Fogo & Sangue

George R. R. Martin

Resenhas - Sangue e Fogo

Fau 12/05/2024

Fogo e Sangue
Crônica sensacional do período pré-Robert Baratheon e a Guerra dos Tronos? o início da conquista de Westeros é muito interessante, bem como o reinado de Jaeherys, e por fim, a Dança dos Dragões propriamente dita.
Admito que depois disso ficou um pouco maçante, mas ainda assim, muito bom.
Acho sensacional a forma como tantos personagens são conectados perfeitamente.

Amanda3913 12/05/2024

Esse livro é muito bom. Bem diferente das crônicas de gelo e fogo. Esse da a sensação de que alguém está te contando uma história mesmo e é muito gostoso de ler. O Martin tem uma escrita muito boa e a construção de mundo é incrível em riqueza de detalhes. O início e o final são um pouco parados mas ainda assim consegue te prender.

daenerysthinker 10/05/2024

OK, VAMOS LA. Tenho muitasss coisas para falar desse livro, primeiramente nem acredito que finalmente terminei eleKKKKKK alyssa, rhaenyra, baela, visenya >>>>>
eu sou TB, porém, devo dizer que o TG é f0da pra k7 !! Que rivalidade deliciosa, espero que coloquem mais destaque pro aegon na série e PRINCIPALMENTE A RIVALIDADE DELE COM A IRMÃ ! Eu amei esse livro do começo ao fim (apesar de que eu estava quase morrendo por não aguentar mais o reinado do jaehaerys) a escrita do George, não tem nem oq falar, simplesmente perfeita !! Amei ler demais sobre a conquista, mas meu deus, não aguentava mais tanto Aegon KKKKKK mas resumidamente, eu amei esse livro demais !!

vicmartns 09/05/2024

Casa Targaryen
Que livro bom!!!! A história é impecável, como tudo se encaixa e como o personagem mais simples faz diferença em toda a trajetória da narrativa! No entanto, isso também foi um problema porque essa riqueza de detalhes deixa a leitura beeem cansativa e arrastada! Mas o Martin é genial!

maria6048 08/05/2024

Targaryen é igualmente sinônimo de poder e de tragédia, principalmente se a Targaryen em questão for uma mulher.

DITO ISSO, EU E MINHA CASA SERVIMOS A RAINHA RHAENYRA TARGARYEN ??

biialobato 06/05/2024

Impecável
Fogo e Sangue narra uma história que eu sempre fui louca para saber, desde 2012 quando comecei a assistir Game of Thrones: qual é a história dos 7 reinos e dos Targaryens antes da linha narrativa da série? O livro traz a sucessão do trono de ferro desde Aegon, o Conquistador, até Aegon III. Muitas idas e vindas, mortes e reviravoltas, o estilo que consagrou essa franquia. Livro gigante, mas gostoso de ler. Me conectei demais com os personagens, principalmente o Rei Jaehaerys I e a família Targaryen. Sinto falta de ter agora uma história que conte sobre a antiga valíria, os primeiros homens, ândalos e demais mitologias de Westeros e as cidades livres.

Andre Yuichi 05/05/2024

Para quem quer saber mais sobre o universo de GoT
A leitura flui muito bem, apesar de ser diferente do estilo dos livros das crônicas de gelo e fogo, nos quais existem vários pontos de vista. Aqui, a história é baseada no relato de algumas pessoas, mas são transcritos por uma pessoa apenas, o que dá um ar de dúvida sobre o que realmente aconteceu, ao mesmo tempo que isso se assemelha com a forma como nós estudamos história. Gostaria que o livro fosse até mais longo do que as 632 páginas, pois fiquei curioso para saber sobre os reinados posteriores ao de Aegon III.

Recomendo fortemente para aqueles que são fãs das crônicas de gelo e fogo e da série de GoT e HotD

Paulo Victor 05/05/2024

Dança dos Dragões
Como o título sugere, li apenas o recorte da história que me interessava e foi extremamente empolgante, não vejo a hora de assistir tudo aquilo na série da HBO. A escrita do Martin é ótima, mas a diagramação quase sem espaço para respiro da SUMA cansa qualquer um e causa uma horrível sensação de estagnação. Foi uma baita leitura e uma guerra cheia de reviravoltas, valeu muito a pena. Sobre o resto, não tenho o que opinar, pois não li, uma vez que o meu único interesse era de acordo com o que a série iria adaptar, mas acabei me interessando em saber sobre o reinado de Aegon III em diante, talvez, em algum momento, retome a leitura.

Ariel.Romeiro 01/05/2024

O primeiro cinco estrelas do ano e acho que não poderia ser diferente.

é o primeiro livro do universo de GoT que eu leio, mesmo já tendo assistido as séries, e to surpresa em não ter sido uma leitura pesada pra mim, foi até bem fluida mesmo que eu tenha demorado.

amei cada detalhe e to ansiosa pra adaptação e pro próximo livro da dinastia Targaryen!

Isadora 29/04/2024

?????
Ótimo, adorei conhecer a história da conquista e tudo que se sussedeu, bem escrito, você não vê o tempo passar ao ler

Pam 26/04/2024

Achei que eu demoraria muito mais tempo pra ler mas algumas das histórias são tão incríveis que nem vi o tempo passar. Não curti tanto a história da conquista, falam tanto que eu esperava um pouco mais.

Agora, Jaehaerys e Alysanne meus favoritos de longe. Não tiveram muitas guerras no reinado deles mas compensaram com fofocas hahaha
Cada hora era um filho diferente causando, muito bom. E Alysanne com certeza é minha personagem favorita, que mulher incrível. Preferia ver uma série deles do que da conquista, mas tudo bem.

A dança dos dragões me decepcionou um pouquinho, apesar de já saber a história inteira antes de ler, não foi o que eu esperava. Talvez por esse motivo mesmo, por já ler sabendo. Só que depois disso, ficou bem chatinho com a história dos regentes.

Mas o livro valeu muito a pena, é incrível como o George conta a história como se fosse um livro de história da vida real, você lê acreditando que tudo aconteceu realmente. A escrita é impecável e agora eu não crítico mais a demora pra sair os livros pois entendi o trabalho absurdo que deve ser escrever tudo isso.

Literaturaemreels 23/04/2024

Para quem é fã da série esse livro é como se fosse um estudo. Amei conhecer mais da minha casa favorita. Decepcionada por saber como uma casa tão grandiosa dessa acabou por causa de ganância. Os dragões morrendo partiram meu coração.

Natanny 23/04/2024

"Mas amor e ódio são duas faces da mesma moeda"
Uau! Essa vai ser a primeira palavra da resenha, sim. Também tenho que começar salientando que essa foi uma releitura; a primeira vez que li "Fogo & Sangue" foi em 2019, no meu auge de loucura pela Casa Targaryen. Agora, releio uma segunda vez, pois a intenção aqui é finalizar todos os livros do universo de "As Crônicas de Gelo e Fogo" ainda este ano.

Uma coisa importante é que, na primeira vez que li, dei quatro estrelas; uma estrela a mais do que estou dando agora. Mas por que? Bom, é bem simples: "Fogo & Sangue" não é uma simples história de fantasia; aqui temos, em um sentido demasiado, uma história que serve como uma espécie de prelúdio para a série "As Crônicas de Gelo e Fogo". A história está ambientada cerca de 300 anos antes dos eventos de "A Guerra dos Tronos", então o livro narra a história da dinastia Targaryen, desde Aegon, o Conquistador, até a guerra civil conhecida como a Dança dos Dragões. A obra explora os diversos reinados e intrigas que moldaram Westeros, revelando detalhes sobre as guerras, casamentos políticos, traições e o papel dos dragões na história do continente. É uma leitura envolvente, sim, porém esticada demais, detalhada demais e com nomes demais (principalmente).

Vejo aqui que muitos momentos do livro foram desperdiçados com personagens que simplesmente não valiam a pena. Um livro sobre a Casa Targaryen deveria se centrar na Casa Targaryen, o que George R.R. Martin cumpre com maestria aqui; mas existem tantos e tantos (sério, são tantos que nem sei como descrever) personagens descritos no livro que em menos de 10% eu já havia desistido de tentar entender quem era quem, quem casava com quem, quem era irmão de quem e quem era filho de quem; vale ressaltar também que os nomes dos Targaryen não ajudam nesse problema, pois os nomes são todos ou iguais, ou extremamente parecidos, então eu nem mesmo me lembro de quantos “Aegon” existiam nessa história (risos), mas sei que foram MUITOS.

Isso pode ser considerado um problema para alguns, mas para outros não. Alta fantasia tem dessas, né? É tudo muito complicado de entender, então acabamos que nem sempre tiramos um proveito de 100% da história; aqui mesmo me orientei muito pela série “House of the Dragon”, como já assisti e já havia lido o livro uma vez, acabou que o ato da Dança dos Dragões ficou sendo mais fácil para mim. E falando nisso: há momentos de puro brilho nesta narrativa. A Dança dos Dragões, por exemplo, surge como um ponto alto na história, com sua mistura de tragédia e heroísmo capturando a essência da luta pelo poder em Westeros. Aqui, as alianças são feitas e desfeitas, os dragões rugem nos céus e o destino de reinos inteiros pende na balança. De longe é o melhor ato do livro.

Tirando as ressalvas, o livro merece ser lido por qualquer fã do universo das Crônicas de Gelo e Fogo. George R.R. Martin está em um patamar inescrupuloso em minha lista de escritores; não me canso de dizer que sou maravilhada pelo que a mente de um ser humano é capaz de criar, principalmente a desse homem.

Então, para os fãs ávidos de "As Crônicas de Gelo e Fogo", "Fogo & Sangue" oferece uma oportunidade de mergulhar mais fundo no passado do mundo de Westeros. No entanto, para os menos familiarizados com a complexidade desse universo, a leitura pode se tornar uma tarefa árdua pela demanda de descrições em excesso e personagens em mais excesso ainda. Ainda assim, mesmo com seus desafios, é difícil negar o talento de Martin para criar mundos e personagens que cativam a imaginação.

De um modo geral, este livro é uma adição essencial à biblioteca de qualquer fã da saga de George R.R. Martin. Apesar de suas “falhas” (para mim, ok? rsss) é um testemunho do poder da narrativa do autor e da profundidade de sua visão. Como um dos primeiros capítulos na longa história de Westeros, este livro nos lembra que, no jogo dos tronos, o fogo e o sangue estão sempre presentes.

E vamos de “A Guerra dos Tronos” agora. Dracarys!

site: https://msha.ke/natannysouza

Anne_Smiths 22/04/2024

Sangue e Fogo
Gostei bastante, embora por incrível que pareça, a parte da Dança dos Dragões não seja assim tão interessante.

Queria que o livro tivesse acabado no pai da Dany, o rei louco.

Camylle.Duarte 19/04/2024

Muito bom e cansativo
Eu gostei, fiquei muito animada com Casa Targaryen no início.

Tudo caminhou muito bem até metade do livro, depois disso, se tornou muito difícil de ler.
Principalmente no Pós Dança.

Eu amei imensamente ler sobre o Rei Jaehaerys I, e sua esposa Alysanne Targaryen, são meus personagens favoritos.

Senti falta de personalidades fortes, pois tem tantos personagens principais, que não são carismáticos e que deveriam ter sido mais explorados, que ganhassem mais importância no livro, como por exemplo na Dança.

Mas fiquei muito satisfeita em ler ela. Com certeza valeu a pena.