Na pior em Paris e Londres

Na pior em Paris e Londres George Orwell

Resenhas - Na Pior em Paris e em Londres

Juh 04/09/2022

Quero começar dizendo que admiro muito o George orwell...ele é um grande escritor e seus livros são admiráveis, e por esse motivo acho que minhas expectativas estavam muuuito altas para esse livro e por isso acabei me decepcionando um pouco... ele relata a pobreza de um jeito como eu nunca havia visto antes, de uma forma que a gente realmente consegue sentir a pobreza, porém achei a leitura um pouco maçante e enrolada, por ele descrever em muitos detalhes as coisas e isso acabou tornando a leitura maçante mas é um bom livro.

Israel145 27/07/2015

A obra literária de George Orwell geralmente é resumida em 2 grandes clássicos do autor: 1984 e A revolução dos bichos. Apesar de serem clássicos incontestáveis da literatura do século XX, podemos alçar voos maiores na produção literária e jornalística do autor cujo viés autobiográfico ajuda a entender seus 2 grandes clássicos e quiçá o próprio século XX.
Em “Na pior em Paris e Londres”, o autor embarca na vida à margem da sociedade e se dispõe a viver em condições mais ou menos sub-humanas com empregos em condições de semiescravidão e rodeado pela escória da sociedade, em antros imundos com mendigos, vagabundos, pilantras, assassinos, ladrões, prostitutas e toda sorte de marginal que se possa imaginar.
Na primeira parte do livro, passada em Paris, o autor narra suas desventuras vivendo a custa de pão com margarina e chá, e trabalhando como Plongeur, uma espécie de ajudante de cozinha das imundas biroscas francesas. Essa é a parte mais interessante do livro, principalmente quando surge seu amigo russo (também vagabundo) Boris.
A segunda parte se passa em Londres, e não é tão interessante quanto à primeira, já que o autor continha raízes e laços na cidade, fazendo-nos imaginar quão “real” foi essa incursão no submundo miserável de Londres. Seu mote principal é as condições sub-humanas dos albergues londrinos.
Independente da natureza das experiências relatadas no livro terem sido reais, decorrentes de infortúnios, ou propositais, decorrentes de algum experimento literário/jornalístico do autor, a obra é fortemente marcada pela visão socialista de Orwell e pode-se ver facilmente reflexos dessas experiências em 1984 e A revolução dos bichos.
Incontestavelmente, o nível da literatura jornalística de Orwell não fica nada aquém dos seus 2 romances clássicos, produzindo no leitor sentimentos tão profundos como as experiências de Orwell vividas junto à escória de Paris e Londres.

Ester71 15/11/2020

Quanta genialidade num texto que corremos o risco de não ler.

Henri 05/08/2021

O tesouro perdido de George Orwell.
Como eu amo George Orwell...
Bom, o livro é realmente toda a cara do nosso camarada Orwell, tem o típico humor que você fica mal de rir, a ironia e a reflexão características do autor.
Depois desse livro, você nunca mais vai jantar fora como antes, dará valor a uma cama e com toda certeza, ficará impressionado com a inflação.
George Orwell vai te levar aos lugares mais inusitado de Paris na primeira parte, e quando digo isso, leia-se um hotel luxuoso, mostrará como as coisas eram (ou são) feitas nesses lugares, o tratamento que um sujeito pobre recebe e a face terrível do mal chamado pobreza. Existem várias reflexões pesadas no livro, mas com o humor de Orwell, você passará por elas levemente – porém, sempre com o peso de estar lendo algo terrível.
Como o livro tem vários capítulos curtos e uma escrita "rápida", a leitura será muito dinâmica – lembra um pouco o dinamismo do "Revolução dos bichos", você vai devorar o livro com toda certeza.
Eu recomendo muito a leitura, é em minhas opinião, a melhor obra de George Orwell.

Camila Faria 17/04/2015

Antes de se tornar o célebre George Orwell, Eric Blair era um jovem que sonhava em ser escritor. Para isso, juntou algumas economias e partiu para Paris, onde começou a dar aulas de inglês. Quando esse plano começou a falhar, Blair decidiu radicalizar a experiência e passou a escrever sobre sua rotina na pindaíba. Na pior MESMO: passando fome, sendo explorado em sub-empregos, convivendo com mendigos e tudo mais que envolve uma vida miserável. O livro é incrível, uma espécie de precursor do New Journalism. É impactante, super crítico (mas com humor), um verdadeiro estudo da condição humana. Imperdível, especialmente se você só conhece o autor pelos clássicos A Revolução dos Bichos e 1984.

site: http://naomemandeflores.com/os-tres-ultimos-livros-5/

Sander.Garcia 14/06/2022

Londres foi pior? Ou foi Paris?
Parece fácil responder, mas talvez não seja. É uma obra sem muitas pretensões. Apenas descreve as particularidades de ser pobre em cada uma das duas cidades. O fato de ter tido emprego em Paris talvez não garanta que lá tenha sido mais fácil. O desemprego em Londres, por outro lado, foi duro, mas também o colocou em contato com almas nobres de mendigos com quem conviveu, perambulando de abrigo em abrigo. Uma leitura cativante, com detalhes que me fizeram sentir um pouco da experiência daquele homem que lutou para sobreviver enquanto esteve desempregado.
Muito prazer,, G. Orwell! Encantado!

Mateus Almeida 27/12/2013

O mal da pobreza não está tanto no sofrimento que impõe ao homem, mas no apodrecimento físico e espiritual que provoca.
Foi em "Na pior em Paris e Londres" que nasce o George Orwell, pseudônimo de Eric Arthur Blair. Jovem e decidido a virar escritor, George Orwell viaja para Paris com o o objetivo de imergir na miséria, e assim surgi seu primeiro livro.

O livro divide-se basicamente em duas partes: A primeira, onde George Orwell vive em paris e trabalha como lavador de pratos, e detalha de uma forma incrível o imundo sistema hoteleiro de Paris. A segunda, quando Orwell se vê "obrigado" a viver nas ruas de Londres e conhece de perto a vida dos mendigos Londrinos.

Muitos autores já tinha escrito sobre a miséria. Mas, poucos ou nenhum, tinham experimentado a miséria em sua pele, e o fato de Orwell ter vivenciado tudo sobre o que escreveu é o diferencial de sua obra. O seu método empírico que o torno um gênio.

Todo o livro é escrito de forma simples e inteligente, Orwell se preocupa em apenas relatar o que foi vivido, o livro como ele mesmo falou é um espécie de Diário de viagem, e poucos são os momentos em que expõem claramente a sua opinião. Um livro de um riqueza de detalhes sem igual.

"Foram três semanas sórdidas e desconfortáveis, mas era evidente que o pior estava por vir, pois meu aluguel não demoraria vencer de novo. No entanto, as coisas ficaram muito piores do que eu esperava, pois quando você se aproxima faz uma descoberta que supera algumas outras. Você descobre o tédio e as complicações mesquinhas e os primórdios da fome, mas descobre também o grande aspecto redentor da pobreza: O fato que ela aniquila o futuro"

Luana 08/09/2023

Achei a história razoável
Desse autor pra mim o melhor é a revolução dos bichos
Mas em alguns momentos a gente sente tristeza pelos perrengues que o protagonista passa

Ricardo 08/02/2013

Ora baganas
O livro é um diário da vida do autor no final dos anos 20 onde ele passa por uma vida de indigente em Paris e Londres. Um relato vívido e pessoal é feito desses seres humanos que vagam como fantasmas maltrapilhos pelas cidades. Devorei o livro, e recomendo a todos da área humana e jornalismo, além de administradores públicos.

Mariana 23/01/2023

é um diário de viagem, então não espere muita coisa. tem várias informações bacanas (tristes, deploráveis, nojentas, engraçadas) sobre a época e as cidades.

Na Calzado 11/03/2015

Toda Genialidade de George Orwell
George Orwell sonhava em ser escritor e em 1928 se mudou para Paris com a intenção de começar a escrever. Acontece que a vida em Paris não foi tão romantica e fácil. George Orwell até conseguiu escrever algumas coisas, mas não consegui se sustentar com esse trabalho. Trabalhou dando aulas de inglês, mas essas aulas também não eram suficientes. Logo ele conheceu o lado mais pobre e sujo da cidade. E é nesse ponto que esse livro tão incrivel começa. Na pior em Paris e em Londres conta a historia de George Orwell em seus tempos mais dificeis. Em Paris o autor passou fome, teve que penhorar praticamente tudo o que tinha para conseguir sobreviver e depois de muito procurar por trabalho conseguiu emprego em dois restaurantes da cidade. Cansado da sujeira, das pessimas considições de trabalho e da miséria, ele resolve voltar para Londres e pede emprego para um amigo de lá. Mas sua sorte não foi muito diferente por lá. Seu emprego não deu tão certo logo de cara e ele passou um tempo como mendigo vivendo em albergues da cidade e dependendo da caridade de instituições religiosas. Não chegou a ficar dias sem comer como em Paris, mas em Londres a pobreza tinha uma cara mais triste. O calvinismo condenava os mendigos a serem sempre mendigos. Não tinha como sair daquela realidade.
Nesse livro George Orwell usa uma linguagem muito simples e nos apresenta personalidades incriveis que ele conheceu nesses tempos tão sórdidos. Atraves desses personagens o autor discute sobre as condições de miséria, discute problemas sociais, apresenta possíveis soluções, discute possiveis origens da mendigagem na Inglaterra... enfim, ele conversa com o leitor de forma leve e inteligente e nos faz refletir muito sobre o assunto.
Até então eu achava que George Orwell tinha sido genial em 1984, mas a simplicidade e a sinceridade de Na pior em Paris e em Londres foi muito além.
Leitura incrivel mais do que recomendada.

site: https://literateca.wordpress.com/2015/03/16/na-pior-em-paris-e-em-londres-george-orwell/

Fred 12/08/2013

Um miserável Orwell
Ao escrever Na pior em Paris e Londres, Eric Arthur Blair ainda não era conhecido como George Orwell e, claro, não havia escrito os clássicos 1984 e A revolução dos bichos. De fato, essa narrativa de não ficção foi seu primeiro livro.

Sua premissa parece uma ideia que já passou pela cabeça de muitos: numa arriscada aventura, o autor decidiu que viveria como um jovem miserável pelas cidades de Paris e Londres, usando roupas de segunda mão e procurando empregos direcionados para pessoas naquela condição social. Simplesmente isso.

Lei mais no link abaixo:

site: http://cantodoslivros.wordpress.com/2012/05/14/um-miseravel-orwell/

Vanu 28/08/2021

George Orwell além das distopias
Recusado por várias editoras inglesas esse livro só foi publicado em 1933, trazendo, pela primeira vez, o pseudônimo que consagraria um dos maiores escritores do século XX George Orwell.
Bastante distante dos livros que estamos acostumados a ler de Orwell, Na pior em Paris e Londres nos mostra um recorte da vida de Orwell no período em que este, decidido a se tornar escritor resolve viver uma experiência pioneira e radical: submeter-se à pobreza extrema - e depois narrá-la e é essa vivência miserável que Orwell relata com humor e indignação, distanciamento e participação.

Mary 08/07/2022

Foi uma leitura boa, o início pra mim foi um pouco entediante, por vários termos em francês que não tinha tradução, mas demostra muito como é a vida de uma pessoa que passa por muitas necessidades e não tem oportunidades. Leiam

Gabriel.Neves 25/01/2018

Relatos incriveis
A forma como cada momento é relatado é sensacional. Muito bom!