Querem nos calar

bell puã

Resenhas - Querem nos calar

1 | 2 | 3 | 4 | 5

KKbarros82 16/03/2021

"quando eu escrevo poesia é motim"
Decidi ler poesia como um hábito diário para desbravar essa forma de escrita que foi sempre estranha aos meus olhos. Poesia na escola era sempre massacrante. Odiava. Não me conectava. Drummon, Bandeira, Vinícius que homens são esses que proclamam sobre amor, saudade, solidão e sexo? Que amor, que saudade, que solidão e que sexo é esse que não me identifico? Que mulheres são essas que inspiram esses poetas que não encontro em lugar algum? No entanto ler poetas como Rupi Kaur, Hilda Hilst e Ryane Leão descobri que poesia era muito além de amor, saudade, solidão e sexo na visão masculina, descobri que poesia era revolução, libertação, reencontro, empoderamento. Quando li essas poetas aquelas palavras em versos eram como se fosse declamadas para mim. Percebi que tínhamos voz, nossa voz, nossa libertação. Mulheres que com palavras, rimas e versos usam a poesia como uma desconstrução das regras normativas e usam-a com destreza como arma poderosa para dizer em voz alta: NÓS MULHERES, SOMOS INVENCÍVEIS!!! LIBERTE-SE!!! DERRAME-SE!!!
Então, GRITEM, "isso não vai te fazer inabalável mas toda mulher que fala é invencível."
"Se querem nos privar, ocuparemos espaços! Se querem nos apagar, escreveremos livros! Se querem nos calar, vamos falar mais alto!"

Pri Leal 30/03/2021

Mulher, solta tua voz
Publicado em 2019, Querem nos calar: poemas para ser lidos em voz alta é um convite a escuta e escancara a fala. Como diz Conceição Evaristo em prefácio: é uma escrita em confronto ao silenciamento de mulheres que buscam impingir sobre nós.
Este livro é uma antologia organizada pela escritora Mel Duarte que traz 15 mulheres de todas as regiões do Brasil, e com isso o slam, batalha de poesia falada, como literatura de resistência frente a um país que tenta todos os dias nos calar, sobretudo mulheres negras. Mel Duarte ressalta que o slam é um espaço poético-político. Cada poesia é uma expressão artística de reivindicação, de seus lugares de direito, de manifesto e de colocar como protagonista sua própria história.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

site: @comunadeusa.literatura

Stephanie.Moraes 29/03/2023

Leitura necessária para todas as mulheres
Conseguiram juntar nesse único livro todas as inseguranças e as dificuldades de ser uma mulher nos dias de hoje. É uma leitura pesada, mas necessária. Faz a gente refletir no nosso dia a dia e entender o motivo de termos que nos posicionar mediante as situações que menosprezam e desvalorizam todas nós, apenas pelo fato de sermos mulheres.

Vivi 03/02/2024

O livro é uma antologia com vários poemas e autoras mulheres falando sobre sentimentos profundos e reais

thesirkogirl 16/01/2022

deveria ter lido antes
comprei o livro logo quando foi lançado (em 2019), li poucos poemas do mesmo naquele ano. hoje, 3 anos depois, cá estou eu.

me apaixonei de novo pelos mesmos poemas que li naquele dia, mas em compensação, me vi encantada por dezenas de novas palavras.

Thaís 28/01/2022

"Não
eu não falo
pelas mulheres
quero ouvi-las."
O livro reforça a importância de valorizar a luta das mulheres através de poemas que mostram as realidades enfrentadas por essas mulheres diariamente. Uma leitura maravilhosa!

Andressa.Silvino 16/01/2021

Perfeito, perfeito, perfeito!

Projeto maravilhoso com uma diagramação linda além das páginas e dos próprios textos. É nítido o cuidado na produção do livro e isso enche o meu coração de afeto.

Além disso, os poemas e poesias foram perfeitos! Por vezes me vi lendo, declamando e até mesmo gritando alguns dos versos. Sentindo através de minhas palavras as verdades ali contidas.

Perfeito.

Mariana 05/01/2021

A leitura desse livro é exatamente o que o título promete, é como se você estivesse na batalha

Isabel.Cristina 24/03/2022

Leiam!!!!
Já faz mais de 1 mês q terminei e esqueci de fazer resenha, mas sei que esse livro é muito necessário, poemas e textos incríveis, feitos por mulheres mais incríveis ainda, leiam que não vão se arrepender!!!

Lalinha 11/10/2020

Inspiração ?
Essa coletânea de poesias com diferentes poetisas me fez refletir um pouco do meu papel na sociedade como feminista e me aqueceu o coração de interpretar uma constante evolução de todes nós juntas de mãos dadas em busca de uma sociedade menos machistas, estamos aprendendo.

Larissa 26/04/2022

Um salve pra essxs mulherão da [*****].
Leitura mais que necessária, declamar isso aqui é um ato de resistência! E lendo em voz alta as palavras contidas aqui se tornam cada vez mais cortantes, e tbm reconfortantes, existentes, resistente, é revolta que grita e a alma escuta, coração ferido costurado por palavras de luta. Arrepio na pele e na mente, é meninas a luta é permanente! AMOOOO! viva o slam.

Aninha 28/06/2022

Slam
Coleção de slams escritos por mulheres, um mais incrível que o outro. Me ajudou muito no meu estágio, onde trabalhei com o Slam.

Sparkles 30/06/2022

lindos poemas
Meu poema favorito foi "Slam Blues - Take I"

Bonito ler uma antologia com poemas escritos por diversas mulheres de diversos lugares.

Ladis 03/08/2020

Inspirador
A única coisa que posso fazer, é divulgar esse livro para todos, cheio de questionamentos sociais, reflexões; esse livro nos chama para ver a realidade e situações de mulheres de todas as regiões do Brasil, cada poeta presente neste livro deu um pedaço da sua alma para a perfeição dessa obra

Lais.Lagreca 19/04/2021

Vamos gritar o que tentam esconder. Chega!
“Querem nos calar: poemas para serem lidos em voz alta” é uma antologia organizada por Mel Duarte, na qual quinze mulheres slammers têm espaço para compartilhar poemas. Esses poemas perpassam temáticas como violência de gênero contra as mulheres, violência sexual, abandono, solidão, empoderamento etc.
De início já temo um prefácio maravilhoso escrito por Conceição Evaristo que demonstra a beleza desse trabalho.
Eu adorei ler esses poemas. Eu me emocionei e senti raiva durante a leitura, mas também senti a força das mulheres, senti a força e poder das mulheres negras, que por tanto tempo foram silenciadas, mas chega! Não dá mais!

Recomendo muito a leitura!

1 | 2 | 3 | 4 | 5