Eu, travesti

Eu, travesti Nana Queiroz
Luísa Marilac

Resenhas - Eu, travesti

Samuel - IG @ModernoLiteral 28/06/2020

Uma história de começos e recomeços
Li esse e-book para o mês do Orgulho que estou organizando lá no meu ig literário @modernoliteral e olha, depois de tudo o que a Luisa passou, não tem como negar que ela é uma mulher forte.
Dei 5 estrelas e indico fortemente a todos.

(eu poderia escrever mais porém estou com preguiça, infelizmente o sistema de merda do skoob me obriga a fazer resenha para que o livro contabilize na meta anual.)

Walney 04/07/2020

Eu brasileiramente lutadora
Luísa essa brasileira que fugiu da fome e das mazelas da vida conta sua história desde além paraíba até chegar em Guarulhos, em seus anseios por ser aceita e na busca da sobrevivência, conta esse conto tão brasileiro.
Luísa Marilac, em suas memórias mostra a luta daqueles que veem de cidades pequenas e dos subúrbios dos grandes centros, essa luta pela sobrevivência do comer, do vestir, e do ser respeitado como individuo, realidade dura, crua e sem sentido que toma conta de tantos brasileiros. “Eu travesti” não trouxe para mim algo de novo, no quesito de lidas de quem vive de prostituição, ou luta pela vida e pela dignidade de cada dia, mas me fez querer me por no lugar do ser humano Luísa, com suas carências e dores, que foi muito persistente e apesar das tantas quedas, buscou se reerguer, uma leitura fácil e fluida que faz com que nós não só nos compadeçamos, mas entendamos que todos temos nossas histórias de dores.

Cassiano.Mello 05/07/2020

Impactante, surpreendente e necessário
Esse livro é um dos melhores que li esse ano. É um livro em que a Luiza conta a sua história de vida e absolutamente arrebatador. Ela faz a gente rir e faz a gente chorar. Eu fiquei impressionado com o bom humor e a leveza que essa mulher tem, mesmo depois de já ter visto e vivido as maiores crueldades que a humanidade é capaz de gerar. A Luiza é uma luz e uma voz que tem que ser ouvida por todos, independente da identidade de gênero e orientação sexual

Cinthia.Dabee 16/02/2023

Todos precisão ler.
O livro me fez chorar, me fez sentir muitas emoções, me senti dentro do livro por ser mulher trans , por estar na pele dela, o sofrimento dela por amor, foi algo marcante, a história dela na Itália, era algo que a minha mãe de travesti contava, bom livro e bem fiel e realidade, não tem ilusão e sim só a verdade, como e a vida de uma mulher trans, embora ela e de outros tempos, mas até hoje cabe muita coisa que ela passou no passado, e real.

Suzy 24/08/2020

Injustiças
Eu quero proteger ela, pelos deuses, como o mundo pode ser um lugar tão cruel para certas pessoas???

Liane.Dias 18/10/2020

Transformador
Que livro incrível! Realidade dura e cheia de força dessa mulher maravilhosa!!

Amei ler e conhecer essa existência ??

Gleison 26/12/2020

Vida real
Belo relato de uma vida difícil, mas bem verdadeira. Impossível não se emocionar com as alegrias e tristezas vividas por Luisa Marilac.

ariana 28/06/2021

Livro pesadíssimo de uma realidade cruel.
A escrita da Nana é maravilhosa, muito fluida. A história de vida da Luisa é muito cruel, revoltante e dá vários socos em nossos estômago o tempo todo.

João Vitor 29/06/2021

TODO MUNDO DEVERIA LER!
Em Eu, Travesti, Luísa Marilac e Nana Queiroz costroem juntas uma obra espetacular. A escrita da Nana é uma coisa de outro mundo e faz com que todos os episódios passados por Luísa durante sua vida, nos hipnotizem ao mesmo tempo que nos angustiam a cada página virada.

Eu não conhecia muito a Luísa, além do famoso meme "Se isso é estar na pior... porra, imagina o que é estar bem né?". E acompanhar toda sua jornada de luta e sofrimento foi pesado demais, mas ainda assim, muito enriquecedor.

A narrativa crua, relata a realidade das mulheres trans e travestis do Brasil. E como nossa sociedade condena e marginaliza essas pessoas, diariamente. Acompanhamos o bullying sofrido por Luísa desde a infância no colégio, o qual a fez desistir dos estudos, a relação perturbada com a mãe, a entrada no mundo da prostituição como única alternativa para sobreviver, o tráfico internacional de mulheres, os diversos amores de Luísa, o consumo exacerbado de drogas e como isso pode fazer mal ao ser humanos, entre diversas outras problemáticas.

A história toda nos mostra uma Luísa que, acima de tudo, tinha e era um coração enorme. Que colocava aqueles que amava acima de si própria e os tinha como combustível para aguentar todas as astrocidades as quais teve que passar.

Eu terminei o livro emocionado demais com toda a trajetória dela, orgulhoso demais por ela ter chegado aonde chegou e nunca ter desistido, como muitas durante seu caminho seja por vontade própria ou não mas, principalmente, terminei reflexivo demais com o meu papel na sociedade. Acho que a maior mensagem que tirei desse livro é saber tirar um momento para olhar o mundo ao nosso redor e enxergar como, no meu caso, tenho uma série de privilégios que pessoas trans, como a Luísa, não tiveram, não têm e precisarão de muita luta ainda para terem no futuro. Recomendo DEMAIS esse livro para literalmente todo mundo, e pra mim, é um livro que todos deveriam ler, porque é muito especial e se tornou um favorito da vida.

Caesar 08/08/2021

Leitura necessária. Um verdadeiro tapa na cara da sociedade heteronormativa que há anos contribui, de alguma forma, com a exclusão social de travestis e transgêneros. Luiza Marilac disseca suas memórias e ao mesmo tempo revela a dura vida de travestis no mundo da prostituição, somada a todas as modalidades de exploração e a total negligência do poder público contra uma população em situação de extrema vulnerabilidade.

Indira 28/09/2021

Eu que me vi em muitos momentos replicando o bordão da Luísa fiquei muito agradecida de poder ler esse livro e descobrir sua história de vida. Sabe eu penso nela como uma pessoa que eu gostaria de conhecer, sentar ao lado e bater um papo acompanhado de um cafezinho.
É muito chocante ler tudo que ela e tantas outras travestis passam pelo mundo sabemos que não é fácil viver dessa maneira que por mais que nos dias de hoje às coisas estejam mais suaves digamos assim o preconceito nunca deixará de existir. Que as Luísas por aí sejam fortes e que todos possam ler seu livro.

Cami 13/11/2021

História pesada, porém necessária
É um livro ótimo em questão de escrita, porém se você é sensível a violência é melhor ter cuidado, ainda mais se tratando de uma travesti brasileira, pois infelizmente o Brasil é um dos lugares que mais mata travestis, então cuidado, mas vale a pena pra nós que nem sonhamos como é estar na pele dessas mulheres muito mas muito fortes!

Felibalex 19/11/2021

Uma leitura para a vida
Esses relatos da vida de Luísa chegam dilacerando e arrancando tudo aquilo que a gente achava que sabia sobre a vida de uma travesti. A leitura é tão intensa e marcante que deveria ser compartilhada como um relato de sobrevivência e fazer parte da cabeceira de todas e todos que se dizem aliados da causa lgbtqia+ (principalmente dos t, a sigla mais invisível). Recomendo. É perfeito.

tali 02/12/2021

uma biografia necessária!
iniciei o livro sem associar a biografada ao seu famoso bordão, mas logo entendi de quem se tratava. esta é uma biografia sensível, dura e cruel. finalizo ela impressionada com a coragem e a garra da Luísa Marilac, lendo o livro percebi o quão forte ela é, mesmo sendo agredida, estuprada, roubada, traficada, presa e abandona por aqueles a quem ela confiava, ela se mantinha de pé e pronta para outros desafios, de fato, um ser humano de muita garra e coragem.

Fernando 18/01/2022

Luísa e sua humanidade
Leitura importantíssima.
Nesse livro, Luísa e Nana nos deixam ver um pouco como é a realidade das travestis brasileiras, longe do glamour e muito marginalizada.
Luísa yem muita história pra contar e parece que o livro surfa em algumas delas, deixando quem lê com vontade de saber muito mais.
Luísa é humana, não uma fada sensata que nunca erra. O que choca e é dolorido é ver como toda a estrutura onde ela se insere não a aceita e a repele (família, religião, mercado de trabalho, sociedade em geral). A própria vida na prostituição não é nada fácil, entre a cafetinagem, os abusos, o pouco caso do poder público. Seja no Brasil, seja na Europa.
É de admirar que Luísa mantenha tanta leveza em seu dia a dia (sigam ela no YouTube). Achei o livro fantástico e necessário.