Cazuza

Livro: Cazuza

Autor Nacional: Viriato Corrêa

Páginas: 192

Gênero: Infanto-juvenil

?Cazuza? é uma narração de memórias do personagem principal.  Ele sempre manteve sua identidade cultural, falando sobre sua terra, o Nordeste, do seu povo e da simplicidade do sertão. Vemos também temáticas relacionadas ao amor e ao fascínio pelos estudos, o valor da educação. Ao longo da narrativa conhecemos cada vez mais o garotinho maranhense chamado Cazuza, contando suas experiências, seu amadurecimento, suas lutas, suas conquistas, muito da sua trajetória.

A obra se passa em três grandes momentos:

Parte I Povoado Pirapemas: Relatos de sua infância, no povoado Pirapemas à margem do rio Itapecuru. Apresenta a relação de Cazuza com a família, seu crescimento e início da vida escolar. Exposição do rigor da escola do povoado com o professor rígido, uso da palmatória, assim causando medo nos alunos. Cazuza tinha uma visão romântica do ambiente, mas ao conhece-lo percebe que é um pesadelo, assim quebrando todas suas expectativas.

Parte II Vila do Coroatá: Mostra métodos educativos menos rígidos, ambiente escolar mais agradável. Lugar para o qual Cazuza se mudou e passou a viver uma nova fase de sua vida.

Parte III A capital (São Luís): Cazuza mudou-se novamente para estudar fora, dessa vez na capital. Foi estudar em um internado, mas ficava aos cuidados da sua tia. Primeiramente ficou maravilhado com toda aquela civilização e lugar, depois foi sentindo uma enorme falta da sua família no interior, ao passar do tempo foi se adaptando.

O livro tem uma escrita maravilhosa e fluida, uma história que além de interessante trata de temas importantes e que devem ser discutidos, refletidos e observados. Expondo as memórias do menino Cazuza e sua trajetória estudantil no interior do Maranhão. Foi uma experiência avassaladora, me emocionei bastante e foi incrível ler um livro que se passa no estado onde se vive, sempre bom ler um livro escrito por alguém daqui e contando a história de alguém daqui (MA). Recomendo demais, uma leitura rápida e inesquecível.

Marcelo 24/02/2010

AURORA DA MINHA VIDA
Pra quem curte esse estilo de livro, Cazuza é um prato cheio! Viriato Corrêa nos transporta às reminiscências de sua infância. É delicioso ver como viviam nossas crianças do início do século passado. Leitura envolvente, terna e inesquecível.

Isabelly389 24/09/2022

Cazuza?
?O livro se passa no interior do Maranhão no final do século XIX e início do século XX. Esta é a história de um menino da pré-escola à pré-adolescência, e sua visão de mundo na época: jogos, festas de aldeia, folclore da região, vaquejada, o único meio de transporte é uma gaiola, um barco a vapor com chaminé que chega a aldeia O som do apito, a comoção causada, e assim por diante.
Ele se mudou daquela vila para uma cidade maior e conheceu pessoas mais interessantes como um ex-soldado na Guerra do Paraguai, uma professora e seu interesse por garotas. Eventualmente, ele se mudou para São Luis e se maravilhou com a cidade civilizada e organizada, as pessoas bem vestidas. No internato, conheceu vários colegas e disse que a escola era de boa qualidade para os padrões da época. E o professor que o impressionou, Mestre João Câncio.

Caesar Quirino 25/01/2013

Um breve comentário...
Um dos livros mais singelos que já li.
Viriato Corrêa, faz-nos viajar no tempo e brinda-nos com emoções tão doces e tão puras.
Cazuza tem gosto e cheiro de infância!
Matheus Márcio 01/05/2014minha estante
Um dos melhores livro que li!!! Passava tardes inteiras lendo esse livro maravilhoso e inesquecível. Impossível não se deliciar com a leitura dessa grande obra de Viriato Correa!!!

Clara.Ataide 26/08/2022

não esperava!
Confesso que apenas li por conta do vestibular , mas ao decorrer do livro acabei achando gostosinho a leitura e acabei desejando no final a autobiografia completa da vida dele, apenas a infância não foi suficiente pra mim. Muito interessante o fato de retratar a minha cidade e estada no período e abordar temáticas atuai sobre a educação etc. No meio pro final achei meio arrastado, mas como clássico não esperava menos, leitura super fácil e envolvente.

Geniffer 18/05/2012

e o meu preferido ja li mais de 5 vezes como e bom voltar ao tempo da inocência

Cei 04/12/2021

Um livro de fácil e prazerosa leitura, do meu conterrâneo, Viriato Corrêia, que de uma maneira brilhante coloca o dedo na ferida aberta que é a educação brasileira. Escancara uma dura realidade existente nas escolas dos interiores, que infelizmente é ainda mais dura nos estados nordestinos, como no Maranhão.
Contudo, ao mesmo tempo mantém uma escrita leve, narrando fatos comuns do cotidiano, de uma maneira que ti prende e ensina muitas coisas, eu realmente aprendi com as experiências do Cazuza. Você passa a viver na mesma época, ou a viver na pele do outro (eu particularmente amo quando um livro me proporciona isso), fiquei encantada pela São Luís de 1938, me faz pensar em como lugares não marcados por história.
Viriato também diáloga com as nossas raízes, nossa cultura e nosso povo, ele merecia mais reconhecimento, enfim... Leiam, todos devem, todos que puderem, principalmente, quem segue ou vai seguir pela área da educação.

cams 17/12/2022

livro que o vestibular da uema me fez ler
Cazuza, é um choque de realidade, baseado nas memórias do autor e seu período escolar no interior do Maranhão. Momentos felizes, tristes, costumes locais, injustiças e as eternas mazelas sociais.

Dayane 09/03/2022

Cazuza
Eu gostei bastante desse livro, Cazuza conta sua história de quando era menino, de seu início na escola, de suas brincadeirinhas, de seus amiguinhos, da sua saída de casa para completar seus estudos primários, entre outras histórias que acontecem ao decorrer do livro e é muito legal acompanhar tudo isso, me faz sentir como se eu mesma estivesse lá vivendo tudo isso;

Raquel Lima 01/02/2009

Uma história de infância!
Viriato correa escreve um livro puro, tranquilo, como as ruas de terra de sua infância, as brincadeiras infantis,as brigas...

Brant 13/07/2023

Um livro incrível
Confesso que fiquei com preconceito quando vi que esse livro tinha sido a escolha um grupo de leitura que participo, porém ele me ganhou já na introdução. É uma obra com histórias singelas e ao mesmo tempo profundas que trazem a leveza da infância e ao mesmo tempo os diversos desafios da vida pelo olhar de uma criança. Recomendadíssimo, era pra ser indicado nas escolas.

Serivaldo 11/04/2013

Aventuras e ensinamentos
Cazuza – Viriatto Corrêa
Livro de leitura agradável, no qual o personagem Cazuza narra suas aventuras de menino. Destaca-se o período de estudante primário, vivendo primeiramente em um povoado no interior do Maranhão, depois numa vila e finalmente na capital do Estado. O personagem narra sua vida em família, parentes e amigos. Seu grande sonho de entrar na escola, suas aventuras com os colegas, as brincadeiras e apuros da infância.
O foco principal da narrativa é a vida escolar, destacando-se o rigor da escola no início do século XX, com uso da palmatória e dos castigos. A dedicação de professoras em outro momento e o colégio interno como local de aprendizado diversificado.
Ao longo do texto verifica-se uma literatura de formação do indivíduo, como ensinamentos sobre família, amizade, comportamento, obediência, respeito, higiene, saúde. Além disso, o livro aborda aspectos de uma educação moral e cívica, destacando-se temas como abolição, guerra, pátria, nação, o desenvolvimento do Brasil.
Ao lermos suas várias pequenas histórias, vemo-nos em outra época escolar, muito diferente da atual, longe de tecnologias e distrações, mas com grandes lições que nunca deverão deixar de existir, principalmente na educação de crianças e jovens.

josue.santt 27/08/2022

Contos de criança
Achei o livro bem legalzinho são vários contos em que você sente diversas sensações.
Acho que valeu apena

z..... 30/06/2016

Opa! Que reencontro legal! Esse livro marcou também minha vida estudantil nos anos 80. Li a primeira vez no intervalo das aulas, quando aproveitava o horário para visitar a biblioteca ou sala de leituras. Escolha acertada, pois o livro trazia coisas que eu me identificava, gostava e, sobretudo, embalavam minha imaginação. Coisas do tipo: folclore, histórias bucólicas, aventuras de infância, superações e percepções de vida que realmente me inspiraram. Foi o que aconteceu com os capítulos "Que é Pátria" e "Que é o Brasil". Sem nenhuma média, digo que a mensagem ali expressa ficou incutida em minha visão de mundo. Não lembrava direito do livro, apenas em aspectos gerais, mas esses capítulos foram inesquecíveis e inspiradores. O texto é pueril, pode-se dizer patriota, com fundo moral e até ingênuo (para outros mais radicais e metidos a realistas, de mensagem ideologicamente manipulada para a garotada), mas fiquei com a explicação do professor no texto dimensionando a grandeza, riqueza e representatividade do país na ação valorosa de seu povo: a cultura, as boas disposições, história de lutas, realizações e objetivos benéficos. Guardei isso comigo. Engraçado que em outras passagens ele até contesta a letra do hino nacional, dizendo que existem lugares mais belos e locais de muita dificuldades no país, mas seu povo é capaz de fazer a diferença, claro, quando em um mesmo propósito em todas as esferas (palmas!).

O livro em si, num olhar atual, é defasado e talvez pouco atrativo para as gerações atuais. Ressalte-se que as histórias são ambientadas nos anos 30 e esse contexto era outro. Como falei, o livro tem princípios morais, de ideologia patriota e com uma ingenuidade que parece desconexa com nossa atualidade nomofóbica (que tem também outros valores e conquistas). Fico com a impressão que tudo caminha para uma cultura mais universal, só ver o que faz sucesso internacionalmente em cantos inimagináveis. Algo da cultura de raízes já não parece ter tanta atração, a não ser redefinido com as seduções modernas. Acho que esse paralelo, fruto de minha releitura, foi o que me levou a dar quatro estrelas. Impulso do homem moderno, reconhecendo arcaísmos, para não dizer que é uma leitura super legal e nossos atuais tenros leitores se decepcionarem. Mas no íntimo mesmo, pelo que me despertou e marcou, essa obra sempre terá as cinco estrelas em meu coração. Esse "Cazuza" realmente trouxe brilho inspirador a minha vida.

1 | 2 | 3 | 4