Vygotsky - A Interação no Ensino-Aprendizado de Línguas

Vygotsky - A Interação no Ensino-Aprendizado de Línguas Francisco José Quaresma de Figueiredo

Resenhas -

Vic 20/12/2023

Boa obra introdutória
Eu não tinha conhecimento algum sobre a teoria de Vygotsky e sobre outras teorias que foram construidas tendo como base a teoria sociocultural, como por exemplo o Scaffolding, e por isso o livro me foi muito útil para ser introduzida ao tema.
O livro conta com a explicação da teoria de maneira simples, um leigo, por exemplo, consegue entender, e tem vários exemplos ao decorrer do livro, o que facilita a compreensão.
Porém, achei que a parte em que se trata de ensino de LE ficou muito superficial, o que aparentemente, era pra ser o tema principal, acredito que o autor poderia ter construído com mais exemplos ou até mesmo sugestões pedagógicas para aulas utilizando da teoria sociocultural, por exemplo.

Andressa 06/12/2022

Muito bom!
A teoria da aprendizagem sociocultural de Vygotsky é muito interessante para qualquer professor, não somente de idiomas. Gostei de me aprofundar nesse assunto. Livro claro e necessário!

Micaela 22/11/2022

Muito conteúdo bom. Bem escrito. E com bons exemplos. Porém achei fraco em termos de conteúdos. Para tantas referências, a quantidade de teorias e abordagens são bem poucas. Pra mim, me pareceu um trabalho de conclusão de curso de graduação, achei fraco em conteúdo pois tudo que li já havia lido e no geral o conteúdo do livro foi bem raso e básico. Mas o livro não é ruim. Só que não o indico pra quem já estuda a área. Talvez alguém que tenha curiosidade mas nunca tenha lido nada desse conteúdo.

bardo 10/02/2022

E temos aqui um bom apanhado das principais ideias de Vygotsky e seus sucessores dando um bom panorama da teoria sociocultural. O diferencial aqui é que para além das explicações teóricas o autor se vale de vários exemplos extraídos de pesquisas de campo o que facilita e muito a compreensão dos conceitos apresentados. Após apresentar os principais conceitos da teoria sociocultural o autor se propõe a refletir sobre seu uso no ensino e estudo de línguas, contemplando inclusive as línguas de sinais. Por tudo isso o livro é uma ótima porta de entrada para o estudo da teoria sociocultural permitindo posteriormente um maior aprofundamento através de sua vasta e rica bibliografia.

Ana 05/06/2021

Essencial, prático, uma ótima leitura para entender alguns pontos fundamentais das pesquisas e teorias de Vigotsky.

nmstoppa 06/02/2021

Livro incrível!!! Aprendi muita coisa, anotei várias referências bibliográficas para estudar futuramente, além de aprender vários métodos de ensino de língua estrangeira; também fiquei bem orgulhosa de mim por aplicar algumas dessas abordagens em sala de aula, mesmo não sabendo o nome delas ?

Djalma 08/09/2020

Link Vygotsky
Próprio aos educadores, nessa obra, o autor trás importantes apontamentos referentes às contribuições de Lev Vygotsky para o processo de ensino e aprendizagem na perspectiva sócio interacionista. Destaco aqui, as abordagens que trata a aquisição da L2 por meio de observâncias da ZDP e aplicação de scaffoldings, métodos que podem ser adotados em quaisquer níveis de aprendizagem e em qualquer contexto com a utilização de diferentes ferramentas.