Cidade das Garotas

Cidade das Garotas Elizabeth Gilbert

Resenhas -

Cass 30/05/2024

Precisei me esforçar para gostar e não deu certo
Não tenho muito o que dizer sobre esse livro, todas as partes que achei interessantes ou envolventes não tinham haver diretamente com a protagonista, basicamente todos os pensamentos e atitudes dela me irritavam e os últimos 40% do livro foram quase uma tortura.

Acredito que na história existem pontos e citações que são verdadeiras e fazem a gente pensar, mas não vejo como elas condizem com as atitudes da protagonista.

Ana 22/05/2024

Eu não sei explicar muito bem por que gostei tanto desse livro. Mas eu absolutamente amei.

Acho que tem algo muito potente em mulheres contando suas próprias histórias sem nenhum pingo de remorso, um sentimento que nascemos sentindo.

Pra mim esse livro foi meio que um Evelyn Hugo, só que focado no teatro, na liberdade sexual, na guerra (e infelizmente mais heterossexual). Acho que isso demonstra a excelência da narrativa.

Foi um mergulho muito profundo nessa época da história, de uma maneira muito envolvente que te faz querer ler tudo de uma vez só.
Biafort.Meireles 25/05/2024minha estante
Eu também amei

Lora Pontes 10/05/2024

"O mundo não é plano, Vivian! E não liga para suas regras "
A princípio, custei a me envolver na história de Vivian Morris, mas depois a história me envolveu de tão forma que eu parecia estar vivendo na NY dos anos 1940. Personagens maravilhosos, trechos dignos de serem guardados, lidos e relidos.
"A certa altura da vida de uma mulher, ela se cansa de sentir vergonha o tempo inteiro. Então está livre para se tornar quem é de verdade."

bbylauralima 02/05/2024

Cidade das Garotas, por Elizabeth Gilbert
Cidade das Garotas conta a história de Vivian Morris, uma jovem adulta vinda de uma "boa família" americana. Depois de ter sido convidada a se retirar da universidade onde estuda, a garota é enviada pelos pais para Nova York, onde a tia gerencia um teatro, o Lily Playhouse. É assim que Vivian é repentinamente arrancada de seu mundo de colégios internos e riqueza e jogada na Nova York dos anos 40. Na companhia de astros da época, coristas e de todo o perigo que a cidade apresenta, Vivian descobre o mundo do teatro, todo o glamour no palco e toda a podridão quando as cortinas se fecham. Assim, em uma cidade que parece pertencer a todos e a ninguém, ela passa a tentar descobrir quem é e, no processo, descobre quem não quer ser quando se envolve em uma polêmica que ameaça destruir tudo que ela já foi ou pode ser na vida, tudo isso enquanto a temível segunda guerra mundial se aproxima.

Tem muitas coisas que eu poderia dizer sobre esse livro. Tem muito de Os Sete Maridos de Evelyn Hugo nele. No entanto, acho que de vez em quando é bom ir direto ao ponto e o ponto desse livro é: mesmo quando comete um erro que ameaça toda a sua vida no teatro, quando vira as costas para alguém que machucou ela no passado e depois volta atrás com coragem, quando concorda em dar um tiro no escuro com uma amiga e por uma amiga, Vivian continua em frente. Apesar da jovem ingênua e influenciável que ela era, ela passa por cima disso, enfrenta críticas de cabeça erguida e se torna uma mulher diferente da menina que foi nos anos depois de chegar em Nova York, sem nunca deixar as melhores características dela para trás. Ela segue em frente, ela é resiliente, livre e uma boa pessoa, mesmo que não uma "boa garota" americana. Acho que a grande mensagem de Cidade das Garotas é: passe pela vida quando ela for boa e quando for ruim, quando for cativante e quando for desesperadora, caia e se levante, erre e acerte, mas continue em frente apesar das expectativas e das experiências passadas. Não desista quando errar, a vida não acabou até que tenha acabado, aí, sim, não terá mais nada que você possa fazer. Até lá, você ainda tem a vida inteira para recomeçar.

Além disso, acho que teria gostado mais do livro se fosse um pouco mais velha. Se tivesse mais ou menos vinte anos, por exemplo.

BArbara 28/04/2024

Que leitura adorável! Acho que esse livro tem um dos finais mais lindos e empolgantes que li recentemente, portanto, poderia reler o livro várias vezes só para curtir as últimas 50 paginas. É a história de Vivian Morris escrita por ela mesma em uma carta para Angela, a filha do homem mais importante da sua vida romántica. Angela quer saber sobre a natureza do relacionamento entre Vivian, uma modista de New York e seu pai, portanto, Vivian se sente motivada a descrever com o maior grau de sinceridade, sua história para que Angela possa gerar as suas próprias conclusões.

Vivian foi enviada aos 19 anos à New York de 1940, fascinada com uma vida de festas, boêmia e descontrol, em um contexto político que preparava-se para a II Guerra Mundial, fenômeno que mudaria a vida para todos nessa mesma década.

Acho que essa foi uma das coisas mais importantes do livro, toda a transição que a Guerra no processo de amadurecimento dos jovens de New York. Posso dizer que é três livros em um: antes, durante e depois da Guerra.

É uma ótima indicação para quem curte história e romance. A leitura é leve, rica em detalhes e aborda seu próprio jeito de se aproximar a conceitos como: amor, amizade, liberdade e maturidade. Só dei 4,5 de pontuação, porque o início é um tanto lento, mas vai melhorando conforme a gente avança.

Isa 28/04/2024

Interessante
Gostei bastante desse livro, desde que terminei a leitura às vezes me pego pensando na história, que é muito boa. Diminuí um pouco minha nota porque a leitura me cansou um pouco, em alguns momentos os capítulos são arrastados, mas mesmo demorando dois meses para terminar o livro, a história me entreteu e me marcou.

Isadora.Macedo 18/04/2024

MUITO bom
O livro te envolve e te leva pra atmosfera do lily, é simplesmente impecável até mais ou menos 60% do livro depois disso ele fica muito lento, mas continua sendo um livro muito bom e muito bem escrito

Luciana 18/04/2024

Que leitura maravilhosa!!
Comecei a leitura, sem saber nada do livro, e apesar das mais de 500 páginas, ao longo da leitura, cada uma destas páginas parecia necessária para contar sua história!
O livro conta a história de uma mulher, que narra sua própria vida para uma outra pessoa, passando por todas as atribulações que ela causou para si e para as pessoas próximas, bem como narra de forma rápida os sofrimentos da segunda guerra mundial.
Um livro cheio de delicadeza, profundidade, ternura, paixão, drama, que me arrancou lágrimas, e me fez pensar!
Vale muito, muito, muito ler?Me apaixonei, e fiquei feliz em ver uma escritora mais ?atual?, com uma escrita prazerosa e com paixão!

Leticiametal 05/03/2024

Gostei muito da leitura. A autora escreve bem, a história é inusitada, me levou para um tempo e um mundo diferente do que conheço. Boas horas de entretenimento.

emileysz 02/03/2024

How i met your father
Definitivamente essa foi uma das leituras que eu mais gostei de fazer nesse ano de 2024 até o momento. que experiência incrível acompanhar as peripécias de vivian morris no período pré-guerra, seu amadurecimento enquanto pessoa e sua obstinação em seguir seus próprios parâmetros no que tange à própria vida.

amei todos os personagens, mas achei a última parte bem apressada. não me importaria de ler mais 300 páginas que esmiúçassem cada dia de vida dessa protagonista fascinante. a escrita sarcástica e com um tom saudosista me ganhou. que incrível foi poder acompanhar o desenvolvimento de cada personagem e o papel exercido para o desenvolvimento da vivian.

me encontro bem dividida ao dar a nota porque, por mais que tenha amado a leitura, não tem uma grande história por trás como eu imaginava. recomendo esse livro a todos que gostam de um livro sobre pessoas normais e suas histórias de vida.

vanessa.pivotto 25/02/2024

Surpreendente
"O mundo não é plano. Você cresce achando que as coisas são de certa maneira. Acha que existem regras. Que as coisas têm que ser de um jeito. E você tenta viver em linha reta. Mas o mundo não liga para as suas regras ou as suas crenças. O mundo não é plano, Vivian. Nunca vai ser. Nossas regras não significam nada. O mundo simplesmente acontece com você de vez em quando, é isso que eu acho. E as pessoas têm que seguir por ele da melhor forma possível".

Belíssima escrita e enredo. Uma história sobre amizades, amor, luto e autodescoberta. Os personagens são bastante reais, você tem vontade de dar um sacodes neles muitas vezes, mas essa é a graça.

Jordaann 22/02/2024

Eu simplesmente AMEI!
Esse é um livro puramente ficção histórica, então vai ser mais lento mesmo, vai ter detalhes e também talvez o foco não seja um possível romance mas sim a jornada da protagonista. E por isso, um amei muito!

A escrita da autora é simplesmente maravilhosa, engraçada, simples e comovente. Te faz rir, refletir e sentir de verdade as emoções e acontecimentos que a personagem passa ao longo da leitura.

Tem uma comparação com Evelyn Hugo mas eu acho muito diferentes entrei si, tanto no objetivo quanto no jeito da narração. A história foi me conquistando aos poucos e terminou ganhando meu coração.

O único porém que tenho a dizer é que talvez tenha tido páginas além do necessário e que quando o grande plot que motiva o início do livro acontece, ainda tem mais de 60 páginas que poderiam facilmente terem sido menores.

Mas recomendo MUITO! Esse livro vai ficar na minha cabeça por muito tempo ainda ?

Joice 20/02/2024

Vivian, sem dúvidas, foi a protagonista mais detalhista ao contar sua trajetória de vida. Ela relata uma Nova York, antes, durante e pós Segunda Guerra Mundial. E o tocante dessa história é o quanto ela é atual. "Cidades das garotas", foi o melhor achado dos últimos tempos. Vivian, é exemplo de mulher! Determinada e forte, daquelas que sabe viver a vida. Passou por cima de muita coisa para ser leal junto aos seus e, arriscou a pele para satisfazer seus desejos. Deixa o legado de que não é preciso ser uma "boa garota" para ser uma boa pessoa. E isso a torna única. Certeza irei ler outras vezes...