Paraizo-paraguay

Paraizo-paraguay Marcelo Labes


Compartilhe


Paraizo-paraguay





Este romance é uma lupa para um dos capítulos mais vergonhosos da história nacional, e também o suporte para desmascarar uma série de estereótipos predominantes do Sul do Brasil, principalmente no que se refere a duas palavras quase sagradas: imigração e colonização.
No conceito da pós-memória (geralmente aplicada à segunda ou terceira geração), os eventos vividos pelos ancestrais são transmitidos através do testemunho pessoal de familiares ou amigos. Neste terreno, Patrick Modiano e W. G. Sebald construíram obras icônicas, ladeadas pela Segunda Guerra Mundial. Agora o catarinense Marcelo Labes mira na Guerra do Paraguai e acerta o Brasil de 2019, numa costura que se aproxima de um sonho gombrowicziano.
E, como naquela máxima do Barthes, que apregoa que servidão e poder se confundem inelutavelmente, essas páginas são cloro e sangue, mas também vigília e Virgílio.

Romance

Edições (2)

ver mais
Paraízo-Paraguay
Paraizo-paraguay

Similares

(1) ver mais
deus não dirige o destino dos povos

Resenhas para Paraizo-paraguay (10)

ver mais
Relatos de vida de um Brasil fora dos holofotes
on 15/2/24


Esse livro nada mais é do que relatos, história, de uma família de imigrantes qualquer no interior do Sul do Brasil, ao Oeste. Qualquer pessoa oriunda do Sul, se cavucar na história de sua família vai encontrar similaridade. Simples e ótimo. Uma narrativa que quase não é contada por aí é que é mais comum do que se imagina. Vale muito a leitura.... leia mais

Estatísticas

Desejam14
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.4 / 58
5
ranking 59
59%
4
ranking 33
33%
3
ranking 9
9%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

45%

55%

Carmo.leone
cadastrou em:
10/09/2023 16:27:40
Carmo.leone
editou em:
10/09/2023 16:27:56