Não me abandone jamais

Não me abandone jamais Kazuo Ishiguro

Resenhas - Não Me Abandone Jamais

Luiza 23/01/2022

Mas, no fim, não deu para ficarmos juntos para sempre.
Não vou entrar muito em detalhes sobre a trama do livro em si, porque acho mais legal ler sem saber antes, então vou focar mais nas minhas impressões mesmo.

Em resumo, "Não me abandone jamais" se passa numa realidade alternativa na qual alguns campos da ciência evoluíram muito mais rápido do que no mundo real. O livro é narrado por Kathy, uma "cuidadora" (depois descobrimos o que isso significa) de 31 anos que relembra, de forma bem melancólica, a sua infância no internato de Hailsham e a sua transição para a vida adulta, acompanhada de seus melhores amigos, Ruth e Tommy.

Eu me interessei por esse livro por ter gostado do título. Pela capa, pensava que seria um romance/drama. Contudo, quando fui pesquisar mais sobre, vi que era uma história de ficção científica (gênero que eu adoro) e que abordava várias questões de filosofia.

Fiquei ainda mais intrigada e com vontade de ler! Tentei desviar dos spoilers, então fui descobrindo as principais revelações junto com os personagens, apesar de terminar desconfiando de algumas coisas.

Esse foi o meu primeiro livro do Ishiguro, e eu fiquei muito impressionada com a habilidade do autor de criar personagens realistas, imperfeitos, bem construídos e muito humanos. Senti raiva dos 3 personagens principais várias vezes (principalmente da Ruth), mas ao mesmo tempo me apaixonei por eles e terminei conseguindo entender como cada um via o mundo.

A escrita de Ishiguro é bem fluida e envolvente, então li a primeira metade bem rápido, mas desacelerei na segunda, porque o clima foi ficando mais triste e pesado. Ishiguro consegue deixar o leitor desconfortável (no bom sentido), acendendo várias reflexões sobre a bioética, a condição humana, a arte, a passagem para a vida adulta, a solidão, a morte e a famosa pergunta: os fins justificam os meios?

Recomendo demais a leitura para quem quiser sair da zona de conforto, mesmo que isso signifique alguns socos no estômago.

Amanda Celeste 23/05/2021

Não funcionou para mim
É único no gênero de ficção científica e na sua visão de distopia com algumas reflexões interessantes sobre conformismo diante de situações absurdas, sobre a capacidade do ser humano de ignorar desfechos terríveis para viabilizar ao menos alguns dias bons etc. Mas não consegui perdoar a grande exposição no final, em que tudo é didaticamente explicado aos protagonistas. Pareceu um recurso narrativo preguiçoso.

Leticia2510 09/07/2023

Amei o conceito do livro, mas a execução me cansou demais, é um livro que não me impressionou em nada, não teve momentos empolgantes, não teve reviravolta, não teve nenhuma revelação interessante, não me deixou curiosa, fiquei o livro inteiro esperando algo que nunca aconteceu, eu ainda dei uma nota boa poorq consegui me afeiçoar com os personagens principais, mas se não posse por isso teria dado uma estrela

thai 06/08/2022

Saber sem saber
Não saberia por onde começar a resenha desse livro. É quase que vergonhoso relatar que sinto que não entendi toda a complexidade da obra. Esse livro, que conta com uma análise intimista da mente e memórias da personagem principal, Kathy, em meio a um turbilhão de eventos que compõem sua vida, é quase que desafiador.
?Não me abandone jamais? possui linguagem clara, de fácil entendimento e de ritmo bom. Dividido em três partes, sinto que a primeira, mesmo que tenha sido a mais arrastada e penosa de se ler, ainda assim cumpriu sua função em passar a mensagem que suporta e captar a atenção do leitor.
Preciso de tempo pra digerir.

Giulia 09/02/2023

namoral mesmo sei nem oq pensar direito sobre esse livro, me deu mt raiva como mesmo eles sabendo que iriam morrer em nenhum momento tentaram fugir ou fazer algo mais além de "nos amamos e queremos ficar juntos vamos ver se eles nos dão um tempinho a mais"
só que enquanto eu ficava com raiva deles, eu entendia que isso refletia da nossa sociedade e de como vivemos, então fiquei me perguntando: como eu poderia sentir raiva deles se eu mesma não fazia nada para mudar meu futuro? agora tô tendo uma crise existencial

#Anafox 05/02/2023

Bibliosmia - FEV 23
Como é difícil escrever sobre um livro gostoso de ler?? livros que a gente não gosta a gente sabe exatamente o porquê. Leituras gostosas tem todo aquele quê de tudo de bom, que fica difícil dizer.

Enfim, a história é narrada por Kathy, que narra sua história trazendo seu passado e pinceladas do seu momento presente, e nos deixa em suspense sobre o que significa exatamente serem doadores. A história caminha com traquilidade sem grandes saltos, e a rememoração é quase um processo de auto análise de seu passado, de seus arrependimentos, e das novas compreensões das situações à luz do que a protagonista sabe no presente.

ElisaCazorla 29/12/2018

Novelinha bobinha de adolescentes bobinhos
Sou obrigada a ir na contramão da maior parte das resenhas aqui mas eu achei esse livro profundamente CHATO! Terminá-lo foi um desafio. A cada capítulo terminado, revirava os olhos e ficava indignada com tantos elogios à essa obra. Fizeram até o filme! Nem quero ver! Deve ser filminho de sessão da tarde. O livro é um draminha sem graça, bem devagar e muito adolescente. A prosa do autor me cansa muito. Ele tem a mania de fazer anúncios do tipo: "agora vou falar sobre uma coisa importante mas antes preciso falar de uma outra coisa importante que vai explicar aquela outra coisa importante lá do começo e prestem atenção porque algo que vou dizer logo depois que falar a coisa importante vai explicar uma coisa que vou dizer mais adiante." Nossa, não podia ser mais chato.
Os personagens são bege, o tema é bege. Não tem nada de sci-fi (li várias resenhas aqui dizendo que esse livro é ficção científica hehehe) Não tem absolutamente nada de sci-fi e nem de futuro e nem de nada que não pudesse acontecer ou que já acontece de alguma forma.
As coisas acontecem num marasmo, numa lentidão, numa apatia. Não consigo entender como esse autor ganhou o nobel de literatura. Não é a primeira obra dele que leio mas essa é a pior. Uma das piores leituras do ano.
William.Almeida 12/12/2023minha estante
Amei sua resenha kkkk, me salvou de perder tempo de vida

ElisaCazorla 14/12/2023minha estante
Obrigada pela leitura William! Você deu uma olhada nos meus livros preferidos para saber se, talvez, nós temos preferências de leituras parecidas? Eu tinha uma alta expectativa sobre esse autor e, como você leu, fiquei muito frustrada. Abraços

Gabriela 12/04/2022

Eu sinceramente tô com muita dificuldade para fazer uma resenha sobre esse livro pois não consigo transmitir o que eu senti lendo ele.

É uma leitura triste e cheia de questões que faz você refletir sobre tudo!

Gabrielle.Catalan 17/08/2023

Esse livro é curioso. Levei algumas horas de leitura pra entender o que eram os cuidadores e doadores. Quando entendi, achei muito chocante. É uma história de ficção ao mesmo tempo que é de horror e também ao mesmo tempo que fala de um jeito muito especial sobre a sensibilidade de crianças descobrindo o mundo, a vida e o poder de decisão (que lhe é retirado).

Cada etapa da história traz um amargo que você interpreta, assimila e segue em frente ao longo de uma escada (de sofrimento). A leitura é bem envolvente e vale muito a pena. Às vezes um final realista é o que deve ser feito em um livro como esse.

Jung TFanny 08/07/2023

Ahh baby baby...
Gabriel García Márquez disse que todo escritor escreve o mesmo livro. Pela minha média experiência com o Kazuo Ishiguro (este é o terceiro), ele escreve o livro da solidão e do arrependimento.
O que eu amo no autor é o nível de complexidade dos personagens, bem como ele te envolve no mistério apresentando aos poucos as peças mais óbvias, e no final deixando claro que todas as pistas estavam dispostas no livro de alguma forma desde o começo. O livro é emocionante e dá vontade de chorar, é impossível parar de ler o final. Recomendo pra quem gosta de ter crise existencial depois de um livro.

Claire 27/03/2020

Um momento para respirar
Perfeito! Não tem como não se emocionar e ficar pensativa ao final, a maneira que foi descrito e conduzido a história é única , e que história.

Cris 18/07/2022

Será que tenho alma?
Nessa distopia, conheci Kathy e seus amigos mais próximos Ruth e Tommy. Ela conta sua vida de uma maneira sem grandes expectativas pois são criados para serem cuidadores ou doadores.
A história vai se desenrolando até que percebo aonde tudo isso vai terminar, que sentido tem a vida?
Você sabendo de seus propósitos, sem escolha e planejada desde que foi criada. Seus aprendizados já foram decretado, sua missão determinada.
Mas o que eles não contavam é que eles tinham uma mente, uma consciência, eles conversam, desentendiam, brigavam, brincavam e mais importante se perdoavam, choravam, se amavam e tinham uma alma bonita.
Fiquei em choque com essa história, apesar de ser distopia, não parei de me por no lugar dos personagens.
Kath conta detalhes consistente de sua vida, sempre descritas na primeira pessoa, mostrando seus erros, acertos, decepções, frustrações e seu amor a aqueles que sempre estiveram ao seu lado.
Uma leitura fascinante, recomendo!

Amanda Hryniewicz 01/04/2020

eu amei esse livro! a história é super instigante e curiosa, trazendo varios questionamentos característicos das distopias. além disso, a escrita é muito fluida, o que faz a leitura se tornar leve, apesar do tema.

yasneryst 24/07/2022

Ignorância é benção? Ou todos merecem saber?
Se toda sua vida estivesse definida, desde o momento do seu nascimento, e o final não fosse feliz, você gostaria que te contassem, ou que apenas tornassem sua jornada agradável?
Imagina se o que vemos nesse livro existisse na vida real, será que seriámos como as "pessoas normais" desse livro? Viveríamos felizes pela chance que as pessoas que amamos terão na vida, e alegremente ignoraríamos a identidade de pessoas como Tommy, Ruth e Kathy? Ou será que nós transitaríamos entre Miss Emily e Miss Lucy?
O mundo sendo como sendo, e com horrores como guerra e fome sendo ignorados diariamente por nós não havendo nenhum ganho pessoal, imagino que se houvesse esse ganho ficaríamos, na verdade, mais do que felizes em ignorar o sofrimento deles.

jade martins 08/06/2020

Não tenho muito o que dizer sobre o livro, apenas que me arrebatou de uma forma incrível. Não o vejo apenas como ficção e muito menos que este tenha sido o objetivo do autor, apenas que toda essa história é apenas um plano de fundo para o que realmente importa: a condição e a essência humana. Descobrir o que nos faz intrinsecamente humanos é uma tarefa árdua, mas é inegável o papel que relações interpessoais possuem na construção da nossa mentalidade e que faz com que nos sintamos no direito de nos declararmos parte do grupinho "humanos".
Aninha 08/06/2020minha estante
Oi, o livro é bom?

jade martins 08/06/2020minha estante
É muito bom!! Pode ser um pouco lento no começo, como vi algumas pessoas dizerem, mas uma vez que voce engata no livro voce nao quer que acabe mais, recomendo muito!!

Aninha 08/06/2020minha estante
Que bom gosto de livros assim..vai para a minha listinha

jade martins 08/06/2020minha estante
Que bom, espero muito que goste da leitura