Fogo & Sangue

Fogo & Sangue George R. R. Martin
George R. R. Martin

Resenhas - Sangue e Fogo

aniele9 01/04/2024

Esperando a segunda temporada de casa do dragão
Essa foi o meu primeiro contato com as cronicas de gelo e fogo, nunca tinha lido nenhum livro do George RR Martin e foi incrível. Sei que é um livro histórico, então a narração do livro vai ser diferente dos outros livros. Mas logo no início ele me pegou. Pretendo ler os outros livro e esperar a continuação desse ( se tiver )

Anna 30/03/2024

?????
Não à toa que a franquia é tão aclamada, a leitura te prende do começo ao fim, George R.R. Martin sabe como criar um universo bem construído em mínimos detalhes, me surpreendo pois achei que seria algo que iria me dar ressaca literária, na leitura pude sentir a grandiosidade da casa Targaryen e o famoso trono de ferro, sentir os confltos internos em relações aos reinados e seus regentes da Conquista para ?Paz? para Crueldade para Conciliação para Paz novamente até a Dança dos Dragões e seu fim, gostei bastante da linha cronológica escrita, deu uma facilidade de entendimento, gostei bastante.

@carolatravesdaestante 28/03/2024

Amei, primeiro livro do George que leio, sou suspeita pra falar pois cadelinhas dos Targaryens, Daemon segue sendo tudo

Ricardo743 27/03/2024

Primeiro contato com Martin
Li com a intenção de saber como a série irá terminar.

O livro é enorme, mas a leitura é muito fácil. Quando terminou, fiquei triste, pois queria ler a vida de todos os reis até chegar no Robert, leria facilmente mais outras mil páginas.

Heitor 27/03/2024

Uma Grande Jornada pela História dos Targaryen
Este livro é uma obra épica escrita por George R.R. Martin, que mergulha profundamente na história do universo das Crônicas de Gelo e Fogo.

A história se passa cerca de 300 anos antes da Guerra dos Tronos e narra a saga da Casa Targaryen, uma das famílias mais proeminentes e poderosas de Westeros. Desde Aegon, o Conquistador, até o ultimo grande Rei Targaryen, que não citarei o nome, Martin tece uma trama complexa repleta de intrigas palacianas, batalhas épicas e traições desesperadoras.

Ao longo do livro, somos apresentados a uma série de personagens cativantes, cada um com suas próprias ambições, desejos e segredos. Da ascensão de Aegon I à ruína da dinastia Targaryen, o autor conta a história de diversos personagens que, embora não sejam da Casa Targaryen, foram determinantes para a ascensão e queda de vários reis da dinastia, assim como nos permite entender por que algumas grandes e pequenas casas já não existiam ou se tornaram muito fracas na Guerra dos Tronos, e também, como ocorreu a sucessão de outras Grandes Casas de Westeros, como os Starks, os Lannisters, os Tully, os Baratheon, etc.

É importante destacar que "Fogo e Sangue" difere dos romances tradicionais de Martin, pois é apresentado como uma história fictícia, como um livro de história dentro do mundo de Westeros, uma história contada majoritariamente a partir dos escritos de três historiadores da época. Isso pode não agradar a todos os leitores, especialmente aqueles que estão mais interessados em personagens e tramas centradas, pois muitas vezes, pelo menos para mim, a história se torna um pouco confusa e alguns trechos arrastados, o que é natural, pois o autor narrou desde a conquista de Westeros, passando pelo governo dos regentes, até o último grande Rei Targaryen, cujo nome não citarei para evitar spoilers, e de forma muito resumida os Reis Targaryen que o sucederam até Robert Baratheon tomar o trono.

Série x Livro: A série House of The Dragon começa por volta da metade do livro "Fogo e Sangue", e apesar de mostrar cenas impactantes do livro, ela peca em vários detalhes e fatos que, apesar de não serem diretamente impactantes na história da casa, diferem bastante do livro, inclusive cenas que nunca foram escritas pelo autor. Na minha opinião, isso não tira o mérito da série, mas para quem leu o livro e vai assistir à série, fica o alerta.

Recomento bastante a leitura para quem deseja se aprofundar mais no universo criado por George R.R Martin, só ressalto que a leitura é bastante diferente daquela apresentada nas Crônicas de Gelo e Fogo.

Camilla 26/03/2024

A orgulhosa casa Targaryen
É muito bom descobrir como tudo começou, o porquê de tantas guerras.
George Martin acaba como ninguém com todos os personagens que a gente gosta (rsrsrs), e isso já é esperado.
Sobre a linhagem Targaryen, por melhor ou pior que fossem, sempre existiu um orgulho inabalável que no final de suas histórias só os prejudicou de alguma forma.
O direito masculino a sucessão é simplesmente um absurdo, isso basicamente destruiu uma casa inteira, a guerra dos tronos poderia ter sido diferente se nesse livro eles não tivessem se destruído.
No fim é um bom livro, bem escrito, com algumas reviravoltas.
Qualquer dia o George vai escrever uma história narrada pela morte.

Sophia 22/03/2024

Eu gostei bastante do livro, amo o universo de got,mas achei a escrita cansativa e um pouco confusa por causa dos nomes repetidos.

ammanda.hermelino 21/03/2024

Bom porém muito cansativo, muita informação e escrita que vai te fazer ficar perdido ao decorrer do livro.
dito isso, rhaenyra rainha.

Taiiinara 21/03/2024

Super detalhado
O livro retrata toda a linhagem Targaryen desde a conquista de Aegon I. Eu até imprimi a árvore genealógica pra acompanhar melhor. Também é mostrado como as outras famílias foram se sucedendo, como os Starks, Lannisters etc.

Em alguns momentos ele pode ser monótono com tanto detalhes de servos, cavaleiros, nomes e sobrenomes. Mas no geral eu gostei de saber como trono de ferro foi criado, todos que se sentaram nele e como era Westeros com os Dragões. Mostra também como eles foram aniquilados com o passar do tempo.

Daniel1912 20/03/2024

Incrivel!
A história no inicio parece ser bem massante, porém, vai te segurando a medida que voce le mais. Incrivel a quantidade de detalhes de Martin sobre esta obra. A única questão é que eu sempre me perco na questão dos nomes das casas kk.
Vale demais a leitura

thaynA148 15/03/2024

Como sempre nosso querido vovô nao decepciona!!! achei muito interessante a história dos targaryen, repleto de violência, morte, escândalos e tudo de ruim que voce possa imaginar (que familia doida viu)

alguns reis sao mais interessantes que outros e eu so engatei na leitura de verdade quando cheguei na dança dos dragões (nao que isso seja culpa do george, eu so nao conseguia sentir que a leitura fluia bem pra mim por mais bem escrita que ela fosse)

gostei muito do livro e espero que ele nao parta dessa pra melhor antes de escrever a parte 2 pois ainda tem muito targaryen maluco pra governar westeros

Gabriel 14/03/2024

Que baixaria meu deus?
Seiscentas páginas de casos de família envolvendo promiscuidade, traição, fogo, muita violência e briga por herança. (queremos a continuação pra já!)

Leticia 12/03/2024

É impossível parar de ler esse livro! Ele tem umas partes mais legais, outras mais arrastadas. Mas até as parte mais chatas dão uma aula de narrativa para muito escritor contemporâneo que está por aí fazendo sucesso. Todas as pessoas deveriam se dar esse prazer que é ler algo do Martin!

gepetinho 10/03/2024

Um livro de história muito bom
Acabei demorando muito para terminar esse livro pois ele se juntou com o início das minhas aulas...
Parte da culpa da demora da leitura é dele mesmo, pois, sinceramente, a coisa mais chata desse livro é o que até durante a saga principal desse universo criou-se todo uma animação, que é a Dança dos Dragões.
A dança dos Dragões é sim interessante, mas é a parte com a qual menos me liguei aos personagem, li sem me importar muito com nada, óbvio que apoiei alguém e fiquei meio revoltado com uns absurdos que aconteceram, mas no geral eu fiquei muito "ok". O final então, com o rei (Aegon III) que é literalmente uma porta, me fez não me importar muito com ele.
Agora falando no início do livro (Aegon, o Conquistador até o Velho Rei) é algo indescritível, melhores leituras da minha vida, MUITO bom, acontecia trama atrás de trama, não parava nunca, fiquei simplesmente apaixonado pelos personagens que apareciam, foi incrível, valeu pela leitura no total.
O livro é super tranquilo de ler, é como um livro de história, então a narrativa não é que nem a da saga principal, vai direto aos pontos de grandes acontecimentos ou que irão levar a um, o que não deixa o livro parado praticamente nunca. Na minha percepção teve esse parte mais chata (pós-Velho Rei) mas não é insuportável, não deixa de ser interessante conhecer a história da grande Casa Targaryen, compraria mais volumes sobre com um sorriso no rosto.

Deixo aqui também uma nota especial de amor para a Boa Rainha Alysanne, citada na saga principal mas que merecia monumentos, livros, festas e obras de artes em sua homenagem.