Feminismo para os 99%

Tithi Bhattacharya

Resenhas - Feminismo para os 99%

Ana 01/07/2021

Recomendo!
Eu amei fazer essa leitura e ter aprendido mais sobre o feminismo marxista, recomendo super pra quem quer saber sobre esse assunto.

Clara 28/06/2021

Livro muito bom para quem já é familiarizado, porque não aprofunda muito e não é detalhado o suficiente pra quem ainda está aprendendo. De toda forma o livro é excelente. Uma leitura essencial para solidificar o conhecimento feminista antirracista e anticapitalista

Isabela Victória 24/06/2021

Ótimo
É o melhor livro de introdução ao feminismo marxista. Aborda os pontos principais de forma sintetizada e com uma linguagem simples. Recomendo.

Anaclaradomin 16/06/2021

Sensacional!
Há muito tempo perguntei-me o porque as mulheres eram feministas, eu como fui criada numa família tradicional e de direita sempre aprendi que ser desse movimento seria algo inadequado...
Mas começei a pensar, nós mulheres necessitamos e convivemos com o feminismo todos os dias...
Partindo para o livro, eu digo que é extremamente reflexivo e apresenta vários pontos importantes para compreendermos e vermos que toda essa "revolução" de direitos é necessária, e que nosso próprio sistema tem que mudar num futuro, pelo menos é o que nós mulheres e outras ideologias esperamos...
Indico para todos!!

Patricia Peres 06/06/2021

Bom livro
O livro aborda um tema que considero de extrema importância: feminismo. Além do mais, as autoras apresentam um manifesto, no qual defendem, principalmente, o anticapitalismo. Sem dúvida, o livro traz assuntos relevantes, dos quais concordo. Porém, achei a leitura um pouco difícil, densa, sem fluidez, às vezes até rebuscada. Confesso que não foi uma leitura que me envolveu e me engajou. Acho que o texto poderia ter sido redigido de forma que facilitasse a leitura de qualquer pessoa, já que o assunto é de interesse geral.

Nick 05/06/2021

excelente!
Livro rápido, linguagem fácil. Ele atenta sobre a necessidade de construirmos um feminismo da maioria, da classe trabalhadora, anticapitalista, antirracista, ecossocialista, antiLGBTfóbico. Essa luta popular e verdadeiramente emancipadora.

Herly 23/05/2021

Uma ótima convocação.
Este livro é exatamente o que se propõe: um manifesto. Ou seja, uma convocação, um chamado à luta para os 99%, que neste caso é toda a classe trabalhadora. Para convencer o leitor a aceitar o chamado, as autoras introduzem vários conceitos importantes e argumentam contra uma série de informações errôneas que estão enraizadas no senso comum sobre feminismo e a sociedade num geral. Com bastante parcialidade de qualidade, afinal neutralidade não existe, é um ótimo livro para presentear as pessoas e atrair a atenção delas para este tema. Extremamente recomendado.

sofiaa 23/05/2021

razoável
gostei de alguns pontos apresentados, mas não recomendo para novas feministas/socialistas pela linguagem agressiva

giovanaxtr 22/05/2021

"Não é possível que nosso feminismo deixe corpos pelo caminho. Não há liberdade possível se a maioria das mulheres não couber nela."

Kau 20/05/2021

Um livro necessário
o livro ele é mais puxado para a teoria do feminismo, apresentando pontos e aspectos em que algumas vertentes do feminismo estão "errando"(isso porque é nem relativo, a questão do certo e errado, e nesse livro ele tenta provar com argumentos a sua tese a qual defende), mostrando que mesmo no feminismo pode acabar ocorrendo a divisão ter das classes sociais, e de etnia e raça, pegando também alguns aspectos de divisão de genero e sexualidade, o livro apesar de ser publicado em 2019, traz assuntos atemporais, que ocorrem ainda na nossa sociedade atual, o livro também tem foco no capitalismo, e como ele é prejudicial para todas as pessoas, principalmente para pessoas que fazem parte da comunidade LGBTQIA+(o Brasil sendo o país que mais mata pessoas trans), mulheres e homens negros, e principalmente pobres, e como a mulher geralmente negra e periférica, está sujeita a um trabalho que ganha pouco, na verdade quase nada, sendo sujeita a abuso sexual e psicológico enquanto está trabalhando em situações precárias, com uma renda extremamente baixa, apenas para poderem sobreviver, para ter o sustento da sua família, mostrando que todas nós mulheres estamos sujeitas a dificuldades, umas mais que as outras, e por isso o feminismo deveria prestar atenção em todos, e não apenas naquele 1%, é é essa tese que o livro gira em torno durante toda a narrativa, um livro muito interessante para conhecer as outras vertentes e para ter um pensamento mais amplo em relação do capitalismo e outros problemas econômicos e sociais que estão presentes na nossa sociedade que estão conosco desde os primórdios da humanidade, super recomendo a leitura.

Bea 16/05/2021

Tentando olhar para outras lados
?Feminismo para os 99%? é um manifesto com 11 capítulos cada um abordando violências e opressões capitalistas diferentes que estão relacionadas com a opressão da mulher. Este feminismo se declara anticapitalista, anticolonialista, ecossocialista e antirracista.
Durante todo o percurso da leitura, percebemos que o feminismo precisa incluir todas, todos e todes. Um feminismo excludente não é feminismo. Um feminismo que tem apoio neoliberal não é feminismo.
Esse livro me fez pensar em algo que já estava refletindo há algum tempo: o feminismo para os 99% não quer o empoderamento de mulheres, mas sim sua emancipação. Falar em empreendedorismo, por exemplo, para mulheres negras, trans e travestis, periféricas, indígenas não tem o menor sentido, pois essas mulheres são a base da sociedade capitalista e estão numa condição de extrema exploração.
Por isso é válido pontuar que por mais que todas as mulheres ?compartilhem? uma opressão (a de gênero), nós não a experimentamos da mesmo maneira. Eu como uma mulher branca tenho mais privilégios do que uma mulher negra, devido ao racismo estrutural que pessoas negras sofrem.
Adorei a leitura por me fazer enxergar que as opressões de gênero não estão separadas dos outros tipos de opressão e por isso, os movimentos sociais que buscam por igualdade devem caminhar juntos. Se um se separa do outro, a emancipação não irá acontecer.

Igor 14/05/2021

Uma reflexão necessária para nos emancipar verdadeiramente!
O feminismo é um movimento que possui várias vertentes. Neste livro, as três autoras explicam muito detalhadamente que apenas o feminismo anticapitalista pode garantir dignidade a todas às pessoas, sobretudo a nós do sul global e de lugares mais empobrecidos. Assim como no clássico de Marx e Engels, são 11 teses que configuram "lições" sobre como agir para se organizar e impedir que apenas 1% da população usufrua da riqueza produzida pelos outros 99.

Lubs 08/05/2021

Eu ameiii tanto
Pra quem tá começando a conhece o feminismo classista esse livro é perfeito, esse manifesto nós instiga e nos lembra que existe um teto se vidro e que mulheres que estão lá, não está ao nosso lado e o feminismo liberal só representa 1% e somos outras mais e diversas, precisamos superar o capitalismo, racismo e outras opressões para assim em conjunto superar o patriarcado. Estar a frente de uma multinacional não é empoderador, não estaremos livres enquanto outras estão sendo exploradas.

eduardaalvesz 08/05/2021

Bem informativo, gostei bastante, muitas vezes sinto falta de discussões mais aprofundadas em livros sobre feminismo, que parecem apontar soluções temporárias e inefetivas para problemas estruturais. É um livro principalmente expositivo, que te apresenta diversas problemáticas e suas possíveis soluções de forma simples e direta, e fica a cargo do leitor ir em busca de um estudo mais profundo sobre cada tese apresentada pelas autoras.

Delma 05/05/2021

Ótimo livro para pessoas como eu que estão começando a se aprofundar no tema. As autoras trazem de forma simples e de fácil entendimento a problemática do feminismo liberal.
Como as próprias autoras colocaram: o manifesto rejeita a escolha entre reacionarismo conservador e neoliberalismo progressista