O Tio Vânia

O Tio Vânia Anton Tchekhov

Resenhas - O Tio Vânia

Wercton 03/02/2024

"Se ao menos você soubesse o quão miserável eu sou"
Meu conhecimento dessa peça literária veio ao vê-la lindamente interpretada no filme japonês Drive My Car (2021). Seu escritor, Anton Tchekhov, é tido como um dos maiores dramaturgos, responsável por grandes mudanças estilísticas na criação de roteiros para o teatro.

Nessa sua obra entitulada Tio Vânia, acompanhamos as complexas relações humanas que se cruzam após um casal burguês da cidade se mudar para o campo, abalando a vida dos moradores originais daquele lugar.

Existem aqui interessantes discussões sobre a relação do ser humano com a natureza, relações extraconjulgais, a maneira como a mulher adúltera é vista na sociedade, a dor da rejeição e de contemplar uma vida que foi vivida sem propósito.

O monólogo final proferido pela personagem da Sônia é lindíssimo. Emocionou-me muito no filme, e aqui também. Obra atemporal.

Mimi B. 17/08/2022

Juntei dois desejos em um só: ler uma peça e ler um russo.
Houve um pouco de estranhamento com o formato, pela falta de familiaridade, mas a história é breve e nos apresenta exemplares muito interessantes da raça humana, que estão lidando com desilusões, crises de meia-idade, envelhecimento, preocupações ecológicas e intrigas familiares.

Lopes 14/03/2018

Ao destino suprir
“Tio Vânia”, de Anton Tchekhov assume toda a falta de um destino sólido ou proeminente. Fico pensando nesse Tio hoje, nessa hiperbólica pós-modernidade do capital. Talvez não sobrevivesse, talvez fosse visto como um eterno fracasso, ou pelas lentes independentes, um resquício de um ser melancólico. A força do teatro de Tchekhov é apontar e retorcer objetos que independem do tempo, manifestações artísticas e intelectuais. E ao olharmos suas personagens, algo parece fluir melhor quando tentamos vislumbrar nossas vidas e suas intempéries. Vânia é esse homem que não evoluiu perante a sociedade, Estado e ao Sistema. Seus sonhos são julgados e deixados de lado, mesmo que Vânia saia daquele círculo de pensamentos alienados. Nesse mundo selvagem, sua sobrinha e um plantador de árvores são suas causas naturais de vida. As confusões e desilusões familiares partem desse incomodo gerado pelas frustrações, e algo parece nunca mudar, a determinação de estar e ser alguém. “Tio Vânia” inspirou o belíssimo filme “O sacrifício”, Andrei Tarkovsky.