Hamlet

Hamlet William Shakespeare

Resenhas - Hamlet

Edu 08/12/2021

O poderoso chefão da literatura
O "ser ou não ser, eis a questão" ganha contornos mais profundos do que uma citação na Internet ou de um aforismo filosófico.

Sabe aqueles grandes momentos de traição/vingança do cinema ou das séries e que ficam na lembrança para sempre? Aqui parece ser seu ponto de origem.

Dividido em atos, em diálogos e com um português arcaico não são elementos suficientes para obstar a leitura.

Tem de tudo das histórias contemporâneas e que fazem sucesso: traição, reviravoltas, disputa de poder, vingança, mortes, etc.

Se você leu há muito tempo, vale uma releitura.

Lirieudo 07/06/2020

Incrível
Que incrível!

Comecei a leitura há uns 15 dias e fui deixando de lado. Eis que quando volto a ler esse livro novamente quase engoli de uma vez. A história já conhecia, mas foi uma experiência muito boa. Quero ler mais obras do autor.

Lucas Lobo 28/07/2023

Ser ou não ser
Que obra incrível! Que final surpreendente, sublime, fantástico... Amei a leitura desse livro, a história tem ação o tempo todo, muito bom.

vicqs 01/02/2021

Que loucura
Sempre tive preconceitos com Shakespeare, talvez pelas suas obras serem uma clássico!! Mas me permitir apreciar Hamlet, e que grata surpresa!! Que peça mais envolvente, não quis largar por um segundo!

Ângela Bittencourt Cardoso 03/06/2022

Horácio, há mais coisas entre o céu e a terra?
Há tempos eu queria ler Hamlet. Hoje, eu finalmente consegui. É um livro curto e com trechos muito interessantes, principalmente algumas falas do próprio Hamlet e os conselhos que o pai dá ao filho Laertes antes dele sair em viagem. Adorei.

Felipe Augusto 25/05/2022

Surpreendente
Minhas primeira leitura de Wiliam Shakespeare e também minha primeira leitura de uma peça, gostei demais e pretendo ler muito mais Shakespeare. Recomendo muito.

Thiago 28/11/2023

O livro é ótimo e o filme também
Eu gostaria de saber como caralhos um livro tão pequeno conseguiu me deixar tão louco da cabeça ao em uma página me fazer rir e na outra eu ficar: "🤬 #$%!& , o que acabou de acontecer".
Hamlet tem um ritmo tão louco quanto o próprio Hamlet, mas é muito gostoso de se ler, a escrita, a topografia, o clima que ele monta, tudo, tudo em Hamlet é incrível. Sei que esta edição não é tal como a original por que o texto original é um p'ta de um calhamaço, mas o que me deixa mais encucado é como esse livro pequeno me trouxe tantas sensações doidas.
Hamlet foi uma ótima rota de fuga nas aulas entediantes do Ensino Médio, é divertido e emocionante. O filme com os leões também marcou a minha infância, a única diferença do livro pro filme é que há uma cena do pai dele morrendo, no livro ele já está morto, e também a diferença de que o Hamlet é o Simba.
AndrA.Lima 28/11/2023minha estante
Essa versão tem uma linguagem tranquila ? Eu peguei uma pro kindle mas achei difícil ler por ser um teatro escrito.

Thiago 29/11/2023minha estante
Ela é muito tranquila, não é um infanto-juvenil, mas é muito tranquilo de se ler, e as palavras que pode ser "difíceis" são comuns até e você não vai ter que passar mto tempo pesquisando significado

AndrA.Lima 29/11/2023minha estante
Legal, mto obrigado!!

ceci 11/03/2022

hamlet merece a fama que tem
não sabia qse nd da história, no começo n tava entendendo nada e achando super difícil de ler esse formato de livro, depois fica mais fácil
fiquei chocada com o final, sabia que ia ter alguma coisa muito chocante pq enfim? shakespeare, mas nunca que acharia que iria ser do jeito q foi
esse livro me fez querer ler mais obras de shakespeare, la vou eu pra essa vida de leitora de clássicos que eu julgava ? e ta tudo bem

Manu5 09/08/2021

Amei
Achei muito bom, me envolvi muito na história, não queria largar o livro, e os acontecimentos são muito bons, fiquei chocada com o que aconteceu.

:: Sofia 03/07/2020

Nhé
Minha experiência lendo "Hamlet" foi mediana.
O personagem principal é um pé no saco. Não gosto de pessoas donas da moral, vou gostar de personagens assim? Também, nenhuma das personagens secundárias é cativante. Outro elemento que me incomodou foi a falta de história de fundo delas, Hamlet, o juiz da moral, julga todos com base apenas no assassinato de seu pai, ex-rei. Não se pergunta se ele era um péssimo marido, um péssimo nobre, etc. Inclusive, a premissa das ações de Hamlet é o fato de que os pecados de seu pai não foram perdoados pela Igreja, antes de ele morrer. Então ele ignora tais pecados, que devem ser graves o suficiente para perturbar um fantasma "nas chamas mais quentes do inferno". Além disso, a peça teve em seu enredo muitos "Deus ex machina", um péssimo argumento textual.
Mas, então, como avaliei a experiência como mediana, se tudo que resenhei acima foi digno de uma nota ruim? É o seguinte, posso não gostar muito do enredo, porém, preciso admitir, o texto é LINDO.
O autor escreve de forma muito poética e rebuscada, entretanto, não parece forçado. Esta peça é fonte de várias citações famosas, e não é à toa, são muito legais: "O discurso patife dorme no ouvido do idiota"; "Há mais cousas no céu e na terra, Horácio, do que sonha tua filosofia"... Para suportar um texto tão denso de filosofia, devo ressaltar: a tradução de Millôr Fernandes é excepcional.
Na parte final do e-book, há um trecho em nota sobre o dramaturgo William Shakespeare que concordo parcialmente, sobre Hamlet : "Suas peças destacam-se pela grandeza poética da linguagem (ok), pela profundidade filosófica (ok) e pela complexa caracterização dos personagens (nhé, nem tanto)".
A peça é um baixo astral contínuo, por isso, não recomendo a leitura. Se quiser conhecer Shakespeare, leia “Sonho de uma noite de verão”!
Mths Baia 03/07/2020minha estante
Realmente hamlet é uma peça, comparada com outras do autor, longa e um pouco monótona nas ações. Acho que esse comportamento 'moralista' que você diz não é apenas um julgamento alheio, mas também um auto-julgamento do príncipe. Tem-se que levar em conta o estado emocional do personagem principal, afinal o pai dele foi assassinado pelo irmão, este depois de um mês casou com sua mãe kkk. Na minha visão, o diferencial da obra é a profundidade das reflexões, como no monólogo do príncipe por exemplo, explorando ideias acerca da vida e morte, desejos e paixões corruptíveis, amor e loucura.
Eu sempre me pego pensando no porquê das pessoas serem tão apegadas a vida, mesmo aquelas que desde o nascimento sofrem. Por que viver uma vida assim, infeliz ? E a resposta parece óbvia depois que Shakeaspeare nos falou - morrer é como dormir, a questão é a incerteza dos sonhos que possam vir depois da morte. E se o país desconhecido de onde nenhum viajante jamais retornou for tanto pior do que onde estamos ?
Enfim....
Eu ainda não tive oportunidade de ler muitas obras de Shakespeare, mas recomendo Otelo por ser mais dinâmica e acho que até mais trágica kkkk, sem contar que tem o vilão mais ardiloso que já conheci - Iago.

:: Sofia 03/07/2020minha estante
Concordo que o estado mental de Hamlet não era dos melhores no momento, mas ele é o tipo de personagem que quer arrastar todos para o buraco junto. Assim, perde toda a razão de agir. Deixar os outros com peso na consciência (sendo que o pai pediu pra não fazer isso), ser ator do destino de quase todos e impor sua percepção do que são erros passíveis de vingança e os que não são (ele quis ser amigo do Laertes, tipo, ???) foram ações do príncipe que me irritaram profundamente.
Sobre a filosofia e as reflexões acerca da política, religião e paixão: gostei muiiito, me impressionou que um autor pudesse colocar textos tão densos em uma peça. Porém, não foram suficientes para suprir o rancor que tive de Hamlet, nem a falta de expressividade da personagens secundárias.
Não sou at all uma hater de Shakespeare, só me deu um mal-estar ler Hamlet (e não pelas razões que o autor pretendia, imagino). Vou seguir sua recomendação! Lerei Otelo.

Mths Baia 04/07/2020minha estante
Simm, acho que o que irrita nele é justamente a falta de ação. Me explico. O fantasma do pai pede pra que ele se vingue pelo seu assassinato, e hamlet se sente nessa obrigação por achar que a vingança seria justa, porém, se pode perceber que ao longo da história ele vai adiando a consumação da vingança. Isso porque ele quer ter a certeza da traição do tio e da mãe, e pra isso ele finge a loucura, passando a fazer um jogo psicológico principalmente com o então novo rei. Essa inércia, ao meu ver, gera essa crise moral em Hamlet que passa a história toda especulando sobre a natureza de suas ações.
Pra tentar, ao fim, ser claro. Esse moralismo, que vai de encontro ao ímpeto da vingança, é o objeto do sofrimento do personagem.
ps: Vais ficar chocada, e até angustiada, com Otelo. kkK

:: Sofia 07/07/2020minha estante
"Esse moralismo, que vai de encontro ao ímpeto da vingança, é o objeto do sofrimento do personagem": sim, sim e sim!
E sobre Otelo, mal posso esperar!

Guilherme 13/10/2023

São três tragédias que, por mais que tenham peculiaridades entre si, são bem distintas. Em Hamlet fica muito claro o sentimento de redenção pela vingança, em Rei Lear, uma série de intrigas e ressentimentos leva tragédia a família real, e em Macbeth temos a ambição cega que leva ao banho de sangue.

Heytor Vieira 11/02/2023

Difícil, muito difícil de se ler. É uma peça de teatro então você na verdade não deve ler e sim ouvir. O Shakespeare tinha toda uma preocupação com o som da palavra no palco e isso se perde muito na tradução e também no fato de se ler ao invés de se ouvir. Mas eu adoro a sensação de estar lendo algo realmente atemporal. É um clássico, é uma pedra inquebrável da cultura.

Raquel1529 13/03/2022

Sinceramente?
Eu sempre quis ler Shakespeare, até porque ele é muito citado em livros que amo. Porém... meu Deus! Fiquei muito triste.
A leitura é extremamente metafórica e eu não entendi muita coisa, mesmo com a ajuda das notas. Num geral, consegui entender a história, que eu achei bem legal e até marcante, porém, a experiência da leitura foi péssima.
É lindo de ouvir mas horrível de entender.
Eu sinceramente bato palmas pra quem entende Shakespeare em tudo sem apoio de notas, porque até com notas eu não entendi umas partes.
Fiquei muito triste porque imaginei que eu ia entender tudo e ia ser lindo, mas, não foi assim.
Se eu lerei outras coisas de Shakespeare?
Quem sabe numa versão mais simplificada (mas aí perde um pouco a essência, né?)
Enfim... história bem legal mas continuarei com meus livros de fantasia, romance, tragédias... bem tranquilo de ler kkkk
Me julguem, não tô nem aí kkk
isalivs 13/03/2022minha estante
por ?notas? você quer dizer o que?

Raquel1529 13/03/2022minha estante
Isalivia no final desse livro há diversas notas do tradutor que ajudam a compreender versos da peça ou que explicam citações que Shakespeare faz, ajudando na compreensão do texto. Porém não há notas pra todos os versos, e muitos ficam pro entendimento do leitor kkk e vários versos eu não compreendi

hobbitusille 20/03/2023

Ser ou não ser
Eu sei que existe muita coisa em hamlet que eu simplesmente adoro e saberia descrever todas elas se eu não fosse uma pessoa que luta para encontrar as palavras certas.

eu simplesmente adoro como hamlet é um personagem complexo e intrigante, gosto muito de todo o drama familiar e ainda tem o contexto de uma guerra acontecendo aos redores.

tragédia atrás de tragédia escritas de forma tão bonita e complexas, e que me fazem ter vontade de estudar a fundo todas as suas nuances e entrelinhas e afins. recomendo bastante

brn_manu 18/03/2022

PERFEITO!
a trajetória de Hamlet após a tragédia com o pai, juro... que história!

não dei 5 estrelas completas apenas pq o livro é em 1ª pessoa, e esse tipo de leitura não é a minha favorita. muito menos quando aparece o fato primeiro e a explicação da mesma depois. foi uma experiência diferente, pretendo reviver novamente.

o que me ganhou mesmo foi o plot que teve no final da história, aaaaaaaa.