Fogo & Sangue

Fogo & Sangue George R. R. Martin
George R. R. Martin




Resenhas - Sangue e Fogo


914 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


ellieating 05/06/2024

"Fogo e Sangue" é uma obra-prima da fantasia épica que não apenas enriquece o universo de "As Crônicas de Gelo e Fogo", mas também se destaca como o meu livro favorito da saga. George R. R. Martin nos presenteia com uma narrativa envolvente que nos transporta para os dias de glória e tragédia da Casa Targaryen, oferecendo uma visão detalhada e fascinante do passado de Westeros.

Uma das razões pelas quais "Fogo e Sangue" se destaca é a forma como Martin continua a explorar a natureza humana de seus personagens, mesmo em um contexto histórico. Nenhum dos reis, rainhas ou lordes é retratado como perfeito; todos são seres de nuances, com suas próprias motivações e falhas. É essa complexidade que torna a história tão rica e envolvente, e Martin a captura de maneira magistral.

Rhaenyra Targaryen, para mim, é a herdeira legítima do Trono de Ferro, e a maneira como Martin a retrata em "Fogo e Sangue" apenas reforça essa convicção. Sua história é uma saga de coragem, determinação e tragédia, e sua luta pelo trono é contada com uma profundidade e emoção que ressoa profundamente comigo.

Além disso, "Fogo e Sangue" oferece um olhar fascinante sobre o mundo de Westeros antes dos eventos de "As Crônicas de Gelo e Fogo", explorando as intrigas, batalhas e traições que moldaram o reino de forma irrevogável. A prosa de Martin é impecável, com uma riqueza de detalhes que nos transporta diretamente para esse período tumultuado da história de Westeros.

Em resumo, "Fogo e Sangue" é um tesouro da fantasia que cativa e emociona desde a primeira página até o épico desfecho. George R. R. Martin nos oferece uma visão fascinante do passado de Westeros, repleta de personagens inesquecíveis e uma narrativa envolvente que nos deixa ansiando por mais. Este livro é uma leitura obrigatória para qualquer fã da série "As Crônicas de Gelo e Fogo", e para mim, é uma obra que transcende o tempo e se destaca como o pináculo do gênero.
comentários(0)comente



shay.barbosa 04/06/2024

Uma grande fofoca.
Li o livro para por conta da série e fiquei triste que ele não é narrado pelos personagens, como acontece em got. Os personagens são diferentes da forma representada na série, confesso que por enquanto estou gostando mais dela?..
Adorei ler sobre a ascensão da família Targaryen e conhecer mais desse universo.
comentários(0)comente



lara 03/06/2024

Montanha russa
O início do livro contando a conquista de westeros por aegon é emocionante prende o leitor com o desenrolar da construção de um reino e com a guerra dornesa, até chegar no reinado de jaehaerys, não é atoa que o chamam de o conciliador, embora sua esposa alyssane traga toda a emoção do seu reinado, ela não é capaz de suprir o tédio desse período.
Agora falando da dança dos dragões, não tem como parar de ler!!! o desenrolar da guerra com traições pra ambos os lados transforma amor em ódio e vice versa em poucos parágrafos!
Com o fim da guerra o livro virou monótono de novo, apesar da narração das aventuras de lorde velaryon ser importante pra estória não acho que devia ser tão longa!
Por fim, amei o livro! GRRM gênio da escrita.
comentários(0)comente



skuser02844 03/06/2024

Termino fogo e sangue pela terceira vez com uma sensação diferente da primeira e da segunda.
Martin não apela pro sensacionalismo narrativa. O texto dele e consistente e apesar de um universo onde dragões soltam fogo pela boca, tu acredita que aquilo realmente aconteceu(apesar de saber que não desde a primeira página.
Irretocável. Incomparável. Insubstituível.
comentários(0)comente



guh48 03/06/2024

Esperando o próximo livro
Tinha esquecido de fazer a resenha quando li o livro, então vou fazer agora, mesmo que um pouco depois.

Tava com medo, quando decidi ler todo o conjunto de obras que compõem as crônicas de gelo e fogo, de que começar por Fogo e Sangue pudesse ser uma escolha ruim, no sentido de ser um livro que foge de uma narrativa padrão e requer mais conhecimento de todo o universo do martin, mas eu não poderia estar mais errado.
Fogo e Sangue é brilhantemente bem escrito e apresenta uma ideia que, num primeiro olhar, pode parecer bastante arriscada, mas que dá pro leitor uma imersão no universo fantasioso que o autor construiu com tanto carinho que chega a me deixar sem palavras.
A escrita, mesmo em forma de relatos históricos, flui magnificamente bem. As ilustrações são impecáveis e perfeitas pra ajudar quem lê a se situar nesse universo completamente novo. A história contada, que abarca mais de 4 gerações de reis Targaryen impiedosos, cruéis, gentis e amedrontadores é simplesmente inelargável, e impossível de se abandonar uma vez que é engatada.
Fogo e Sangue foi tudo e muito mais do que eu esperava pra essa história, e pra quem se interessa pelo universo de GOT, ou quer ler só pra saber spoilers de HOTD, é uma leitura perfeita e impossível de se arrepender no caso da compra.
comentários(0)comente



Mary 01/06/2024

Bastante arrastado
Aqui somos transportados para os prelúdios de toda a história que (imagino eu) conhecemos em Game Of Thrones. A história é narrada como se fosse um historiador contando tudo que está escrito nos principais livros sobre o tema. Oq me irritou bastante o fato de em várias situações o ?narrador? dar 2 ou 3 opções do que aconteceu pq não podia ter certeza de nada. COMO ASSIM NÃO TEM CERTEZA, VC SABE MUITO BEM OQ ACONTECEU SEU VELHO PREGUIÇOSO!!!!! A maioria das passagens são bem enfadonhas, não dá pra se apaixonar por todos os protagonistas. E eu realmente não sei como alguém pode conseguir decorar todos os nomes de personagens das histórias do Martin?
Mila.Goulart 03/06/2024minha estante
O livro todo é sem uma narração descritiva? Não tô gostando desse formato ?




Thanatos800 01/06/2024

Pequena impressão para fins de registro
Um ótimo livro, cheio de informações sobre como Westeros chegou ao ponto de início das Crônicas de Gelo e Fogo e sobre a linhagem Targaryen.
É basicamente a história da Casa Targaryen desde A Conquista (Aegon I) até o fim da regência no reinado de Aegon III, contada pelo arquimeistre Gyldayn, que estudou relatos da época. Ou seja, o narrador não participou dos eventos e confronta versões de livros do mundo em questão.
comentários(0)comente



Fabs 30/05/2024

Livro de história escrita pelo Fofocalizando
Não achei que um filme escrito como se fosse um relato histórico conseguiria ser tão engajante. Apesar de não ser igual passa uma sensação dos melhores momentos das crônicas.

Mais surpreendente é que os momentos mais comentados estão muitooo longe de serem os melhores do livro. A conquista do Aegon e as batalhas da dança dos dragões são bem fracas por dar um foco mais geral que acaba parecendo bem pobre, diferente de quase todo o resto do livro que mostra os conflitos, intrigas e dilemas de uma forma bem próxima dos personagens.

Fiquei muito impressionado o quanto de história boa que o GRRM conseguiu criar com metade do reinado Targ.
comentários(0)comente



Alex708 27/05/2024

Fantástico
O livro é denso e expande muito o universo das crônicas de gelo e fogo, falando de outras criaturas, guerras frenéticas e muita trama política. Comparo ao Mundo de Gelo e Fogo só que é muito melhor, espero que a parte 2 seja lançada logo, quero ver o Rei Louco!
comentários(0)comente



Raquel1211 25/05/2024

Um livro sobre os dragões de Westeros.
O livro foi um presente de uma pessoa muito especial, e eu amei lê-lo. Desejado há muito, minha estante só carecia do mesmo para completar a coleção de A Guerra dos Tronos.
Eu estava muito curiosa para saber mais sobre a história dos Targaryens, apesar de ter visto vários spoilers em House of The Dragon. Amei e odiei os diversos personagens apresentados durante a longa trama dessa família de dragões, fiquei tanto do lado dos verdes quanto dos pretos e desejei profundamente que tudo se resolvesse.
No fim, vemos uma árvore genealógica onde o príncipe prometido aparece. Daenerys Targaryen.
comentários(0)comente



shayerahol 21/05/2024

Casos de família
3 ??

? classificação indicativa: +16
? gênero: fantasia
? escrita: ?????
? fluidez: ?????
? enredo: ?????
? diálogos: ?????
? personagens: ?????
? livro único ou série? ?A Targaryen History?, livro 1
? reações que tive lendo: ??????????


? o que achei (opinião sincera):

O início foi bom - o meio mais ou menos - o final foi chato.

A escrita é boa e fluída, porém muitas vezes repetitiva e confusa, num capítulo narra a morte de um personagem e no outro o mesmo ainda está vivo, por exemplo.

Demorei pra engatar na leitura, mas quando peguei o ritmo li loucamente até 55%, depois disso desanimei e fiquei com muita preguiça de continuar, talvez pq eu já sabia a maior parte do que iria acontecer pela frente e estava passando muita raiva com os personagens. Não me apeguei a ninguém da época da Dança dos Dragões. Os verdes são todos podres, os negros são melhores mas nenhum me cativou, todos me irritaram em algum ponto.

Eu até acho legal esse estilo do GRRM de ter vários personagens e não existir realmente um protagonista, mas aqui tem personagens até demais, bem desnecessários. A maioria não tem nem descrição da aparência e só alguns da personalidade. São muitos pra lembrar quem são/o que fazem. Acabou se tornando uma leitura bem cansativa.

A maioria das cenas que não era relacionada a família Targaryen não me interessava. É realmente uma fantasia bem construída mas eu sempre desligava meu cérebro quando focava na geografia, economia, leis? ?

Eu li por shadow reading (ouvindo audiobook e acompanhando no kindle) e recomendo muito, caso contrário provavelmente nunca teria terminado o livro.
comentários(0)comente



mirandast 19/05/2024

TCC sobre os Targaryens
Quem acompanha a trama de Game Of Thrones sabe que as histórias são complexas.Fogo e Sangue não é diferente.
O livro fala especificamente sobre a glória e declínio da casa Targaryen. As brigas de sucessão, a imposição dessa família, entre outros fatores.
Boa parte do livro detém-se principalmente a explicação da dança dos dragões (retratada em House of the Dragon).

É um livro muuuito extenso e muuuuito detalhado. O que mais me incomodou é a forma como a história é narrada, parece um tcc sobre Targaryen com referências de livros da Cidadela, mas nada que não dê pra superar ?
Foi uma releitura sofrida, mas que valeu muito a pena.
Desde reviver o ódio por Alicent e seus queridos verdes até relembrar uns acontecimentos que tô ansiosaa pra ver na série.
comentários(0)comente



Sara 18/05/2024

Terra arrasada!
"Fogo e Sangue" - primeiro volume - é o livro de George R.R Martin focado na ascensão da Casa Targaryen ao Trono de Westeros.

A espessura, inicialmente, pode assustar ao leitor que nunca leu as famosas "Crônicas de Gelo e Fogo", livros também conhecidos por serem um camalhaço. Eu nunca tinha lido nada de George Martin, mas a primeira temporada de "A Casa do Dragão" despertou essa vontade de finalmente entrar em contato com a literatura dele.

Fiquei surpresa com a facilidade da leitura, que tem uma fluidez excelente. Os parágrafos e frases são curtos e objetivos. O que mais chama atenção, obviamente, são os personagens, a linhagem Targaryen e suas figuras, ora cruéis em excesso, ora amáveis.

Os capítulos iniciais são deslumbrantes, repleto de dragões, aventuras, ousadias e muita crueldade. Destaque também para as personagens femininas, Visenya e Rhaenys. Duas mulheres que desafiaram o status quo e exerceram grande influência na política e no reinado de seu marido Aegon. Isso, por só, em relação a época retratada, é de se destacar. E não foi pouco o que elas fizeram.

Linhagem após linhagem, seria redundante dizer que Maegor, o Cruel, não fez jus ao seu nome. Foram momentos assombrosos e detalhadamente vívidos.

O que faz falta nesse primeiro contato com a família Targaryen recém-chegada ao Trono de Ferro, no entanto, são mais detalhes e aprofundamento. Afinal, são personagens muito sombrios e complexos. É traição atrás de traição, complôs, assassinatos, guerras, irmãos contra irmãos, em resumo, só desgraça para os que almejam sentar no trono de ferro. O próprio trono tem sua maneira única de castigar, como vemos mais para frente durante o curto reinado de Rhaenyra Targaryen.

É importante destacar que "Fogo e Sangue" não é um romance tradicional. Nas palavras do próprio George R.R Martin, ele é uma "história imaginada", escrita pelo historiador do seu universo fictício, o arquimeistre Gyldayn, da Cidadela de Vilavelha.

Esse ponto de vista é interessante, principalmente, por ser baseado nos relatos de septões, que conviviam com os regentes e registravam tudo oficialmente; mas também nos registros de bobos da corte e/ou outras figuras pouco confiáveis. Logo, estamos diante de fatos que nunca teremos certeza da veracidade - é a metalinguagem dentro da metalinguagem rsrs. Como tudo nesse universo é baseado no desejo de ascensão, qualquer registro é passível de dúvida. Mesmo os septões, essas figuras da fé, traíam e planejavam derrubadas.

Contudo, Gyldayn traz neste registro um olhar influenciado tanto pelo oficial, quanto pelo duvidoso, cabendo a nós, leitores, decidir em qual acreditar. É um recurso notável poder ter acesso, em alguns capítulos, a duas visões sobre uma mesma história - ainda que Gyldayn deixe claro qual dos relatos ele considere o mais palpável. E alguns desenlaces jamais saberemos.

Voltando para a narrativa em si, eu estava ansiosa para chegar aos eventos retratados pela série "A Casa do Dragão". Inclusive, é a partir desse ponto que o livro parece se debruçar, com todos os detalhes, sobre tudo que gira em torno dos pretos e dos verdes, de Rhaenyra Targaryen e Alicent Hightower. Não espere por grandes diálogos ou destaque para figuras que, por suas fortes características, sejam boas ou ruins, achamos que mereciam tal feitio. Cito como exemplo Daemon Targaryen, irmão do rei Viserys I e marido de Rhaenyra. Apesar dessa vontade por mais, acredito que temos acesso ao suficiente.

Nesse ponto da história, é difícil não tomarmos partido. Sou 100% a favor dos pretos rsrs. Fica claro o desejo do rei em tornar Rhaenyra, sua filha mais velha e do primeiro casamento, sua sucessora oficial, ainda que tal decisão bata de frente com a regra de que o filho homem mais velho é o herdeiro direto. Muitas Casas apoiaram sua decisão na época. Além disso, não podemos ignorar o fato de que Otto Hightower, mão do rei Viserys, é ambicioso e um grande estrategista. Ele queria outro herdeiro no trono - um com sangue da sua Casa -, logo, tudo já estava planejado a partir da aproximação de sua filha Alicent do rei Viserys.

É claro que ninguém é inocente nessa história. Nesse sentido, "Fogo e Sangue" é uma mistura de sentimentos. Crianças nobres precisam assumir seu dever como reis e príncipes desde cedo em meio a tramoias de seus séquitos. E todos eles são moldados pela guerra, seja do passado ou do futuro. É uma geração de pais e filhos assombrados pela carnificina e desejo de poder.

E em meio a tudo isso ainda temos os dragões. Como vimos, não há defesa contra esses seres. Quando não são usados como armas letais, eles são utilizados como demonstração de poder e ameaça. Apenas Targaryen contra Targaryen, montador de dragão contra montador de dragão, poderia provocar um destino ainda mais trágico neste reinado Targaryen manchado por fogo e sangue. E a temível Dança dos Dragões foi o resultado de tudo isso. Um rastro de destruição e morte.

O comportamento de Aegon III, o Rei Arrasado, é compreensível e talvez dialogue com os sentimentos mais íntimos dos leitores que se envolveram nessa trama. Entre inúmeros altos e baixos, e poucos momentos de felicidade e paz, "Fogo e Sangue" nos mostra o resultado de reinados lamuriosos e arrasados. Uma terra arrasada realmente.

P.S. 1:
Não se apeguem aos Targaryen rsrs.

P.S. 2:
Ansiosa pela parte 2!
emiliaverissimo 19/05/2024minha estante
Adorei sua resenha! Me deu vontade de ler antes da estreia da segunda temporada da série.


Sara 19/05/2024minha estante
Obrigadaa ? super recomendo a leitura! Tô curiosa pra ver até aonde a segunda temporada vai chegar




Kaue sousa 17/05/2024

Os cara não consegue ver irmão perto de irmão que quer casar os dois,rhaenyra rainha, ninguém percebeu que o aegon era muito perturbado pra ser rei ?
comentários(0)comente



Lívia Gomes 17/05/2024

Finalmente! Pensei que nunca fosse conseguir terminar de ler esse livro!
Gostei bastante da leitura. Não se compara às "Crônicas de Gelo e Fogo", nem de longe. É um estilo diferente que o Martin encontrou para contar histórias. É um bom livro que tem uma narrativa bastante curiosa e interessante. Pra ser bem resumida e direta: a história da dinastia Targaryen é narrada como se fosse uma grande fofoca! Os relatos são fragmentados em diversas fontes diferentes que muitas vezes divergem, portanto em muitos momentos não existe um consenso de que o que está sendo relatado seja realmente um fato. Em outros momentos são apresentadas também versões e pontos de vista diferentes de uma mesma situação. Pode parecer confuso, mas não é! A única parte que achei que pode deixar a leitura meio cansativa é porque tem muitos personagens e vários deles tem o nome igual ou parecido. Esse foi o único aspecto negativo que consegui salientar em toooda a obra.
Eu amei a história dos Targaryen! Eles são muito interessantes. Alguns a gente admira e se apaixona, outros a gente não quer ver nem pintado de ouro! Por mais que vejamos os personagens através dos olhos do narrados e às vezes até mesmo de outras fontes, achei que eles foram bem construídos, com personalidades distintas, características marcantes e com profundidade.
O final do livro é um cliffhanger que me deixou inconformada. Mas eu amei!
Acho a leitura válida principalmente pra quem já leu as outras obras do George Martin sobre westeros e se sente ainda meio órfão das "Crônicas de Gelo e Fogo".
comentários(0)comente



914 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR