A Contrapartida

A Contrapartida Uranio Bonoldi

Resenhas -

Thai Zavadzki (@meowbooksblog) 19/04/2021

Bonzinho, mas...
É, essa sinopse fornecida pela editora não fala muito do que o livro realmente é e eu já queria começar reclamando por aí.

Indicação de alguém não é sinopse, por favor, editora Valentina.

Mas ok, para resumir a premissa do livro: nós acompanhamos basicamente dois personagens centrais nessa trama: Tavinho e Iaúna. Tavinho é um menino que vive com a mãe, seu pai foi assassinado em um latrocínio*, o que causa um grande vazio na vida dele, e, digamos assim, ele não é uma pessoa muito inteligente. Na verdade, eu diria, de forma leiga, que ele tem uma espécie de déficit de atenção. E isso afeta bastante ele, por não conseguir se sentir encaixado, por sofrer certa discriminação de seus colegas da escola? Enfim, ele é um adolescente bastante inseguro.

Do outro lado, temos Iaúna, uma índia que foi ?resgatada? pela mãe do Tavinho, Cristina, quando era mais nova. A tribo dela foi massacrada e ela precisava de algum lugar para acolhê-la, então conhece Cristina quando a mesma estava fazendo uma espécie de excursão e assim, ela vai para São Paulo e vira governanta, primeiro dos pais de Cristina, depois da própria. Nisso, ela se apega muito a Tavinho, considerando-o quase como um filho. Vendo o sofrimento do menino em relação a aprendizagem, Iaúna decide ajudá-lo com um elixir de sua tribo. Um líquido com ingredientes bastante perturbadores que colocarão a moral de Tavinho na balança.

Iniciando a resenha pelos pontos positivos: Eu gostei dessa abordagem em cima das questões indígenas. É o elemento que mais se destaca no enredo, sem dúvidas. Apresenta umas coisas diferenciadas e traz questionamentos interessantes, que de fato nos fazem pensar nas nossas vidas e escolhas. Sobre até onde nossas escolhas realmente são nossas.

As cenas mais drásticas são bem escritas e causam o desconforto pretendido, o desfecho é bastante intrigante com alguns plot twists interessantes que eu só fui desvendar poucas páginas antes de serem esclarecidos.

No entanto, em outros ângulos, o livro é muito fraco.

Personagens vagos, diálogos extremamente genéricos e caricatos (mesmo!), tanto que estou exausta de elogios em aumentativo (gatão, bonitão?), escrita cansativa, com momentos simplesmente desnecessários, que não adicionam nada a nada, e o pior: que tomam muito espaço na narrativa.
[...]
CONTINUA NO LINK

Evy 21/02/2022

Dizem que o bom thriller é aquele que nos deixa ansiosos pra saber quais são os próximos acontecimentos e como será o desfecho da história. Neste sentido, Bonoldi nos entrega o esperado, mas de forma alguma de forma óbvia. Com uma narrativa envolvente e cheia de elementos da nossa cultura nacional o autor dessa obra de suspense, nos faz desejar saber todas as respostas e não largar o livro até encontrá-las.

A trama envolve inicialmente Cristina, uma jovem estudante que parte para o Amazonas no intuito de fazer pesquisas em um assentamento indígena e acaba conhecendo a índia Iaúna que está amedrontada fugindo de garimpeiros que dizimaram a tribo a qual pertencia, os Morixunas. Iaúna e o irmão foram os únicos sobreviventes, mas ela acaba se separando na fuga e não sabe se ele ainda está vivo. Cristina se empenha em ajudar a Índia e acaba trazendo-a para São Paulo para trabalhar com seus pais e assim refazer a vida e uma nova história.

Cristina não podia imaginar que essa atitude iria mudar sua vida e a da família que ainda nem sonhava em formar, para sempre. Cristina traz Iaúna para morar com ela quando fica grávida de Otávio, e quando o garoto, já no Ensino Médio, apresenta dificuldades no estudo causando uma série de problemas e sofrendo bullying, a índia oferece ajuda com um elixir capaz de torná-lo extremamente inteligente e capaz, mas cuja fórmula é um segredo da tribo Moxiruna e é composta por ingredientes macabros, conseguido à custa de vidas humanas.

A partir daí temos um enredo cuidadosamente elaborado e um ir e vir de cenas que prendem a atenção e aguçam a nossa curiosidade. O autor soube como costurar bem essas cenas, mas muitas situações ficam sem resposta nos levando a um plot twist final extremamente estarrecedor. É impossível não correr para a sequência da obra, no intuito de finalmente desvendar todos os seus mistérios.

Recomendo a leitura!!

Yasmim Braga 14/05/2020

surpreendente!
A Contrapartida” conta a história de Octávio Albuquerque, ou Tavinho, um garoto que sempre teve tudo a sua disposição, uma boa educação e nada nunca lhe faltou. Sua melhor amiga e protetora é a Índia Iaúna, que mora com a família Albuquerque, e foi ela que ajudou a família a passar pela fase difícil de formação do garoto Tavinho em função da falta que o pai lhe fazia. Tavinho sempre teve muita dificuldade com os estudos e é geralmente lento. A pressão aumenta porque ele quer ser tão inteligente quanto seu pai, que havia lecionado história e sociologia nas melhores universidades e escolas do país.⁣ Contudo, um dia, Iaúna, preocupada com o garoto, lhe oferece uma solução que irá melhorar seu desempenho nos estudos. Esta saída se comprova muito eficaz e Tavinho, surpreendentemente, passa a ser mais inteligente e astuto, gerando admiração de pessoas que antes o desprezavam ou zombavam dele. Na escola, os professores, todos ficam fascinados com seu desempenho a partir de então. • Conforme os anos passam, Octávio ingressa em medicina. Não demora para se tornar um médico de sucesso. Sempre mantendo, é claro, os encontros com sua Iaúna, pois precisa preservar seu “dom”.⁣ ⁣
📝 Eu adorei Contrapartida! Quero começar falando dos personagens! Eles são muito bem construídos. Confesso que não esperava que Iaúna fosse um personagem com tanta profundidade. Me assustei quando percebi o quão bem desenvolvida ela era. E o Octávio tem várias camadas, chega uma hora que questionei muito suas ações, acho que poderia até ser caracterizado como um anti-herói. ⁣
Gostei de todas as reflexões que A Contrapartida me levou a fazer: o que você faria para alcançar o sucesso? O que você faria por dinheiro? A juventude é tudo? A aparência física realmente deve ocupar um dos principais pontos em nossa vida? Não existem outras coisas mais importantes do que isso? A escrita do autor, Uranio Bonoldi, possui descrição na medida certa e, ao mesmo tempo, consegue envolver o leitor e deixá-lo intrigado e entusiasmado com o que acontecerá nas próximas páginas. Super recomendo se você gosta de livros que surpreendem.⁣

site: instagram.com/blogliterarte

Amiga Leitora 15/02/2019

Toda ação tem uma reação!
'A Contrapartida' é o livro de estreia de Uranio Bonoldi, já conhecido na área executiva por aconselhar empresários. A obra é um thriller instigante que nos faz refletir no poder de nossas decisões.

Aqui conhecemos Tavinho, um garoto de classe média alta que foi criado por sua mãe, Cristina, com a ajuda da velha Iaúna, uma índia que trabalha com a família antes mesmo de Tavinho nascer. O pai de Tavinho foi assassinado durante um assalto e infelizmente a justiça veio a falhar no que se diz respeito a prisão desses criminosos.

Sendo um garoto muito bom, Octávio Albuquerque Júnior só pensa em ser motivo de orgulho para sua mãe e seu falecido pai. No entanto ele tem muita dificuldade de aprendizado, os professores estão sempre lhe chamando a atenção e os amigos debochando sobre suas respostas erradas em sala de aula. Até mesmo Marta, a garota que Tavinho deseja impressionar e quem sabe um dia namorar.

Um certo dia ele pede ajuda para a índia Iaúna, que lhe conta sobre um ritual que sua tribo tinha o hábito de fazer para adquirir mais inteligencia, esse por sinal é mantido por Iaúna desde que ela fugiu da Amazônia, quando sua tribo era exterminada, foi graças a esse costume que ela conseguiu aprender rapidamente o idioma que falamos e a se virar pelas ruas de São Paulo.

Tavinho não pensa nas consequências e aceita imediatamente passar pelo tal ritual para adquirir sabedoria, o resultado é instantâneo e ele começa a ser elogiado pelos professores e colegas de classe, integrando também a equipe que irá participar das maratonas de xadrez e matemática contra outras escolas. O único problema é que o elixir que deu sabedoria ao garoto tem prazo contato, agora resta a Tavinho a decisão de dar continuidade a essa farsa ou não, e é quando Iaúna lhe revela que no preparo desse elixir contém ingredientes que custam a vida de um outro ser humano, que Tavinho se vê na maior encruzilhada de sua vida.

Essa foi sem sombra de dúvidas uma leitura que me surpreendeu bastante e ao mesmo tempo me fez levantar vários questionamentos internos, como por exemplo a hipocrisia do ser humano em julgar os outros por seus atos e ao mesmo tempo repetir tais atos quando estes o favorecem. O quanto estamos sempre sendo manipulados por algo ou alguém que confiamos e o preço que existe em cada uma das decisões que tomamos em nossas vidas.

O thriller é narrado em terceira pessoa e a principio pode parecer confuso por começar com uma das cenas finais do enredo, no ano de 2016, mas logo voltamos ao passado, exatamente ao ano de 2004, onde o autor vai nos entregando cada pecinha desse quebra-cabeça que a principio parece inofensivo, mas que logo passa a moldar o significado que tem cada personagem que entra em cena.

Como todo bom suspense, chegou uma hora que nada nem ninguém era mais o que eu pensava e confesso que isso é o que eu mais gosto em leituras desse gênero. Uranio Bonoldi também preenche as páginas dessa estória com muito conteúdo indígena, algo que eu acho que deveria estar presente em mais livros nacionais, uma vez que os índios tem um papel muito importante em nosso país.

Conduzindo o leitor por cenários reais de São Paulo, 'A Contrapartida' é um livro que aborda assuntos bastante importantes que são responsáveis por moldar o caráter de um ser humano. Recomendo para todos os jovens que estão entrando na fase adulta como também aos adultos que não dispensam aquele tipo de livro para se auto avaliar. O final foi ainda mais eletrizante com direito aquela última cena bem ao estilo fim de filme de terror (hahah). Acredito que assim como eu, vocês também irão gostar!!

* RESENHADO POR THAIS TEIXEIRA DO BLOG AMIGA DA LEITORA *

site: http://www.amigadaleitora.com/2019/02/resenha-contrapartida-edvalentina.html

Rafa 28/08/2020

Quê???
Ué e o pajé? Que final foi esse? Aí sério... Super devagar o desenrolar da história, umas coisas nada a ver, meio que fica em aberto, sem explicação. No final que ficou interessante, mas aí não tem desfecho. Deve ter uma continuação não é possível!
Leo 28/08/2020minha estante
Da ideia de continuação não hauahahahha

Rafa 28/08/2020minha estante
Kkkkkk eu acabei de terminar e não me conformo!

Leo 28/08/2020minha estante
Gastei muitos tuites para desabafar a raiva desse livro. Nada faz sentido, nada nada nada nada. A história do relógio de ouro, o assaltante indo assaltar com a camisa do trabalho, os diálogos inúteis - por que TODA conversa ele bota um "oi, tudo bem?" "Tudo e você?" "Tudo" AAAAHHH

Nossa, e o autor não poupa saliva para afirmar "personagem x" é inteligente, mas NADA do que x diz ou faz soa como tal

Nossa muito ruim esse livro muito mesmo

Oi tudo bem? Kkkkk

Nossa Leo realmente tô aqui revoltada mas acho que nada me deixava mais irritada igual com os diálogos com a mãe "gatão, gatona" que isso? Kkkk rindo de ódio rs.

Leo 28/08/2020minha estante
Esse gatão e gatona meu Deus!!!!

E tem um diálogo que a Índia fala algo como "não quero ver o seu pintão" que me deixou com uma vergonha alheia absurda

Enfim, até hoje sinto raiva kkkk

Rafa 28/08/2020minha estante
Kkkkkkkkkkkkkk pode crê! Pelo menos rendeu um bom papo aqui. Pq de resto...

Nayara - @nay.e.os.livros 13/11/2020minha estante
E o pajé ? E a ex namorada dele que estava sumida? e ninguém achava surreal a aparência da Iauna? rsrs

Ana Talzi 15/01/2021minha estante
Obrigada ! Estou me sentindo igual vocês. Hahahaha . Não sou a única a estar tipo "???????"

Rafa 15/01/2021minha estante
Não Ana, você não é a única kkkkkk medo de ler outro livro assim rs

Patty 28/11/2021minha estante
E também tem o Tavinho chamando a mãe de "mami" toda hora kkkk

izinha leitora 10/01/2021

fatídico livro
A história não é ruim, mas o livro é muito ruim. O final foi péssimo também, nunca mais quero ouvir "Tavinho" na minha vida. Acho que o autor tinha acabado de descobrir a palavra fatídico e colocou em todo parágrafo.

Thamires.Sobral 25/06/2021

Uma trama misteriosa e surpreendente.
Iremos conhecer Octávio Albuquerque Júnior, ou melhor Tavinho que aos quatro anos perdeu seu pai vítima de um latrocínio.

Tavinho foi criado pela mãe Cristina, e sonha em ser tornar um grande médico para salvar vidas e orgulhar a memória de seu pai e a dedicação de sua mãe em sua criação, contudo aos 13 anos, ele enfrente alguns problemas de aprendizagem e por mais que se esforce,
não consegue reter informações e acaba sofrendo bullying de alguns colegas na escola.

Iaúna é uma índia que conheceu Cristina enquanto a mesma concluía sua pesquisa de monografia no estado do Amazonas e como a índia estava correndo perigo, optou em traze-la para trabalhar na casa de seus pais em São Paulo.

Com o nascimento de Tavinho e falecimento dos pais de Cristina, Iaúna passou a trabalhar na casa dos Albuquerque e criou um forte laço com a criança, ainda mais após a morte de seu pai.

Quando Tavinho sofrendo desabafa com a índia sobre o que está acontecendo na escola e o quanto deseja ser inteligente, ela oferece a ele um elixir indígena poderoso, que pode torna-lo inteligente, em contrapartida, ele que terá que assumir algumas responsabilidades e consequências. Será que Tavinho está pronto para esse preço?

Genteeee que livro, estava louca para ler um thriller que me prendasse da forma como esse, foi uma leitura surpreendente, a escrita do Uranio é envolvente, gostosa de ler eu devorei, achei original a forma como o autor colocou o ritual indígena na história, e o que falar do final, estou chocada e ansiosa para segundo volume.

Para os apaixonados por suspense ou quem está em busca de um livro para ler nas férias, te indico A Contrapartida, tenho certeza que vai se viciar nessas páginas assim como eu.

Emanuela Teixeira @meu_intimo 13/08/2022

Que final foi esse?!
Agora preciso ler o segundo livro!!!
Um Thriller bem razoável e que me prendeu muito nos últimos capítulos.
Uma narrativa que nos mostra o quanto as nossas escolhas tem um peso, e uma reação. Seja ela, para o lado bom ou para o lado ruim.
Surpreendentemente, essa leitura nos faz pensar no que somos capazes para conseguir o que queremos. E como isso afeta o futuro.

Duda 30/06/2021

Que final foi esse
Só não irei favoritar porque podia ter algumas paginas a menos, algumas partes chegam a ser enrolação, capitulos que em geral não acrescenta nada na historia mas o final foi um absurdo, consegui descobrir tudo que iria acontecer menos o ultimo detalhe... que estou sem reação ate agora, muito bom!

Jay 15/03/2021

Surpreendente
Confesso que o começo não é muito animador, achei um pouco parado e com pouca dinâmica. Mas insisti um pouco mais pois algo acaba te prendendo, você fica querendo saber que fim esse conhecimento todo adquirido por Tavinho vai levar.
É ai que você é surpreendido por uma dinâmica totalmente diferente do começo e fica preso a cada página. Final incrível e atormentador.

Giovana 23/02/2022

Não rolou
Peguei esse livro com boas expectativas. A capa e principalmente a frase na capa me chamaram atenção. Infelizmente foi um livro que não rolou pra mim.

Os diálogos não me convenceram, não criei empatia com nenhum dos personagens. A representação indígena e o uso constante do termo ?índia? me deixaram preocupada e incomodada ao longo da narrativa. Não conseguia focar na história porque fiquei pensando se era algo que eu deveria problematizar ou eram só coisas da minha cabeça. Além de várias outras coisinhas que acabaran dificultando a minha imersão no livro.

Acho que a premissa até tinha potencial e confesso que o final foi instigante. Sei que existe uma continuação mas vou acabar deixando esse de fora da minha listinha.

Asklilwayne 05/06/2020

Ai sinceramente...
Não gostei, a ideia da história é otima mesmo, mas o jeito que foi escrito só me estressou, olha quase desisti, floreios demais, plot twist muito bom, mas que em 150 páginas já se desenrolaria muito bem.

Dani 21/05/2021

Muito ruim!
Logo no início, em menos de 50 páginas já pude ler frases machistas e diálogos extremamente pobres (oi tudo bem? Tudo bem e você?, e por aí vai)... Na página 93 eu já descobri quem era o vilão, logo o final não me surpreendeu em nada. Porém, o livro acaba e a história de dois personagens não tem desfecho, foram simplesmente abandonados ao acaso.

r_sambrg 24/07/2021

Queria não ter lido
O livro começa bem, depois parece que o autor se perde. Ao mesmo tempo que acontecem coisas incoerentes o tempo todo.
A história não chega a ser ruim, so a forma como foi desenvolvida mesmo, o autor poderia ter escrito mais contos e mais ensaios antes desse livro, alguém com experiencia teria desenvolvido algo muito com com essa narrativa