Na pior em Paris e Londres

Na pior em Paris e Londres George Orwell

Resenhas - Na Pior em Paris e em Londres

Luisa 08/03/2010

É um livro que não me prendeu muito e demorei muito pra ler, mas é uma leitura fácil, rápida e agradável. "Na pior em Paris e em Londres" é muito interessante, porque mostra uma realidade que eu nunca vou viver - espero nunca viver - e que eu nem imaginava como era. E causa até um certo interesse de como os mendigos vivem aqui no Brasil. Um "Na pior em São Paulo e Salvador" poderia ser interessante também, porque às vezes é uma parte da realidade do nosso próprio país que a gente desconhece completamente. Mas... recomendo!
Uilians 27/06/2012minha estante
Caramba, nem terminei ainda e já acho os melhor livro da série de jornalismo literário da cia das letras. Os capítulos 17 e 31 são os melhores. As vezes dá até dó dos mendigos me encontrei pedindo para que nada de mal acontecesse com eles, mas é preciso lembra que é um livro escrito há mais de 50 anos e é tão atual

karol 27/05/2022

Eu gosto muito da escrita do George Orwell, por várias vezes me peguei fissurada pela história, vivendo junto com o narrador.
A história é insana e muito triste. Mostra o pior das grandes cidades: a sujeira, o desgosto e descaso.

Guilherme M. 04/02/2012

Um verdadeiro tapa na cara do Sistema! Bem ao estilo Orwelliano, o livro faz críticas afiadas, cruéis e verdadeiras, sobre o Capitalismo atual, onde quem não se submete ao deus-dinheiro não é nada, e quem não é nada vira apenas mais um escravo do sistema capitalista!

Barb 30/10/2022

Bom, mas não leria novamente
Gosto de ler livros que me coloquem em situações mas quais sei que não vou vivenciar. Ver George Orwell relatando seu período como sem teto em Paris e Londres me fez refletir sobre coisas que para mim são banais, mas para quem vive essa realidade, são luxos: cama confortável para dormir, comida todo dia, ambiente individual para mim, estudo, trabalho...

Gabriela 19/02/2021

Nem só de fama e ficção viveu o Orwel!
A narrativa retrata, em estilo biográfico, as dificuldades e a vida miserável em que viveu o Orwell em Paris e Londres.

Um relato profundo e pesado de um tempo em que Orwell ao perder seu subemprego, passou de um desempregado para a condição de um mendigo.
É extremamente estarrecedor e revoltante ler esse relato que, segundo Orwell, em Londres não é permitido nem mesmo ser um miserável literalmente, não é possível se acomodar nas calçadas e nem mesmo praticar mendicância, se forem pegos em mendicância -aqueles que não possuem opções- são levados imediatamente para a cadeira. Ao menos em Paris é possível ser um mendigo, apesar de ser tratado como um rato de esgoto, um rato inútil e abominável.

Orwell relata também que a diferença entre um operário e um mendigo é que um recebe uma quantia considerável de dinheiro para se sustentar, então é visto como um cidadão, enquanto o mendigo é visto como um vagabundo e que gosta de viver dessa maneira, o que não é verídico, não há opções para os mendigos. A separação é sempre pelo dinheiro e pelo que ele pode comprar para te colocar em uma posição mais alta.

Há uma submersão considerável sobre como o miserável é visto pela sociedade e como ele próprio o vê: "tão miserável sem trabalho quanto um cão acorrentado". Os mendigos não são gratos pelas caridades, pela Igreja que os subnutrem e por qualquer coisa do tipo, não o são pois entendem que é grande a culpa da sociedade. Por outro lado há aqueles que não se consideram mendigos apenas por viverem em albergues, e abominam os seus semelhantes (retratando a inconsciência de classe). Isso também acontece nas castas dos operários, onde um escravo é escravo do escravo, mas sempre há um que possui altivez. Orwell viveu até meses comendo apenas pão e margarina e até mesmo cinco dias sem comida, relatando as sensações e pensamentos de quando um ser está faminto: até o 3º dia é possível se acostumar, mas após o 5º começa o desespero e a luta pela vida. Por fim, o autor propõe reflexões acerca de como a sociedade maltrata os miseráveis e Orwell até aponta soluções para diminuir o sofrimento deles, com empregos e opções reais e palpáveis, mas que nunca serão postas em prática pelos Estados e seus governos.

"Conclui-se então que a atitude do 'esses desgraçados têm o que merecem', normalmente assumida diante dos mendigos, não é mais justa do que seria diante de aleijados ou inválidos. Quando nos damos conta disso, começamos a nos colocar no lugar de um mendigo e a compreender como é a sua vida. Ela é extraordinariamente vã e terrivelmente desagradável."

João 02/01/2023

A realidade da rua sob olhar de Orwell
O autor aborda com bastante detalhes os momentos que ele passou na rua e leva o leitor a realidade que é vivida justamente devido essa descrição dos fatos. É interessante visualizar as coisas sob uma nova perspectiva e Orwell faz exatamente isso em seu livro. Gostei bastante (mesmo considerando que o final foi bastante arrastado) e leria novamente um dia

Kaaah 22/07/2016

Belíssimo exemplo de jornalismo literário
Na pior em Paris e Londres tem cara de diário, inclusive escrito em primeira pessoa. Narra as aventuras de um jovem (próprio Orwell ou melhor, Eric Blair, seu nome dd batismo) professor de inglês convivendo com a miséria de Paris e após ser roubado num hotel largou seu emprego e resolveu descobrir como era a vida de gente que não tem nenhum dinheiro. Orwell mostra a vida de um mendigo 24h por dia no final dos anos 1920.
Sua motivação era conhecer de perto os seres humanos, se aproximar dos miseráveis do seu tempo e conhecer a humanidade daquelas pessoas que o restante da sociedade ignora. A escrita expressa a profunda identificação de quem enxerga o outro não apenas como um personagem para ilustrar sua história. Orwell compreende as reações e o pensamento de quem não tem um tostão no bolso e ao mesmo tempo é completamente livre exatamente porque não precisa ter medo de perder dinheiro.

Adriana 10/05/2016

"É esse medo de uma plebe supostamente perigosa que faz com que quase todas as pessoas inteligentes tenham opiniões conservadoras."

"O dinheiro se transformou na grande prova de virtude. Nessa prova, os mendigos são reprovados e, por isso, são desprezados. Se fosse possível ganhar dez libras por semana mendigando, a mendicância se transformaria imediatamente numa profissão respeitável."

George Orwell

Saga Literária 02/02/2016

Orwell e sua genialidade!
Na Pior em Paris e Londres - George Orwell (Companhia das Letras)

A história narra as aventuras de um jovem professor de inglês obrigado a conviver com a miséria de Paris, após roubarem o pouco do seu dinheiro em um hotel pobre. Esse jovem, claramente é o próprio Orwell, que na época ainda era Eric Blair.

O livro divide-se em duas partes: A primeira, a qual Orwell vive em paris e trabalha como lavador de pratos, detalhando de forma incrível o imundo sistema hoteleiro de Paris. A segunda, quando Orwell se vê "obrigado" a viver nas ruas de Londres e conhece de perto a vida dos mendigos Londrinos.

A obra é escrita de forma simples e inteligente, semelhante a um diário, expressando a profunda identificação de Orwell com os seres humanos com os quais conviveu e relatando o que foi vivido, o livro é um espécie de diário de viagem, e poucos são os momentos em que expõem claramente a sua opinião.

Orwell compreende as reações, o pensamento de quem, por não ter um tostão no bolso, sente-se completamente livre exatamente porque não precisa ter medo de perder dinheiro.

Resenha #12 - 07/10/2015 www.facebook.com/asagaliteraria

site: www.sagaliteraria.com.br

Fred 12/08/2013

Um miserável Orwell
Ao escrever Na pior em Paris e Londres, Eric Arthur Blair ainda não era conhecido como George Orwell e, claro, não havia escrito os clássicos 1984 e A revolução dos bichos. De fato, essa narrativa de não ficção foi seu primeiro livro.

Sua premissa parece uma ideia que já passou pela cabeça de muitos: numa arriscada aventura, o autor decidiu que viveria como um jovem miserável pelas cidades de Paris e Londres, usando roupas de segunda mão e procurando empregos direcionados para pessoas naquela condição social. Simplesmente isso.

Lei mais no link abaixo:

site: http://cantodoslivros.wordpress.com/2012/05/14/um-miseravel-orwell/

Isa Tomaz 12/01/2016

Envolventr
Li o livro em dois dias... Muito bom! Vocabulário fácil, história boa!!!

Matheus 01/06/2021

De uma forma leve e engraçada o autor faz um retrato da pobreza e da experiência como plougeour em Paris e como mendigo em Londres.
A narrativa de Orwell com um tom crítico leva não só a reflexão, como nos proporciona uma realidade sobre a qual pousar o olhar por um tempo.

Bruna.Chiappetta 19/07/2021

Um pouco decepcionante
Para mim, só vale a leitura por ser de Orwell.. única razão para ser minimamente interessante, pois achei uma leitura entediante e até pouco informativa

Na Calzado 11/03/2015

Toda Genialidade de George Orwell
George Orwell sonhava em ser escritor e em 1928 se mudou para Paris com a intenção de começar a escrever. Acontece que a vida em Paris não foi tão romantica e fácil. George Orwell até conseguiu escrever algumas coisas, mas não consegui se sustentar com esse trabalho. Trabalhou dando aulas de inglês, mas essas aulas também não eram suficientes. Logo ele conheceu o lado mais pobre e sujo da cidade. E é nesse ponto que esse livro tão incrivel começa. Na pior em Paris e em Londres conta a historia de George Orwell em seus tempos mais dificeis. Em Paris o autor passou fome, teve que penhorar praticamente tudo o que tinha para conseguir sobreviver e depois de muito procurar por trabalho conseguiu emprego em dois restaurantes da cidade. Cansado da sujeira, das pessimas considições de trabalho e da miséria, ele resolve voltar para Londres e pede emprego para um amigo de lá. Mas sua sorte não foi muito diferente por lá. Seu emprego não deu tão certo logo de cara e ele passou um tempo como mendigo vivendo em albergues da cidade e dependendo da caridade de instituições religiosas. Não chegou a ficar dias sem comer como em Paris, mas em Londres a pobreza tinha uma cara mais triste. O calvinismo condenava os mendigos a serem sempre mendigos. Não tinha como sair daquela realidade.
Nesse livro George Orwell usa uma linguagem muito simples e nos apresenta personalidades incriveis que ele conheceu nesses tempos tão sórdidos. Atraves desses personagens o autor discute sobre as condições de miséria, discute problemas sociais, apresenta possíveis soluções, discute possiveis origens da mendigagem na Inglaterra... enfim, ele conversa com o leitor de forma leve e inteligente e nos faz refletir muito sobre o assunto.
Até então eu achava que George Orwell tinha sido genial em 1984, mas a simplicidade e a sinceridade de Na pior em Paris e em Londres foi muito além.
Leitura incrivel mais do que recomendada.

site: https://literateca.wordpress.com/2015/03/16/na-pior-em-paris-e-em-londres-george-orwell/