Hilda Furacão

Hilda Furacão Roberto Drummond




Resenhas - Hilda Furacão


158 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


geovana 07/04/2024

?Ela é o diabo, você duvida?"
?...eu disputo meu amor com Jesus Cristo!?

Leitura bem tranquila e interessante, ainda nao assisti a minissérie mas acho que talvez seja um pouco melhor do que o livro, que já é bom mas não é nada demais.

?As mulheres de Belo Horizonte, as mães de família, as esposas, as noivas, as namoradas odiavam Hilda Furacão, mas os homens, ah, os homens a amavam, ela os fazia subir pelas paredes e conhecer o paraíso.?

Gostaria de ver uma Hilda Furacão andando no centro de Belo Horizonte, essa mulher é encantadora e super interessante.

?Ela me ensinou o que é a piedade e a verdadeira compaixão humana. Está vendo aquele gato que atravessa a rua? Amo aquele gato e amo a mulher bêbada que vem vindo para cá e amo os operários e as prostitutas e os simples e os que nada têm e eu quero mudar o mundo.?

Muitas citações legais mas vou deixar só mais uma aqui porque apesar de absurdo e injusto o golpe militar foi interessante no livro.

?? Revolução ou golpe militar?
? Se vencermos, Frei Malthus, será uma revolução. Se perdemos, será um golpe militar.?
comentários(0)comente



Clara 07/04/2024

Me interessei pela leitura pelo hype da miniserie, tinha decidido que assistiria depois de ler o livro, enrolei um bocado, mas finalmente consegui finalizar a leitura. A enrolação citada anteriormente de nada tem a ver com a construção e a narrativa da história, que por sinal é muito fluída e gostosa de ler, quem gosta de fofoca vai adorar a narrativa deste livro. A história é muito interessante e instigante, o cenário e o tempo em que se passa traz familiaridade e mais anceio para finalizar a história. Um ótimo livro! Próximo passo é assistir a adaptação!
comentários(0)comente



Maria18021 06/04/2024

Hilda Furacão - ROBERTO DRUMMOND
?A Hilda Furacão, onde ela estiver?

sem duvidas um cinco estrelas!! não deixa a desejar nada, prendendo o leitor do início ao fim, enrolando (de uma forma boa) para contar o mistério e semeando a curiosidade nos que leem a história. Muito diferente da famosa serie, o livro apresenta alguns detalhes a mais e outros a menos (li o livro antes de assistir a série). A história vai muito além da vida de Hilda Furacão, apresenta também um contexto do Brasil nos anos 60 além da própria história do narrador Roberto e outros personagens secundários.

fiquei apaixonada pela história, quase como se eu estivesse lendo um diário, super indico, terminei em 2 dias de tão imersa na história
comentários(0)comente



Kiittyy 31/03/2024

Hilda furacão
Eu sinceramente não sei explicar o quão incrível, inteligente, maravilhoso e muito mais esse livro é. Eu tô completamente apaixonada nesse livro e com certeza virou um dos meus preferidos. Eu não tava gostando muito no início do início mas mds, assim que eu fui lendo eu fui me apaixonando totalmente nesse livro. Eu recomendo demais demais demais, pq é realmente incrível
comentários(0)comente



mahfranxx 31/03/2024

A prostituta mais famosa do país
Três amigos e uma bela prostituta.

Um jornalista comunista ativista na luta;

Um frade, religioso incentivado pela família;

Um jovem ator com o sonho clássico Hollywoodiano.

Roberto Drummont foi sagaz na escrita de Hilda Furacão, que é praticamente uma fofoca sendo contada na época mais difícil do militarismo brasileiro, recriando o cenário social moralista-conservadora da época e a tensão política que agitava os últimos anos que antecederam o golpe militar de 1964.

A garota pura do maiô dourado, se tornar a maior prostituta de Belo Horizonte, e o motivo então desconhecido. O santo, o frei mais amado pelas religiosas e senhoras de idade, largar a batina, por um amor que nunca sentiu em sua vida.

O surgimento de Hilda Furacão coincide com uma manifestação para acabar com os prostíbulos da Zona Boêmia, e transferir seus habitantes. O projeto precisava ser votado na câmara e dividia opiniões e pós em confronto, de um lado, os defensores da Zona Boêmia, sobretudo os habitantes do grandioso Hotel ? entre eles Hilda, a prostituta Maria Tomba-Homem e o travesti Cintura Fina ?, e, de outro, a Sociedade Defensora da Moral e dos Bons-Costumes, liderados pela moralista Loló Ventura, e é aqui que nosso querido Santinho entra, prometendo exorcizar Hilda Furacão.

Porém, ao contrário do que se é induzido pensar, Hilda não é a principal personagem. O livro vai misturando realidade e ficção, centrando-se na história do seu próprio narrador.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Séh 29/03/2024

Não tanto sobre Hilda
O livro inicialmente me causou estranheza por quão pouco se traz sobre a personagem que dá nome a obra, porém a medida que se compreende que é mais um recorte sobre a vida do próprio autor durante a transição da democracia para ditadura as minhas expextativas se realinharam. No final, é um livro autobiográfico bom e interessante, só não se vá esperando Hilda Furacão como trama principal, ela é mais o plano de fundo misterioso da história
comentários(0)comente



jmpearl 25/03/2024

Como vi a série há poucos meses, é muito difícil pra mim dizer o que penso do livro, já que a cronologia e as lacunas de informação foram corrigidas pela série e não sei dizer se teria ficado confuso por si só. não gostei do formato de narração porque não queria saber sobre santana dos ferros ou sobre roberto, queria ouvir sobre hilda, mas no livro ela tem uma participação muito, muito menor. acho que a série soube aproveitar muito bem o material de base e tornar ele melhor
comentários(0)comente



Aninha 20/03/2024

Hilda Furacão
Quando começar a ler esse livro, trate ele como uma fofoca, que é exatamente o que Roberto Drummond faz nessa narrativa.
Hilda é mais um retrato de Belo Horizonte antes do golpe militar e sobre a vida de um jornalista do que uma história de amor entre uma prostituta e um santo.
Hilda é e continua sendo um mistério.
comentários(0)comente



Selene.aahmas 18/03/2024

Escrita furacão
Fizeram milagre com a novela!
Sim é assim que eu começo essa resenha, li muitas outras resenhas, e todas falavam isso,acreditei? não. Mas agora depois de terminar de ler Hilda furacão, que fica com um final aberto, o enredo, achei muitas vezes bagunçado, e esse tal romance, foi apenas um relato.
Em contra partida, é interessante como o autor interage com os leitores, o livro é super fácil de ler, o que bagunça é essa ordem q ele conta.
Um pouco sobre os personagens, eu amei a personagem da Hilda, Cintura fina e Maria Tomba Homem, porém perguntas iniciais do livro, ficaram sem respostas e não me venha com papinho de 1 de abril.
Enfim o livro é bom, mas não acho que possa ser considerado uma obra maravilhosa, a adaptação cinematográfica consegue ser perfeita.
comentários(0)comente



Darlan 17/03/2024

Hilda furacão era conhecida como "a garota do maiô dourado", uma garota doce e meiga, até se tornar a prostituta mais famosa da zona boêmia de belo horizonte. os anos passaram e o mistério continua do porquê de ela ter abandonado a vida de antes. a história, narrada a partir de um segundo ponto de vista, evidencia muitas coisas, como por exemplo a fervorosa paixão de hilda por malthus e o início da ditadura militar no brasil. é um livro que vale a pena ler. os capítulos, em sua maioria, são curtos, então são bem fluídos de serem lidos. a história si é interessante, marcada fortemente pela presença do simbolismo sexual de hilda furacão.
comentários(0)comente



Aninha 16/03/2024

Uma fofoca das boas
Que livro bom!! Conheci a história através do TikTok e foi uma das melhores histórias que eu li nos últimos tempos. Atemporal, intrigante, engraçada e bem elaborada.
Uma grande fofoca, com personagens cativantes e únicos. Indico super!!
comentários(0)comente



@thereader2408 13/03/2024

A furacão na literatura
Hilda Gualtieri Müller é uma personagem fictícia inspirada em Hilda Maia Valentim, imortalizada em um livro de Roberto Drummond. Hilda ficou realmente famosa devido à minissérie Hilda Furacão, escrita por Glória Perez em 1998, em que foi interpretada pela belíssima Ana Paula Arósio. Poucos sabem que Hilda existiu e a vida dela nem foi tão glamurosa quanto relatada no livro e gourmetizada na série. Na verdade, a história da Hilda real foi mais triste e solitária do que se apaixonar por um frade dominicano.

Drummond incrementou sua história quase toda juntando fatos históricos à sua narrativa: a construção de Brasília, o golpe de 1964, alvoroço político entre revolucionários e conservadores. E tudo isso deixou o livro ainda mais interessante. A história do livro se passa em Belo Horizonte no início dos anos 1950 e 60. Hilda, a Garota do Maiô Dourado, enfeitiçava os homens nos clubes da cidade. Recusou pedidos milionários de casamento e por algum motivo que se recusa a revelar se muda para o quarto 304 do Maravilhoso Hotel, na zona boêmia da cidade.

Seu nome de guerra virou Hilda Furacão, e logo se tornou a musa erótica da cidade, tirando o sono da família tradicional mineira. Sua história vai se cruzar com a de três rapazes vindos de Santana dos Ferros: Malthus, que queria ser santo; Aramel, o Belo, queria ser ator em Hollywood e o narrador da história, o próprio Roberto Drummond que queria ser revolucionário.

Mesmo que “Hilda Furacão” não seja uma obra de estrito rigor histórico. Drummond toma liberdade com a linha do tempo e os personagens, remodelando eventos históricos para atender às necessidades de sua narrativa. Embora esta abordagem possa levantar questões sobre a autenticidade do romance como relato histórico, também permite que Drummond se aprofunde nas dimensões psicológicas e emocionais das experiências de seus personagens.

"Hilda Furacão" desafia convenções, enquanto oferece uma reflexão sobre os conflitos dos personagens, além de uma análise perspicaz do contexto político da época. A escrita de Drummond e a profundidade de seus personagens garantem uma leitura cativante, consolidando a obra como um clássico da literatura brasileira contemporânea.

@thereader2408
comentários(0)comente



taissa 12/03/2024

A garota do maiô dourado
Na minha cabeça o final da série é o que realmente aconteceu e o Malthus e a Hilda ficaram juntos depois da ditadura e viveram uma longa vida juntinhos me recuso a acreditar no Roberto Drummond ME RECUSOOOO
comentários(0)comente



maximoff.AJ 12/03/2024

Alerta de spoiler: a Hilda é um furacão
Apesar de ler esperando uma coisa, e acabar recebendo outra, Hilda Furacão não poderia ter me conquistado mais (não é atoa que a fila para o quarto 304 do Maravilhoso Hotel fazia voltas pelo quarteirão)
comentários(0)comente



158 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR