Feminismo para os 99%

Cinzia Arruzza
Tithi Bhattacharya

Resenhas - Feminismo para os 99%

Félix 14/01/2022

O "feminismo" liberal deve ser extinto
Leitura fácil, fluida e importante. Sendo um manifesto as três autoras entregaram com sucesso essa obra. Diria que é um bom começo para ler sobre o feminismo anticapitalista, dentro da minha bolha eu não consigo enxergar espaço para um feminismo liberal, é ilógico, contudo, ele existe e deve ser combatido. Uma boa introdução para o feminismo anticapitalista, ecossocialista, antirracista e internacionalista, levantando ótimos tópicos que devem ser estudados com mais profundidade.
Dea 14/01/2022minha estante
Gosto muito da Sílvia Federici, bell hooks, Angela Davis?
Creio que seja um livro introdutório, sim?
O meu ponto de discordância do feminismo marxista é a opressão a partir da propriedade privada. Estou muito mais alinhada com o feminismo raiz, interpretado de forma tão equivocada, infelizmente. Mas é o que mais aborda sobre a origem da opressão no patriarcado e, claro, piora muito com o capitalismo.

Félix 14/01/2022minha estante
É um livro introdutório sim. Sou mais do feminismo anticapitalista, as raízes do patriarcado são mais velhas do que o capitalismo mas hoje em dia ambos são uma simbiose, eu sou socialista então o feminismo anticapitalista é o que faz sentido pra mim. Ainda não li Angela Davis mas quero muito ler livros dela esse ano, principalmente por ela ser marxista

Dea 14/01/2022minha estante
O feminismo raiz (ou radical) é completamente anticapitalista. Até pq todas as opressões estão pautadas no patriarcado junto com o capitalismo. Um exemplo ?simples? é a indústria pornográfica, que por sua vez alimenta a indústria pedófila. Patriarcado é antigo mas nem de longe é obsoleto.

estrelinhapolar 07/01/2022

bom mas raso
aborda muitos temas interessantes mas não se aprofunda de verdade em nenhum. bom para iniciantes na teoria feminista e/ou marxista

gio 07/01/2022

Simplesmente perfeito, super didático e muito rápido de ler. Deu pra esclarecer muitas coisas e mostrar que apenas um tipo de feminismo vale a pena lutar.

Gabi 30/12/2021

É uma leitura rápida e fácil, ótima pra quem, como eu, está começando a ler sobre o feminismo.

Grace.Souza 28/12/2021

Manifesto didático sobre feminismo
Instrução para o feminismo que realmente une posicionamentos, interseções e compreende a realidade histórica e atual.

Vale a leitura para quem está na jornada de construção feminista.

Tayná Drielly 27/12/2021

O livro traz muitos dados e eu senti falta do manifesto em si, ele traz conhecimento sobre a causa e o assunto, mas não deixa claro as atitudes que as autoras vêem como solução para toda a problemática levantada. É claro que não tem uma chave para resolver tudo, já que o feminismo é uma luta diária... Porém, eu não achei claro o posicionamento delas sobre qual seria a sugestão inicial delas.

Achei o livro diferente nesse ponto se comparado a outros do mesmo tema.

Bruna Maria 26/12/2021

Leitura importante
Leitura feminista muito importante para quem gosta. Um ótima leitura e muito intrigante e reflexivo.

duddi 23/12/2021

terceira releitura. me traz muita luz pras questões mais ocultas do feminismo liberal, como a questão do trabalho reprodutivo, instrumentalização da violência. discordo de algumas resenhas que indicam para quem deseja saber sobre outras vertentes! o livro versa bastante sobre o feminismo liberal em oposição ao marxista, mas não detalha pautas do radical, interseccional, etc. indico para quem pretende entender a problemática presente no feminismo liberal e a despolitização do feminismo.

"um feminismo para os 99% encarna e encoraja a luta por pão e rosas."

Jana 17/12/2021

Ótimo
Linguagem acessível, vai direto ao ponto, sem teoria complicada (ótimo para quem está começando a conhecer o feminismo). Sucinto pois como o nome diz, é um manifesto.

rafius 17/11/2021

Escrito por três mulheres, ?Feminismo para os 99%? é um manifesto feminista que abraça pautas ecológicas, antirracistas, anti LGBTQIA+fóbicas; é um manifesto feminista internacionalista, e principalmente, anticapitalista.
Como manifesto e como prometido no prefácio do livro, é para ser um livro atrativo, mas a leitura apesar de fácil compreensão, é muito informativa e pouco explicativa. Se você está começando a estudar vertentes feministas, começando a aprofundar seus estudos no movimento feminista, não recomendo começar por este; ele é mais bem aproveitado por quem já tem uma ?bagajem? maior por apresentar linguagens e teorias sociológicas mais específicas, além de faltar um certo detalhamento em algumas teses (como senti que faltou na tese 7 e no posfácio de reprodução social - ponto crucial a ser discutido). É um bom livro, mas falha na tentativa de alcançar um público mais amplo.
Ademais, é um livro interessante para introduzir o feminismo marxista.
Ana Sá 17/11/2021minha estante
É a segunda pessoa que vejo falar desse problema da "informação" x "aprofundamento"... Agora tirei das minhas prioridades de leitura, pois são duas pessoas criticando um ponto que é importante pra mim! rs Obrigada pela resenha!

rafius 17/11/2021minha estante
??

Fernanda1156 13/11/2021

Feminismo para os 99% é uma leitura legal
Leitura de fácil compreensão, rápida e com um assunto super necessário para os tempos atuais. O livro é composto por vários manifestos, pequenas teses e é uma ótima leitura para se conhecer um pouco sobre outras vertentes do feminismo, mesmo que em alguns momentos um pouco superficial, mas já dá uma base para continuar a pesquisa e ampliar o conhecimento. Nele são feitas várias críticas principalmente ao capitalismo e ao feminismo liberal e se posiciona contra toda forma de violência quando fala que o feminismo tem que ser anticapitalista, antirracista, ecossocialista e antihomofobico.

É um pouco repetitivo e isso torna a leitura um pouco chata e maçante em alguns momentos.

"Defendendo todas as pessoas que são exploradas, dominadas e oprimidas, ele tem como objetivo se tornar uma fonte de esperança para a humanidade. É por isso que o chamamos feminismo para os 99%."

"O feminismo para os 99% rejeita tanto a abordagem carcerária quanto a do feminismo burocrático em relação à violência de gênero."

Isis 23/09/2021

Repetitivo
O livro é uma boa crítica ao capitalismo e feminismo liberal - mesmo que ficasse repetindo as mesmas críticas várias vezes.

Não é verdade quando diz que feministas liberais nunca foram feministas, já que o feminismo nasceu assim e sempre foi assim. O feminismo é tudo que criticam no livro: branco, burguês e liberal. E citam mulheres revolucionárias que realmente lutaram pela classe trabalhadora mas que nunca se declararam feministas - vi isso no livro e vejo feministas tratando essas mulher não-feministas como símbolos feministas. Então quer dizer que aquelas que se declararam feministas NÃO são feministas, mas as que NUNCA se declararam feministas são símbolos feministas por terem lutado por outras mulheres? kk qual sentido?

Sei que o livro faz uma crítica as pessoas que pensam como eu no final, mas uma crítica de duas linhas não me convenceu.

myllena 21/09/2021

Um resumo da base do feminismo marxista
Muito bom o livro, toda feminista anticapitalista deveria ler esse manifesto, expressa os ideais de um feminismo que luta pelo um todo, por um sistema que oprime milhões todos os dias.

Nathaliacostad 05/09/2021

Feminismo para os 99%
O livro é composto por pequenas teses que tratam principalmente do capitalismo.

Segundo as autoras, o feminismo para os 99% precisa ser anticapitalista, antirascista, ecossocialista e antihomofobia. Basicamente associar a luta de gênero contra todas as formas de violência na sociedade capitalista.

Apesar de ser um livro curto levei uma eternidade para finalizar, pois ao longo dos capítulos ele se torna extremamente repetitivo.