Cazuza

Cazuza Viriato Correa

Resenhas - Cazuza

1 | 2 | 3 | 4

Alline 19/03/2022

Quase um estudo sobre as escolas de antigamente
É riquíssimo ver a evolução da escola desde seus primórdios no país.
A história de Cazuza é sua vida lá no início do século XX, suas vivências de menino do interior, suas experiências escolares nos trazem um frescor da infância e é impossível não fazer um paralelo com o que vivenciais hoje. Há um quê de saudosismo, mas também é difícil encarar uma sociedade altamente preconceituosa e intolerante.
Há quem diga que as escolas de hoje não são como as de antigamente e felizmente não o são: hoje temos uma escola para todos e não apenas para alguns poucos que se encaixam em determinado padrão. O que mudou, de certo, é a parceria e o respeito da sociedade em relação à instituição escolar, e se às crianças ela não for apresentada como um lugar no qual elas têm a possibilidade de viver coisas maravilhosas, dificilmente veremos mudanças.
Elren 27/06/2022minha estante
Como que faz pra ler ??

Alline 11/07/2022minha estante
Oi, Elren! Eu li a versão física.

Caesar Quirino 25/01/2013

Um breve comentário...
Um dos livros mais singelos que já li.
Viriato Corrêa, faz-nos viajar no tempo e brinda-nos com emoções tão doces e tão puras.
Cazuza tem gosto e cheiro de infância!
Matheus Márcio 01/05/2014minha estante
Um dos melhores livro que li!!! Passava tardes inteiras lendo esse livro maravilhoso e inesquecível. Impossível não se deliciar com a leitura dessa grande obra de Viriato Correa!!!

Gesiel Torres 31/03/2021

O melhor livro!
Cazuza, obra do escritor Manuel Viriato Correia, traz para nós, leitores, um pouco da história de sua infância. Viriato Correia começa a escrever os seus primeiros contos e poesias aos 16 anos. Eu ainda não li todas as suas obras, porém, em cazuza, posso ter a certeza que as demais obras são maravilhosas como essa. Viriato aborda em cazuza toda a sua trajetória na escola e na vila em que morava, até se mudar para a capital; São Luís - MA. Na capital, Viriato começa a cursar o primário e o secundário, no qual tem novas experiências estudantis e conhece novos amigos. Com o livro, pude perceber o quão diferente era a educação nos tempos remotos; A didática dos professores, o quanto os alunos eram esforçados para sempre tirar notas boas, e o quanto os professores eram rigorosos para garantir o aprendizado da meninada.

Leem e desfrutem de cada lição que o livro traz para a nossa realidade.
06/04/2021minha estante
Livro magnífico! Nos remete aos tempo de novo avós e bisavós. Lindíssimo!Melhor livro que jaz li.

Raquel Lima 01/02/2009

Uma história de infância!
Viriato correa escreve um livro puro, tranquilo, como as ruas de terra de sua infância, as brincadeiras infantis,as brigas...

Lucilia 08/08/2009

Aprendi a escrever
Em meu colégio, durante todo o ginásio, o livro de Viriato Corria era empregado em ditados e listas de cópias.Explico: a cada mês, saía uma lista de palavras retiradas do livro, normalmente aquelas em que a grafia podia gerar dificuldades ou gerar dúvidas ao escrever éramos solicitados a escrever cda palavra 50 vezes. Ao final de cada mês, trechos de onde tinham sido retiradas as palvras eram ditados em sala e esses ditados eram depois rigorosamente avaliados...Com ele aprendi a escrever corretamente a grafia das palavras!!!!

Marcelo 24/02/2010

AURORA DA MINHA VIDA
Pra quem curte esse estilo de livro, Cazuza é um prato cheio! Viriato Corrêa nos transporta às reminiscências de sua infância. É delicioso ver como viviam nossas crianças do início do século passado. Leitura envolvente, terna e inesquecível.

Sol Brasil 29/02/2012

O livro se passa no interior do Maranhão no final do século 19 e começo do século 20.
Cazuza é um menino muito pobre e pequeno que brincava muito com seus amigos da vila, participava das festas, dos folclores, vaquejadas.

Com o tempo ele fica com vontade de frequentar a escola. Mas quando começa a estudar, vê que não é nada daquilo que ele imaginava. Tem a palmatoria, o professor fica sempre com cara de bravo. E ele começa a perde o gosto de aprender.
Até que ele se muda para cidade, conhece outras pessoas por la. A escola é toda enfeitada as professoras são gentis e educadas. E por la mesmo ele já começa a ter interesse pelas meninas.

Por ultimo ele se muda para São Luiz e fica maravilhado com a civilização. Ele relata que estudou num internato que o professor Mestre João Câncio lhe marcou profundamente.

Vale a pena ler este livro. Desde o começo ele nos ensina coisas que nem damos importância. Nos mostra uma outra realidade. Recomendo Cazuza.

Meu blog: http://loveebookss.blogspot.com

Mestre 27/12/2011

Superação
Quando comecei a ler cazuza, imaginei que seria uma história de reinações infantis. Me surpreendi quando vi as historinhas de superação dos pequeninos personagens. Devo confessar que me emocionei em algumas partes!

Geniffer 18/05/2012

e o meu preferido ja li mais de 5 vezes como e bom voltar ao tempo da inocência

LuckBKs 13/12/2012

Uma autobiografia de infância
O livro narra às vivências do autor, Viriato Correa, quando esse ainda era um garoto. A estória se passa no século XIX, em um vilarejo maranhense. Viriato apresenta, com riqueza de detalhes, como era a realidade em que vivia e os desafios, aventuras e dificuldades que enfrentava.
É fascinante mergulhar no universo do autor e da época em que ele viveu. Ter uma noção da tamanha mudança que o país sofreu durante várias e várias décadas e de como a visão de mundo das crianças de hoje se transformou.

Serivaldo 11/04/2013

Aventuras e ensinamentos
Cazuza – Viriatto Corrêa
Livro de leitura agradável, no qual o personagem Cazuza narra suas aventuras de menino. Destaca-se o período de estudante primário, vivendo primeiramente em um povoado no interior do Maranhão, depois numa vila e finalmente na capital do Estado. O personagem narra sua vida em família, parentes e amigos. Seu grande sonho de entrar na escola, suas aventuras com os colegas, as brincadeiras e apuros da infância.
O foco principal da narrativa é a vida escolar, destacando-se o rigor da escola no início do século XX, com uso da palmatória e dos castigos. A dedicação de professoras em outro momento e o colégio interno como local de aprendizado diversificado.
Ao longo do texto verifica-se uma literatura de formação do indivíduo, como ensinamentos sobre família, amizade, comportamento, obediência, respeito, higiene, saúde. Além disso, o livro aborda aspectos de uma educação moral e cívica, destacando-se temas como abolição, guerra, pátria, nação, o desenvolvimento do Brasil.
Ao lermos suas várias pequenas histórias, vemo-nos em outra época escolar, muito diferente da atual, longe de tecnologias e distrações, mas com grandes lições que nunca deverão deixar de existir, principalmente na educação de crianças e jovens.

Cabral 20/03/2024

O livro relata de forma fluída a experiência estudantil do Cazuza, sendo dividido em três partes: Vila, Povoado e Capital.
Traz temas importantes a tona, como valorização dos pretos, escravizados e humanidade que alterou o Brasil nos permitindo viver.
Um dos meus personagens favoritos é o professor da Capital, que tem uma visão além do seu tempo e passa isso para seus alunos.
A cena que mais me emocionou, foi das mães se abraçando após perceberem a injustiça da escola ao dar a medalha para o mais rico na competição.
Gostaria de saber se foi baseado em fatos reais, não achei no Google. Mas acho difícil ser, pela época que foi estreado (é muito moral). Fora que para o idoso ter deixado seu manuscrito na casa de Viriato, ele teria que ter vivido isso um tempo atrás.

Camillor 07/07/2013

Infância
Cazuza é a infância em forma de livro. É muito interessante ver como viviam as crianças de antigamente. Um livro muito agradável e que merece ser relido... Inesquecível.

Fogui 23/07/2015

Cazuza - Viriato Corrêa
Cazuza
Viriato Corrêa
Editora Nacional
1992

Cazuza é um garotinho do interior do Maranhão, que relata suas aventuras de menino. Narrando sua vida em família, entre parentes e amigos. Seu maior desejo é entrar na escola, mas quando isso acontece, ele se decepciona com rigor escolar, com o uso da palmatória e dos castigos.

Já no fim da vida escolar, num colégio interno, onde há uma variedade de aprendizados além das letras, Cazuza consegue perceber a dedicação e a importância dos professores ou mestres.

Ao lermos Cazuza podemos verificar as diferenças das épocas escolares. Hoje temos tecnologia e muitas distrações, muitos alunos não tem o mínimo interesse em estudar. E os professores são completamente desvalorizados...

Quer ler a resenha completa e muito mais, visite o blog Momentos da Fogui:

site: http://foguiii.blogspot.com.br/2015/07/cazuza-viriato-correa.html

Lorena Braga 01/01/2016

Amo
Esse livro foi minha infância. Eu gostava mto dele. Recomendo pra faixa etária de 10 anos

1 | 2 | 3 | 4