O mundo da escrita

Resenhas - O mundo da escrita

1 | 2 | 3 | 4

esthe 04/12/2022

meu deus.
eu juro que eu não sei nem por onde começar. fiquei fascinada por esse livro desde quando vi o martin falando por uma hora seguida e concluí que ele era o homem mais inteligente do mundo. o livro só me confirmou isso.
sou suspeita pra falar porque aprendi MUITO com ele, mas esse livro é genial em todos os aspectos possíveis.
tem partes arrastadas e as vezes uma sobrecarga de informações (que foi o que, particularmente, me fez demorar tanto pra terminar a leitura) mas a combinação das imagens, com a história, a narrativa e a própria literatura é uma experiência única de aprendizado pra ser levada pra vida toda. todo mundo devia ter a oportunidade de conhecer a história da literatura assim.

Rafael_Santiago 04/10/2022

Ótima narrativa e exposição do tema
O livro tem como foco principal narrar como se deu e como tem acontecido a evolução da escrita. Contudo, a história narrada no livro é bem rica pois o autor no decorrer da narrativa vai puxando fios nos levando a episódios ora interessantes, ora curiosos, ora cativantes e que têm como mote principal a escrita. O estilo de escrita e exposição do tema me lembrou bastante o do Simon Singh autor de ?O Livro dos códigos?, ?O último teorema de Fermat? e ?Big Bang?, por exemplo. Sendo informativo mas nada cansativo. Acaba que é um livro de história sobre aspectos importantes da nossa civilização, pois é fato que a escrita já está impregnada em nossa sociedade há muito tempo. Então eu reforço que ao ler esse livro você não vai simplesmente aprender sobre a história da escrita vai poder (re)visitar alguns fatos marcantes de nossa história geral que possuem alguma correlação com o tema principal.

Luciane.Bueno 23/08/2022

Um mundo apaixonante
Amei acompanhar a história da escrita deste os nossos ancestrais, sua evolução até chegar nos tempos de hoje. Para quem gosta de história e é apaixonado por livros, recomendo!

Andreluizdsg 15/08/2022

A literatura e seu papel histórico
Para quem ama livros e ama entender o por quê das coisas.
O autor viaja pela História para encontrar textos atemporais como a Odisséia e Gilgamesh e contar como vários fatores ajudaram na sua criação e como eles influenciaram o mundo quando publicados.
Nota 1000

Fernanda 15/06/2022

Eu peguei esse livro pra ler sem muitas expectativas, já que estava com ressaca literária, e confesso que foi uma leitura que me surpreendeu muito. Primeiro a questão da escrita, que é fluída. Segundo a escolha dos livros que são tratados, alguns dos quais eu não conhecia.
No final do livro comecei a perceber alguns erros de revisão, mas nada que atrapalhe muito.
Pra quem gosta de ler sobre livros e textos literários é uma ótima escolha.

Isadora 06/03/2022

Li com interesse em alguns capítulos específicos e estes não me decepcionaram.
A leitura é um pouco repetitiva em alguns momentos, mas no geral é um bom livro. A proposta de contar uma história científica de modo não academicista leva à facilidade para com a leitura e desperta interesse pelas próximas páginas.

Felipe.Camargo 03/02/2022

Para os apaixonados pela leitura!
24ª Leitura do ano: O mundo da escrita, Martin Puchner
Peguei a dica no Podcast ?Daria um livro?, em uma entrevista com o grande neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis (aliás, quem gosta de podcast e de literatura, esse é maravilhoso!).
O livro é uma verdadeira viagem temporal e geográfica do autor (professor de Harvard) sobre como a literatura está presente nos mais diversos desdobramentos da história humana. Desde a identificação de Alexandre Magno com Aquiles (o grande herói da Ilíada), até o mercado literário bilionário que abrange o universo de Harry Potter e o mundo regido pela Internet.
Destaque para o capítulo da viagem de Goethe pela Sicília e sua aspiração por uma literatura universal e a utilização da literatura como arma de guerra pela poetisa Anna Akhmátova.
Amante da leitura, leia sem medo!

Natanael Nonato 15/01/2022

Muitíssimas informações!
A escrita é uma das armas mais poderosas que existem no mundo. Através dela, histórias e ideias são passadas de geração à geração, fazendo com que o passado sempre se torne presente aos olhos de quem lê.

Cada capítulo deste livro é destinado a um período ou à figuras históricas que foram cruciais para o desenvolvimento da escrita. Desde a origem na Mesopotâmia, passando pelos livros sagrados, filosofias diversas e os romances clássicos, do Oriente ao Ocidente, o Mundo da Escrita é uma grandiosa fonte de informações.

Ao tentar incluir povos de diversas partes do mundo na história da escrita, o autor se perde no quesito relevância e os últimos capítulos (relacionar o rebelde mexicano naquele capítulo dos centro americanos junto com a história da tribo africana e o último capítulo do Harry potter e moderninadare principalmente) se tornam um pouco enfadonhos e distoantes com o restante do trabalho. Além disso, algumas vezes que senti dúvida quanto à veracidade das afirmações feitas pelo autor, acabei verificando que ele se baseou em polêmicas não muito esclarecidas e sem consenso geral... Mas foi muito bom no fim das contas.

Cris.Aguiar 02/01/2022

Grata surpresa!
O assunto me interessou, mas fiquei com medo de ser um livro chato... Que bom que mesmo assim comecei a ler!
Um livro ótimo! Muito bem escrito, simpático... simpático e inteligente são as melhores características. Pense em um professor que você tenha adorado ter aula, que sabia passar o conteúdo e você se entusiasmava... Assim me senti ao ler esse livro.
Adorei a linha do tempo, adorei as histórias e me deixou com gostinho de quero mais.

Tenho certeza que ele sabe muito mais do que colocou nesse livro, mas entendi a linha de raciocínio que resolveu seguir e funcionou.
Se você ama história e literatura, com certeza gostará muito de ler esse livro.

RECOMENDADÍSSIMO!

>> Janeiro 2022

Fernando Teixeira 16/10/2021

Um resumo importante da História literatura
Achei a primeira metade do livro muito satisfatória, porém senti que a segunda metade teve algumas ?barrigas?, queria que o autor se aprofundasse em alguns temas, mas infelizmente nossos interesses não convergiram kkkk, natural, não foi a primeira obra com falta de sinergia que eu li. Não será a última também.

Iris.Cacais 10/09/2021

Como a literatura mudou a civilização
Se você, assim como eu, ama literatura, pode se aventurar nesse livro sem ler essa resenha. Garanto que é um presente para os amantes da literatura, uma viagem incrível através da história para nos mostrar como a escrita moldou e ainda molda a humanidade.

O autor faz um relato instigante sobre o invento da escrita e de suas tecnologias como o papiro, o papel, a imprensa de Gutenberg e atualmente ebooks e a internet. Todas essas ferramentas foram fundamentais para a preservação de ideias, filosofias e ensinamentos de professores que nunca escreveram sequer uma palavra - como Jesus, Buda e Sócrates.

O livro conta com dezesseis capítulos, cada um nos leva a uma obra fundamental e seu momento histórico, sua influência e importância no mundo.

Somos apresentados a uma das figuras mais emblemáticas e poderosas da história: Alexandre, o grande. Um conquistador de terras que andava para cima e para baixo com uma cópia de um dos livros mais antigos da história: A Ilíada. Uma história feita para ser cantada mas que foi eternizada na literatura e dessa forma exerceu grande influência nos passos de Alexandre, não apenas em suas conquistas mas também na fundação da cidade mais letrada da antiguidade: Alexandria.

A história de Miguel de Cervantes que com sua obra Dom Quixote foi alvo de um dos primeiros casos de pirataria da literatura. O primeiro romance da história: O romance de Genji, escrito por uma dama de companhia que precisou aprender secretamente a arte da escrita na corte japonesa nos anos 1000. E A sociedade Maia que nos prova que a escrita foi criada duas vezes, em locais completamente distantes e distintos do mundo. Estes são alguns exemplos do que você vai encontrar nesse livro.

Uma leitura fluída, cheia de imagens e narrada como um grande romance da humanidade. É realmente um sapiens para quem ama ler.

''o aspecto mais fascinante da literatura sempre foi permitir aos leitores o acesso à mente dos outros, inclusive daqueles mortos há muito tempo.''

site: https://iriscacais.wixsite.com/navegantesliterarios

EduardoCDias 03/08/2021

Evolução da escrita
Uma volta pela evolução da escrita durante a historia, com obras fundamentais como Genji (considerado o primeiro romance), Popol Vuh, A epopéia de Gilgamesh e outros. Interessante perceber que a escrita foi desenvolvida em lugares diferentes: Mesopotâmia e América Central. A importância da palavra escrita na preservação de textos sagrados e relatos orais, inclusive durante épocas de guerra e ditaduras.

Edmilson.Gomes 20/06/2021

Excelente o livro o mundo da escrita, indicação de um amigo, como é revolucionário as palavras sendo em um dado momento da humanidade, transcritas em papel, e mudando a história, recomendo para quem quer conhecer como surgiu a escrita.

Livia Barini 04/06/2021

Chato
Imaginava que seria um livro contanto a história da escrita recheado de histórias interessantes e pitorescas. Estava complemente errada. O livro é um misto de diário de viagem com comentários/análises sobre textos que o autor considera interessantes ou importantes.
Sinceramente é muuuuuito chato. Uma grande decepção. Custei a terminar.

1 | 2 | 3 | 4