Vitor Hugo 06/01/2016Bom livro, mas deve ser lido com ressalvas!O livro é bom, o autor consegue passar de maneira simples e em poucas páginas, o que o empreendedor deve ou não fazer quando abrir um negócio.
O problema no livro é que ele foi escrito, como se fosse uma verdade absoluta. Ou seja, se o empreendedor seguir todos os passos do autor, ele terá sucesso. Sabemos que não é assim que funciona. Cada empreendedor tem sua maneira de administrar o negócio, cada um possui suas particularidades.
Ex: Em um dos capítulos do livro, o autor cita que o empreendedor deve conhecer profundamente o setor onde quer atuar. Será se é verdade? Bom, Steve Jobs criou o Itúnes, sem nunca ter tido experiências com o mercado da música. Ele apenas chegou a conclusão que existia um mercado(oportunidade), onde ele poderia explorar, ou seja, mesmo sem o conhecimento no setor, sabia que o mesmo, tinha deficiências.
Ex2: O que o Talis Gomes fundador da EasyTáxi(app de táxi), sabia ou entendia sobre táxis e mobilidade urbana? ZERO! Mas a partir de uma visão, ele colocou a ideia em prática.
O capítulo que mais me chamou a atenção positivamente, foi sobre sócios. Depois da leitura, com certeza exclui a possibilidade de possuir um sócio. É como fala o Flávio Augusto da Silva: ''Sócio que não trabalha é pior do que juros de banco''.
A grande lição que fica é: para empreender não precisa apenas de um motivo, mas também da motivação para que no primeiro obstáculo, o empreendedor não desista!!!