Aquela fortaleza medonha

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

ATHOS 20/04/2024

Aquela Fortaleza Medonha: Uma Jornada Épica Através do Cosmos e da Alma

**Aquela Fortaleza Medonha**, o terceiro e último volume da Trilogia Cósmica de C.S. Lewis, nos leva a um clímax épico e emocionante. Após as aventuras espaciais de **Fora do Planeta Silencioso** e **Perelandra**, nossos protagonistas, Elwin Ransom e a Un-man (Mulher-sem-Nome), retornam à Terra para enfrentar o mal supremo que ameaça toda a criação.

Lewis, com sua maestria narrativa, nos transporta para um mundo de fantasia científica, onde a física se dobra à vontade da fé e o amor transcende os limites do tempo e do espaço. A história é repleta de ação, suspense e reflexões filosóficas profundas sobre o bem e o mal, a natureza humana e o significado da vida.

**Uma Batalha Épica Entre o Bem e o Mal**

Ransom e Un-man se deparam com uma força maligna que busca corromper o planeta e escravizar a humanidade. Essa força, representada pela figura do "Grande Inimigo", é descrita de forma vívida e aterrorizante, desafiando nossa percepção do mal e do sofrimento.

Ao longo da narrativa, os protagonistas enfrentam diversos desafios e perigos, tanto físicos quanto psicológicos. Eles precisam superar seus próprios medos e dúvidas para poder enfrentar o mal e defender o bem. A jornada de Ransom e Un-man se torna uma metáfora para a luta interior que todos nós enfrentamos em nossas vidas.

**Reflexões Filosóficas Profundas**

**Aquela Fortaleza Medonha** não é apenas um livro de aventura espacial. É também uma obra que nos convida a refletir sobre questões profundas sobre a existência humana, o sentido da vida e a natureza do bem e do mal. Lewis explora temas como livre arbítrio, amor, fé e redenção de forma magistral, desafiando nossas crenças e nos convidando a repensar nossa visão de mundo.

**Um Final Emocionante e Satisfatório**

O final da Trilogia Cósmica é emocionante e satisfatório. Lewis nos presenteia com uma resolução épica para a história de Ransom e Un-man, e nos deixa com reflexões que permanecerão conosco por muito tempo após a leitura.

Alessandro.Aguilera 20/03/2024

Cansativo
O último livro dessa trilogia para minha surpresa se tornou muito cansativo e bem arrastado. Os anteriores com viagens espaciais até Vênus e Marte e esse aqui se passa na Terra. O autor misturou nesse volume algo de sobrenatural, uma luta entre o bem e o mal. Que para mim não caiu muito bem não.

Wal 16/02/2024

Se você nunca leu Lewis, minha recomendação é: não comece com a trilogia cósmica. Por um único motivo, elas não são fáceis de se ler, o que não significa que não sejam geniais.
Esse último volume se passa na terra, tem um ar de distopia. Como sempre aqui, Lewis levanta diálogos sobre seus pontos de vista da apologética, ciências, matrimônio e ética. O livro critica o uso da ciência como modo de controle, a educação, impressa e a religiosidade vazia e corrompida pelo poder.
Aqui temos mais uma obra demonstrando o grande domínio do autor para temas como teologia, filosofia, ciências etc...

fernandosj 31/01/2024

Emoji :|
Nao fiquei tão empolgado com esse como fiquei nos outros, mas achei um bom encerramento de trilogia, o foco aqui são mensagens filosóficas e com tendencias cristãs, por motivos obvios.
Não sei se voltarei a ler livros com o mesmo tema, mas a trilogia vale a pena

Danielle.Bevilaqua 06/01/2024

A leitura desse último livro da trilogia foi extremamente cansativa. Apesar de focar mais em reflexões filosóficas e em críticas quanto ao avanço tecnológico, a história em si não me agradou tanto quanto o primeiro e o segundo.

Luiz Souza 24/12/2023

Aula de Filosofia
O livro conta a história de Mark e Jane um casal que está um pouco em crise.
O marido vive na faculdade trabalhando, a esposa fica muito tempo sozinha e tem sonhos perturbadores.

Mark é contratado pelo Instituto uma instituição do mal que ainda tem uma fada mais malvada ainda e aquele Frost insuportável.

O livro aborda questões filosóficas bem atuais , tem partes que o livro fica um pouco cansativo mas é bem legal a temática.

Eu não sabia que era trilogia só descobri quando já tinha começado agora vou pro livro 2 kkkkkk.

Ótima leitura.
Feliz Natal 24/12/2023

Dai 30/11/2023

Confesso que essa triologia do Lewis não me encantou muito. Tem partes boas, mas no geral passa alguma coisa não muito legal.

Ana Bernhard 17/11/2023

O fim dos tempos visto de perto
Eu já havia me surpreendido com a Trilogia Cósmica, mas este me surpreendeu mais ainda.

Após a leitura dos primeiros dois livros (Além do planeta silencioso e Perelandra) eu esperava que o livro "Aquela fortaleza medonha" traria uma descrição do Apocalipse de maneira cósmica e surpreendente. Imaginei explosões, planetas colapsando, terremotos e asteróides caindo na terra... E para a minha surpresa: o livro começa narrando reuniões de colegiado, conversas em casa e no ponto mais alto o início de um grupo científico um pouco suspeito.

O livro demora para desenvolver, pois se atém de forma bem devagar ao desenvolvimento pessoal dos personagens. Não são super heróis ou pessoas prodígio: são homens e mulheres extremamente comuns. E isso é talvez o mais incrível da história.

A princípio comecei me decepcionando um pouco com a leitura, ela ficou massiva e até cheguei a deixar o livro de lado. Em seguida o livro se tornou bem diferente do que imaginava, sendo este um livro mais de Fantasia do que de Ficção Científica (como os outros).

Porém, este espaço do meu coração que ficou decepcionado, abriu espaço pra que fosse surpreendida com o andamento do livro. Ele mostra o principio do fim dos tempos de forma pessoal, o que nos faz pensar que este apocalipse pode já estar acontecendo do lado das nossas casas.

Pessoas comuns que tem suas vidas mudadas por decisões políticas decididas por pessoas muito acima em autoridade, pesquisas científicas tenebrosas sendo desenvolvidas na surdina e relatadas no canto menos aparente de um jornal... A história se desenvolve devagar pois na vida real ela também é devagar.

E por fim, sem dar spoilers, o fim dos personagens no núcleo da história é impactante. As cenas que até então eram hilárias ou curiosas, se tornam bruscamente uma cena de terror. Elas nos lembram subitamente que o tema do livro é o fim do nosso mundo, e que ele jaz no maligno. Não podemos esperar que a sociedade melhore, apenas nos esforçar para não piorar junto com ela.

Alu_dr 25/06/2023

Bem diferente do que os dois primeiros volumes. Aborda outras questões, que não a espacial. Demora um pouco para se tornar irresistível (agende firme os dois primeiros capítulos!) mas depois, é um daqueles livros que vc não quer parar de ler. Personagens bem trabalhados, e com características específicas e cativantes, tanto mocinhos, como bandidos. Fecha a trilogia com chave de outro!

Jose 24/05/2023

Uma força é combatida pelo ransom e seus poucos amigos, ele combate até o fim os problemas que nós si apresentam na vida, aquela força malinha que é mas não percebemos.

1 | 2 | 3 | 4