Prólogo, ato, epílogo

Prólogo, ato, epílogo Fernanda Montenegro

Resenhas - Prólogo, ato, epílogo

Myzlen1 04/07/2021

Necessário
Provavelmente esse modelo de resenha não serve para falar de obra dessa magnitude, todavia acho que nenhum outro modelo o faria tão facilmente, para os leitores mais objetivos essa vai ter que servir.

Ambientação - 5
A ambientação é somente o Brasil inteiro, alguns trechos do mundo.

Escrita - 5+
Livro de escrita ímpar, sequer é justo comparar com outras obras. A escrita do livro é quase falada, uma longa conversa, agradável do início ao fim. Pela primeira vez a voz em minha mente descansou e a Fernanda Montenegro assumiu o lugar, pude ouvir claramente sua voz falando sua história para mim, com aquele estilo peculiar e pausado e claro.

Protagonista - 5
Parece até engraçado falar de protagonismo nesse caso. Eu não poderia descrever a grandeza e nem irei me atrever, não tenho como transmitir de forma fidedigna, mas a nota é um indício.

Coadjuvante - 5
Tão importante na trajetória da personagem principal que são todos protagonistas, ela com memória particularmente surpreendente parece não deixar ninguém de fora.

História - 5
É extremamente pretensioso querer julgar a história de alguém que viveu o triplo da minha vida, mas estamos aqui para isso. A história é fantástica e começa lá nos seus bisavôs. Nesse caso, começamos em memórias do que ela ouviu falar em tempos distantes e segue separada em setores. No prólogo temos uma cronologia e no ato temos aspectos da sua vida separados e contados também de forma meticulosa, sempre traçando um paralelo entre sua vida, sua carreira, e seu momento histórico. Basicamente temos parte significativa da história do país na perspectiva de quem viveu e de forma intensa. A cereja do bolo, também temos a história de questões sociais de extrema importância sendo trazidas e escancaradas sob um ponto de vista objetivo, sem rodeios, mostrando um posicionamento bem estabelecido numa época tão difícil. Confesso que saber qual seria o seu posicionamento diante dessas questões me preocupava profundamente no início da leitura e foi uma grata surpresa poder compartilhar de pontos de vista tão sérios. No mais, uma história fantástica, de grande riqueza e que traz para debate questões a perder de vista.

Nota - 5+

Tempo de leitura
[ ] miojo
[ ] um filme
[ x ] uma série
[ ] infinito

Compreensão
[ ] dá para ler dormindo e entender tudo quando acordar
[ ] dá uma pra ler enquanto assiste TV
[ x ] requer atenção
[ ] requer material de apoio
[ ] só o autor entendeu (se pá)

Personagens
[ ] é um monólogo
[ ] meia dúzia
[ ] uma penca
[ ] enche um trem
[ x ] thanos temos um problema

Originalidade (não se aplica por motivos óbvios)
[ ] pode copiar só não faz igual
[ ] inspirado ou seria homenagem?
[ ] eu entendi a referência
[ ] original
[ ] pessoas irão copiar isso daqui para frente
Margô 04/07/2021minha estante
Que resenha brilhante! Prática, bem pontuada, e longe dos formatos bem acadêmicos que surgem por aqui...Vou providenciar esta obra o mais rápido possível!!! Obrigada pelo capricho!!!??

Myzlen1 04/07/2021minha estante
Muito obrigado! Eu achei super difícil porque simplesmente não sabia como avaliar. Fico muito feliz que tenha servido a função de esclarecer os principais pontos e mais uma vez muito obrigado pelo carinho ??

Margô 04/07/2021minha estante
Imagine...?????

Andre.28 10/08/2020

Na garra e na raça: a vida de uma artista brilhante
“Entre julho de 2016 e novembro de 2017, Marta Góes realizou dezoito entrevistas com Fernanda Montenegro. A partir do material recolhido e transcrito por Marta, Fernanda escreveu Prólogo, ato, epílogo, entre novembro de 2017 e agosto de 2019.”

Depois de tantas experiências de leitura nessa vida, o único gênero que me faltava ter uma experiência era o gênero biográfico. Lendo “Prólogo, ato, epilogo” posso dizer que tive uma experiência tocante, impressionante e contemplativa de uma biografia. Neste livro, publicado em 2019, nós temos a oportunidade de conhecer a história de vida da atriz Fernanda Montenegro narrada em primeira pessoa. Através de uma prosa de estilo simples e marcante temos o relato de suas memórias afetivas, carregada de uma sagacidade intuitiva e uma sensibilidade de artista com décadas de experiência.

Neste relato autobiográfico temos o conhecimento da saga da artista, e do ser humano Fernanda Montenegro, filha da classe trabalhadora, descendente de imigrantes portugueses e italianos que lutou ferrenhamente para viver do teatro em um país subdesenvolvido da América do Sul cheio de transformações políticas. Discorrendo sobre os seus gêneros preferidos da dramaturgia, Fernanda Montenegro passa a limpo a sua vida. As suas preferências às histórias folhetinescas, para a tragédia humorística, eram uma representação de sua necessidade existencial, um reflexo de um país como o Brasil, que ri de seus problemas e da sua própria condição. Esses são os palcos que Fernanda Montenegro domina com maestria, a luta com garra pelo teatro e teledramaturgia, e o brilhantismo de sua carreira.

Passeando por acontecimentos com grande emoção, temos uma história de uma mulher que lutou sobre diferentes aspectos: a mulher, a mãe, a esposa, a atriz, a amante da arte e da vida. Particularmente fiquei encantado com essa experiência de leitura. Com um relato simples, Fernanda soube construir um quadro claro de sua vida, da mulher que enfrentou diversos desafios para chegar ao “estrelato”. Com humildade e autenticidade temos uma história dos desafios de uma mulher que batalhou permanente pela qualidade do teatro, com persistência, que durante tantos anos dificuldade do Brasil: os Anos 50, a Ditadura Militar, a censura, a Redemocratização, e Contemporaneidade na luta pelo reconhecimento da vida artística digna. Tudo isso com uma capacidade de constante reinvenção, carreira internacional e a devoção por seus antepassados, e principalmente por esse país. Fernanda Montenegro tem história de vida brilhante: uma mulher de garra uma alguém que passou a vida memorizando textos tenha desenvolvido com capacidade notável e sutileza diante dos fatos que viveu.

Passeando por acontecimentos com grande emoção, temos uma história de uma mulher que lutou sobre diferentes aspectos: a mulher, a mãe, a esposa, a atriz, a amante da arte e da vida. Particularmente fiquei encantado com essa experiência de leitura. Com um relato simples, Fernanda soube construir um quadro claro de sua vida, da mulher que enfrentou diversos desafios para chegar ao “estrelato”. Com humildade e autenticidade temos uma história dos desafios de uma mulher que batalhou permanente pela qualidade do teatro, com persistência, que durante tantos anos dificuldade do Brasil: os Anos 50, a Ditadura Militar, a censura, a Redemocratização, e Contemporaneidade na luta pelo reconhecimento da vida artística digna. Tudo isso com uma capacidade de constante reinvenção, carreira internacional e a devoção por seus antepassados, e principalmente por esse país. Fernanda Montenegro tem história de vida brilhante: uma mulher de garra uma alguém que passou a vida desenvolvendo uma capacidade artística notável e com grande sutileza enfrentou as dificuldades e adversidades da vida.
Isadora1232 10/08/2020minha estante
Adorei a resenha! Conseguiu aumentar ainda mais minhas expectativas (que já eram altíssimas, diga-se de passagem) de conhecer mais dessa mulher maravilhosa ?

Andre.28 10/08/2020minha estante
É primeira biografia que li na vida. Uma experiência valiosa sobre uma atriz com uma história marcante. Isadora, vale super a pena a leitura ??

Angélica 08/06/2022minha estante
Adorei o livro!

Giesteira 03/01/2021

Teatro e ator
Esse livro foi meu último do ano. Não costumo ler biografias, mas aproveitei a oportunidade de um livro perdido em casa. De certa forma, foi sorte. Me aproximei do teatro esse ano e ler a Fernanda logo na conclusão desse percurso foi uma revisão histórica legal do teatro brasileiro. Me amarrei na narrativa por curiosidade pura e simplesmente. Curiosidade principalmente por esse ofício bonito que é o de ator nesse país de meu deus. Por último, vale dizer que a linguagem é simples e a leitura é rápida para o tamanho.
Flávia 28/08/2021minha estante
Eu amo biografias e amo teatro. Tenho uma página de divulgação no Facebook.

Flávia 28/08/2021minha estante
O nome da página é Da Plateia

Ana Camps 18/06/2021

Fernanda Torres é inspiração!!!
A trajetória de vida da atriz contada por ela mesma é uma honra de ler. ?? Nunca deixou de fazer o que ama, apesar das dificuldades. E o Brasil agradece!
Elem 19/06/2021minha estante
Ei, Ana! Tudo bem? Sou colaboradora no Clube de Leitura Histórias Reais e lá lemos um livro de não ficção por mês. Temos um grupo no WhatsApp para ir conversando, ao longo do mês, sobre a leitura. E na primeira segunda-feira de cada mês fazemos uma Roda de Conversa, às 19:30 pelo Google Meet, para que todos possam participar. Além disso, sempre fazemos o possível para trazer um convidado especial (entendedor do tema) para essa conversa. Neste mês estamos lendo "Prólogo, ato e epílogo". Adoraríamos ter você conosco. Se decidir aceitar o convite nos envie uma mensagem pelo Instagram @historiasreaisclube ou me mande uma mensagem aqui no Skoob.

Nina479 26/08/2020

Amei
Fernanda Montenegro é Fernanda Montenegro né?! Sempre perfeita.
Vontade de morar nesse livro tão inspirador, delicado, forte e muito especial para mim.
Lu 05/03/2023minha estante
Quero ler ! Acho que será o próximo. Diva !

Rosangela Max 13/10/2021

Não tinha como não ser bom.
As memórias de uma atriz do nível de Fernanda Montenegro são tão riquíssimas que é difícil até comentar sobre.
Uma carreira longa, vastamente premiada e recheada de histórias. Histórias pessoais, profissionais, da Rádio, da TV e da situação social, política, econômica e cultural do país ao longo das décadas e que impactaram a arte no país. Além de tudo isso, ainda cita, em um reconhecimento generoso e merecido, outros grandes artistas do teatro, da TV e do cinema.
Recomendo a leitura.
Caroline 13/10/2021minha estante
concordo, Rosangela! a Fernanda é sensacional.

Renan 18/06/2021

Como não se sentir impulsionado após ler as palavras desta brasileira que tanto contribui para nossa sociedade, Fernanda narra a história do teatro brasileiro ao contar sua própria história, das artes cênicas de uma forma geral, estou completamente outro após ler esse exemplo
Elem 19/06/2021minha estante
Ei, Renan! Tudo bem? Sou colaboradora no Clube de Leitura Histórias Reais e lá lemos um livro de não ficção por mês. Temos um grupo no WhatsApp para ir conversando, ao longo do mês, sobre a leitura. E na primeira segunda-feira de cada mês fazemos uma Roda de Conversa, às 19:30 pelo Google Meet, para que todos possam participar. Além disso, sempre fazemos o possível para trazer um convidado especial (entendedor do tema) para essa conversa. Neste mês estamos lendo "Prólogo, ato e epílogo". Adoraríamos ter você conosco. Se decidir aceitar o convite nos envie uma mensagem pelo Instagram @historiasreaisclube ou me mande uma mensagem aqui no Skoob.

Alessandra.Lantimant 09/10/2022

Quando vi o tamanho do livro pensei: esse eu demoro mais do que uma semana para ler. Li em 5 dias! Parece que você está conversando com a sua avó? Um papo daqueles onde ela conta detalhes, ri sozinha ao lembrar de alguns acontecimentos (e a gente fica um pouco perdido), fala nomes de pessoas que vc nem tem ideia de quem seja, mas só deixa ela falar e escuta. Impossível não comentar a grandeza dessa mulher, a memória absoluta frente aos textos, trabalhos e equipe com quem trabalhou ao longo dos anos. Um livro e tanto, que me fez descobrir mais um gênero literário!
Douglas Finger 15/10/2022minha estante
Uauuu!

Ronaldo Cesar 31/01/2020

Prólogo, Ato, Epílogo
Fernanda Montenegro que já me presenteou com "As Lágrimas Amargas de Petra Von Kant", "Fedra", "Dona Doida, um Interlúdio", "Viver em tempos mortos", que, depois de tantos anos, ainda me faz sentir a dor desesperada de Petra e ouvir os gritos lancinantes de Fedra, ambas loucamente apaixonadas e feridas pela indiferença e pelo impossível; desde ontem me privilegiou com a oportunidade de ler a sua história tão bela, intensa e apaixonante como ela própria.
Uma leitura indispensável, que nos faz admirar essa atriz/ser humano ainda mais e nos arrebata, nos ensina e acima de tudo nos envolve com vida, com vontade de viver, de lutar e de construir, aprender e amar!
Obrigado Fernanda por compartilhar sua existência conosco e por nos dar tanto!!!
Ronaldo Cesar 31/01/2020minha estante
"Viver sem tempos mortos"

ritita 14/03/2020

Para quem ama teatro
Não concordo com biografia de pessoas vivas, mas é a Fernandona, minha atriz de teatro predileta, comecei a ler no Kindle e me empolguei, ah, esta empolgação ta acabando comigo e meus parcos caraminguás.
O livro é ruim? Longe disto. O livro é ótimo? Só enquanto ela conta sobre a vida pessoal e o início e perrengues da carreira até se tornar quem é, após isto o país tomou um rumo mais que esquisito em relação à cultura, e principalmente, ao teatro, onde as peças são encenadas ao vivo e sem repetição, o infeliz período da ditadura, onde tudo era proibido, tudo era encarado como rebeldia contra o sistema que desconhecia e não queria conhecer, só vetar financiamentos, obras e artistas.
Quando penso que Gota d’água (Chico Buarque & Paulo Pontes- 1975), adaptada da peça grega clássica de Eurípedes sobre o mito de Medeia, teve vários trechos censurados fico atônita com os motivos.
Do meio para o final, é um tal de elogia fulano, beatifica sicrano, enaltece beltrano que fica insuportável de ler, mas fui guerreira, li aquela chatice até o final.
Decerto que no país de hoje, onde a cultura é banalizada e os teatros sobrevivem de “stand-ups” de famosos da “hora”, as Fernandas, Cacildas, Tonias e tantas outras não teriam sobrevida.
Que grande teatro lotaria hoje com uma peça de Sófocles, Molière ou Tchekhov? Os pequenos, talvez.
Mais que a biografia de Fernanda, um louvor à magnífica arte que é o teatro.
Bom para quem gosta de teatro e tem paciência com detalhes insignificativos para o leitor.
Ana Paula FZ1 14/03/2020minha estante
Quero muito ler esse livro ?

Toni 19/02/2020

Prólogo, ato, epílogo [2019]
Fernanda Montenegro / Márcia Góes
Cia. das Letras, 2019, 344 p. 📖

Não sou grande leitor de (auto)biografias e a poucas que li foram essencialmente de escritorxs. A razão para interesse tão limitado no gênero é de ordem (quase) moral: este Toni não é nada curioso a respeito da vida privada dos outros. Juro. Me interessam as desventuras inventadas e todo o universo psicológico de uma personagem de ficção, mas muito pouco me cativa conhecer a intimidade de grandes nomes da história ou da cultura. Por isso, descobrir as memórias de Fernanda Montenegro, nome artístico de Arlette Pinheiro, foi uma espécie de desafio de mergulho: na história de um Brasil despedaçado, num anedotário de vidas no palco e nas telas, nos liames de uma escrita que parece conversa. 📖

Para o filósofo francês Georges Gusdorf, a autobiografia consiste no encontro de quem escreve com sua própria imagem, “um outro eu-mesmo, um duplo do meu ser” que está longe de advir de uma simples recuperação do passado tal como foi. O resultado desse encontro, ainda segundo Gusdorf, é a criação de uma nova imagem, frágil e vulnerável, é verdade, mas depositária de uma expressão mais coesa do ser porque capaz de exprimir coerentemente o próprio destino. Nesse sentido, Montenegro narra episódios que reforçam ou confrontam a pessoa que é hoje, como o momento em que, ao perder sua avó aos dezoito anos, percebe que “naquela jovem que se tornava adulta já estava, inteira, esta mulher de noventa anos que hoje eu sou”. 📖

Correspondendo às expectativas do gênero, Fernanda fala do mundo todo e de todo mundo para revelar um pedaço de si mesma, com destaque evidente “às mulheres resistentes que me formaram”. Pelos bastidores da rádio, da tevê, do teatro e do cinema, por entre a neblina sufocante dos anos de chumbo e os holofotes do reconhecimento internacional, a trajetória em Prólogo, ato, epílogo traduz, como os vaga-lumes de Pasolini, formas de resistência ao fascismo crescente daqueles que olham para a cultura com o alarmante desprezo de energúmenos ressentidos. 📖

#fernandamontenegro #prólogoatoepílogo
#biografia
Renata.Cordeiro 12/10/2021minha estante
Na verdade, este é um livro de memórias, o que é ligeiramente diferente de autobiografia. Acabei de ler hoje e, por toda a leitura estive enganada: achava que lia mesmo uma autobiografia. Engraçado isso, como as memórias estão fora de moda no mercado editorial, a expectativa está viciada. Bem, em conformidade com o gênero textual, Fernanda Montenegro não tenta explicar a própria vida como uma história linear e nem se aprofunda em questões íntimas. O grande assunto é o trabalho, a arte, e todo o resto orbita em torno desse tema. Ou explica, ou convida a reflexão, mas sempre sobre a arte de atuar no Brasil com suas instabilidades políticas e sociais.

Luh 21/10/2019

Grande dama
O livro é muito bem escrito e descreve com muita sensibilidade essa grande mulher, nossa grande dama do teatro, da TV e do cinema.

Pena o ser humano não ser eterno.

Fernanda Montenegro é daquelas pessoas eternas desde já.

Bruno Garcia 02/12/2019

Um folhetim em forma de biografia
Quando Fernanda Montenegro surge no belíssimo filme A Vida Invisível (Karim Aïnouz) interpretando a protagonista Eurídice no seu epílogo de vida, sentimos o peso do passar do tempo ao mesmo tempo a familiaridade com a personagem que guiava a história (por Carol Duarte) em poucas palavras, gestos delicados e memórias fragmentadas.

A arte de viver a vidas dos outros.

Atuação que demonstra a sempre excelência no ofício de “Fernandona” é facilmente comparável com suas memórias intactas, pois ler a sua história foi como acompanhar um folhetim escrito com a inteligência e a sensibilidade conhecidas nos palcos e telas além fronteiras.

Contando a saga de seus antepassados portugueses paternos e italianos maternos que migraram para o Brasil, fala de um país múltiplo que no Rio de Janeiro se afastava do legado colonialista para criar sua própria cultura.

Identidade difundida pelo popular rádio, “profano” teatro, nova televisão e instigante cinema. A transformação da jovem estudante de secretariado Arlette Pinheiro na radioatriz e consagrada Fernanda Montenegro que conhecemos acompanha a trajetória dessas artes.

Da época em que atores eram fichados na polícia e atrizes “categorizadas como prostitutas” até o sucesso internacional nos anos 90 com Central do Brasil, ela narra os desafios de criar filhos vivendo de Teatro com Fernando Torres num encontro de arte e vida.

Assim, a busca constante pela qualidade e reinvenção nos textos e mídias são unidas a responsabilidade social. “Ofícios morais” dos atores mostrados na ditadura até a recente capa da revista Quatro Cinco Um.

Uma bruxa anti-censura tem suas magias e seguidores.

Segundo Caetano Veloso, todos intuem nessa mulher feroz e serena a vocação de líder moral. Pois ela é civilizada e civilizadora, sendo a encarnação da civilização brasileira possível. E se este nunca se tornar um país são e respeitável é porque terá traído Fernanda Montenegro.

Então, vamos reverenciá-la.

site: https://medium.com/artefato/fernanda-montenegro-pr%C3%B3logo-ato-ep%C3%ADlogo-b0713a70b363

Uly 09/12/2019

Excelente - leia
Uma autobiografia para ser degustada. Fernanda Montenegro apresenta uma leitura cativante onde traz relatos de sua vida. A atriz conduz o leitor a uma valiosa excursão sobre a evolução das artes cênicas no Brasil.

site: https://www.instagram.com/3l_ler.legar.livro/

Rafaela.Ribeiro 21/05/2024

Memórias. Mais sobre uma Fernanda em seu ofício do que sobre sua vida pessoal, apesar de (ela mesma dizer) as duas se confundirem. É intenso. E que memória incrível. Detalhes, ano por ano. Nomes, datas. Minucioso. Que vida! Quanta arte. Muito bom.