras gostosas tem todo aquele quê de tudo de bom, que fica difícil dizer.

Enfim, a história é narrada por Kathy, que narra sua história trazendo seu passado e pinceladas do seu momento presente, e nos deixa em suspense sobre o que significa exatamente serem doadores. A história caminha com traquilidade sem grandes saltos, e a rememoração é quase um processo de auto análise de seu passado, de seus arrependimentos, e das novas compreensões das situações à luz do que a protagonista sabe no presente.

Leticia2510 09/07/2023

Amei o conceito do livro, mas a execução me cansou demais, é um livro que não me impressionou em nada, não teve momentos empolgantes, não teve reviravolta, não teve nenhuma revelação interessante, não me deixou curiosa, fiquei o livro inteiro esperando algo que nunca aconteceu, eu ainda dei uma nota boa poorq consegui me afeiçoar com os personagens principais, mas se não posse por isso teria dado uma estrela

Lyn 12/12/2021

Depressão!!!
Que livro maravilhoso, confuso mas maravilhoso. No início foi um pouco difícil de entender porque a escrita é um pouco estranha mas assim que me adaptei não parei de ler. Esse livro me cativou, eu acordava e queria ler ele, já imaginava que o poderia acontecer mas ainda tinha esperança que o final poderia ser feliz só que não foi, e a Ruth meu pai, joguei tanto hate na coitada pra no final querer abraçá-la. Enfim, amei o livro.

Baya 19/12/2022

Realmente..
Eu li esse livro por causa do vestibular da UERJ, nem consegui terminar antes da prova, e nem foi necessário pra fazer a redação. O começo foi bem interessante, a temática de mostrar o passado da Kath, e voltar ao presente de forma indireta, e também a ocultação de informações assim como foi feito com as personagens, tornou a leitura mais realista. Mas, de 50% pro final o livro tornou-se cansativo, eu já não via a hora de acaba-lo. O livro é todo muito enrolado e é pra ser assim, pq é pra ser uma distopia mostrando a realidade do que está acontecendo ali, porém não é meu tipo de livro. A temática é bem interessante e ao mesmo tempo trágica e perturbadora, pq no final, nada acontece. Um bom livro, mas não leria de novo.

jonathanrausch 16/12/2021

Quem sabe um dia será real
Passei uns bons meses para encerrar a leitura, mas me prendi tanto que encerrei os 50% restante só hoje.
O livro conta a história de Kathy e das relações, intercalando, quando era cuidadora e em seu período escolar. Na história há nomes comuns e que enganam muito bem, tendo como meta minimizar o que significa ser cuidador, e quem é cuidado, o doador, e o que ambos enfrentam.
Se imaginar nesse mundo, em que existam clones e estes são substitutos perfeitos para a quimioterapia e a eliminação de demais doenças incuráveis, é algo que gela a espinha, pois é nítido que o caminho que seguiremos serão os mesmos caso ocorra.
O autor tem o dom de criar personalidades fidedignas, diálogos que você sabe quem está falando sem necessitar de nomes e usa isso na obra sem medo.
Enfim, prêmio Nobel de literatura não menos do que merecido.
E, é uma pena maravilhosa a história terminar tão cruel quanto o mundo em que aceitaríamos tamanha crueldade, pois se relacionarmos ao hoje, já a aceitamos com os animais (e me incluo nessa falha ética miserável).

Joyce 13/12/2022

A história é muito boa e traz consigo várias reflexões sobre o homem, só n dei uma nota mais alta porque n foi o estilo de leitura que eu gosto mas foi uma ótima história

Paula @contrapontodaleitura 14/06/2020

Não me abandone jamais...
É difícil colocar este livro dentro de um só gênero. Drama, mistério, ficção científica, romance? Encontramos todos estes elementos e muito mais na história que a protagonista Kathy vai nos contar. No presente ela está com mais de trinta anos, no final da carreira de cuidadora. Mas para entender quem ela é, ou o que ela é, e o que exatamente ela faz, precisamos voltar no tempo, começando pela sua infância em um internato peculiar cheio de segredos, chamado Hailsham, passando por todas as etapas do seu desenvolvimento.

Ao seu lado temos seus amigos Ruth e Tommy, que juntos criam um laço de amizade que permeia toda a narrativa. Pode-se dizer que a amizade é um dos grandes pontos da história. Como conhecemos as pessoas que chamamos verdadeiramente de amigos, até onde essa relação pode chegar, e como o tempo e o crescimento atuam na modificação da estrutura de uma amizade.

Do outro lado temos individualmente cada um tentando encontrar o seu lugar em um mundo que parece já ter determinado o futuro de cada um. Refletimos como a inocência é importante na infância, e é a base para que possamos aprender e crescer, pois se já sabemos onde vamos chegar, a jornada perde a sua motivação, a razão de aproveitar o presente e as descobertas, e perde aquilo que faz a vida se movimentar em frente, rumo ao eterno desconhecido. Também, com a passagem da infância para a vida adulta, vemos a crueldade do mundo em que vivemos e como cada um escolhe um caminho para enfrentá-lo.

No final temos todas as revelações dos mistérios que permeiam o livro, o que abre ainda mais discussões sociais e filosóficas sobre a existência humana, e nos deixa com o coração na mão. Vencedor do prêmio Nobel de literatura, é relato tocante sobre a vida, amizade, crescimento e encontrar o seu lugar no
mundo. É o tipo de livro com várias camadas, sujeito a diversas interpretações, e que continua a engrandecer após o término da leitura.

*Para mais resenhas e conteúdo literário siga no instagram: @contrapontodaleitura