Drácula

Drácula R. F. Lucchetti
Bram Stoker

Resenhas - Drácula

Lorenadexx 20/09/2024

Gostei muito desse livro, as partes de terror são intensas e conseguem passar a apreensão e suspense da cena. Gostei do fato de termos a Mina Murray como uma figura intelectual que de fato faz total diferença no livro, enquanto às vezes a "impetuosidade" das figuras masculinas acabam os deixando em situações ruins.
O livro é realmente um clássico, estabelecendo vários parâmetros para as histórias de vampiro seguintes. As partes que me faltam são, a linearidade do sucesso dos personagens, que acabam não tendo reais grandes problemas no decorrer da história (a iminência do fracasso) como nas jornadas de herói clássicas, os personagens são resumidamente bons e corajosos, não têm muitas nuances e durante algumas páginas antes da reta final o livro se torna entediante nas descrições da viagem, geografia local, nomes de cidades, etc.
Com certeza vale a pena ler e leria novamente.

Felipe 20/09/2024

Drácula: O Livro que Revitalizou Meu Hábito de Leitura
Drácula é um livro que me fez retomar meu hábito de leitura como há muito tempo eu não tinha. Nesse livro, eu não conseguia parar de ler. O autor tem um talento especial de terminar um capítulo de modo que sugestivamente te obriga a iniciar o capítulo seguinte. Drácula, de Bram Stoker, é ordens de grandeza melhor do que eu imaginava que seria antes de começar a lê-lo.
A trama gira em torno do Conde Drácula, um vampiro que se muda da Transilvânia para a Inglaterra em busca de novas vítimas. O protagonista, Jonathan Harker, é um advogado que inicialmente visita o castelo de Drácula e descobre sua verdadeira natureza em passagens que trazem o mais puro horror gótico. Acompanhamos ainda a Lucy Westenra e sua dedicada amiga Mina Murray. Um personagem que certamente me chamou atenção sempre que aparecia foi o perturbador Renfield, o paciente zoófago.
É verdade que o final parece ser mais rápido do que seria capaz de supor, dada a ameaça, mas isso não tira o brilho dessa obra que merece todo o sucesso que capitaneou.
Enquanto lia este livro, enchi minha biblioteca com outros clássicos e formei uma razoável TBR jar, a qual terei prazer em consumir.

Alessandra1029 19/09/2024

Dracula
Gostei bastante do livro num geral, e amei que tem contos adicionais no final do livro. Mt interessante como a figura do vampiro mudou muito ao longo do tempo! E o Van Helsing é insuportável.

Maria 19/09/2024

Edição Impecável!
Eu tinha um leve preconceito com esse livro antes de ler, e não poderia estar mais errada. É perfeitamente construído para criar uma atmosfera de medo e um sentimento sufocante de estar preso em um ambiente hostil e desconhecido. A Darkside faz a obra ainda mais completa com todo o conteúdo extra, indo desde a história de como surgiram os vampiros na ficção, até os aspectos reais e a construção da obra.

Bea_Th 18/09/2024

Breve opinião de uma leitora.
Uma narrativa composta por mistério, drama e romance; no qual promove ao leitor emoções diversas; como medo, angústia, tristeza e espanto.
Sendo assim, trata-se de um livro indicativo para leitores, que pretendem embrenhar-se em uma história de comoções distintas.
Entretanto, almejava um final impactante, no qual apresentou pouco resultado.

Gonçalves 17/09/2024

Drácula
Quando pensava em ler este livro eu imaginava outro tipo de história, em minha cabeça eu acreditava ser um livro que se passa inteiramente no castelo do vilão e que seria uma espécie de suspense/terror protagonizado por além de seus servos, o próprio Drácula. Porém para minha surpresa o livro se mostrou um romance onde os personagens tem de passar por diversas aventuras viajando cidades e até mesmo países atrás do vilão, valeu cada página lida do começo ao fim, na minha opnião deixa de ser 5 ?? apenas por trechos e desfechos que eu gostaria que fossem diferentes, acho que Bram Stoker não conhecia fan service :(
btrznssf 18/09/2024minha estante
o final acho que se resolve muito rápido, pra mim esse é o único defeito do livro kkkkk! o Drácula é um personagem muito icônico e poderoso, eles deviam penar mtttt mais pra derrotar ele! mas eu amo amo amo essa leitura, amo os personagens (apesar de que acho que ficam meio bobões no final, parece que não conseguem mais perceber o Drácula fazendo eles de tontos na cara deles), são mt dramáticos e apaixonados, acho tudo.

Gonçalves 18/09/2024minha estante
eu concordo exatamente com tudo que você disse, principalmente do meio pro final eu senti que os personagens que no inicio se mostraram tão inteligentes e perspicazes perderam grande grande parte dessa sagacidade, e o final realmente dá a impressão que foi rushado, eu tava esperando uma ambientação mais dramática ou pelo menos um monólogo do dracula (esperei o livro todo por isso) kkkkkkkk, mas tenho que admitir que são detalhes bobos e que amei tanto ler que fiquei com dó de terminar kkkkkkkkkk

btrznssf 19/09/2024minha estante
nossa seria meu sonhooooo no final o Drácula aparecer mais, ter um monólogo e dar uma safanada na galera antes deles derrotarem ele kkkk

samaramirez 17/09/2024

Tinha certeza que desse livro eu ia gostar. simplesmente incrível, não tinha como ser ruim de qualquer jeito.

Shxro 16/09/2024

Eu amo vampiros
Para aqueles que querem adentrar no universo vampiresco da literatura, acredito que Drácula seja uma leitura obrigatória, mesmo que a pessoa acabe não gostando tanto assim. Clássico não é sinônimo de perfeição e acredito que, com base na minha leitura e nas opiniões de outras pessoas acerca do livro, Drácula não é um livro que vai agradar todo mundo. A leitura para muitos pode ser bem maçante, principalmente devido ao fato de ser inteiro escrito através de cartas, recortes de jornais e de escritas em diários; e somado com o fato de que esse livro possa quebrar muitas expectativas, já que o grande foco do livro não é o drácula em si, a obra pode gerar opiniões muitos diversas e, inclusive, negativas. Eu, apesar de muitas ressalvas, amei o livro.

Acredito que o que mais me agradou foram os personagens. Eu gostei muito de cada um deles, do desenvolvimento deles e do papel significativo que cada um recebeu ao longo da história. Todos são importantes e decisivos para o confronto final e eu gostei muito disso. Gostei mais ainda pelo fato de que a Mina foi a grande protagonista desse livro. Extremamente inteligente e corajosa, ela conseguiu várias vezes alterar o rumo da história com suas ideias e descobertas. Eu sempre fico muito feliz em ver uma mulher tendo um papel de destaque assim (mesmo que, infelizmente, principalmente devido a época que foi escrito, é um livro com algumas falas machistas em relação a Mina). Sinceramente, gostei MUITO mais da Mina e da Lucy do livro do que do filme de 92. De longe, os personagens que eu mais gostei foram a Mina, o Van Helsing e o Renfield (sim, o Renfield kkkk). Mesmo tendo meus favoritos, eu gostei de todos os personagem e principalmente da forte amizade que eles formaram entre si em meio as terrores que eles sofreram. É muito bonito ver o apoio, a cumplicidade e o amor entre eles.

Uma das minhas maiores críticas ao livro é que senti que faltou mais terror, uma maior tensão e medo. Sinceramente, senti mais medo do Renfield (um personagem extremamente imprevisível e inconstante; toda vez que visitavam ele, temia por ele fazer alguma coisa), do que do Drácula em si.

O final foi outra coisa que me desagradou, senti que o desfecho foi meio corrido e acho que esperava algo a mais (não sei exatamente o quê, mas estava muito ansiosa com o final, acho que minhas expectativas estavam muito altas).

O fato de o livro ser focado nas vítimas do Drácula foi um dos pontos que mais me fez gostar, mesmo que tenha me deixado triste as poucas falas do conde, que é um personagem extremamente interessante e astuto a ponto de querer saber mais e mais sobre ele.

Ler a origem de um dos maiores vilões fictícios, que influenciou e influencia até hoje diversas obras, foi uma experiência única. Recomendo muito a leitura!

SPOILER ???

Incrível pensar que mesmo que o Conde Drácula tenha morrido no final, para nós, ele sempre será eterno.

Duarda14 16/09/2024

Expectativas que tornaram um ótimo livro em não tão bom
Foi um livro muito bom de ler, mas foi meio frustrante pois eu tinha muitas expectativas e nenhuma delas aconteceram.
Eu gosto muito de vampiros e estava esperando algo com mais Drácula, mais vampiresco, mais na perspectiva dos vampiros, e o livro não é assim.
Mas é um livro incrível e que realmente cultivou tantas narrativas sobre vampiros, foi tão legal identificar coisas de séries, tipo Buffy, no livro.
Os personagens são tão legais, amei todos.
O livro é muito humano e eu me identifiquei em muitos momentos e situações, isso me chocou de uma forma muito íntima.
Jazz 17/09/2024minha estante
Muito boa resenha

Jazz 17/09/2024minha estante
Deusa intelectual gótica

Tonimaco 15/09/2024

Um clássico incrível. Achei que iria ficar cansativo mas a narrativa é mt envolvente e prende mt a leitura. Confesso que procurei algo mais macabro, algumas resenhas falam q é perturbador mas n tem nada kkkkkkk Se eu fosse o escritor daria um final mais interessante deixando ficar na dúvida em relação a morte do CD. Enfim, no geral é mt bom.

Anny SSantos 14/09/2024

Drácula - Bram Stoker
O quadrinho é interessante, porém é óbvio que foi editado de maneira muito objetiva para o volume em questão. É uma leitura objetiva para quem nunca leu a obra original como eu.

euowilly 13/09/2024

Atemporal
Preciso confessar que nao tava esperando muito, mas fui nesse aqui de cabeça e achei tudo muito incrivel, com exceçao de que parece mais romance que terror/horror. ja comentei tanto ele que nao tenho nem oq dizer aqui, apenas que deveria ser materia obrigatoria nas escolas

geyciane1 13/09/2024

Magnífico!
Eu ja estava empolgada para ler, pois to numa fase de me interessar por clássicos, e esse foi melhor que o esperado, o fato de ser epistolado, tornou, para mim, a leitura ainda mais interessante, pois a tente vai descobrindo as coisas como que juntando as peças de um quebra cabeça.
No decorrer do livro é possível ir vendo as referências usadas por varias coisas da cultura pop que hoje já fazem parte do imaginário coletivo como se fossem a regra, Bram Stoker foi muito genial nessa obra.
Os personagens são tão bem construídos que a gente se sente amigo deles também, sobretudo, Mina, que mulher excepcional e apaixonante. Apesar de não ter um personagem principal, ela para mim é!
Mas claro que lendo em 2024 um livro de 1897 vai existir algumas questões que torci um pouco o bico, a religiosidade demasiada, o tratamento de povos não europeus como salvagens não civilizados, teorias da psicologia que hoje são problemáticas e etc, mas enfim, contexto histórico né, tem que passar um pano.
Tem uma parte do livro que a historia fica um pouquinho cansativa e que poderia ter tirado já que o final é ótimo, mas nada que tire a grandeza desse livro.

juanmacial 12/09/2024

Sinto que perdi muito da história por ler essa edição.
Ela cumpre muito bem a proposta de ser uma leitura mais fácil e rápida..
Mas como alguém que louco conhece da obra ela me deixou uma sensação de que ouvi uma fofoca sobre algo invés de vivenciar, quase um teaser que me conta o final, mesmo assim me faz querer ver uma edição mais completa.
Muito bom, mas agora eu preciso de muito mais do que absorvi.