Circe

Circe Madeline Miller

Resenhas - Circe

Camila 18/02/2023

Uma deusa que repudia sua divindade
Adorei acompanhar toda a trajetória de Circe, que é uma personagem singular e interessantíssima. Sua perspectiva sobre a divindade e tudo que a envolve me surpreendeu bastante, acho que é o diferencial na retratação de uma deusa. Gostei do livro, me senti bem imersa e entretida durante a leitura.
Tutu Cavalieri 18/02/2023minha estante
Quero mto ler

Maria 30/09/2021

??
esse livro é simplesmente maravilhoso, a escrita da Madeline é de dar inveja, a descrição das coisas e ligares, dos sentimentos, o passar do tempo, tudo! uuuuuunico defeito foi o final que pra mim foi completamente nada a ve, e por isso não ganhou 5 estrelas :( mas é com certeza um favorito

Melina.Oelberg 03/11/2021

Surpreendente e inquietante
Eu não conseguia parar de ler esse livro.
Acho que o subjuguei pela capa, achei que seria uma estória simples e que sabia alguma coisa de mitologia grega, mas estava errada.
Esse livro é incrível, envolvente, te deixa à flor da pele! Eu chorei, vibrei, fiquei agoniada, me apaixonei pelos personagens e a maneira como as histórias mitológicas compõem o enredo do livro, mesmo aquelas que circe não participa diretamente, é formidável, impecável!
A circe é incrível!!! Nossa! Ainda estou vibrando com essa obra de arte!
Um dos melhores livros que li este ano!

Grace santana 09/12/2023

Uma jornada
Não é um livro para quem espera batalhas épicas e grandes conflitos. A autora da voz a personagem e acompanhamos o seu crescimento e principalmente o seu amadurecimento. No começo da um pouquinho de raiva mas depois vamos entendendo e gostando mais e mais da personagem.

bia 06/06/2021

Depois de ler a Canção de Aquiles, minha expectativa tava bem alta pra esse livro.
O livro não tem um plot específico, é mais uma autobiografia de Circe. Senti que história foi um pouco repetitiva.
A escrita de Madeline Miller segue sendo linda e poética, mas esse livro não me prendeu muito e não me apeguei aos personagens. A leitura foi rápida pra mim, mas me decepcionei com o final.
Apesar de tudo, é um bom livro, principalmente pra quem curte mitologia grega.

becka 03/07/2020

Mediano
Ele é mediano, um pouco chato até certa parte do livro mas depois a história engata e fica mais divertida de se ler. Tem umas reflexões interessantes e uma certa gama de complexidade, mas não diria que é nada demais ou que vai explodir sua mente. Pra passar o tempo, tendo em vista eu ter lido muito livro ruim ultimamente isso só fez a história ficar melhor KKKK.

Izamara Ferreira 27/05/2020

Todas as criaturas que não são loucas precisam de amigos...
Gostei do livro, de sua escrita, de como a personagem principal, mesmo sendo uma divindade, tem características bem humanas...Pra quem gosta de mitologia grega é um prato cheio.
Gostei também da autora ressaltar a cultura patriarcal grega...
?Uma jaula dourada ainda é uma jaula.?

Clley.Oliveira 09/11/2021

Circe
Em 'Circe', Madeline explora a divindade de uma forma sentimental da deusa. Assim como em 'A Canção de Aquiles' foi explorado o lado de Aquiles e Pátroclo (dos gregos) a respeito da guerra de Tróia, em Circe é explorado outro lado da Odisseia de Homero.

Começamos com o nascer e o auto descobrimento da deusa-titã, filha do titã do sol, Hélio. O livro mostra
um lado íntimo de Circe, onde pasou seu milênio de vida sendo basicamente humilhada por não ser boa o suficiente como seus irmãos Pasifae, Perses e até mesmo Aeites. Entretanto, quando Circe descobre para a que veio a este mundo, a realidade começa a se dobrar diante dela.

Em mil anos, a vida lhe deu tantas lições que Circe aprende a não abaixar mais a cabeça para ninguém, nem mesmo aos deuses Olimpianos, ou muito menos seu próprio pai e sua família que sempre a menosprezou.

Uma jornada pelo lado mais sentimental e "mortal" de uma deusa-titã/ninfa que buscou sua própria liberdade em um mundo governado por homens.

Mari 02/05/2022

Muito bommm!!!
*** Leitura concluída ***

Nome: Circe
Autora: Madeline Miller
Editora: Planeta / Minotauro

Aqui nós teremos uma história dos deuses gregos contada pelo lado dos Titãs. Circe, filha do Deus titã Hélio, Deus do Sol. Ela descobriu desde criança que tinha seus dotes de feitiçaria e bruxaria. Um certo dia se apaixona por um mortal pescador e o transforma em divindade. Glauco vai morar junto com ela no palácio de seu pai e descobre que ele não sente nada por ela e que quer pedir Cila, uma ninfa bonita e poderosa em casamento. Circe desesperada acaba transformando Cila em um monstro de seis cabeças. Zeus sabendo da atrocidade acaba isolando a orce em uma ilha deserta chamada Eana e condenando-a em isolamento eterno.
Muitas surpresas acontecem a partir daí que prende demais a história.

? Cuidado com gatilhos:
- Abuso sexual
- Violência
- Drogas ilícitas

liv127 02/01/2023

faltou sal
Eu esperei muito desse livro, de verdade. Depois de ler A canção de Aquiles (um dos meus livros favoritos) eu estava muito ansiosa para ler mais da autora. Só que me frustrei bastante.
Dá pra cortar uns 10 capítulos desse livro sem interferir nada na história. Tem muita enrolação, descrição de tudo (odeio mas pra quem gosta fica a indicação) e isso faz com que a história fique muito cansativa. E Circe, uma personagem tão interessante e com tanto potencial começa a ficar chata devido a tanta informação.
E devido a esse tanto de informação, parece que a autora não soube dar um final tão impactante na história, por causa dos vários caminhos criados.
Tirando esses fatos, é muito interessante ver toda a evolução da personagem na história. Ela realmente mudou muito e aprendeu muito com tudo que passou.

bethmarch 04/09/2020

a escrita da autora é fenomenal e nunca vou deixar de me surpreender com o tanto que as histórias me prendem. muito triste por não ter mais outro livro dela pra ler :( já to com saudades

Luu 10/05/2021

Surpreedente.
Confesso que enrolei pra ver ler esse livro pq me deixei influenciar por uma resenga negativa. Não poderia estar mais enganada. A narrativa me cativou demais. Me apaixonei demais pela circe, mulher forte, guerreira, cheia de determinação.

ane 12/04/2022

gostei da escrita e dos personagens simpatizei muito com a circe no começo ela é bem bem burra até me deu raiva mas é sobre isso o livro vai fluindo e ela vai crescendo e amadurecendo junto com ele
achei especial pq fala de uma deusa menor e acredito q quebrou a expectativa de muitos q esperavam ver guerras e semideuses e deuses poderosos mas a história não é sobre isso. é sobre a circe e a história da vida dela até certo ponto
a escrita da autora é boa ela descreve muito bem as ambientações e consegui daqui sentir todos os sentimentos "mortais" e os dilemas q a circe enfrentou na vida
não é perfeito perfeito mas é quase :)

Maressa 26/10/2021

Circe - entre o castigo dos deuses e o amor dos homens
Antes de começar a resenha propriamente dita, preciso falar que essa é a segunda obra que leio da Madeline Miller.

Seguindo a ordem de publicação dos livros, li primeiro A canção de Aquiles. Um livro lindo que me deixou naquela ressaca (passei dias revivendo), então, na tentativa de superar aquele "blue", iniciei a leitura de Circe, e recomendo a quem tiver interesse de ler os dois livros, que siga essa cronologia.

Em Circe revemos muitos dos personagens que estiveram em Tróia e temos vários spoilers sobre o destino de Aquiles, Pátroclo, Odisseu etc.

**CIRCE**

Circe é uma "deusa menor", filha primogênita de Helio (deus Sol) e da ninfa Perseis. A personagem é muito bem construída, ao longo da história ela passa de criança/jovem desprezada para uma mulher forte e capaz de feitos inacreditáveis. A história lembra O Patinho Feio. Mergulhada na insegurança e carência afetiva, ela demora bastante a compreender a extensão do seu dom (bruxaria).

Durante séculos Circe se deixa rebaixar pelos outros, mas cada queda se transforma num ensinamento, até o ponto em que ela se entende soberana de si mesma, capaz de rechaçar deuses, enfrentar monstros e, principalmente, conquistar sua liberdade.

A leitura é fácil, CIRCE não é a protagonista sem defeitos, pelo contrário. Em muitos momentos ela é um exemplo, um alerta do que não devemos ser ou permitir (humilhada e subjugada por deuses e homens). Superando as dificuldades, a personagem chega ao final da história empoderada, sendo merecedora do seu desfecho.

Cinco estrelas mesmo!!! Super recomendo! Li online, mas o livro físico é belíssimo!

Ansiosa pelas próximas releituras da autora!

(Destaque para o trecho entre Circe e Prometeu).
Lana 27/10/2021minha estante
Entrando no clima de mitologia venho panfletar Percy Jackson ?. Na saga posterior de Heróis do Olimpo Circe vai aparecer em um dos livros kkk. Gostei da indicação ??????

Lana 27/10/2021minha estante
Perai cancela, não é Circe q aparece em HDO, é Hécate, me confundi porque ela também é uma feiticeira kkkk. Mas em Percy Jackson e os Olimpianos Circe aparece de fato.

Maressa 27/10/2021minha estante
Eu não conhecia a história dela, o que pra mim foi ótimo rsrs tu vai gostar da leitura

Rafael Vinícios 14/05/2022

Resenha para Circe
Eu teria dado 5 estrelas pela ousadia e maestria que a autora demonstra ao reconstruir de forma tão profunda, honesta e bem construída uma deusa menor da mitologia grega. Circe foi historicamente contada como uma feticeira que transformava marinheiros em porcos por pura diversão. Frivolidade.

Circe na mitologia grega não tinha justificativas e motivações para fazer o que fazia. Circe não tinha história, ambições, medos e nem quaisquer sentimentos que uma deusa como ela certamente teria.

E a autora faz justiça à Circe ao finalmente dar a ela o que longos séculos haviam negado. Circe aqui é mais do que uma feiticeira ou deusa menor e é também uma amante, uma mãe, uma inocente, uma sobrevivente, uma lutadora, uma pesquisadora, frágil e poderosa, tola e astuta, aprendiz e mestra.

Uma deusa, uma louca, uma feiticeira, meus deuses ela é demais!