Paraizo-paraguay

Paraizo-paraguay Marcelo Labes

Resenhas - Paraízo-Paraguay

Jean.Guimaraes 15/02/2024

Relatos de vida de um Brasil fora dos holofotes
Esse livro nada mais é do que relatos, história, de uma família de imigrantes qualquer no interior do Sul do Brasil, ao Oeste. Qualquer pessoa oriunda do Sul, se cavucar na história de sua família vai encontrar similaridade. Simples e ótimo. Uma narrativa que quase não é contada por aí é que é mais comum do que se imagina. Vale muito a leitura.

skuser02844 18/05/2023

Paraízo-Paraguay
Essa leitura me prendeu desde o primeiro momento, eu não conseguia parar de ler!
Ótimo retrato do que verdadeiramente é o Vale Europeu catarinense no sul do Brasil. Livro ambientado na colônia de Blumenau, nos traz a história de uma linhagem familiar desde a chegada do bisavô imigrante alemão. Expondo toda sorte de controvérsias, crimes, racismo e exploração praticados pelos colonos, estes apoiados pelo governo. Além de um paralelo super interessante com o episódio devastador que foi a Guerra do Paraguai.

Bya 29/11/2022

A família tradicional brasileira
É um livro totalmente sobre a verdadeira família tradicional brasileira, e não falo isso na forma de ironia. Um livro que li para fazer um trabalho e então adorei a forma de escrita do autor, o que me obrigou a continuar lendo, e recomendo isso a todos.
Uma leitura leve, retrata a família de Hans, filho de D. Olga, e Anna, pais de Udo e Martha.
Uma família alemã que veio ao Brasil e se escondeu em uma vila de Blumenau, na mais pura forma, os personagens tão reais que parecem meus vizinhos, minha própria família.

Marcelo217 06/06/2022

Uma ótima narrativa documental brasileira/paraguaia
Seguindo as minhas leituras de Marcelo Labes, Paraízo-Paraguay, proposta diferente de Amor de Bicho, traz uma narrativa que conta a história de gerações de descendentes de alemães passando pela guerra do Paraguai, o processo de colonização, industrialização e a vida pacata na divisa entre Santa Catarina e o Paraguai.

Wilhelm, Frieda e Pepe, Olga e Hubert, Hans e Anna, Udo e Martha representam as 5 gerações que compartilham a narrativa de luta, sentimentos, sofrimentos, silêncios e segredos. A narrativa é uma grande aula que se atenta aos detalhes que não estão comumente nos livros de história. Mostra o processo de colonização do sul do país pelos imigrantes, o recrutamento para a guerra do Paraguai, o isolamento e como as informações sobre a guerra eram repassadas para as regiões remotas.

No decorrer do livro é mostrado como a relação de poder influenciava nos trâmites das distribuições latifundiárias no século XIX, a crueldade dos homens, estrangeiros e brasileiros, além da intimidade e das relações sociais dos alemães entre si e outras etnias.

Mais um livro muito bem escrito que mostra a versatilidade do autor, numa narrativa documental que se mescla aos acontecimentos reais em mais de 70 anos de histórias condensadas nas páginas de Paraizo-Paraguay. Um testemunho histórico que vale muito a pena ser lido.

FelCuesta 22/05/2022

Obra de vanguarda no gênero Romance Histórico
A obra é um valoroso romance histórico que venceu com muita justiça o Prêmio Sao Paulo de Literatura em 2020. E por que ler esse livro, afinal?

O cara, Marcelo Labes, tem uma escrita repleta de talento, originalidade e emoção, contando ao leitor uma história enxuta e envolvente de maneira pouco convencional, através das memórias intercaladas de Olga, uma personagem idosa que sai de uma situação de silêncio e prostração quase irreversíveis em seu leito de morte para, num derradeiro esforço existencial, misturando delírio e lucidez, revelar aos seus parentes próximos, perplexos, seu testemunho pessoal com detalhes de uma história até então desconhecida sobre a ancestralidade da família, permeada por origens germânicas, que se confundem com a própria saga da colonização e do povoamento do sul do Brasil, uma história de luta, de enfrentamento de preconceitos e de superação.

Aos poucos, sem perceber, o leitor se vê apanhado indelevelmente pelas revelações da idosa e não consegue mais deixar de virar a pagina seguinte, em busca das respostas de uma trama que o leva até os momentos decisivos da Guerra do Paraguai e a um dos episódios de maior infâmia de nosso exército imperial, evento pouco conhecido do grande público.

O eixo principal da narrativa ganha ainda mais fôlego por se fazer intercalado com momentos de prosa acudindo ao tempo presente, em que os personagens de apoio, filhos, netos e nora de Olga, também são apresentados em seus arcos próprios que estruturam paralelismos, convergências e consequências ligados ao tema central. Enfim, um livro que te prende não apenas pelo enredo mas, principalmente, pela forma como as coisas são apresentadas. Daquelas jornadas literárias em que a trajetória vale tanto ou mais do que a chegada.

A literatura brasileira respira com uma safra de grandes autores que vem produzindo conteúdo destacado de todos os gêneros. Nesse grupo de exceção, Marcelo Labes se insere com protagonismo.

Dauro 06/01/2021

Um olhar desmistificador sobre a imigração alemã
Primeiro livro de prosa do blumenauense Marcelo Labes, este romance histórico é um mergulho incômodo na memória da imigração alemã em Santa Catarina. Acompanhamos a trajetória de Wilhelm, trambiqueiro que desembarca no Brasil em busca da fortuna e se vê obrigado a ir à Guerra do Paraguai como “voluntário da pátria”. A história é recordada por Olga, uma velha que revisita o passado enquanto agoniza, para constrangimento do filho Hans e da nora Anna. As vilanias de Wilhelm/Guilherme e seus descendentes ajudam a desmontar a idealização do passado grandioso dos colonizadores. Escravidão, massacres de indígenas, apoio ao nazismo apagado da história oficial, isolamento e flerte com a loucura, todos esses ingredientes fazem do romance de Labes uma viagem vertiginosa e necessária. Paraízo-Paraguay ganhou o Prêmio São Paulo de Literatura em 2020 e o segundo lugar no Prêmio Literário da Biblioteca Nacional em 2019.

Rafaela.Maria 22/05/2020

Foi muito difícil parar de ler essa obra incrível do Marcelo Labes. Estou impressionada com a qualidade da escrita e narração. Além de nos mostrar um lado vergonhoso da nossa história, nos prende nas falas da velha Olga, que muito sabe contar um fato. Literatura contemporânea de qualidade!!