Hilda Furacão

Hilda Furacão Roberto Drummond

Resenhas - Hilda Furacão

Cristian Fontoura 15/04/2024

Batidas na porta da frente... é o tempo.
Li Hilda achando que o livro seria muito pior que a série da TV Globo de 1998, já que esse era comentário recorrente acerca da obra. Confesso que a série é um primor que conquista qualquer um quase que instantaneamente, considerando o carisma das personagens que movimentam Sant'ana do Ferros e Belo Horizonte dos anos 60. O livro, porém, é narrado do ponto de vista do autor, que apesar de também narrar a minissérie, tem bem menos destaque na adaptação do que a personagem-título. A história de amor impossível entre Hilda e o "Santo" Malthus é muito interessante e complexa. "Hilda" é mais do que uma Gata Borralheira brasileira dos anos 50/60, é uma história que mexe com o imaginário político, social e religioso do nosso país. Vemos aqui um povo em polvorosa frente a "ameaça comunista" e em "defesa da família cristã", ao passo que são confrontados pelo furacão que é Hilda, a ex-garotinha de família exemplar transformada na cortesã que movimenta a economia e gera falatório por toda Minas Gerais. Um livro bárbaro - recomendo!

Paula.Andrea 07/09/2021

(P.S: Roberto, me apaixonei por você.)
Adorei. A forma diferente de narrativa, com o autor quebrando constantemente a 4a parede, conversando com o leitor, com as tias, trouxe um sopro de modernidade para a história, tornou tudo mais divertido. Também o fato da obra se chamar "Hilda Furacão", mas trazer a história dela quase em segundo plano, foi uma surpresa: é como se Roberto tivesse usado a história de Hilda como um disfarce para contar a sua vivência nos tempos sombrios pré-golpe. No fim, fiquei apaixonada por Roberto.

bobbie 18/08/2021

Belo retrato do Brasil em período de início de ditadura.
Este é o livro que deu origem à linda minissérie Hilda Furacão, produzida pela Rede Globo em 1998. Sob os olhos do jornalista Roberto Drummond, o narrador/autor do livro, conhecemos a história da jovem de classe média-alta da sociedade belo-horizontina que, surpreendendo a todos, nos fins dos anos 1950, simplesmente abandona a sua vida para "pagar penitência" passando 5 anos como prostituta na zona boêmia da capital. Como pano de fundo, os tumultos que prenunciam o golpe militar de 1964 - até a sua efetiva execução, em 31 de março de 1964, que vão ter um efeito direto no romance improvável da trama: a prostituta e o jovem Frei Malthus, aspirante a Santo, que toma por tarefa de sua santidade exorcizar a prostituta, mas acaba se apaixonando por ela.

Matheus656 10/11/2023

Muito mais que um romance proibido!
Que livro genial! Muitos assim como eu, conhecem ou já ouviram falar desse livro, por causa da minissérie da TV Globo protagonizada pela Ana Paula Arósio. Na minissérie é óbvio que adaptaram mais o romance do livro, então quem pega esperando um romance aqui, acaba que pode se arrepender um pouco. Apesar do nome do livro ser Hilda Furacão, a própria personagem é quase que como uma personagem secundária desse livro, apenas como pano de fundo. O nosso grande protagonista mesmo é o nosso narrador que também é um personagem: Roberto Drummond. A gente vai acompanhar através de suas memórias (e também de muito bom humor que atravessa a quarta parede) a sua vida e também a vida de vários personagens, e o grande foco do livro: a política. Temos uma crítica a ditadura militar. O autor soube intercalar os capítulos de personagens com os de política, de forma que, mesmo quem não curte muito o assunto, acaba ficando entretido no livro. Eu espero que esse livro possa se tornar um "clássico" da literatura brasileira muito em breve e que volte a ter seus méritos de ser mais lido como era na época da minissérie.

Paula Santos 11/07/2022

Não era o que eu esperava
Confesso que fiquei um pouco decepcionada com essa história. Estava esperando muito mais sobre Hilda furacão e Frei Malthus, mas ao invés disso temos bastante política, a vida do próprio narrador e de personagens que eu não estava nem aí pra saber o que aconteceu com eles.
A principio até gostei dos fatos históricos narrados, é interessante contextualizar o período histórico em que os fatos se passaram, mas depois ficou bem chato e cansativo. Tanto que demorei séculos para concluir a leitura e desconfio que só terminei porque estava ouvindo o áudiobook, se fosse lendo mesmo a probabilidade de ter abandonado era grande. Rsrs.

Neila Porto 28/11/2023

"Hilda Furacão" é um romance escrito por Roberto Drummond. A história se passa na cidade de Belo Horizonte, durante a década de 1950, e gira em torno da personagem Hilda, uma mulher misteriosa e sedutora que abandona sua vida convencional para se tornar uma prostituta de luxo.

O livro retrata a transformação de Hilda, que desafia as convenções sociais e busca sua própria liberdade em uma época conservadora. Ao longo da narrativa, somos apresentados a diversos personagens que se envolvem com Hilda e são impactados por sua presença magnética.

Além disso, "Hilda Furacão" também aborda questões como moralidade, religião e hipocrisia social. O autor utiliza uma linguagem envolvente e coloquial, criando um retrato vívido da época e explorando temas profundos relacionados à identidade, desejo e busca pela felicidade.

O livro foi adaptado para a televisão em uma minissérie de grande sucesso, ampliando ainda mais seu alcance e impacto cultural. "Hilda Furacão" é uma obra que nos convida a refletir sobre os limites impostos pela sociedade e a buscar nossa própria autenticidade.

Cyntia44 08/10/2022

Não espere uma biografia
Hilda Furacão, de Roberto Drummond, definitivamente não é uma biografia.

Escolhi esse livro pela curiosidade em conhecer a personalidade que se tornou famosa pela minissérie televisiva homônima. Imaginei que o livro fosse a biografia de Hilda Furacão, a jovem também conhecida como "garota do maiô dourado", que, aparentemente do nada, se muda para a zona boêmia de Belo Horizonte para se tornar uma famosa prostituta, cortejada pelos homens, fossem ricos ou pobres.

Hilda é uma mulher que desperta fascínio e encanto nesses homens, que faziam longas filas à porta da suíte 304 do Maravilhoso Hotel, nem que fosse para desfrutar de apenas poucos minutos com a deusa. "Dois minutos no céu é melhor do que nada".

Entrelaçando fatos históricos marcantes, com ênfase para o período de início do golpe de 1964, Hilda aparece quase como peça paralela à narrativa, surgindo sempre como uma mulher arrebatadora, que desperta em todas as pessoas um enorme fascínio. A força de sua presença, a beleza e o rastro deixado por seu perfume Muguet du Bonheur materializam a exuberância dessa figura feminina.

Há também outros personagens que aparecem pouco ou até caem no esquecimento no decorrer da história.

Outro paralelo na trama é a paixão platônica entre Hilda e Frei Malthus, também conhecido por Santo, um dos ganchos abertos dessa história. No desespero de não ceder à paixão que sentia por ela, o jovem costumava se chicotear.

O livro tem algumas passagens cômicas, mesmo em momentos dramáticos, com a tensão nos primeiros momentos pós golpe militar, e passagens quase fantásticas, como o sapato perdido de Hilda, que é referenciado como sapato da Cinderela, pelo qual a moça tinha grande apego.

Hilda Furacão é um livro de leitura rápida, mas, pelo meu perfil de leitora, demorei mais do que gostaria. Me diverti com alguns trechos, me entediei com outros. Foi o primeiro livro de Drummond que li e pretendo visitar outras publicações dele.

Recomendo a quem busca entretenimento rápido, tendo ou não assistido à minissérie. É um bom livro.

Samyta 21/06/2011

Encantador
Depois de ler esse livro, entendi porque a minissérie homônima da globo foi tão linda e fez tanto sucesso. Não tinha como ser de outra forma.
Roberto Drummond, com toda sua "mineiridade", nos envolve nessa narrativa construída com todo cuidado e beleza, como se fosse mesmo um bordado, daqueles de encher a vista!
Eu, como boa mineira que sou, me diverti muito, me emocionei, fiquei curiosa o tempo todo e senti um vazio no coração, ao terminar a leitura.
Quem já morou ou mora em Belo Horizonte, principalmente, vai passeando pela cidade junto com os personagens, se delicia com o "sotaquezim" bom demais e vive todas as emoções e casos, vira sobrinho de Tia Çãozinha e Tia Ciana, também...

Nem preciso dizer que super recomendo, né?

lilaselle 23/12/2023

Roberto entrelaça a história de Hilda às complexidades sociais da época, de forma a deixar a mulher misteriosa, em grande parte do livro, de lado. Portanto, trata-se principalmente de um relato histórico, sob a visão real e crua de Drummond. Quem veio pela série (como eu) sentirá falta de um romance avassalador, dos encontros secretos, de um final que ao menos permita imaginá-los juntos.
Ainda assim, me diverti, me emocionei, fiquei curiosa e encantada com os novos detalhes. São experiências diferentes!

Biblioteca Álvaro Guerra 09/04/2024

Uma narrativa envolvente que seduz o leitor pelo prazer de ler e adivinhar o que está para acontecer ,Hilda Furacão ,de Roberto Drummond ,é uma história de mistério e ao mesmo tempo um conto de fadas pelo avesso .

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/8526703900

Sobsob 09/04/2024

Brasil, I'm devastated.
Acredito que essa tenha sido a melhor leitura do ano em questão de escrita, o autor realmente sabe fluir uma boa narrativa.
Talvez não seja um bom livro para quem esteja ansioso para fechar conclusões, pois esse livro vai se concluindo de beirada em beirada e é muito mais profundo do que só uma coisa, tem personagens muito profundos e humanos com seus próprios motivos que você pode nem sempre entender, mas é um espetáculo.
É um livro muito interessante, pois ele engloba bem as situações geopoliticas da América Latina e do Brasil daquela época.
É um tipo de livro que você não lê para saber o fim (e que fim devastador) exatamente, mas sim para aproveitar todo caminho que ele traça.
Rudie 10/04/2024minha estante
acho que foi a sua resenha mais pacífica e emocionante que ja li

Sobsob 13/04/2024minha estante
me senti muito bicha escrevendo ?

mari152 24/01/2024

Indo assistir a série pra comparar as cenas e os personagens ?
não acredito que malthus e hilda não ficaram juntos!!!! absurdo
Favodemel00 14/02/2024minha estante
E esse spoiler sem sinalização???