A marca de uma lágrima

A marca de uma lágrima Pedro Bandeira

Resenhas - A Marca de Uma Lágrima

Jady.Isabelly 07/11/2015

ele quero ler
eu quero ler a marca de uma lagrima e nao quer ir
Ellen.Cristina 27/04/2016minha estante
Lágrimas adolescentes.

Li esse livro quando tinha meus 13 ou 14 anos, e reli mais umas duas ou três vezes durante o ensino médio... E leria outra vez! Em plena adolescência, eu me identificava com a personagem Isabel, características físicas e até emocionais, talvez exatamente por isso o livro tenha significado tanto para mim na época... Hoje é nostálgico falar de A Marca de Uma Lágrima, uma nostalgia boa, gostosa... Amizade, assassinato, mistério, amor não correspondido... e tudo no ambiente escolar! Quer mais identificação que isso??? Hoje (não preciso dizer minha idade, só de dizer que li o livro na adolescência já me denuncio rs), leria novamente só para relembrar...

Nati 28/08/2016

Marca mesmo!
Li esse livro para realizar uma adaptação para peça teatral na escola. Tive a oportunidade de dá a Isabel, então posso me esquecer da história, mas nunca me esquecerei o qual legal e envolvente ela é.
Isabel é uma menina que tem medo de se olhar no espelho por se achar feia. É excelente em redação e por isso tem a facilidade de transformar sentimentos em palavras.
Protagoniza uma, verdadeira, ciranda. Fernando é apaixonado por ela, mas ela gosta de Cristiano, que gosta de Rosana, sua melhor amiga.
Para conhecer as aventuras desses quatro, leia a marca de uma lágrima.
Iracema.Oliveira 28/08/2016minha estante
Estoria que se passa com muitos adolescentes , retratada de modo simples e empolgante.

Jade194 18/01/2016

Troco!
Olá! Tenho este livro disponível para a troca, quem se interessar é só mandar uma mensagem avisando. Faço trocas pelo plus e livro x livro.
jéh 19/01/2016minha estante
Oi Jade, eu desejo esse livro queria saber quais são as condições.

Leonardo Zocal 01/11/2014

Uma História que prende nossa atenção do inicio ao fim
Este livro conta a história de Isabel uma menina que sentia-se feia e gorda e que se apaixona pelo seu primo Cristiano que era apaixonada pela sua melhor amiga Rosana , que sempre pedia para ela escrever lindas cartas de amor para o Cristiano como se fosse a Rosana.Isabel acaba conhecendo Fernando em uma festa e acaba descobrindo que ele também estuda em sua escola, ele se apaixona por ela e eles tornam-se grandes companheiros.Certo dia foram mandados para diretoria porque chegaram atrasados e isso não era permitido na escola, quando chegaram na diretoria avistaram o corpo da diretora Albertina morta , caído sobre o chão.Ficaram em choque!!!
Nesse momento Isabel descobre que é uma testemunha chave deste crime. Alguns diziam que Dona Albertina havia se suicidado, mas o que realmente aconteceu é que ela foi assassinada. Á partir dai Isabel e Fernando passam a ir atrás de pistas para solucionar este crime. Brucutu era o principal suspeito e era funcionário da escola,chegou ameaçar Isabel achando que ela iria culpá-lo pelo crime.
Outro suspeito era a Professora Olga.
Isabel ganhou um bombom e estava envenenado, o que tomou conta do seu corpo e ela foi internada. Depois de passar por este susto a policia descobre graças a Isabel que a verdadeira assassina era a ex-diretora Virginia que morria de inveja da diretora graças a toda sua inveja , matou o Brucutu e queria que sua terceira vitima fosse Isabel quando tenta matá-la pela segunda vez no hospital com uma injeção e que só não consegue graças a chegada de Fernando.A ex-diretora acaba sendo presa e confessa todos seus crimes.
Passado tudo isso Cristiano descobre que quem escrevia todas as suas lindas carta que recebia era Isabel quem escrevia e que ela era seu amor.Porém depois de Isabel descobrir que o beijo que ganhou na festa era de Fernando acaba percebendo que ele sim é o seu grande amor e começam a namorar e ficam felizes para sempre.
Cecilia.Alcantara 26/11/2014minha estante
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk Eu já li o livro diversas vezes, é um dos meus favoritos! Mas para quem ainda não leu é melhor avisar que a sua resenha contém muitos 'spoilers'!

Nanda 29/01/2011

Encantador
Sou suspeita para falar desse livro, já que foi com ele que peguei o gosto pela leitura, mas vamos lá.

A Marca de uma Lágrima conta a história de Isabel, uma garota que escreve poesias e não gosta de si mesma, que se apaixona cegamente por seu primo Cristiano ao mesmo tempo que ajuda sua melhor amiga a conquistá-lo. Alguns podem achar a história é tola, mas acho que uma das mais bonitas que já vi. Pedro Bandeira foi cuidadoso ao criar as personagens, trazendo um grande sentimento de afinidade com, se não a protagonista, todos os outros envolvidos na trama. Um pouco de suspense é adicionado quando a diretora do colégio de Isabel falece e assim, a história caminha de um jeito sutil e viciante, onde nós procuramos solucionar um crime, bem como encontrar respostas para questões que todos já vivenciamos quando jovens, como o primeiro amor, as ilusões e os sonhos, tão bem colocados sob o ponto de vista de Isabel.

Já li este livro no mínimo, quatro vezes, e ainda suspiro
Esse livro é um dos meus preferidos!

Estou passando para recomendar a leitura de Golfinhos e Tubarões ? O outro mundo.
Skoob: http://www.skoob.com.br/livro/341027-golfinhos-e-tubaroes-o-outro-mundo

Para saber mais sobre o livro: https://www.facebook.com/GolfinhoseTubaroesOOutroMundo
Espero que goste!

Ele pode ser encontrado na livraria Cultura: http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=13098850&sid=20148116215823629715091660

Maírys Lima 07/01/2013

Na frente do espelho...
Se eu tivesse lido esta obra do Pedro Bandeira na minha adolescência, talvez Isabel fosse minha musa de quatorze anos, mas em fim, a ficção daria um bom filme, o livro simplesmente é estingante, vale a pena, a ideia de que uma lagrima venha ser a assinaturas de versos e poesias transforma a leitura convidativa, e o diálogo no espelho mostra a realidade de olhos perfeitos que não enxergam a veracidade, Pedro Bandeira descreveu com perfeição as imperfeições escritas na adolescência e colocou todo o seu amor na filha, que ate então, ele não teve...
"Há o instante da chegada
e o momento da partida.
Quanta vida eu já vivi?
Quanta resta ser vivida?"

Isabel, digo, Pedro Bandeira.
LuanadeOliveiraSilva 15/10/2013minha estante
Ameiiii...Cara me bateu uma vontade imensa de lê-lo.Muito boa.

@ARaphaDoEqualize 23/03/2011

[Resenha] A Marca de Uma Lágrima
Resenha Escrita Para O Blog www.gliteryinthemirror.blogspot.com

E o meu amado o que diria
se eu partisse?
O que diria se estes
versos não ouvisse?
O que teria em suas mãos
senão um corpo dessangrado
cheio de carne, de suspiros,
de delírio apaixonado?

Isabel é uma fantástica adolescente de 14 anos, que escreve lindos poemas, inteligente, sagaz. Para todos, ela sempre tem uma resposta na ponta da língua, menos para o seu inimigo: o espelho. Isabel é complexada, pensa que é feia, gorda e coisas típicas da idade e tem uma melhor amiga, Rosana, que ela vê como perfeita, apesar de não se sair tão bem nas matérias da escola. Num determinado dia, a mãe de Isabel a obriga a ir na festa de aniversário do primo Cristiano, que ela faz anos que não vê, nem se quer se lembrava do garoto. Para acompanhá - la, chama Rosana para ir. Quando chega lá, se vê completamente apaixonada pelo primo, que tem olhos apenas para Rosana. Decepcionada, Isabel acaba bêbada no jardim da casa, mas uma pessoa misteriosa a encontra e a beija. Em seu profundo intimo, Isabel tem certeza que essa pessoa é Cristiano, mas na verdade não é. É Fernando, um encantador garoto que insiti em tentar conquistar sua amizade.

Faltaria, porém, o recheio das idéias,
a loucura e a razão,
que transforma um encontro sem graça
em tremenda paixão!
Mas não tema o meu querido
que esse amor desapareça,
por ele é amado ao mesmo tempo
por um corpo e uma cabeça.

Isabel acaba entrando em um impasse profundo, quando a sua melhor amiga e o seu apaixonante primo começam a namorar e Rosana pede para que ela escreva poemas para entregar a Cristiano e Cristiano pede para que ela escreva poemas para entregar a Rosana. Como entregar para sua própria amiga a pessoa que você julga ser o seu amor para toda a vida? Como responder seus próprios poemas? Seria fácil escrever o que se sente pelo primo e responder a altura, quando o ama.

Depois de testemunhar o roubo de cianureto no laboratório e encontrar o cadáver da diretora na sala de diretoria, Isabel se aproxima mais de Fernando, que as poucos vai conseguindo conquistá - la, até desistir de viver e tomar remédios da mãe e acaba parando no hospital. Porém, o assassino da diretora não vai querer testemunhas. Nesse momento, Fernando salva Isabel e então ela descobre que em todos os momentos em que precisou, sempre era Fernando que estava ali por ela e pra ela, e não Cristiano e se entrega a esse romance.

O corpo ele pode beijar, cheirar,
fazer do corpo mulher.
Mas a cabeça o possui, manipula,
e faz dele o que quer!
Haja o que houver, do meu amor
esse garoto foi o rei.
Digam a ele que com corpo e cabeça
eu sempre o amarei.

Eu resolvi reler o livro apenas para poder escrever essa resenha. A Marca de Uma Lágrima é um livrinho antigo, escrito na década de 80 pelo autor Pedro Bandeira. Quando eu o li pela primeira vez, deveria ter por volta dos meus 11 ou 12 anos. E como não se apaixonar pela história da Isabel, Cristiano, Rosana e Fernando? Como não suspirar pelo enredo romântico, pela escrita fácil, pelos poemas apaixonados?

Eu simplesmente amo os livros do Pedro Bandeira, em especial esse, que fez parte da minha pré - adolescência. Apesar de ter sido escrito há algum tempo, muitas escolas ainda pedem ele pra leitura. Teve várias edições e passou por várias editoras, mas não perdeu o charme. Por ser velhinho, tem a linguagem daquele tempo, as gírias do jovens, mas nada que não dê pra enteder, é até divertido! A Marca de Uma Lágrima é um romance gostoso de ler, escrito no ponto de vista de uma garota de 14 anos por um homem. Os poemas que aparecem nesse livro são tão famosos quanto o próprio autor.

O amor de Isabel é tão puro, tão ingênuo e mesmo assim ela põe na frente a amiga e o primo para que possam viver o momento enquanto ela sofre. Quantas garotas fariam isso? Quantas mulheres teriam uma atitude semelhante a essa?

Indico o livro por ser muito bem escrito, ter poemas per - fei - tos e saber que os autores brasileiros estão a altura. Ler A Marca de Uma Lágrima é se apaixonar e voltar a ter 14 anos. É querer escrever poemas como Isabel. É querer ser persistente como Fernando. É querer ser a garota bonitinha que pega o primo da amiga. :) É querer reviver o seu primeiro amor.

A marca dessa lágrima testemunha
que eu o amei perdidamente.
Em suas mãos depositei a minha vida
e me entreguei completamente.
Assinei com minhas lágrimas
cada verso que lhe dei,
como se fossem confetes
de um carnaval que eu não brinquei.
Mas a cabeça apaixonada delirou
foi farsante, vigarista, mascarada,
foi amante, entregando-lhe outra amada,
foi covarde que amando nunca amou!

Isabel com 14 anos, entupiu a cabeça do seu autor com várias dúvidas enquanto escrevia a estória.

[...] Enquanto escrevia A Marca de Uma Lágrima, uma série de dúvidas não me saía da cabeça:

- O que estou fazendo? Pode uma menina de 14 anos apaixonar - se de verdade? Pode qualquer jovem de 13, 14 ou 15 anos amar verdadeiramente alguém? Como é a cabeça de um jovem dessa idade? Como são os sentimentos desses meus leitores? Serei eu capaz de penetrar e entender o coração dessa juventude? Aí está A Marca de Uma Lágrima. Nela, procurei pensar e compor poemas como se eu próprio fosse Isabel e estivesse apaixonado aos 14 anos.

E você, já leu A Marca de Uma Lágrima?
Flávia 16/03/2018minha estante
Li sim, já com idade adulta! Agora que estou mais velha estou relendo e simplesmente amando

Analu. 24/03/2011

Achei um pouco forçado, as emoções dela eram exageradas demais, tudo bem adolescente vou dar uma relevada. Mais ela chegava a ser irritante, como uma pessoa pode ver tanta coisa ruim em si mesma ? Mais ok , ela era complexada essa era a história. E ela cavava a própria sepultura , lá com os poemas, parecia que gostava de sofrer, isso realmente me irritou . E eu não sou fã de poesia então essas cenas eram chatas pra mim g.g . Só gostei do Fernando, que lamento ter aparecido tão pouco , foi uma história muito rápida e era bem previsível , eu sabia quem matou quem , quem beijou quem e o final ... Acho que ela teria tudo pra ser melhor se tivesse mais cenas românticas, e explorasse melhor o Fernando. mais mesmo assim , é legalzinho ... só que não foi nem de longe, um dos melhores livros que eu já li.
caahferreira13 11/02/2021minha estante
Miga eu dei nota 4 nesse, nossa kkkkkk eu amei na época de escola

anapaula.mendes 25/05/2020

Primeiro livro a gente nunca esquece
Esse livro conseguiu me transportar de uma tal forma para seu universo, que me apaixonei pela leitora.
vicki4you 03/03/2021minha estante
Olá ,

Diego 21/10/2020

Livro bom
Eu gostei bastante do livro, mesmo que ele seja meio pesado, por apresentar coisas incestuosas, eu achei a história realmente boa, conforme você vai lendo, você fica fissurado no livro para saber oque acontece em seguida, então, eu gostei do livro e o recomendo.
Talita.Cipriano 28/10/2020minha estante
"Coisas incestuosas"??? Que???

Daday 12/06/2017

Lembro me que após terminar esse livro fiquei com a famosa ressaca literária (eu ainda nem sabia q esse era o termo) tinha acabado de completar 13 anos e Pedro Bandeira me arrebatou com essa estória, esse livro é bom demais.. leiam!
Clebe 15/10/2017minha estante
undefined

Yara 03/05/2011

Real
A Marca de uma Lágrima conta a historia de Isabel, uma garota de 14 anos que acaba de entrar no colegial. Um pouco antes das férias acabarem, Isabel é convidada para ir a festa do céu primo Cristiano, a quem não via a muito tempo. Temendo que a festa fosse chata, Isabel convida sua amiga Rosana para ir com ela. Na festa assim que Isabel vê Cristiano, ela se apaixona por ele, porém seu primo dirige todas as atenções a Rosana. Escondida no jardim e completamente bêbada Isabel é beijada por alguém, mais que é esse garoto?
A leitura foi ótima, eu fui completamente envolvida pela Isabel, seus temores e receios, tudo ficou impregnado na minha carne.
Acho que o fato da Isabel ter praticamente a minha idade influenciou para que o livro tenha sido extremamente real para mim. Ela era uma garota com as mesmas duvidas e com problemas muito parecidos com os meus. Mais, deixando isso de lado, a narrativa do Pedro Bandeira é fascinante! Esse foi o primeiro livro dele que eu li, e eu tenho um pé atrás com a literatura nacional. Antes de começar a ler eu estava com a idéia de que o livro não ia ser bom, pura e exclusivamente pelo fato do livro ser de um autor nacional. E acabou que no final do livro eu tive que dar a minha cara a tapa por esse preconceito estúpido e idiota.
Durante o livro todo eu pude sentir um leve corrente, que me fazia ler cada vez mais, e que me puxava cada vez mais para a mente de Isabel. Isso, em parte, se deve aos vários poemas que Isabel escreveu, os poemas mostravam o coração da personagem, e isso me fez ficar apaixonada por ela. E claro, ainda há o Eduardo. Em todo o livro, apesar de ser o nome do Cristiano que aparece, eu senti como se tudo que fosse destinado ao Cristiano era na verdade para o Eduardo (acho que apenas quem leu vai entender isso).

Suellen 04/05/2011

Amo de paixão!
Li este livro no colégio, na sexta ou sétima série (faz alguns anos rsrsrs). Ele foi o primeiro livro que devorei, que li com prazer, que naquele momento de "paixonites" adolescentes me compreendeu e no qual eu pude, de alguma forma, me ver.

AMO, indico demais.
ps.: Esse livro é um romance adolescente! Se você não tiver 13, 14 ou 15 anos leia lembrando de como aquela época era boa!!!