Circe

Circe Madeline Miller

Resenhas - Circe

Sens0 25/05/2022

talvez fui com muita expectativa
Achei que esse livro ia virar favorito e foi bem diferente disso.

No começo estava interessante mas depois eu simplesmente não conseguia mais ler, demorei meses para terminar e apenas pq me obriguei a ler.

Como temos uma imortal vivendo com mortais não dá tempo de se apegar a ninguém além da principal (o que seria ótimo mas no fim não faz jus a isso). Além de que ficou repetitivo.

Não foi para mim, mas a história tem pontos interessantes.

Erika Rufo 23/05/2020

Adorei!
Livro perfeito pra quem curte mitologia grega. É um pouco parado no começo, mas ligo a história engrena e não dá pra parar de ler.
Lucas. 23/05/2020minha estante
Gosto bastante da mitologia grega. Essa autora eu não conhecia. Já coloquei na minha lista. Obrigado por me apresentar uma nova autora.??

PS: Um que eu gostei e indico é: Deuses para Clarice, de Clóvis de Barros filho.

Fabianne 13/06/2022

Por onde andavam as deusas?
Passei a minha vida lendo, assistindo filmes e escutando sobre as incríveis aventuras do universo mitológico, grego e romano, com seus deuses e filhos que herdaram deles os poderes e a beleza . Eles enfrentavam guerras, monstros e mares. Algumas vezes uma deusa aparecia para ajudar ou atrapalhar, e se fosse mortal tinha como único destaque, a beleza, e o papel feminino se resumia a isso.
Circe é uma semi-deusa que apaixona e comete um crime. Por esse crime ela é condena a viver sozinha em uma ilha. A família a abandona nessa ilha. Nunca ninguém vai vê-la ou visita-la por séculos. O mesmo acontece com a população feminina em condição de encarceramento. Enquanto homens recebem visitas com frequência, de esposas e familiares, muitas mulheres em condição de encarceramento passam a vida sem receber uma única visita. São condenadas pela sociedade e pela família. Este é apenas um ponto de reflexão do livro. Se for comentar cada um deles irei escrever outro livro.

Não sei se homens irão apreciar este livro como uma mulher. Eu simplesmente não consegui parar de ler. O livro fala de tantas coisas que enfrentamos, com uma sensibilidade única. A escritora usa a figura mitológica de Circe para desenvolver representação da figura feminina na mitologia. Então este livro é sobre nossas lutas, sobre maternidade, sobre abusos físicos e psicológicos, sobre solidão, sobre sororidade, e acima de tudo sobre vitorias. Maravilhoso, profundo, divertido e necessário.
yasmin.santtori 13/06/2022minha estante
Você explicou tão bem, concordo totalmente

Fabianne 13/06/2022minha estante
Quero ler o outro livro dela. Você já leu?

yasmin.santtori 13/06/2022minha estante
Li simm e eu gostei bastante, recomendo demais, mas circe continua sendo meu preferido.

Fabianne 13/06/2022minha estante
Quero ler tudo que ela escrever depois desse livro.

yasmin.santtori 13/06/2022minha estante
A escrita dela é boa demais né? Fiquei assim também

Regis 16/09/2022minha estante
Maravilhosa sua resenha Fabianne. ????

Fabianne 16/09/2022minha estante
Não chega aos pés das suas ? Régis.

sloth1 19/02/2023

Circe como mito sempre me fascinou, o livro exprime muito bem a leitura da história sobre uma figura feminina. Encanto, paixão, medo, tudo é sobre a bruxa.

bobbie 16/04/2023

Vale pelo peso do ponto de vista.
Quantas vezes você leu uma história em torno dos clássicos deuses gregos da antiguidade focada em uma deusa, uma mulher? Seus protagonistas são, se não sempre, quase sempre, corajosos, musculosos e heroicos homens? Aqui é diferente. O livro inteirinho é contato sob a ótica de Circe, bruxa filha do deus Hélio condenada por Zeus ao exílio em uma ilha. Uma ótica que privilegia a coragem e as transgressões da deusa, mulher, bruxa, amante e mãe, dente inúmeras outras alcunhas. Leitura inofensiva, que a mim não chegou a envolver (ele aqui assumo a culpa: sempre pegava pra ler tarde da noite, quando o sono já estava quase me vencendo).

Giu 24/11/2020

Circe, filha de Hélio e Perseis. Ninfa, sem poderes notáveis. A mais opaca entre seus irmãos, o motivo de piada para todos seus primos e primas que habitam o salão do Palácio de Oceano.

Seu primeiro amor por um mortal torna-se mais um motivo de vergonha para a família, porém traz à tona seu poder para a feitiçaria, que dividia com todos os irmãos. Mas, sendo a única que confessou descobrir seu poder por revolta e malícia, é mandada ao exílio na ilha de Eana, vivendo completamente isolada.

"Circe" aborda várias histórias em uma só. Usando a deusa como foco da narrativa, seus encontros com outros deuses e mortais a deixavam a par dos acontecimentos no mundo: a própria trajetória de Odisseu, como seria registrado por Homero, e todos as histórias que também se emaranhavam no conflito entre gregos e troianos. Para amantes e leigos em mitologia grega, os livros de Madeline Miller sempre serão um prato cheio.

Acompanhar o desenvolvimento de Circe desde uma jovem deusa, sua primeira paixão, seu primeiro coração partido, a maternidade e a busca pelo autoconhecimento é maravilhoso. A autora traz personagens cativantes e temas próximos ao séc. XXI sem perder a característica dos mitos originais.

Não dei 5 estrelas pois esperava um final com um clímax maior. Não conhecia os mitos sobre Circe, e muito do final de sua história se desenrolou somente nas últimas 40 páginas. Ainda assim, foi uma leitura ótima, assim como "A Canção de Aquiles", e sigo no aguardo de mais livros da autora.

voandocomlivros 27/01/2022

🦁"QUANTOS DE NÓS RECEBERIAM PERDÃO SE A VERDADE DE NOSSOS CORAÇÕES FOSSE CONHECIDA?"

Depois de me encantar com "A Canção de Aquiles", fui conferir "Circe" e meu deslumbramento com a escrita da Madeline Miller só aumentou.

A voz que nos guia nessa história é da própria Circe, mas a autora também passeia entre mitos e deslinda diversas figuras famosas da mitologia grega. Todas cerzidas em uma colcha bela e, ao mesmo tempo, lacrimosa. Dédalo e Ícaro, Medeia, Atena, Artemis, Hermes, Zeus, Minotauro, Cila, Odisseu, Telêmaco e Penélope são apenas algumas das personalidades que saltam aos olhos enquanto Circe pinta sua trajetória.

🦁"EM UMA VIDA SOLITÁRIA, HÁ RAROS MOMENTOS EM QUE OUTRA ALMA MERGULHA PERTO DA SUA, COMO ESTRELAS ROÇANDO A TERRA UMA VEZ POR ANO."

Filha do titã, Hélio, Circe surge a primeira vez na epopeia homérica, "Odisseia", onde é apresentada como uma ninfa fenticeira que transforma homens em porcos. Ao se aprofundar nas aventuras de Odisseu, é possível perceber que Circe é peça fundamental em sua jornada. Eu gosto muito de sua força e poder no clássico de Homero.

No livro de Madeline, conhecemos Circe desde sua infância, revivemos sua importância para Ulisses, de mil ardis, também conhecido como Odisseu, até sua vida madura.

🦁"CORAGEM NÃO É UMA QUESTÃO DE IDADE, MAS DE ESPÍRITOS BEM FORMADOS."

Quando li a "Ilíada" e a "Odisseia", peguei-me muitas vezes pensando em como os Deuses são erráticos. A cada página que lia de "Circe" esse sentimento se enraizava e deixava claro que a mortalidade é a principal e, até me arrisco em dizer que seja, a única diferença para com os humanos.

Eu adorei como a maternidade foi desconstruída nessa obra. Mesmo sendo uma deusa, os problemas e dores de Circe ao criar seu filho eram latentes, assim como o relacionamento complicado com seus familiares. A vida das mulheres não são nada fáceis, e nem sendo uma deusa é possível escapar de tamanha crueldade que os homens oferecem.

Apesar de encontrar uma Circe mais fraca e indecisa nesse livro, eu vibrei com várias de suas escolhas, principalmente a final.

E meu deleite maior foi me deparar com a ampliação da "Odisseia". Em "Circe", a história continua, confirmo e acompanho o estresse pós-guerra do Odisseu e ainda reencontro a minha personagem favorita das epopeias: Penélope. Como amo!🧡

site: https://www.voandocomlivros.com/post/circe-resenha

gabz 20/03/2023

tinha tudo pra ser bom, mas depois de algumas partes fica cansativo e chato.
pelo menos ela saiu da ilha e foi ser livre

hobbitusille 18/05/2022

Quando nasci, o nome para o que eu era não existia
não tenho nem muito o que dizer, além de que eu amei do começo ao fim como já sabia que iria amar. a escrita da madeline é fluida e bonita, da gosto de ler e é um dos maiores pontos altos do livro

pra mim o que deixou tudo muito incrível tambem é como não existe aquele enorme pano em cima dos deuses e titãs. eles são falhos, tem defeitos, não são divindades sem alguma imperfeição, nem mesmo a própria circe, e eu simplesmente amo isso.

enfim, leiam, só leiam!

Jackie! 04/05/2022

O Feitiço Foi Lançado!!!
Madeline Miller me encantou mais uma vez com a sua escrita, sério, essa mulher faz magia com as palavras.
Apesar da narrativa as vezes parecer se arrastar um pouco, devido a persistência da Circe nos mesmos "erros", a história flui bem e é capaz de mante o leitor entretido.
Eu amei o desenvolvimento dela ao decorrer do livro, sua evolução, tanto pessoal como de poder, é incrível. Eu também gostei das referências a outras histórias de "heróis gregos" e toda a mitologia por trás dos deuses do olimpo.

"Humilhar mulheres parece ser um dos passatempos preferidos dos poetas. Como se não pudesse haver uma história se não rastejarmos e choramingarmos?.

A Circe sofre muito no decorrer das suas histórias e aventuras, mas fica mais forte com o passar de cada uma delas.

PS: vale ressaltar que o livro possue alguns gatilhos.

Emy 16/08/2023

Surpresa boa
O livro tem uma linguagem muito boa e personagens muito marcantes, amei como foram introduzidos vários paralelos e curiosidades, eu amei a Circe, amei ver o crescimento e evolução dela.

itsthamy 27/05/2020

Gostei desse livro por poder saber um pouco mais sobre Circe. No início o livro é um pouco parado, temos uma Circe sempre lamentando tudo que acontece com ela e com razão em alguns momentos e ao longo dos capítulos vamos vendo ela crescendo e percebendo todo o poder que ela achou que não tinha. Um bom livro pra quem gosta de mitologia.

Rah 29/11/2023

Amo mitologia, não conhecia nada sobre Circe, me apaixonei por sua história.
Me lembrou bastante no coração da bruxa, que por sinal tb amei.
Circe é filha de Hélio divindade do sol, é a filha mais velha de 3 irmãos. Circe é inocente no começo, ela não gosta dos Deuses, não gosta das artimanhas, não gosta de ser temida e tem uma certa afinidade por mortais, essa ?fraqueza? leva todos a sua volta a menospreza-la.
Quando ela se apaixona por um humano, faz de tudo para que ele pudesse ser um imortal igual a ela, e por acaso descobre que seus poderes vem da bruxaria, seus poderes e de seus irmão, porém ela foi a última a descobri-los. Zeus faz com ela seja exilada por causa desses poderes, e assim ela passa sua vida presa em uma ilha, onde ela tem leões, lobos, aperfeiçoa sua magia, só que é solitária.
Circe passou por muita coisa, tinha horas que ficava com muita dó dela kkk?mas a mulher é forte, passou por tudo oq tinha que passar e ainda achou alguém que a amasse.
Mimurat.Nuri 29/11/2023minha estante
amo esse livre!!! Morrendo d sdds de reler. Circe simplesmente perfeita

jujubaod 29/11/2023minha estante
to me arrastando nessa leitura... achei o início meio chatinho, espero um dia amar ele pq parece ser maneiro

becka 03/07/2020

Mediano
Ele é mediano, um pouco chato até certa parte do livro mas depois a história engata e fica mais divertida de se ler. Tem umas reflexões interessantes e uma certa gama de complexidade, mas não diria que é nada demais ou que vai explodir sua mente. Pra passar o tempo, tendo em vista eu ter lido muito livro ruim ultimamente isso só fez a história ficar melhor KKKK.