Circe

Circe Madeline Miller

Resenhas - Circe

Niedja - @indicacoes_literarias 16/06/2021

Alguns gêneros literários não são parte de minha escolha de leitura e muitas vezes só as faço no grupo de leitura coletiva que participo, que foi o motivo da leitura desse livro.

Foi uma leitura difícil no início devido ao bloqueio que tenho para o gênero, mas logo consegui me situar na história, vislumbrar os ambientes e personagens e a leitura fluiu.

A temática acabou sendo muito interessante e a escrita contribuiu para a dinâmica da leitura se desenvolver, e chegar a curtir a história. Acabei gostando mesmo do enredo e até torcendo pelo final que imaginei.

site: https://www.instagram.com/indicacoes_literarias

@bibliotecadedramas 15/08/2022

Circe, a mais humana dos deuses, bruxa de Eana
Eu já vou começar essa resenha dizendo que foi um dos livros mais incríveis que já li na vida. Já disse o quanto gosto de mitologia grega e depois de ler “A Canção de Aquiles” e me apaixonar pela escrita de Madeline Miller decidi não demorar a ler Circe. Se “A Canção de Aquiles” já foi surpreendente, Circe pra mim foi ainda melhor. Que história.

“Foi a minha primeira lição. Por baixo da face lisa e familiar das coisas, há outras que aguarda para rasgar o mundo em dois.”

Essa autora tem uma escrita muito, muito envolvente, daquele que tipo que te prende logo nas primeiras páginas, ela te transporta para dentro da mitologia de uma maneira tão surpreendente e única que sem sombra de duvidas é uma das melhores escritoras contemporâneas que tive o prazer de ler.

“Vou me lembrar da expressão dele por toda a minha vida: um homem que viu o véu se erguer e agora encara o verdadeiro rosto do mundo.”

Circe é uma deusa, bruxa e feiticeira. A narrativa é em primeira pessoa e durante centenas de anos vamos acompanhando sua tragetória e como que aos poucos ela foi encontrando todo o seu poder (não só como bruxa, mas como mulher) e força que nem mesmo ela acreditava ter; ciente dos seus erros ao longo de sua existência que a levaram até aonde ela – que para mim – no fim das contas realmente deveria estar – pois foi o exílio em Eana que a amadureceu e Circe pode compreender a si mesma e sendo assim vencer todas as limitações e barreiras em um mundo de olimpianos e titãs composto basicamente por homens.

“Ele não está dizendo que não dói. Ele não está dizendo que não sentimos medo. Só que estamos aqui. É isso que significa nadar na maré, caminhar na terra e senti-la tocar seus pés. É isso que significa estar vivo.”

Circe é uma representação incrível da figura da MULHER na mitologia, “a mais humana dos deuses, a bruxa de Eana” e além desse livro entrar pra minha lista de preferidos da vida, Madeline Miller ganhou mais uma fã e eu vou ler absolutamente tudo que essa mulher publicar.

site: https://shejulis.com/livro-circe/

ane 12/04/2022

gostei da escrita e dos personagens simpatizei muito com a circe no começo ela é bem bem burra até me deu raiva mas é sobre isso o livro vai fluindo e ela vai crescendo e amadurecendo junto com ele
achei especial pq fala de uma deusa menor e acredito q quebrou a expectativa de muitos q esperavam ver guerras e semideuses e deuses poderosos mas a história não é sobre isso. é sobre a circe e a história da vida dela até certo ponto
a escrita da autora é boa ela descreve muito bem as ambientações e consegui daqui sentir todos os sentimentos "mortais" e os dilemas q a circe enfrentou na vida
não é perfeito perfeito mas é quase :)

Rafael Vinícios 14/05/2022

Resenha para Circe
Eu teria dado 5 estrelas pela ousadia e maestria que a autora demonstra ao reconstruir de forma tão profunda, honesta e bem construída uma deusa menor da mitologia grega. Circe foi historicamente contada como uma feticeira que transformava marinheiros em porcos por pura diversão. Frivolidade.

Circe na mitologia grega não tinha justificativas e motivações para fazer o que fazia. Circe não tinha história, ambições, medos e nem quaisquer sentimentos que uma deusa como ela certamente teria.

E a autora faz justiça à Circe ao finalmente dar a ela o que longos séculos haviam negado. Circe aqui é mais do que uma feiticeira ou deusa menor e é também uma amante, uma mãe, uma inocente, uma sobrevivente, uma lutadora, uma pesquisadora, frágil e poderosa, tola e astuta, aprendiz e mestra.

Uma deusa, uma louca, uma feiticeira, meus deuses ela é demais!

Brian.Castelhano 22/05/2020

Um livro agridoce, de fato, mas que me trouxe mais perto de umas das figuras gregas mais icônicas para mim. Uma honra passar esse tempo ao lado de Circe e de toda a sua força e resiliência, ídolo da magia.

Rebeca 30/09/2023

Uma ótima releitura pra quem ama mitologia, Circe foi uma leitura que me surpreendeu! Apesar de tida como vilã, Circe é uma personagem forte, intensa e determinada. A construção da personagem é perfeita, ver e pensar o seu lado em todo o desenrolar da história, com os demais personagens de uma forma muito bem construída.

literatriz 31/08/2021

Confortante e desafiador
O livro "Circe" é aquele livro que se torna uma leitura confortável por não ter tantas reviravoltas mas que nos faz se apegar com a personagem e tomar suas dores. Circe, de fato é uma deusa célebre e tem sua história contada como nunca antes, é ótimo ver sua evolução e sua convivência com outros personagem. Eu amei esse livro, a escrita, ambientação, o afloramento de Circe e seus sentimentos, sua solidão e sua bravura, uma verdadeira bruxa-deusa que reconhece que ser mortal não é mil maravilhas.

Bia Heckert 30/05/2021

Madeline Miller, única
?No passado, já pensei que os deuses eram o contrário da morte, mas agora vejo que estão mais mortos que tudo, pois são imutáveis e não conseguem segurar nada nas mãos.?

Desde a primeira frase de Circe, já sabia que seria um livro muito bom, mas confesso que talvez por ter ido com expectativas MUITO elevadas, eu tenha me decepcionado um pouco...
- eu sou apaixonada por mitologia e por história antiga, então foi um ponto muito positivo pois fala por si só
- a escrita da Madeline realmente é incrível, única, poética, linda! marquei várias passagens durante a leitura e pretendo ler outros livros da autora em breve (só fiquei baqueada pelo tamanho dos capítulos, mas ok)
- o que me decepcionou talvez foram os rumos tomados durante a história, poderia ter levado à uma ação maior, um desenvolvimento diferente e isso me desanimou durante a leitura, fiquei empacada por dias
- de 70% pra frente o livro engatou no ritmo e foi bem bom, o que aconteceu nos dois últimos capítulos eu ainda tô meio pensativa se gostei ou não, mas o final foi ótimo de qualquer forma

Enfim, eu gostei e achei um livro muito bom, de verdade. Mas acabei tirando uma estrela pelos pontos citados etc

Luciana 28/07/2022

Circe, a mais humana entre os deuses
Circe (Feiticeira. Bruxa. Entre o castigo dos deuses e o amor dos homens) é um livro escrito Madeline Miller e foi uma indicação do meu amigo @Rayoflight ?.

Conforme sugerido no título, o livro aborda a trajetória de uma das personagens mais icônicas da mitologia grega: Circe, a famosa feiticeira da Odisséia, de Homero.

O livro, de forma corajosa, se propõe a fazer uma releitura mais profunda e completamente voltada para essa personagem tão incompreendida do ponto de vista mitológico. Nesta nova abordagem,  Madeline Miller apresenta novas camadas do mito, presenteando o leitor com uma narrativa rica e envolvente.

O que eu mais gostei foi  a sutileza e a sensibilidade que a autora conseguiu transmitir em cada palavra escrita e dita nesse livro. Em alguns momentos eu quase conseguia sentir e cheirar as descrições que Madeline dava ou me envolver com os sentimentos de Circe. Com seu luto, sua dor, seu amor e amadurecimento.

"Por baixo deles fica o lugar onde eu realmente morava, uma eternidade fria de luto infinito"

Outro ponto alto do livro foi a sensibilidade com a qual Madeline narrou  a trajetória da personagem. Nascida deusa, entre deuses e em um ambiente absolutamente tóxico, a história da personagem é uma história de resiliência, mas também transita na construção do que é ser mulher e do que é esperado da mesma. Como ser? Como se comportar? Como agir como uma mulher? O que esperam de nós?

A própria relação entre o feminino  e a feitiçaria/bruxaria, por séculos direcionada de forma negativa e maléfica para as mulheres, é celebrada positivamente  por Madeline por meio de toda benevolência, curiosidade e sabedoria de Circe.

Em meio a deuses insensisiveis e arrogantes, a personalidade de Circe sempre foi um contraponto ao longo de todo o seu amadurecimento, fosse como uma deusa, uma filha, uma neta, uma amante, uma mãe e  uma mulher.

Sua empatia crescente, sempre tão destoante dos demais, o sentimento que não a encaixava em seu ventre materno, foi o que culminou, no final, em seu desfecho digno, belo e justo. E foi emocionante permear em seus sentimentos, deslizar por todo seu amadurecimento e perceber que sim, tinha que ser assim.
Ray of Light 29/07/2022minha estante
a maior

Cesar Garcia 02/05/2023

Um belo livro
A história de Circe é muito bem contada nesse livro incrível que nos mostra muitos personagens da mitologia grega de forma magistral.
De fácil leitura, com personagens cativantes, a autora acerta na mosca na composição dessa deusa / bruxa lendária.