Hilda Furacão

Hilda Furacão Roberto Drummond

Resenhas - Hilda Furacão

hta 28/01/2024

O nome do livro devia ser apenas Roberto Drummond
Como uma pessoa que leu o livro por influência da novela é impossível não fazer comparações, mas tentarei.

No início a narrativa estava me prendendo, capítulos curtos e o foco total nas histórias. Mas a partir da segunda parte o autor/personagem só enrolava pra contar as coisas. E de propósito ainda, pois o mesmo ficava fazendo provocações do tipo "contarei isso mais tarde", "deixarei para depois" e isso acabou com a narrativa pra mim.

O autor/personagem só sabia falar dele e coisas que aconteceram com ele que sinceramente não despertam interesse nenhum além de não contar as coisas de forma linear, o que deixa o leitor completamente perdido em relação ao tempo/espaço da história. Sem contar a DIVERSAS informações desnecessárias e sem pé nem cabeça.

Fui perdendo o interesse gradualmente até que chegou no nível onde eu pegava o livro e dormia. O final, bom, foi interessante, mas não deixou de ser decepcionante.

Agora comparando, a novela dá de dez a zero no livro. Funcionou muito melhor no áudio visual além de ter dimensionado as diversas histórias sem que ficasse entendiante de assistir.

Quando disseram que a novela era melhor não imaginei que fosse tanto.

Lê<33 20/05/2024

Atemporal
O que falar desse livro? eu amei cada detalhe, a narrativa é incrível e o toque de acontecimentos engraçados... e ainda mais o peso dos acontecimentos sérios. em alguns detalhes senti falta de aprofundamento, na verdade de muitas coisas mas o livro continuou sendo amado, vou assistir a novela agora!! recomendo muito embora o final não tenha me deixado tão tão feliz?

Alice2333 08/02/2024

Esperava mais
Vi a novela e resolvi ler o livro, achei que ia encontrar uma história mais envolvente mas me decepcionei, tem muitos detalhes desnecessários.
É legal a interação do autor com o leitor, mas ele dá muitas voltas na história e não chega ao ponto principal que é o Santo e a Hilda (Apesar de que, ele demonstra que é essa a intenção dele em certas partes). Mas enfim, eu queria saber sobre o romance e não detalhes sobre o dentista comunista ou qualquer outra coisa aleatória.
A novela fez um bom trabalho retratando as melhores parte dos livros e desenvolvendo um pouco além.

Ivana M. 14/02/2024

Didático
"Hilda Furacão" é uma obra literária fascinante escrita por Roberto Drummond, um dos grandes nomes da literatura brasileira contemporânea. Publicado em 1991, o romance retrata a história de um jovem estudante de direito, vivendo em Belo Horizonte na década de 1950, que se envolve com uma prostituta de luxo chamada Hilda.

Vamos abordar essa obra literária em termos de contexto histórico, análise de personagens, estilo literário e temas principais:

Contexto Histórico:

A história se passa na década de 1950, um período marcado por mudanças sociais e culturais no Brasil.
O país estava saindo de um período de autoritarismo com o governo de Getúlio Vargas e avançando para a democracia com a eleição de Juscelino Kubitschek.
A urbanização e modernização das cidades brasileiras estavam em ascensão, o que influenciou as transformações nos costumes e nas relações sociais.
Análise de Personagens:

Hilda: É a personagem central, uma mulher misteriosa e enigmática, cujo magnetismo atrai as atenções do protagonista. Ela representa a liberdade, a rebeldia e a busca pela autenticidade em uma sociedade conservadora.
Vadinho: O protagonista, um jovem estudante de direito que se apaixona perdidamente por Hilda. Ele simboliza a juventude, a impulsividade e a busca pelo amor verdadeiro.
Dr. Artur: Representa a moralidade e a racionalidade, contrastando com o impulsivo e apaixonado Vadinho.
Estilo Literário:

Drummond utiliza uma linguagem envolvente e fluida, mesclando elementos do romance de formação com o realismo fantástico.
A narrativa é marcada por diálogos ágeis e situações inusitadas, criando um ritmo cativante que prende a atenção do leitor.
Temas Principais:

Amor e Liberdade: A relação entre Vadinho e Hilda é marcada por uma intensa busca pelo amor verdadeiro e pela liberdade de ser quem são, apesar das convenções sociais.
Contradições da Sociedade: O romance explora as contradições e hipocrisias da sociedade brasileira da época, especialmente em relação à moralidade e aos papéis de gênero.
Redenção e Transformação: A trajetória dos personagens principais envolve redenção e transformação pessoal, à medida que enfrentam seus próprios demônios e buscam uma vida mais autêntica.
Ao abordar "Hilda Furacão" em sala de aula, é possível explorar esses elementos para promover discussões ricas sobre questões sociais, morais e psicológicas, além de incentivar os alunos a refletirem sobre a relevância da obra no contexto histórico e cultural brasileiro.

zezinhaaa 22/02/2024

"sua madrasta vai ser sua vida."
Assisti a minissérie antes de ler o livro e posso afirmar que ela é muito mais interessante que o livro. na narrativa, só se fala da política e a personagem principal, que dá nome ao livro, fica de lado em sua própria história.
apesar disso, foi uma leitura até que rápida e bem fácil de ler.

"... e foi você quem abriu meus olhos, foi você quem me fez descobrir o povo e os trabalhadores do Brasil. foi você."

João Victor 26/05/2024

O livro todo senti como se estivesse sentado numa sala com o autor, num domingo chuvoso enquanto este me conta toda sua vivência antes do golpe militar de 1964, e em como o Brasil nunca mais foi o mesmo após a ditadura.
Hilda Furacão, ou a Garota do Maiô Dourado, é uma grande incógnita neste livro, e como pontuado no livro, talvez ninguém pudesse explicar a mente dessa mulher. Ela, vinda de família classe alta, com beleza extravagante e propostas de casamento de homens milionários, decidiu que, em 1º de Abril de 1959 tornaria-se prostituta, e por quê?
?pede sherloques, pede analistas freudianos e não-freudianos para desvendá-la, pede repórteres, e é um desafio;?

Se você for ler o livro, peço que baixe as expectativas quanto ao romance que protagoniza a minissérie de 1998, esta história foca não só na paixão mútua entre a garota e um frei, mas também em questões políticas (tão fluídas que não são maçantes), preconceito, religião e conservadorismo, além da vida cotidiana dos personagens.
Inclusive, para estes possíveis leitores que vieram após ver a adaptação televisiva, adianto que os finais têm suas diferenças, leia para descobrir?

O autor também mistura os fatos e ficções com tanta naturalidade que me questionei diversas vezes sobre quantos personagens e enredos ali descritos eram verídicos. Finalizo esta resenha pedindo que ?Deixe nossos maridos em paz, Hilda Furacão!?

naticeccato 23/05/2024

Que livro maravilhoso, li mais rapido do que vi a serie mas achei mt melhor. O santo é um personagem muito melhor no livro, com muito mais personalidade, alem disso o proprio roberto é maravilhoso, não só como autor mas como narrador e personagem, todo o relato do contexto historico da epoca foi tao bem feito que eu me esqueci que tava lendo um livro sobre A hilda furacão, qur tambem é uma personagem linda e maravilhosa, mas na minha opiniao não recebe tanto destaque no livro quanto recebe na serie

Aninha 20/03/2024

Hilda Furacão
Quando começar a ler esse livro, trate ele como uma fofoca, que é exatamente o que Roberto Drummond faz nessa narrativa.
Hilda é mais um retrato de Belo Horizonte antes do golpe militar e sobre a vida de um jornalista do que uma história de amor entre uma prostituta e um santo.
Hilda é e continua sendo um mistério.

Saymoons 10/11/2016

Santos e Pecadoras
Até conhecer Hilda, eu nunca tinha tido uma relação tão (literalmente) íntima com o 1º de Abril. E agora, digo que é mais uma das mulheres de minha vida que mora em minha alma. Me identifico com muitas mulheres meio trágicas, eu confesso, talvez pela poesia, talvez pela força ou resignação, não sei. Só sei que muitos aspectos de Hilda Furacão me remetem a mim mesmo. Os olhos tristes, os olhos de culpar os outros, mas ao mesmo tempo portadores de uma alegria de levantar qualquer ser. Mas não é apenas isso que me faz sentir Hilda em mim.
É a penitência imposta. A conformidade paciente. Por vezes, até a resiliência de saborear o inferno em terra na procura do Éden carnal. A resignação quando se entende que a vida, ou até mesmo Cristo, se interpõe nos seus sonhos de amor. E vi Hilda ao meu lado quando a felicidade me passou outro primeiro de Abril.
Hilda, Hilda... Mito ou realidade? Pois tal como eu pedi aos deuses, por que é que, caso minhas querenças não me cheguem e não deem certo, por que é que não me transformam em poema? Em letra exposta, literária. Porque assim eles podem me reescrever e então dizer aos meus leitores que, tal como os romances de minha vida, eu, Saymon Freire, nunca existi e sou apenas um primeiro de abril que o tempo quis passar nos leitores.

gdilua 05/06/2024

A figura mitológica de Hilda Furacão
Esse livro me gerou uma decepção muito triste, pois passei meses querendo ler após assistir a minissérie da globo. O Roberto é um jornalista, e naturalmente, ele traz muito mais aspectos políticos da época do que de fato a história da Hilda, eu obviamente sei que é impossível deixar a política de lado em um livro que se passa durante o golpe de 64, contudo, esperava pelo menos mais envolvimento com a Hilda e outros personagens que cativam tanto os leitores (como Cintura Fina e Maria Tomba Homem).
Em contrapartida, algo que me deixou muito satisfeita foi em como as emoções do Santo ficam claras durante a leitura, essa clareza, que ele a ama mas sente-se dividido entre seus dois maiores amores (Hilda e Jesus Cristo) é o que dá um aspecto interessantíssimo a obra, é muito bom ver a evolução dele, procurando saber de realidades diferentes da dele e se envolvendo em pautas de esquerda.
As cenas em Santana dos Ferros eram sempre muito leves de ler e amava saber como andava as relações entre os personagens (sobre o Emecê e a bela B. principalmente), só gostaria de saber mais do dia a dia da Hilda no Maravilhoso Hotel, conhecer Hilda pra além da meretriz e amiga do Roberto, mas acredito que isso seja proposital do livro, que constantemente pinta uma imagem mitológica da Hilda Furacão, contudo, acho que ele não entrega lá muitas coisas sobre isso, pensei que ela seria a protagonista, mas na verdade é o Roberto que em muitos momentos a obra torne-se cansativa por haver tantos nomes e tantas descrições desnecessárias.

Paula1882 01/11/2022

Apesar do nome, esse livro é mais sobre o autor que sobre a Hilda Furacão. E foi isso que me fez gostar tanto.

Mey 28/02/2024

Eu já havia lido “Hilda Furacão” há alguns anos, quando ainda estava na escola, mas percebi que não me lembrava de absolutamente nada da história, porque totalmente influenciada pela rede vizinha, achei que leria um romance entre um Santo e uma prostituta.

Apesar de levar o nome “Hilda Furacão” , o livro de Roberto Drummond não é sobre a figura misteriosa que agitava as noites da Guaicurus, em Belo Horizonte. O autor vai fazer mais um retrato da sociedade da capital mineira, às vésperas do golpe de 64.

O autor tem uma narrativa bem coloquial, que segue o seu fluxo de pensamento, indo e voltando na história, contando detalhes de histórias paralelas, para preencher o pouco que se sabe sobre Hilda e Malthus, ela uma jovem rica que desistiu de tudo para se prostituir e ele um jovem candidato a santo, que pouco conhecia da vida.

Além de Hilda e Malthus, vamos acompanhar Arame, um jovem ambicioso que trabalha atraindo ninfetas para um homem poderoso e também, Roberto, o próprio autor do livro, um jovem comunista que trabalhava como jornalista.

O livro não é ruim, achei divertida a forma que o autor tem de contar a história, parecia que estava sentada numa mesa de bar, conversando com um amigo. E como mineira, que mora em Belo Horizonte, é encantador ver como tudo era antes do golpe e como caminhou para isso tudo.

Para os fãs de história e principalmente, para quem tem interesse em saber mais sobre o período da ditadura brasileira, vale a pena ler “Hilda Furacão”. Mas se quer ver uma história de amor, assista a minissérie da Globo. Aqui temos duas figuras enigmáticas, com histórias misteriosas e um romance com um triste fim (afinal, é a vida real).

site: https://www.instagram.com/p/C30zOjXPHlr/