O livro negro do empreendedor

O livro negro do empreendedor Fernando Trías de Bes

Resenhas - O livro negro do empreendedor

Adilson22 06/03/2023

Muito bom! Recomendo. Leitura simples e objetiva. Cheio de exemplos e é bem didático. Vale a pena a leitura para qualquer um que quer empreender.

Irineu4 17/09/2022

Te ajuda a evitar erros
Depois de ler, provavelmente vou evitar muitos erros que cometeria tanto na vida profissional quanto na pessoal, é um bom livro, e provavelmente como disse anteriormente, podemos levar seus ensinamentos para nossa própria vida.

Julia 06/03/2022

Achei o conteúdo do livro bem fácil. É rápido de ler e o autor é bem objetivo no texto. Recomendo a leitura para quem tem interesse no assunto.

Tchou 15/01/2021

Pensei em desistir mas valeu a pena
O início do livro achei desinteresse e desestimulante visto que o tema é voltado para quem está empreendendo ou pretende empreender. Mas antes mesmo do meio dele passei a encontrar sentido no que ele em titula de Fatores-Chave do Fracasso (FCF).
Creio que o livro seja muito adequado para aqueles que pensam em empreender mais do que quem já iniciou seu negócio. Não para que seja algo a estimular a nem mesmo começar pois ele é muito incisivo nas palavras duras. Mas para alertar de diversas situações que levam muito ideia boa ao fracasso.
Leia o livro para não ouvir nenhum "eu te avisei" de alguém mais experiente.

Vitor Hugo 06/01/2016

Bom livro, mas deve ser lido com ressalvas!
O livro é bom, o autor consegue passar de maneira simples e em poucas páginas, o que o empreendedor deve ou não fazer quando abrir um negócio.
O problema no livro é que ele foi escrito, como se fosse uma verdade absoluta. Ou seja, se o empreendedor seguir todos os passos do autor, ele terá sucesso. Sabemos que não é assim que funciona. Cada empreendedor tem sua maneira de administrar o negócio, cada um possui suas particularidades.
Ex: Em um dos capítulos do livro, o autor cita que o empreendedor deve conhecer profundamente o setor onde quer atuar. Será se é verdade? Bom, Steve Jobs criou o Itúnes, sem nunca ter tido experiências com o mercado da música. Ele apenas chegou a conclusão que existia um mercado(oportunidade), onde ele poderia explorar, ou seja, mesmo sem o conhecimento no setor, sabia que o mesmo, tinha deficiências.
Ex2: O que o Talis Gomes fundador da EasyTáxi(app de táxi), sabia ou entendia sobre táxis e mobilidade urbana? ZERO! Mas a partir de uma visão, ele colocou a ideia em prática.

O capítulo que mais me chamou a atenção positivamente, foi sobre sócios. Depois da leitura, com certeza exclui a possibilidade de possuir um sócio. É como fala o Flávio Augusto da Silva: ''Sócio que não trabalha é pior do que juros de banco''.

A grande lição que fica é: para empreender não precisa apenas de um motivo, mas também da motivação para que no primeiro obstáculo, o empreendedor não desista!!!

Fabs 02/02/2012

Uma boa leitura para empreendedores
O livro tras pontos que podem ser novos ou não a quem o lê. Apesar disto, seus exemplos enriquecem a experiência do leitor que visa empreender (ou já está empreendendo).

Consiste em uma leitura bem leve, rápida e franca. Assim como toda conversa de negócio deve ser.
Muriel 13/07/2013minha estante
Realmente bem franca, estou lendo e já abortei a ideia de ter sócios rsrs.