A distância até a cerejeira Paola Peretti

Resenhas - A distância até a cerejeira

@aleitoradelivros 30/08/2021

Mais ou menos
A capa é linda, a proposta do livro também. Porém, não consegui me cativar pela Mafalda, entendo seus medos, mas mesmo assim, a personagem não me conquistou. Talvez, se não tivesse escutado partes do livro por audiobooks, não teria concluído a leitura até o fim. As partes que salvaram o livro foram as que Felipe apareceu, queria mais dele no livro.
Line 18/06/2022minha estante
Também senti falta do Felipe aparecer mais... E não sei se entendi o final kkk

@aleitoradelivros 23/06/2022minha estante
Agora que você falou, acabei de perceber que não lembro mais do final ???

Line 25/06/2022minha estante
Se não lembra, não marcou kkkkk

Line 25/06/2022minha estante
Conclusão: não é tão bom kkk

@aleitoradelivros 27/06/2022minha estante
Sim, kkkkk, exatamente!

Manu 04/11/2021

Perfeito
Eu daria qualquer coisa pra ter a sensação de ler esse livro pela primeira vez.
Os capítulos são curtos, e quando você percebe já se passaram horas lendo.
É uma história incrível que mostra a evolução da Mafalda, que é uma menina de 10 anos q está aprendendo a viver no escuro. Esse livro te faz ficar horas olhando pro teto e pensando sobre seu ?essencial?. E no final eu chorei tanto que achei q ia encher uma piscina com lágrimas.
Ana 05/11/2021minha estante
Vou até adicionar na minha meta

Manu 05/11/2021minha estante
amg vc vai se apaixonar por esse livro

adasgl ð 28/05/2022

Não consigo parar de pensar em Mafalda
Uma amiga me emprestou o livro físico, e agora eu já não vejo a hora de comprar o meu próprio exemplar. Os personagens, enredo, tópicos abordados, detalhes... tudo! Eu acreditava que seria um romance água com açúcar assim que vi a capa, mas fui surpreendida com um plot maravilhoso. Chorei com o final. Tenho certeza que esse é um daqueles livros que vou levar pra vida.
Mimi Macedo 28/05/2022minha estante
A gente percebe q não existe limites para aqueles com alguma necessidade especial.

Memy 07/09/2022

Lindo e sofrido, mas mais lindo
Comprei esse livro porque estava na área de promoção, e entre todos os que tinham lá esse me deixou intrigada, a sinopses me fez chegar em casa e já abrir o livro para saber mais. E olha, que livro lindo. A inocência com que a Mafalda narra uma questão tão triste e assustadora até para os adultos da um tom totalmente único ao livro. Porque a história de Mafalda não é só sobre uma menina que está ficando cega, mas sobre uma menina que não tem muitos amigos, que está se mudando, que a amiga está mal, que não pode mais praticar as atividades que gosta etc etc. Ou seja, a vida da Mafalda é triste. Mas também podemos ver um pouco da inocência do primeiro amor de criança, com toque de delicadeza e carinho, como toda a abordagem do livro. A gente vê esse livro com uma história muito pesada, mas que fica muito leve com a abordagem. O jeito que a Mafalda interpreta as coisas e o jeito que o livro as entrega é lindo. O livro conversa com você como uma criança, mas deixa marcas pra toda vida. Além de ter toda uma linguagem metafórica, mesmo que simples, extremamente genial. Adoro as metáforas da cerejeira, que podemos dizer que a distância até a cerejeira pode ser a distância até a cegueira para Mafalda ou até a morte para outro. Enfim, esse livro acrescenta muito na vida de qualquer leitor, os personagens tem um peso incrível na vida de quem lê o livro, e o aperto no coração é real. O epílogo me pegou de um jeito muito doloroso, até chorei um pouquinho. Recomendo muito, aprendi muitas lições com essa obra.
Daniela551 15/10/2022minha estante
Eu chorei litrosssss com o epílogo ??

Freezerburn 09/03/2024

A Distância até a Cerejeira
Um livro muito bonito sobre superação, sobre força e sobre o essencial.

Gostei muito dele focar nesse ponto do Pequeno Príncipe, gosto quando histórias se desenvolve com uma criança interpretando do seu jeito o Pequeno Príncipe.

Apesar de eu achar que ele seria bem mais fantasioso, foi uma leitura bem agradável e gostosa.

Só não acho que uma criança iria gostar muito dele, o livro é bem melancólico, mas um melancólico bonito e até poético, mas não recomendaria para uma criança, apesar da história ser só ponto de vista de uma garota de 10 anos.

Recomendo demais o livro, principalmente para aqueles que gostam de coisas infantis que na verdade não são tão infantis, e esse livro é um desses.
Freezerburn 09/03/2024minha estante
Caraca eu apareci no meu próprio feed rsrsrss

Mirella189 20/07/2021

Distância até a cerejeira
A distância até a cerejeira foi um livro bom , terminei ele rápido , não foi um livro perfeito , mas me trouxe muitas reflexões , e um livro fofo , pensei em abandonar ele porém continuei e até que gostei:))
@aleitoradelivros 30/08/2021minha estante
Eu também quase abandonei... Mas foi bom.

Pri 31/05/2021

Quando vi esse livro na prateleira da livraria tinha uma ideia totalmente diferente. A distância até a cerejeira é um livro cativante.
Mafalda, a personagem principal, me encantou com seu jeito de criança quer conhecer o mundo, mas agora o certo problema, entretanto aprender a ver o que é importante para si e ainda leva o leitor a se fazer essa pergunta.
JoAo.Lucas 31/05/2021minha estante
Tem como ler livro nesse app???

Rosana Miyata 21/07/2019

A distância até a cerejeira
Livro com ilustrações belíssimas, escrito de forma fluida e leve, mesmo se tratando de um assunto pesado (doença de Stargardt, que é real e leva à perda progressiva de visão e, eventualmente, cegueira). A autora sofre dessa doença e o livro foi escrito como uma forma de ela expor os seus medos e descobrir o que é essencial para a sua vida.

DAbora277 09/05/2024

A distância até a cerejeira
Este livro é um livro bom, demorei um pouco para ler porque li pelo computador e não gosto de ler através de telas, não recomendo muito mas é bom

Shara.Lobo 19/08/2019

Não me agradou
Gente, eu li o livro na força do ódio porque ganhei um livro que eu não pedi! Li o livro inteiro sem NENHUMA emoção. O início foi a mesma coisa do fim. Acho que já comecei a ler sem expectativa, mas ok.
O livro, como todos sabem, conta a história de Mafalda, uma menina que está prestes a torna-se cega. Todo o enredo, e intenção é bom e lindo, mas não houve nenhum momento que foi capaz de prender completamente a minha atenção e deixar-me totalmente em aflição.
No entanto, o livro aborda um tema muito relevante de uma forma simples, fazendo com que nossos olhos possam se abrir para uma realidade pouco discutida: a cegueira, a inclusão.

Amanda 25/09/2019

E leitura leve sobre o olhar de uma criança de 10 anos . A pureza e a inocência de quem vai ter um grande desafio pela frente e o que cativa essa história.

Michelle 04/02/2020

Singelo e bonito. Especial
A Distância Até a cerejeira é um lindo onde a menina, Mafalda, com 9 anos está prestes a ficar em total escuridão e tem suas próprias estratégias para medir o quanto ainda enxerga a cada dia.
Gostei muito, trata de uma síndrome rara, ainda sem cura. A qual a própria autora descobriu há muitos anos e vem vivendo com desafios e novas formas de ser e estar. Adorei a leitura!

Juh @sonhodelivro21 10/03/2020

Emocionante e com muitas metáforas
Para quem ama livros narrados por crianças com certeza iria amar esse, a escrita da autora é intensa e ao mesmo tempo leve devido a narradora ser criança é um final emocionante e cheio de metáforas que com certeza ensinam muitos adultos.

Taize @viagemliteral 08/04/2020

"Todas as crianças tem medo do escuro, eu também tenho, porque pra mim o escuro é uma venda nos olhos que coloquei para brincar e agora não posso mais tirar."

Mafalda sempre usou óculos, mas aos poucos sua visão foi ficando cada dia pior, e aos 9 anos de idade descobriu que tinha uma doença rara chamada Stargardt, essa que não havia cura. A névoa, as dúvidas e o medo só aumentavam, mas vontade de buscar independência também andava junto com a garotinha. Então, ela treinava vendada, contava passos, apurava seus outros sentidos; seu olfato ficava cada dia melhor, e os pequenos barulhinhos lhe guiavam aonde quer que ela fosse.

Apesar do escuro assustador e indesejável, Mafalda não se deixou abater, e procurava sempre a companhia de seus pais e seus amigos: Felipe, Estella, a funcionária da escola que sempre lhe incentivou a buscar o seu melhor e seu lindo e gordo gatinho Ótimo Turcaret.

"Encontre sua rosa, Mafalda. O seu essencial. Uma coisa que você pode fazer até sem os olhos."

Mas as névoa estava indo rápido demais, a contagem de seus passos de onde seus olhos começavam a enxergar a cerejeira até alcança-la, ficavam cada vez mais próximos. Talvez ela pudesse ir morar na cerejeira junto com a vovó, o Cosmo e o Gigante, talvez ela conseguisse fazer tudo isso antes que o escuro de dentro de seus olhos se fizessem presente por completo.

Quantos medos se fazem presente em nossos escuros, sejam eles patológicos ou sentimentais?! Somos humanos e cheios de incertezas, o futuro é algo duvidoso, e muitas vezes o escuro não está apenas por detrás dos nossos olhos, mas sim fazendo parceria com as nossas dúvidas e medos.
A história de Mafalda é inspiradora. Uma garotinha que antes mesmo dos 10 anos de idade teve que lidar com perdas, tanto de pessoas que amava como físicas.
Apesar do livro abordar algo forte e sensível, traz uma escrita fluída e que não nos deixa triste, pelo contrário, nos agracia com uma criança forte e determinada, que mesmo com todos os seus medos encontrou o essencial!

Isabella 20/04/2020

Aquele tipo de livro que você só percebe o quanto precisava ler depois que ler
Você sabe qual é o seu essencial?

Mafalda tem apenas dez anos quando percebe que precisa encontrar o seu essencial; aquilo que a fará genuinamente feliz e completa, e aquilo que ela seja capaz de ter/ser, sem enxergar.
Ela nasceu com uma rara deficiência visual chamada Stargardt, que compromete e dificulta que ela veja as coisas com nitidez e clareza. No entanto, dentro de pouco tempo a "névoa" como ela chama, cobrirá completamente sua visão, e ela ficará no escuro.

Como uma criança lida com a iminência de algo terrível que chegará a qualquer instante e lhe roubará aquilo que é tão importante? É então que sua amiga Estella, (a faxineira da escola), dá a ela a missão de encontrar o seu essencial, e ela inicia essa busca com a inocência e confiança que somente uma criança é capaz de ter.

"O essencial é invisível aos olhos"

Essa frase do livro o pequeno príncipe se encaixa perfeitamente na mensagem desse livro, é completamente lindo acompanhar as descobertas de Mafalda sobre coisas que ela sentirá tão profundamente com o coração, que a visão se tornará indispensável. Uma narrativa doce e permeada de reflexões que a gente sabe que levará por toda a vida, o tipo de livro que nenhuma resenha seria capaz de resumir o quanto é belo e necessário.

Mafalda, obrigada por aquecer meu coração nesses tempos difíceis, você me fez perceber que as coisas bonitas ainda existem e continuarão imutáveis apesar de tudo.