Feminismo para os 99%

Cinzia Arruzza
Tithi Bhattacharya

Resenhas - Feminismo para os 99%

Mariana 01/09/2021

Nos trás boas perspectivas de como nosso mundo funciona (formatado no molde capitalista), discordando de aspectos Marxistas também

beaa 19/08/2021

é uma leitura muito boa para quem quer conhecer outras vertentes do feminismo, especialmente as anticapitalistas

Helena.Carvalho 16/08/2021

É um livro pequeno e de conteúdo muito abrangente. Este livro se propõe a debater não somente a importância do feminismo, como também do anticapitalismo, pois o capital é o gerador de inúmeras opressões. Não é o mais profundo livro sobre feminismo marxista. Como o próprio nome já diz, é um manifesto e o objetivo dele é levantar pontos e explicar brevemente algumas reivindicações das mulheres trabalhadoras, por ser exatamente o que se propôs ser como um manifesto, merece ser nota 5.

Janaina 06/08/2021

Uma potência
Um livro pequeno e poderoso, muito bem escrito, dividido em capítulos curtos e acessível a pessoas com as mais diferentes bagagens. Me deixou com muita matéria para reflexão. Será um daqueles raros livros que voltarei a ler no futuro.

Bianca 02/08/2021

Nosso feminismo é anticapitalista.
Feminismo para os 99% é - como o próprio subtítulo diz -, um manifesto, que é realmente estruturado como tal. Inspirada no Manifesto Comunista de Marx e Engels, a presente obra é composta por 11 teses, além de contar com um prefácio e um posfácio, no qual ambos estão de parabéns.

É um livro curto, mas que não precisa de pressa para ler. Uma leitura essencial para introduzir de modo geral a luta do feminismo marxista contra o capitalismo nos tempos atuais.

Como brinde, encontra-se diversas críticas negativas ao feminismo liberal, a praga do movimento.

Porém, por mais que não seja uma leitura complexa, ainda não acho a escrita muito acessível. Isso é um problema ao se tratar de um manifesto.

Lauriza Maurício 29/07/2021

É um livro curto de leitura longa, é preciso degustar, refletir,discutir.
Apesar de não retratar uma realidade brasileira, em números, retrata uma realidade brasileira em atos.

Dani 28/07/2021

Se você se considera feminista, leia esse livro.
Um manifesto em forma de livro decorado com arte e estética agradável, tem um conteúdo extremamente necessário para nosso cenário atual. Fala sobre o ecossocialismo, as crises humanitárias, o "anti-capetalismo", o racismo, dentre outras pautas.
Caso você ainda não se considere feminista, leia este livro também, ele irá abrir sua mente. Para xs feministas já concretxs, indico o livro para entender a necessidade de associar nosso movimento à imensidão de lutas necessárias para uma verdadeira igualdade.
Confesso que achei a linguagem acadêmica e pouco inclusiva, o que fez o livro perder uma estrela. Por ser um manifesto é compreensível, mas acredito que uma leitura mais inclusiva, de fácil entendimento e fluida atenderia mais a ideia principal das autoras: a inclusão de todxs, independentemente de classe, escolaridade, raça, gênero, etc.
Egito 12/12/2021minha estante
Tem diversos termos NADA acessíveis, se tivesse lido a uns meses atrás quando não se tinha nenhum conhecimento quanto a eles não teria entendido muitas pautas levantadas. E por causa disso o feminismo liberal sempre vai ser mais "acessível" pelo melhor entendimento pelo proprio proletário, que muitas vezes nem sabe oq é o capitalismo, mesmo sobrevivendo nele, até pq, a maioria das libfem não sabem que são libfem,e isto é tão preocupante.

Dani 15/12/2021minha estante
Sim!!! Faltou uma linguagem acessível pra ser mais cativante

Thalita 19/07/2021

O século XXI será feminino ?????
Esse livro/manifesto é um instrumento de resistência a tudo que compõe o capitalismo que nos explora e oprime. Em um momento em que é impossível a neutralidade, nos chama a tomar uma posição. A posição do bem viver, da responsabilidade com os outros e com a natureza. Ensina que a base de toda opressão moderna é o capitalismo e que este nasceu da violência racista e colonial, sendo incompatível com a verdadeira democracia e paz. Para as autoras, estamos em um momento de crise do capitalismo. Em meio a crise, cresce um despertar político, com a oportunidade de transformação social, na qual as mulheres estarão na dianteira desse processo.

É um livro rápido, composto por 11 teses com temáticas diferenciadas, em cada tese há a argumentação de como o capitalismo age naquele aspecto. Por vezes, pode ser um pouco repetitivo, mas é um texto bem didático e de fácil compreensão.

bianca 17/07/2021

"Nesse mundo, o "feminismo" corre o risco de se tornar uma hashtag do momento em um veículo de autopromoção, menos aplicado a libertar a maioria do que a promover a minoria."

Yastefw 16/07/2021

É um livro introdutório e relativamente fácil de ler, apesar de não se aprofundar muito nos temas abordados ,ele fala sobre feminismo marxista e critica o feminismo liberal(adoroo kkk).
No geral, gostei bastante e super recomendo .

ceci 12/07/2021

Bom.
Gostei bastante dele, apesar de não aprofundar tanto, fala muito sobre o feminismo marxista, recomendaria a leitura!!!!!

Leticia 11/07/2021

Grande reflexão!
O livro mostra como o capitalismo influencia em todas as decisões do mundo e como é nocivo e desastroso em vários aspectos. As três autoras, com a influência das greves promovidas por mulheres em 2017 e 2018, mostra o papel do feminismo no mundo e como este sendo anticapitalista se faz necessário para o combate as desigualdades de gênero, raça classe, ao preconceito contra a comunidade LGBTQIA+, as questões ambientais, dentre outras.

Leitura fluida, muito reflexiva, explica as questões de forma didática e com exemplos reais, vale muito a pena!

Bruna Rosa 11/07/2021

Boas ponderações
Um livro que fala de um feminismo anticapitalista. Acredito que seja o único capaz de promover mudanças significativas na sociedade.

Muito interessante a forma como as autoras criticam o feminismo liberal, uma praga na vida das mulheres da atualidade. Kkk

Gostei.

Mari Guerra 08/07/2021

É uma leitura bem curta e rápida que passar por todos os principais movimentos sociais. Como o nome diz, é um manifesto, é interessante para quem é iniciante na leitura de formação política.

Ana 01/07/2021

Recomendo!
Eu amei fazer essa leitura e ter aprendido mais sobre o feminismo marxista, recomendo super pra quem quer saber sobre esse assunto.