Hilda Furacão

Hilda Furacão Roberto Drummond

Resenhas - Hilda Furacão

Tainah.Ferreira 09/08/2021

a série da TV é melhor que o livro, acredite se quiser.
nem sei se posso chamar isso de resenha. confesso que no caso de 'Hilda Furacão' eu me envolvi muito mais com a série protagonizada pela Ana Paula Arósio do que com o livro (e isso eh MUITO RARO, já que de uma forma geral os livros sao infinitamente melhores que suas adaptações).
Tainah.Ferreira 18/08/2021minha estante
classifiquei com DUAS ESTRELAS, mas ta aparecendo 4 estrelas na minha avaliação. ah vá, skoob....

Paula1882 01/11/2022

Apesar do nome, esse livro é mais sobre o autor que sobre a Hilda Furacão. E foi isso que me fez gostar tanto.

Marília 18/06/2023

Mesmo tendo visto a minissérie não conseguia parar de ler para ver se o final era o mesmo. Uma história muito empolgante ficamos o tempo todo pensando se é verdadeira ou não.

Marcos Nandi 28/07/2023

Eu achava que a história seria o maior drama (muito por causa da minissérie da Rede Globo) mas achei bem engraçado hahhaa.

A ação do livro se passa em Belo Horizonte na época da ditadura (quando é dado o golpe).

Entre relatos da infância (suposta infância) do autor do livro, a gente descobre que existe uma corrente moralista que pretende mandar o meritricio para a periferia de Belo Horizonte. Fundando assim, a cidade das Camélias.

O livro passa uma vibe de memórias sobre a história de Hilda Furacão, baseada na famosa prostitutas Hilda Maia Valentim. No livro,temos três amigos, o narrador (que é o próprio autor do livro) que fez carreira no jornalismo, Aramel que queria ser ator de Hollywood e o Malthus, que queria ser santo. No centro da discussão, temos Hilda Furacão e sua devassidão.

Nascida Hilda Gualtieri Von Echveger, era de uma família tradicional, encantava a todos,vivia em clubes elitistas, poetas faziam odes a ela. E de repente, ela abandona sua vida para ser meretriz, uma das hipóteses, foi o vaticinio da vidente Madame Janete, que a fez abandonar seu noivo (que cometeu suicídio). Enfim, ao longo do livro são levantadas hipóteses, já que o narrador vai vestir a carapuça de Poirot e investigar suas razões para publicar em jornal.

(A cena do bloco durante a peste é belíssima)

Como dito, é um livro muito engraçado. Aliás, a Hilda é apenas um plano de fundo, já que o autor intercala o drama principal com outras histórias de sua terra natal. Como as histórias de sua tia, que são hilárias. Chorei com todo arco do Adão nú.

gdilua 05/06/2024

A figura mitológica de Hilda Furacão
Esse livro me gerou uma decepção muito triste, pois passei meses querendo ler após assistir a minissérie da globo. O Roberto é um jornalista, e naturalmente, ele traz muito mais aspectos políticos da época do que de fato a história da Hilda, eu obviamente sei que é impossível deixar a política de lado em um livro que se passa durante o golpe de 64, contudo, esperava pelo menos mais envolvimento com a Hilda e outros personagens que cativam tanto os leitores (como Cintura Fina e Maria Tomba Homem).
Em contrapartida, algo que me deixou muito satisfeita foi em como as emoções do Santo ficam claras durante a leitura, essa clareza, que ele a ama mas sente-se dividido entre seus dois maiores amores (Hilda e Jesus Cristo) é o que dá um aspecto interessantíssimo a obra, é muito bom ver a evolução dele, procurando saber de realidades diferentes da dele e se envolvendo em pautas de esquerda.
As cenas em Santana dos Ferros eram sempre muito leves de ler e amava saber como andava as relações entre os personagens (sobre o Emecê e a bela B. principalmente), só gostaria de saber mais do dia a dia da Hilda no Maravilhoso Hotel, conhecer Hilda pra além da meretriz e amiga do Roberto, mas acredito que isso seja proposital do livro, que constantemente pinta uma imagem mitológica da Hilda Furacão, contudo, acho que ele não entrega lá muitas coisas sobre isso, pensei que ela seria a protagonista, mas na verdade é o Roberto que em muitos momentos a obra torne-se cansativa por haver tantos nomes e tantas descrições desnecessárias.

Felipe 29/01/2024

Roberto Drummond, ngm quer saber de você, queremos saber da Hilda e do frei. O livro tem um ritmo mt gostoso de leitura. Ele consegue intercalar muito bem o romance dos frei com a Hilda e o momento político da época. Porém, que tristeza esse final, não tristeza por ser ruim, mas por não ser do jeito que eu queria rs.

Mey 28/02/2024

Eu já havia lido “Hilda Furacão” há alguns anos, quando ainda estava na escola, mas percebi que não me lembrava de absolutamente nada da história, porque totalmente influenciada pela rede vizinha, achei que leria um romance entre um Santo e uma prostituta.

Apesar de levar o nome “Hilda Furacão” , o livro de Roberto Drummond não é sobre a figura misteriosa que agitava as noites da Guaicurus, em Belo Horizonte. O autor vai fazer mais um retrato da sociedade da capital mineira, às vésperas do golpe de 64.

O autor tem uma narrativa bem coloquial, que segue o seu fluxo de pensamento, indo e voltando na história, contando detalhes de histórias paralelas, para preencher o pouco que se sabe sobre Hilda e Malthus, ela uma jovem rica que desistiu de tudo para se prostituir e ele um jovem candidato a santo, que pouco conhecia da vida.

Além de Hilda e Malthus, vamos acompanhar Arame, um jovem ambicioso que trabalha atraindo ninfetas para um homem poderoso e também, Roberto, o próprio autor do livro, um jovem comunista que trabalhava como jornalista.

O livro não é ruim, achei divertida a forma que o autor tem de contar a história, parecia que estava sentada numa mesa de bar, conversando com um amigo. E como mineira, que mora em Belo Horizonte, é encantador ver como tudo era antes do golpe e como caminhou para isso tudo.

Para os fãs de história e principalmente, para quem tem interesse em saber mais sobre o período da ditadura brasileira, vale a pena ler “Hilda Furacão”. Mas se quer ver uma história de amor, assista a minissérie da Globo. Aqui temos duas figuras enigmáticas, com histórias misteriosas e um romance com um triste fim (afinal, é a vida real).

site: https://www.instagram.com/p/C30zOjXPHlr/

Giovana.Brugnara 01/03/2024

Hilda Furacão
Esse livro tem uma escrita bem fluida, você mal sente o tempo passar ao lê-lo. Ele traz a jornada de Roberto como jornalista num período anterior à ditadura militar no Brasil, apresentando também Hilda e Malthus.

Apesar de eu ter ido ler esperando um romance entre os dois, a história de Roberto envolvendo jornalismo e sua relação com o comunismo, me surpreendeu bastante de forma positiva.

E mesmo já tendo visto a série, não pude evitar ficar desapontada ao ler o final?

crislane.cavalcante 10/03/2024

"Hoje é 1° abril, cambada!"

Com esse trecho inicio refletindo sobre a verdade/inverdade sobre Hilda Furacão que se imortalizou em poucas páginas causando essa dualidade: ela realmente existiu tal qual o relatado? Finalizo com o trecho a seguir:

"- Por que você não diz aos leitores que, tal como contou no seu romance, eu, Hilda Furacão, nunca existi e sou apenas um 1° de abril que você quis passar nos leitores? Por que não diz isso?"

maximoff.AJ 12/03/2024

Alerta de spoiler: a Hilda é um furacão
Apesar de ler esperando uma coisa, e acabar recebendo outra, Hilda Furacão não poderia ter me conquistado mais (não é atoa que a fila para o quarto 304 do Maravilhoso Hotel fazia voltas pelo quarteirão)

Aninha 16/03/2024

Uma fofoca das boas
Que livro bom!! Conheci a história através do TikTok e foi uma das melhores histórias que eu li nos últimos tempos. Atemporal, intrigante, engraçada e bem elaborada.
Uma grande fofoca, com personagens cativantes e únicos. Indico super!!

Darlan 17/03/2024

Hilda furacão era conhecida como "a garota do maiô dourado", uma garota doce e meiga, até se tornar a prostituta mais famosa da zona boêmia de belo horizonte. os anos passaram e o mistério continua do porquê de ela ter abandonado a vida de antes. a história, narrada a partir de um segundo ponto de vista, evidencia muitas coisas, como por exemplo a fervorosa paixão de hilda por malthus e o início da ditadura militar no brasil. é um livro que vale a pena ler. os capítulos, em sua maioria, são curtos, então são bem fluídos de serem lidos. a história si é interessante, marcada fortemente pela presença do simbolismo sexual de hilda furacão.

Selene.aahmas 18/03/2024

Escrita furacão
Fizeram milagre com a novela!
Sim é assim que eu começo essa resenha, li muitas outras resenhas, e todas falavam isso,acreditei? não. Mas agora depois de terminar de ler Hilda furacão, que fica com um final aberto, o enredo, achei muitas vezes bagunçado, e esse tal romance, foi apenas um relato.
Em contra partida, é interessante como o autor interage com os leitores, o livro é super fácil de ler, o que bagunça é essa ordem q ele conta.
Um pouco sobre os personagens, eu amei a personagem da Hilda, Cintura fina e Maria Tomba Homem, porém perguntas iniciais do livro, ficaram sem respostas e não me venha com papinho de 1 de abril.
Enfim o livro é bom, mas não acho que possa ser considerado uma obra maravilhosa, a adaptação cinematográfica consegue ser perfeita.