Drácula

Bram Stoker

Resenhas - Drácula

Luciana.Moura 15/06/2024

Vampiresco dramático
Fiquei o livro todo esperando por algo, não consigo explicar o que exatamente, talvez um breve sentimentalismo a mais relacionado a personam do conde, ou talvez um final trágico para todos os envolvidos. De qualquer forma, o livro foi saboroso e envolvente do início ao fim.

Sofia 14/06/2024

Não esperava gostar tanto!
O clássico livro de terror gótico, escrito pelo irlandês Bram Stoker em 1897, tem sua história contada a partir de matérias de jornais e diários, cartas e memorandos de quem experenciou a luta pela sobrevivência ao vampiro mais famoso da literatura.

O jovem advogado Jonathan Harker viaja ao castelo do Conde Drácula, na Transilvânia, para auxiliá-lo a finalizar a compra de um imóvel em Londres. Após presenciar fatos estranhos na mansão relacionados ao anfitrião, como o flagra do mesmo rastejando pelas muralhas do castelo e o encontro de Drácula deitado numa caixa de madeira no porão, Harker percebe que é, na verdade, um prisioneiro.

Já na Inglaterra, notícias chegam de Londres, onde um navio surge no porto com o capitão morto e sem tripulação, um lobo foge do zoológico e crianças estão desaparecidas. Enquanto isso, Mina, esposa do advogado, está na casa de sua amiga Lucy, que passa a se mostrar cada dia mais fraca, pálida e com frequentes episódios de sonambulismo.

Solicitam, então, a visita do dr. Seward, que, por sua vez, chama um médico mais experiente para avaliar o caso duvidoso, o dr. Van Helsing. Juntos, os médicos, lorde Holmwood - noivo de Lucy -, Quincey Morris - ex-pretendente da adoentada -, e mais tarde Harker e Mina, se unem para tentar acabar com Drácula, enfrentando-o de vez.

Apesar de ser uma ficção sobre vampiros, é tudo muito bem construído, resultando numa obra envolvente do início ao fim. Diferente do filme - que, diga-se de passagem, só assisti até a metade -, o monstro não é caricato. Pelo contrário, consegui ver o original de tudo aquilo que, mais tarde, veio a ser propagado pelo cinema como sendo "vampirismo". E o terror é real. Principalmente nas passagens à noite, no castelo, com os lobos e nas tensas buscas pelo Conde.

A escrita daquela época, a cordialidade inglesa, a formalidade dos médicos, dos lordes e das mulheres e as intensas e profundas descrições de tudo — o clima; as feições e os mínimos atos das pessoas, sobretudo dos seus amados; os sintomas das vítimas — foi o que mais me chamou a atenção. Como perdemos essa sensibilidade ao longo do tempo? Nos acostumamos com a objetividade. Tudo é entregue de forma muito direta, instantânea, muitas vezes sem uma perspectiva atenta e contemplativa do que está ao nosso redor, mesmo que algo banal. Realmente abriu minha visão quanto a isso.

Ana Beatriz 14/06/2024

Demorei um pouco para ficar interessada na leitura, depois fiquei engajada e depois voltei a achar a leitura um tanto quanto maçante.
A proposta de contar a história através de páginas de diários, trechos de jornais e afins é bem legal, traz uma dinâmica bem diferente. O meu problema com isso foi que ficamos lendo o ponto de vista de vários personagens o que acabou dando voltas e voltas em certos assuntos.
Outro problema em relação a isso é que a maioria dos narradores são homens e com o passar do tempo a forma que eles pensavam e falavam foi me deixando entediada, sempre frisando como eles eram homens fortes e corajosos e todo esse blá, blá, blá. Perdi as contas quantas vezes eles usaram a palavra 'terna' para se referir a Mina, e como ela era um grande exemplo de mulher.
Sei que é preciso contextualizar e que o livro foi escrito no século XIX e tudo mais, mas foi ficando chato.
Falando sobre a Mina, ela com certeza foi a personagem mais interessante e esperta do grupo, se ela tivesse liderado as coisas com certeza teriam acabado mais rápido!
Mesmo que esses homens tenham me cansado um pouco, a história me entreteve bastante na maior parte do tempo. Seria mais divertido ainda se os vampiros aparecessem mais, queria ter visto mais horror e sangue!

Georgia39 13/06/2024

O conde drácula e sua história de superação
O livro começa muito ativo, bastante coisas acontecendo com o Jonathan indo pro castelo do conde e na minha opinião a melhor parte do livro foi quando ele tava no castelo, depois que ele saiu acho q eu dei uma desanimada mas tive a impressão que ficou mais lento... aí no final eu me meti numa ressaca literária fortíssima e foi meio difícil de terminar. Essa edição é simplesmente maravilhosa e não preciso nem comentar a perfeição que o livro é

Pachec.o 13/06/2024

Sobre a edição: gostei do recorte escolhido para a história e de alguns textos de apoio, mas não tenho certeza se a tradução é a mais indicada. Apesar da edição ser belíssima, talvez uma tradução diferente fizesse o livro soar menos sensacionalista (apesar de eu entender a influencia teatral). Os milhares de textos extras também são interessantes, mas cansam e em muitos momentos apenas se repetem. A Darkside é linda, mas prefiro ler os clássicos pela edição da penguin.

Gabrielle 13/06/2024

O livro é perfeitamente escrito, com uma narrativa que envolve o leitor do início ao fim.
É impossível não se afeiçoar à maior parte das personagens.
Não achei um livro assustador, mas incrivelmente triste.

Y._asmim 13/06/2024

PERFEITO!
Nunca li a obra original de Bram Stoker, mas o quadrinho me fez ter curiosidade em relação aos livros dele. A linguagem é fácil e as ilustrações são lindas e passam a vibe de terror que a história pede. Eu surtei bastante durante o curto período que li o quadrinho e ele me passou todas as sensações de medo, achei que o final deveria ter sido mais detalhado? porém, ainda assim gostei bastante!

Iago 13/06/2024

O desmorto.
Drácula não foi o primeiro, mas é com certeza o vampyr mais famoso; e não é à toa. O romance epistolar pode parecer grande e denso, mas a narrativa é tão bem amarrada nesse documentário que não é um empecilho vermos várias cartas e diários de diferentes personagens compondo os eventos. Temos no romance de Bran Stocker o resultado de pesquisa e reunião de diversas lendas européias para compor o clássico vampiro. Vemos seus poderes e fraquezas bem definidos, como verdadeiras regras que ditam o comportamento do Conde e de seus ajudantes, desde aversão a alho e elementos religiosos até o fato de não poder entrar em lugar algum sem ser convidado. É muito prazeroso ler a inspiração de tantos outros livros, filmes e jogos e entender o que faz do nobre da Transilvânia figura tão querida e ainda tão viva (trocadilho não intencional), sempre em busca de sangue novo (aqui foi intencional) para suas novas encarnações nas diferentes mídias.

Anna3818 13/06/2024

Leitura rápida
Nunca tinha lido livros com quadrinhos.
Gostei bastante e a história do Drácula nunca perde a graça.

Herick 12/06/2024

Ótimo livro, amei poder conhecer a verdadeira história de Dracula.
Infelizmente me decepcionei um pouco com os últimos segundos da história e o papel de Van Helsing em tudo, mas foi um ótima leitura, uma historia maravilhosamente construída

Bruno Hatzfeld 12/06/2024

Mais do que um livro
Todos conhecemos alguma versão ou mesmo partes da história de Drácula, mas ler o original é sem igual. Mais do que um livro, Stoker criou um mito, um personagem capaz de ser ressignificado, ressuscitado e recontextualizado. E esta é a sua maior, ainda que não propositada, contribuição.
Drácula possui uma construção de vozes que narram a história de forma brilhante. Diários, documentos náuticos, excertos de jornais se somam a criar uma espécie de "Bruxa de Blair" do século XIX. A todo momento o autor tenta nos convencer da fidelidade dos fatos e, quando os discursos não vacilam, ele o faz muito bem. Por outro lado, as marcas históricas e culturais, à luz dos dias atuais, por vezes nos afastam da obra, e por isso reitero que o personagem superou o livro que o trouxe ao mundo.
De forma mais técnica, as imbricações de gêneros literários às vezes acabam por arrastar demais os diálogos. Em certos trechos, fala-se muito para ações que mal duram uma ou duas páginas. Isso não seria um problema, afinal, a tônica do livro é essa e por vezes somos carregados para dentro da história de forma imersiva. Mas creio que, no momento mais importante, a conclusão da trajetória, esse ritmo é quebrado e tudo parece se resolver num passe de mágica, sem muitos obstáculos aos protagonistas.
Todos conhecemos alguma versão de Drácula, seja de filmes, livros, quadrinhos, videogames. Ler o original é uma obrigação, mas entender que o solo que o vampiro carrega é fértil para dar fruto a outras tantas histórias sobre o vampiro pode ser o maior entendimento que a história original traz.

Juan 12/06/2024

Mais um Clássico para a coleção, não pude deixar de comparar com o filme de Coppola que é muito bom por sinal, mas o livro como sempre é bem melhor. Aqui não temos o romantismo de Drácula e Mina que é uma reencarnação de sua antiga amada. Aqui vemos Drácula como um monstro abominável mesmo e assustador, algo a ser batido.
Rany 12/06/2024minha estante
Está na minha estante há bastante tempo e nunca tive vontade de ler.Quem sabe agora sabendo que é bom kkkk

Juan 12/06/2024minha estante
Ah pois eu indico sim, inclusive a forma de contar a história por meio de cartas achei bem diferente do que de costume. Este é outro ponto legal. Terá uma ótima leitura Rany.

Sirgubler 11/06/2024

Drácula
Gostei bastante da estrutura de cartas/diário dos capítulos. É muito legal poder ver o principal expoente do mito de vampiros e também o livro que definiu o personagem. A História é muito boa.