A Contrapartida

A Contrapartida Uranio Bonoldi

Resenhas -

Késsia 25/01/2022

Estou chocada até agora com o que aconteceu nas últimas páginas desse livro ???
Já quero embarcar na continuação ??

Ju.lia 26/05/2021

A estória faz jus ao título
A contrapartida foi meu 1° livro de suspense e estou muito satisfeita por ter começado em grande estilo!

1 - Escrita do autor:
Uranio escreve muito bem e de forma simples! A forma como ele constrói a personalidade dos personagens é incrível. Sem contar na descrição dos detalhes, principalmente da vida de Cristina e Tavinho (os ricos do rolê haha).

2 - Personagens:
O que dizer sobre eles? Perfeitos. As personalidades são muito distintas e você consegue compreender e sentir os sentimentos de cada um deles.
Edit: declaro aqui o meu amor pela Cris, a única pessoa sensata desse livro.

3 - A estória:
Envolvente!
Pessoalmente, me senti muito tocada em alguns pontos, como no fato de que nossas escolhas podem mudar completamente a nossa vida e a das pessoas que estão nela. Se deixar de lado os inúmeros 'babados' que ocorrem durante a leitura, você consegue tirar várias reflexões.
E o que dizer sobre o final? Inesperado, surpreendente e muito bom!

I_amCarolina 22/05/2021

É um livro interessante, mas um pouco cansativo as vezes, a leitura é demorada mas o final é completamente inesperado.

Gabrielle.Gaia 09/05/2021

Não exatamente resenha mas uma análise.
Eu sinceramente não gostei do livro. São 1:11 da madrugada, terminei de ler o livro agora e também descobri que foi o livro de estréia do autor, o que me fez pensar que talvez eu tivesse passado menos raiva ao longo dessa leitura se soubesse dessa informação antes.

O livro não é necessariamente ruim, a história é boa e seria muito melhor se tivesse sido mais explorada pelo autor, o que não aconteceu. Ao longo das 335 páginas, muita coisa é absolutamente irrelevante para a história, os capítulos são muito curtos, nada é muito desenvolvido com profundidade, eu sinceramente fiquei incomodada com a vida perfeita de todo mundo que é retratado no livro porque a vida não é perfeita assim. No começo da leitura eu achava que me identificaria com o personagem principal, Tavinho, que era um tanto quanto deslocado dos amigos pelas dificuldades de aprendizagem mas depois de um tempo, ele foi se tornando mais um personagem que se encaixava nos padrões perfeitos que aparecem na história, sem nada que saltasse aos olhos ou fosse cativante. Aliás, nenhum dos personagens é cativante.

Outro ponto que acho importante ressaltar é que o ápice da história é desenvolvido em pouquíssimas páginas... coisas interessantes só começam a acontecer de verdade nas últimas 30 páginas do livro, o que me fez sentir que o livro poderia ter tido 100 páginas ao invés de 300 e me contar a mesma história sendo uma leitura menos maçante. Acho que fiquei com a impressão de que a escrita era um tanto amadora. Tive bastante dificuldade em terminar esse livro que é até bem curto porque não conseguia juntar forças pra pegar o livro e ler até o final.

TL;DR: É razoável, poderia ter sido melhor mas não é péssimo.

Robson 30/04/2021

Escolhas, o que são escolhas
O autor nos apresenta uma jornada pela vida do personagem principal, Tavinho, sobre o principal dilema da vida, nossas escolhas. E no final da leitura ficamos com a reflexão do "nosso" poder de escolha, "nossas" decisões. Quer uma leitura sem muito compromisso com a profundidade de alguns personagens, boa leitura.

Amanda 08/04/2021

Eu não consegui parar de ler um segundo, o livro me prendeu totalmente e a cada novo capítulo eu criava uma nova teoria, no final errei todas ! A definição desse livro pra mim é surpresa !

Caroline 20/10/2022

O final do livro foi muito bom, porém até chegar lá.... leitura arrastada demais. Vários capítulos/diálogos poderiam ser removidos sem afetar o conteúdo kkk. Algumas (várias) coisas não fizeram sentido.
O autor deixou algumas coisas no ar.. bom? Ruim? Não sei ?
O parágrafo final... ?

Gabi 28/01/2021

Esse livro é totalmente diferente do que eu imaginava. Criei uma expectativa e acabei me frustrando.
Este livro contempla muitos flashbacks mas não me cativou, é um thriller que pode te deixar sem fôlego, contemplando histórias indígenas, porém lhe apresenta um plot twist surpreendente.

Juliana.Medeiros 27/06/2022

É um livro bom, mas algumas coisas me incomodaram bastante, algumas prtes na escrita, alguns dialogos e algumas formas de tratamento (principalmente o ?mami?). E pra falar a verdade eu esperava mais.

Crislayne.Marinho 05/07/2020

Bizarro
Esse livro traz uma visão sobrenatural, o que é muito diferente do que eu pensei que seria.
Acho que algumas coisas ficaram muito abertas e inconclusivas sobre a história.
Foi uma leitura dinâmica e fácil. E a história é bem diferentona. Achei legal.

Mariana 29/06/2020

A contrapartida
Me surpreendi demais com esse livro, a história é bem interessante e com um final surpreendente! É uma leitura bem fácil.

Maria.Cecilia 21/06/2020

elixir...
quem colocou menos que 4 é pq precisa do elixir kkk... é um livro extremamente ótimo, depois do meio vc começa a "comer" o livro pelo fato das coisas ficarem tão frenéticas, eu indico colocando minha conta em risco pq realmente foi uma das melhores leituras de 2020 até agora

Leandraa 28/01/2020

Me surpreendeu
Pra uma primeira obra do autor, foi muito bem, conseguiu me prender na leitura...

Vicky_v 22/08/2019

Ainda dentro do meu cronograma de postagem de resenhas que demandaram duas leituras para serem escritas, hoje é dia de te contar um pouco sobre como foi a minha experiência com A Contrapartida, livro de estreia de Uranio Bonoldi. Depois de receber o exemplar da editora Valentina e ler pela primeira vez, muitos pontos da trama me deixaram insatisfeita com a leitura - tinha a impressão de que tinha lido tudo muito rápido e que provavelmente alguma coisa tinha passado e eu não tinha percebido -, o que me levou a escolher reler depois de algum tempo. Esta resenha, então, reflete minha experiência com a segunda leitura.
Nesta história conhecemos Octávio Albuquerque Junior, Tavinho, que sempre teve uma boa vida com sua família e amigos lhe dando apoio, mas tinha muita dificuldade para aprender na escola e por isso sofria bullying dos colegas. Temos também Iaúna, índia de uma tribo extinta, que tem sua vida marcada pela violência até que uma mulher visita sua tribo e a leva para a cidade, onde ela passa a trabalhar (e assim conhece Tavinho, filho de Cristina, sua patroa). Com pena do garoto e querendo ajudá-lo a realizar seus sonhos, Iaúna lhe propõe fazer um ritual antigo de sua tribo, que poderia lhe ajudar na aprendizagem, mas que leva ingredientes nada convencionais. Tavinho precisa então decidir se está disposto a fazer o que for necessário para ser o que deseja.
Dividido em quatro partes e narrado em terceira pessoa, a trama possui uma fluência interessante, pois perpassa diversos momentos da vida do personagem principal, o que nos possibilita conhecer mais sobre a história dele, de seus pais e de Iaúna. Para mim, essa abundância de passagens foi uma escolha arrojada, mas me pareceu que o autor perdeu um pouco as rédeas da narrativa em alguns momentos, pois em diversas partes precisei reler [uma, duas, três vezes] para entender o papel da passagem na trama porque a sensação era de que estava solta no meio do todo. Isso também vale para algumas situações com diálogos extensos e trechos repetitivos, onde o recontar de fatos já contados faz com que o ritmo de leitura diminua significativamente. No entanto, isso não significa que a história não entretenha e prenda em sua maior parte, apenas que não funcionou completamente para mim.
Ainda que eu não tenha realmente me conectado com as personagens (e isso é mais uma questão de momento de leitura do que outra coisa), é visível que seus personagens foram muito bem trabalhados e caracterizados durante toda a trama. Iaúna é, sem dúvidas, minha personagem preferida, mesmo que as questões morais envolvendo Tavinho sejam um ponto alto da trama e instiguem o leitor a pesar suas próprias questões, é Iaúna quem abre essa porta para o protagonista (e isso é bastante significativo ao meu ver).
Antes de terminar este texto, não posso deixar de salientar que a história é sim bem desenvolvida. O autor consegue colocar o leitor perto do personagem a todo momento e fazer com que ele (o leitor) passe boa parte da trama preocupado com as escolhas de Tavinho e se perguntando o que faria se estivesse no lugar do personagem. As noções de ética e moral são bem desenvolvidas e problematizadas e me parece que este é o ponto alto da história: nos levar a pensar nossas bases, nos questionar até que ponto conseguiríamos ir para realizar nossos sonhos. Ao acompanharmos Tavinho em sua jornada repleta de surpresas (e desfecho inesperado) e vermos qual o preço a pagar para alcançar certas coisas, conseguimos entender o peso (ou seria poder?) das escolhas que fazemos.

@biaentreleituras 24/04/2019

Tavinho é um cirurgião bem-sucedido e muito requisitado, com apenas vinte e seis anos ele tem um ótimo currículo e grandes feitos, mas o que ninguém sabe é a que custo ele conquistou o seu espaço e conseguiu se destacar. Durante a adolescência ele tinha muita dificuldade de aprendizado, sua mãe contratou professores particulares e nem assim ele conseguia se concentrar e se lembrar das coisas que aprendia. Até que o diretor da escola lhe diz que ele precisa se esforçar mais ou vai repetir o ano.

Quando mais nova, a mãe de Tavinho viajou para a Amazônia para escrever a sua monografia e lá conheceu a índia Iaúna, sua tribo havia sumido misteriosamente e ela estava fugindo de uns homens maus, se a encontrassem ela morreria. Iaúna pede ajuda à Cristina que a leva para São Paulo. A amizade entre Cristina e a índia se fortalecia cada vez mais, quando Cristina se casou levou a amiga para trabalhar na casa dela.

Na tribo de Iaúna eles tinham alguns rituais de adoração aos deuses e eram conhecidos por sua impiedade, Iaúna era a filha do pajé e aprendeu todos os costumes antes de a tribo desaparecer e ela precisar fugir. Uma das coisas que ela aprendeu foi o preparo de um elixir que dá inteligência a quem o toma, para prepará-lo é necessário um ritual macabro e para conseguir os ingredientes uma pessoa deveria morrer.

Ao perceber a angústia de Tavinho ela lhe oferece ajuda, conta sobre o elixir e diz que pode lhe dar uma inteligência poderosa, no entanto, para conseguir isso ele precisa estar disposto a fazer alguns sacrifícios, pois a ingestão do elixir exige compromissos. Além do mais, o elixir tem um prazo de validade e de tempos em tempos deverá tomá-lo novamente. Na época Tavinho tinha apenas treze anos e aceitou a ajuda.

Os anos se passam e Tavinho está cada vez mais inteligente e conquistando muitas coisas, mas sempre às custas do elixir e, consequentemente, às vidas de outras pessoas. Quando soube dos ingredientes secretos ele ficou escandalizado, porém não desistiu, continuou aceitando a bebida e participando do ritual ao lado de Iaúna. A índia faria de tudo para vê-lo feliz e garantiu que Tavinho não precisaria ir atrás dos ingredientes para ela, tampouco ajudá-la a preparar a mistura, ele só teria que tomar. Tavinho foi hipócrita ao pensar que por não estar diretamente ligado às atrocidades cometidas ele também não era culpado.

As coisas pareciam ir muito bem, mas então ele reencontra uma antiga namorada que lhe faz uma revelação que o deixa intrigado, Tavinho se dá conta de que tem algo errado e começa a investigar. As suas descobertas vão deixá-lo completamente desestruturado. Máscaras vão cair e ele vai entender que nada na sua vida foi por acaso.

*Resenha completa lá no blog > http://bit.ly/2IBIJw1

site: http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br/