A Casa da Beleza

A Casa da Beleza Melba Escobar

Resenhas - A Casa da beleza

Jenni 24/02/2024

"Somos sombras em uma caverna sem saída."
"A Casa da Beleza" apresenta uma trama que poderia ser promissora. Ambientada no luxuoso salão de beleza de Bogotá, onde segredos obscuros permeiam a vida das elites. Karen, uma esteticista talentosa, torna-se involuntariamente envolvida em um complexo enredo após a morte de uma adolescente, expondo as entranhas da corrupção e da injustiça que assolam a sociedade colombiana.
No entanto, apesar da premissa intrigante, o livro falha em sua execução. A narrativa confusa e a falta de clareza nas vozes dos personagens dificultaram a minha imersão, enquanto a ausência de desenvolvimento e carisma nos protagonistas torna difícil se conectar com a história.
Além disso, o foco excessivo na pobreza, drogas e corrupção negligencia outros aspectos da trama, deixando o suspense e a investigação em segundo plano. Como resultado, "A Casa da Beleza" não atinge seu potencial máximo, perdendo a oportunidade de explorar profundamente os temas complexos que prometia abordar. A única coisa minimamente decente foi a exploração dos padrões de beleza e como as mulheres se sentiam com isso.

Luvale 27/03/2024

Gostei muito desse thriller colombiano que, além de trazer uma investigação e uma trama intrincada, aborda temas muito complexos e traz muitos questionamentos.

A Casa da Beleza é um estabelecimento frequentado pela elite de Bogotá, fornece vários serviços e tem as melhores funcionárias. Uma delas é Karen, uma jovem que aceitou o trabalho afim de levantar uma quantia significativa de dinheiro, em busca de uma vida melhor. Nesse trabalho, ela é também confidente, escutando confissões e dialogando com suas clientes. Ao atender uma adolescente, cheia de planos e incertezas, ela acaba se tornando uma peça-chave de um crime, uma vez que essa mesma jovem é encontrada morta no dia seguinte, e Karen foi a última que a viu viva.

O livro é contado principalmente por Claire, uma cliente da Casa, que tem um certo interesse em Karen. A narrativa também traz pontos de vistas de outras mulheres envolvidas na trama, relatos passados e presentes, o que pode causar estranheza e confusão, mas que não me incomodou. Os capítulos são curtos e a escrita é bem fluída, só carecendo de maior clareza e diferenciação entre as vozes das personagens.

Mostra muito bem as dificuldades de Karen, a constante sensação de impotência e as angústias que enfrenta. Com cenas bem revoltantes e alguns acontecimentos tensos que mudam completamente a vida da protagonista, mostra o retrato de uma sociedade tomada pela violência e desigualdade, onde a parte criminal acaba ficando em segundo plano. É um enredo sobre problemas sociais, classismo, corrupção, criminalidade e abuso de poder, além de questionar papéis de gênero e os padrões de beleza.

Toda reviravolta da investigação mostra como o dinheiro e a influência podem manipular o sistema e, embora o crime tenha solução e culpado, muito pouco pode ser feito quando os envolvidos são poderosos. O final foi impactante e me entristeceu, porém acabou deixando tudo ainda mais real e intenso. Recomendo para todos que gostam de histórias rápidas mas que transmitem muito, um thriller muito atual e que vai fazer pensar.
Kleilson.Torquatto 27/03/2024minha estante
Ótima resenha!

Livrendo 26/07/2023

Mediano..
Neste livro temos Claire, é é como uma narradora da história e cliente do salão de beleza "A casa da beleza", um salão frequentado pela alta sociedade de Bogotá, Colombia. Nesse salão, Claire conhece Karen uma esteticista que se vê envolvida em problemas.

Este livro acaba por andar à volta dos problemas de Karen, de um homicídio de uma jovem cliente daquela e tudo narrado, aparentemente, pela voz de Claire, uma psiquiatra/ psicanalista de cinquenta anos.

Podemos dizer que este livro pode retratar um pouco a sociedade daquele país, dá-nos conta dos perigos de andar na rua, de táxi (conta-nos o que é o passeio milionário) e da forma como são vistas as mulheres que vivem sozinhas.

Há droga, sexo, prostituição, esquemas políticos, ameaças, tudo.

Agora perguntam-me se fiquei entusiasmadíssima com este livro. E eu digo: não. Não é péssimo, porque não é. Mas também não é extraordinário.

É mediano. Tem uma leitura fácil. Lê-se rápido. Mas a história não é fantástica. Não fiquei fã da forma como está narrada. Chega-se a uma altura que é um pouco confuso sem se saber quem narra o quê.

Não é uma desilusão, nem é o livro mais extraordinário que já li.

site: https://www.instagram.com/livrendo.tudo/

Karini.Couto 10/05/2024

A Casa da Beleza apresenta uma trama ambientada no luxuoso salão de beleza de Bogotá, onde segredos obscuros permeiam a vida das elites.

Karen é uma esteticista talentosa, que entre sessões de depilação e massagens, acaba se tornando confidente de suas ricas e poderosas clientes e descobrindo segredos que podem valer muito dinheiro e prejudicar diversos figurões da cidade. Ela se vê involuntariamente envolvida em um complexo enredo após a morte de uma adolescente, que esteve em sua cabine um dia antes de aparecer morta. Sendo considerada testemunha-chave do assassinato, por ter sido a última pessoa a ver a menina com vida.

Assim o mistério se abre, expondo as entranhas da corrupção e da injustiça que assolam a sociedade colombiana regada à sexo, drogas e que tem como protagonistas o alto escalão do governo e do narcotráfico colombiano.

Para quem ama finais felizes, não leia essa obra, pois esse não é o papel dela. A trama nos traz uma mulher preta que luta para sobreviver, tendo que fazer escolhas difíceis, como ir para outra cidade, deixando seu filho aos cuidados da avó, para assim, em sua ignorância conceder ao seu filho algo melhor na vida. Por vezes a obra nos choca ou revolta, mas é inegável o quanto a escrita é muito bem pontuada, já que os sentimentos conflitantes saltam às páginas.

A obra nos propõe à refletir sobre assuntos relevantes, trazendo diversos questionamentos em meio à uma investigação em uma rede de intrigas bem elaborada. O ponto de vista de Claire, uma cliente da Casa da Beleza e que está sempre de olho em Karen, além de diversos outros pontos de vista, o que nos proporciona uma visão ampla da trama, movimentando a obra entre o passado e presente e assim dando voz aos fatos que levam a cada situação que nos é apresentada.

E o final? Não vai te deixar feliz e nem satisfeito, mas sem dúvida, mais realista que isso, impossível! O crime principal da obra vai ser solucionado, mas como já vinhamos dizendo, as pessoas envolvidas são poderosas, e tal qual é na vida, muitas vezes o poder, posição social e classe também confere impunidade.

Muitos pontos de reflexão dessa obra são muito atuais e vale conferir a leitura.

Por Emi e Ka

site: https://instagram.com/alempaginas

Ellie 03/04/2024

Poder
Eram muitos gatilhos mas não foram bem aproveitados. Ficou confuso saber, às vezes, quem era o personagem da vez. Final corrido e frustrante.

Gomor 02/04/2024

História triste. Corrupção, prostituição, drogas envolvem uma jovem colombiana que trabalha na Casa da Beleza. Gostei da leitura embora, por vezes, fiquei um pouco confusa com a personagem que está agindo naquele momento ou com nomes que vão surgindo.

Manu5 15/04/2024

Esse livro acima de tudo é sobre uma mulher que faz literalmente de tudo pra poder ter seu filho junto, de uma mãe solo, de uma mulher que é humilhada, ofendida pela cor de pele, que é questionada por alisar o cabelo, que vive em um lugar bem violento pq é onde dá pra pagar, é quantas e quantas mães, e mulheres não passam por isso diariamente?! Os assassinatos nesse livro fica mais de lado, porém dá metade pro final a gente tem o desfecho dessas mortes, eu não gostei do final da personagem por isso não dei 5 estrelas, mais é uma narrativa muito envolvente, bem escrita, ótima ambientação.

AmadoThriller 20/02/2024

Esse livro foi uma decepção para mim. Logo que vi sobre o lançamento dele fiquei empolgadíssima, pois como uma boa vaidosa que sou, o tema de ter um salão de beleza na história me chamou muita atenção, e eu achei que aconteceriam coisas nesse salão, mas não foi bem isso. A história é até rápida de se ler, li ele todo ontem, e até gera certa curiosidade pois vão aparecendo personagens e casos e você fica querendo saber onde aquilo tudo irá chegar. Mas o livro é totalmente confuso! Em geral ele é narrado pela Claire, uma das clientes da Casa de Beleza, mas tem capítulos que percebemos que outra pessoa está narrando mas não dá pra saber ao certo quem é, é uma mistura danada! Sem contar que alguns trechos são narrados e depois volta no tempo e narra o que aconteceu antes daquilo, também sem aviso nenhum, o que confunde mais ainda. Então eu fiquei perdida em boa parte do livro, entendia a história mas não sabia quem estava contando, e às vezes me perdia se era presente ou passado.
O crime e a investigação em si são meio bobos, fracos, mal explicado e no final ainda fica a dúvida se a pessoa culpada e condenada foi realmente a responsável pelo crime ou não. Eu realmente não entendi o final, se era pra deixar na dúvida ou se eu que não captei mesmo. Ou a pessoa era realmente a culpada e isso foi o plot do livro ou armaram para culpar essa pessoa e deu certo. Só Deus sabe! Eu achei bem fraco esse livro!

Helô 18/04/2024

É...
Esse livro se propõe muitas coisas, mas acaba fazendo todas elas de maneira bem superficial.
Iniciei a leitura empolgada (principalmente pelo hype atual) esperando um thriller empolgante, mas... As personagens são desagradáveis e imparciais (não consegui criar um vínculo real com nenhuma delas) e o número de gatilhos desse livro é tão grande que parei de ler várias vezes tamanha a náusea que se apoderou de mim.
As trocas de narrador deixam a leitura confusa, várias linhas da história nunca são aprofundadas e o livro termina com tanta ponta solta (e um plot twist beeeeem preguiçoso) que sinceramente? Talvez merecesse uma nota 1 e não 2.
Em contrapartida, os capítulos são bem curtos fluídos (fora gatilhos) e a leitura é fácil. Dá pra se entreter com, mas jamais recomendaria a leitura: não gostei mesmo.

Karen.Caetano 05/04/2024

Se você está esperando um final feliz, não leia esse livro.
Acompanhar tudo o que Karen passou foi um processo doloroso. Ela é uma mulher preta e mãe solo que precisou deixar o filho com a avó e foi trabalhar em outra cidade pra dar uma vida melhor para o filho.
E o que me deixou abismada foi a influência de uma pessoa em vários segmentos e como essa influência pode ou não destruir a vida de alguém.

21/04/2024

Queria ter gostado mais
Eu realmente queria muito ter gostado mais dessa leitura, pois há muito conteúdo interessante aqui, mas infelizmente muitas falhas me incomodaram.
Apesar de abordar temas de absoluta relevância, especialmente para nós, mulheres, tudo fica muito superficial. Além disso, o fim deixa muitas pontas soltas e parece ter sido escrito às pressas. Também me incomodou bastante o fato de não conseguir identificar de que personagem era a voz de cada capítulo. Muitas vezes só dava pra entender mais pra frente, daí algumas coisas tinham que ser relembradas. As personagens serem tratadas por alcunhas diferentes, ora pelo nome, ora pelo sobrenome, me deixou confusa também.
Senti que a autora quis explorar tantas questões críticas da sociedade que acabou se perdendo no meio disso.. o que é uma pena, pois o potencial é absurdo.

Kaue Garcia 26/02/2024

Podia entregar muito mais
A sinopse era ótima, comecei a ler o livro esperando suspense, plots, mistério ? mas nada disso aconteceu, a história fica muito focada em drogas, prostituiçao, pobreza e o lado do suspense/mistério não é desenvolvido em momento nenhum! O final é péssimo, muito triste