Mockingjay

Mockingjay Suzanne Collins

Resenhas - Mockingjay

Sofia 20/01/2023

amei e o final!!! o último é tão bom quanto os outros livros e o epílogo acabou comigo completamente

Maria 15/01/2023

"What i need is the dandelion in the spring. The bright yellow that means rebirth instead of destruction. The promise that life can go on, no matter how bad our losses. That it can be good again. And only Peeta can give me that"

periclecias 08/01/2023

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
Sendo sincera, eu não esperava fazer uma resenha formal, mas reler Jogos Vorazes com o conhecimento que tenho hoje me força a isso. Acho que existem poucos livros que já li que conseguiram exprimir com tanta competência a mente humana em um cenário verdadeiramente distópico. Da mesma forma, não me lembrava da competência da Suzanne Collins ao retratar uma revolução ? e como revoluções não se desprendem de seu tempo. A forma como ela retrata o regime do Distrito 13, assim como o processo de recuperação da Katniss das feridas mentais e psicológicas causadas pelos dois jogos em que ela participou, é uma das coisas mais humanas que li em muito tempo. Jogos Vorazes sempre foi minha trilogia favorita e, reler com o conhecimento sociológico e psicológico que tenho hoje, deixou a experiência ainda mais rica.

Ana 28/12/2022

Ótimo final
O final dessa série é ótimo. Amo a velocidade deste livro em comparação ao anterior. Amo o desenvolvimento dos personagens. Odeio o final mas entendo o apelo.

livia 16/12/2022

?Mas ninguém voltou. Exceto eu.

?O que eles querem é que eu assuma verdadeiramente o papel que designaram para mim. O símbolo da revolução. O Tordo.?

? - Porque na arena você só consegue um único desejo. E custa muito caro.
- Custa sua vida.
- Ah, não. Custa muito mais do que a sua vida. Assassinar pessoas inocentes? Custa tufo o que você é.?

?Você está vivo.?

? - A questão é: o que você vai fazer?
- O que eu vou fazer? Eu vou ser o Tordo.?

? - Você poderia pedir a Lua e eles teriam de arranjar um jeito de conseguir para você. - Ele não sabe que já estou pedindo a Lua ao exigir que eles poupem a vida de Peeta.?

? - Se vencermos, quem vai ficar no governo?
- Todos!?

?O presidente Snow diz que está nos enviando uma mensagem? Bom, tenho uma para ele. Você pode nos torturar e nos bombardear e queimar nossos distritos até que eles virem cinzas, mas está vendo isto aqui? Está pegando fogo! Se nós queimarmos, você queimará conosco!?

?Katniss Everdeen, a garota em chamas, agora queima.?

?A estonteante queda em direção ao esquecimento.?

?Eles transformaram você numa arma que pode ser instrumento da destruição da humanidade [?] Você realmente confia nas pessoas está com quem está trabalhando? Você realmente sabe o que está acontecendo? E se você não sabe... descubra.?

?A pérola de Peeta. Dou um nó para prender a pérola no canto do paraquedas e enfio tudo bem no fundo da bolsa, como se fosse a vida de Peeta e ninguém tivesse o direito de tirá-la enquanto ela estivesse sob a minha guarda.?

?Eu às vezes sinto falta de casa. Mas aí lembro que não sobrou nada para a gente sentir falta.?

? - Katniss, não acho que o presidente Snow vai matar Peeta. Se ele fizer isso, ele não vai ter mais ninguém que você queira. Ele não vai mais ter nenhuma forma de ferir você.
- Então, o que você acha que vão fazer com ele?
- O que for necessário para quebrar você.?

?É impossível ser o Tordo.?

?O presidente Snow uma vez admitiu que a Capital era frágil. Na época, não entendi o que aquilo significava. Era difícil ver com clareza porque eu tinha muito medo. Agora não tenho mais. A Capital é frágil porque depende dos distritos para tudo. Comida, energia, até mesmo para recrutar os Pacificadores que nos policiam. Se proclamarmos nossa liberdade, a Capital entra em colapso. Presidente Snow, graças a você, estou oficialmente proclamando a minha hoje.?

? - Quer dizer então que agora vale tudo?
- Acho que não existe um código de regras do que poderia ser inaceitável um ser humano fazer com outro ser humano.?

?As pessoas do 2 engoliam propaganda da Capital muito mais facilmente que o resto de nós. Abraçavam seu estilo de vida. Mas, apesar de tudo isso, ao fim do dia, continuavam sendo escravos.?

? - Mas a diferença significativa entre o 13 e a Capital são as expectativas do populacho. O 13 estava acostumado à dureza, ao passo que na Capital, a única coisa que eles conhecem é Panem et Circenses. Panem et Circenses se traduz por "pão e circo". O escritor queria dizer que em retribuição a barrigas cheias e diversão, seu povo desistira de suas responsabilidades políticas e, portanto, abdicara de seu poder. - Penso na Capital. No excesso de comida. E na diversão mais importante de todas: os
Jogos Vorazes.?

?O problema é que não consigo mais dizer o que é real e o que é inventado.?

?- E se eu conseguisse criar asas, poderia voar. Só que as pessoas não conseguem criar asas. Verdadeiro ou falso?
- Verdadeiro. Mas as pessoas não precisam de asas para sobreviver.
- Tordos precisam.?

?Sou o pássaro de Cinna, inflamado, voando freneticamente para escapar de algo inescapável. As penas flamejantes que crescem de meu corpo. O bater das asas apenas faz com que as chamas se movam. Estou me consumindo, porém indefinidamente.?

?Quando fico à deriva e incapaz de navegar é que eles aparecem. Os mortos.?

?Presa há dias, anos, séculos quem sabe. Morta, mas sem permissão para morrer. Viva, mas totalmente morta.?

?Meu nome é Katniss Everdeen. Tenho dezessete anos. Meu lar é o Distrito 12. Não existe mais Distrito 12. Eu sou o Tordo. Eu derrubei a Capital. O presidente Snow me odeia. Ele matou a minha irmã. Agora eu vou matá-lo. E então os Jogos Vorazes acabarão...?

?A vitória estava nas mãos dela. Tudo estava nas mãos dela. Exceto eu.?

?Estou por conta própria.?

?Acho que Peeta tinha certa razão quando disse que poderíamos destruir uns aos outros e deixar que outras espécies decentes assumissem o planeta. Porque há algo significativamente errado com uma criatura que sacrifica as vidas de seus filhos para resolver suas diferenças. A verdade é que viver num mundo onde esse tipo de coisa acontece não traz benefícios a ninguém.?

?Sei que isso teria acontecido de um jeito ou de outro. Que aquilo de que necessito para sobreviver não é o fogo de Gale, aceso com raiva e ódio. Eu mesma tenho fogo suficiente. Necessito é do dente-de-leão na primavera. Do amarelo vívido que significa renascimento em vez de destruição. Da promessa de que a vida pode prosseguir, independentemente do quão insuportáveis foram as nossas perdas. Que ela pode voltar a ser boa. E somente Peeta pode me dar isso.?

? - Você me ama. Verdadeiro ou falso?
- Verdadeiro.?

?Aqui é seguro, aqui é um abrigo. Aqui as margaridas lhe protegem de todo perigo. Aqui seus sonhos são doces e amanhã serão lei Aqui é o local onde eu sempre lhe amarei.?

clara 30/10/2022

gente ?
a melhor coisa q eu fiz foi ler essa trilogia, esses foram tipo os melhores livros q eu li na minha vida e eu to exagerando mesmo não ligo eu amei muito muito muito muito

eu chorei muito nesse ultimo to bem mal ta????? mas é muito bom eu amei amei amei
so fiquei bem confusa em alguns momentos pq acontece tudo mt rapido mas td bem faz parte

Romero 19/10/2022

Lento demais
Comecei esse livro em meados de 2020. Aliás, os outros dois já estavam sendo chatos e lentos. Amo os filmes, mas o livro...
Então, comecei em 2020 e terminei hoje (em 2022). Li em português e depois comprei a versão inglês (onde acabei finalizando).

Achei o livro lento, sem ação e muito chato. Katniss fica a maior parte do tempo trancafiada no subsolo. E quando sai pra lutar ou surta ou é ferida. Os últimos capítulos no campo de batalha (na capital) são rápidos e sem muitos detalhes. Nossa, só decepção com finais de trilogias ultimamente.
Dos três, Em Chamas foi o melhorzinho.

Marcela 11/10/2022

Eu gostei mas...
... É difícil manter a qualidade e atender todas as expectativas sendo o 3o volume de uma trilogia cujos dois primeiros são obras incríveis.

Eu gosto do desenvolvimento das personagens e nesse livro a esfera psicológica é desenvolvido um pouco diferentemente.... As tensões vão para além do físico, social ou políticos.

Não vou entrar em detalhes pra não me estender. Nas outras resenhas já falei das construções das personagens, narrativa e linguagem, isso não muda, segue ótimo.

O fim é muito bacaninha, não teria esperado ao longo de boa parte da trama, mas eu queria muito que a autora desenvolvesse mais, desse ao leitor o gostinho da intimidade dos relacionamentos apresentados, não sei, talvez eu seja romântica demais kkkk

Stephanie 07/10/2022

Vale a leitura
Leitura bem fluida, leve. Gostei bastante da trilogia. Tem momentos que me fizeram refletir sobre a sociedade atual e ver que não estamos muito longe disso.

Vinijgc12 28/09/2022

a maneira como a trilogia se encerra é simplesmente espetacular, sem deixar pontas soltas, causando suspense mas resolvendo tudo