Prólogo, ato, epílogo

Prólogo, ato, epílogo Fernanda Montenegro

Resenhas - Prólogo, ato, epílogo

Paula1882 10/05/2024

Que biografia gostosa de ler sobre essa atriz que dedicou sua vida pra arte. E que bom que ela fez isso!

camila2911 23/04/2024

Não sei nem o que dizer sobre esse monumento que é a Fernanda Montenegro. Que livro gostoso de ler, saber a história dela e tudo que viveu como atriz só me faz ter ainda mais respeito sobre a importância que ela tem pra arte brasileira

Gabriel.Abech 14/04/2024

Fernanda, o Brasil é teu!
Adorei toda a contextualização da política nacional que ela faz ao contar os eventos de sua vida ao decorrer das décadas. Achei o livro de uma simplicidade e elegância admiráveis!

Niguite 28/03/2024

Inigualável.
A Fernanda Montenegro é um dos grandes pilares da nossa cultura, sempre soube disso, porém agora que li um pouco da história dela isso se torna algo indiscutível.

Quem é ator//atriz, trabalha diretamente com teatro ou é um grande apaixonado vai amar este livro; mas eu em alguns momentos fiquei meio cansado, pois tinham muitos nomes dos quais >eu< não conheço, e peças das quais >eu< nunca ouvi falar, porém mesmo durante estas partes a leitura fluía muito bem.

Ler a biografia dela é ?praticamente? o mesmo que ler a história da dramaturgia brasileira, sobretudo, a dramaturgia teatral.

Ela e o Fernando passaram por bastante coisas juntos, e quando chega na parte na qual ela comenta da doença e morte dele, é muito triste (pela perda mesmo), mas também muito poética. É notório que ambos viveram pela Cultura das Artes.

Gostei muito das páginas nas quais ela fala de ?Central do Brasil?; Ela falando que foi a 1° obra a ganhar dois prêmios no Festival de Berlim? grandões sem medo nenhum! Tanto ela quanto o filme mereciam o Oscar!

As fotos e cartas que possuem no livro são sensacionais, complementam a leitura de uma forma surpreendente.

Gostei muito da forma que ela fala dos familiares e amigos com tanto carinho. Uma mulher muuuito, muito, muito humilde e extremamente genial. Inigualável.

Marcus 26/03/2024

A maior brasileira viva
Biografia de Fernanda Montenegro, a maior atriz brasileira viva. Narrada com belas palavras e a sensibilidade que lhe é característica, passa pela história artística brasileira do século passado até os dias de hoje. Fernanda é imortal.

Giovana 26/03/2024

Palmas pra mais esse espetáculo
Ler Fernanda foi como sentar e escutá-la falar, assim como deve ter sido de fato as entrevistas pra esse livro. Sim, ele foi escrito "tecnicamente" em conjunto com Marta Góes, através de entrevistas de 2016-2017, e posteriormente compiladas por Fernanda neste livro, durante 2017-2019.

O livro é dividido como o título propõe, em prólogo, ato e epílogo. Onde, no prólogo ela conta deliciosamente, a trajetória dos seus antepassados italianos e portugueses até o Brasil. Em Ato, explana detalhadamente o início de sua adolescência, passando por toda sua carreira, vida pessoal e história do teatro e TV brasileira, e culminando em Epílogo, onde faz uma pequena "conclusão" de sua vida, amor por Fernando e paixão pela vida cênica.

Como graduada em Artes Cênicas, digo que ler esse livro foi um deleite, um nostálgico e delicioso passeio por grandes nomes do teatro mundial que estudei e amei; pra quem também é ou já foi da área, vai amar. Mas assim como vi em uma resenha, concordo que talvez, para alguém que não seja do meio, fique levemente cansado de ler todos os detalhes, nomes e explicações de cada etapa de sua carreira. Ao mesmo tempo que é interessante saber, faz mais sentido se você souber quem e o que é o que ela está citando, entende?!

Fernanda é gigante, consagrada, interessante e fortíssima, e não ser ator não exime a beleza e emoção de ler esse livro. Apenas comece sabendo que ele é narrado de forma mais robusta e granular, bem detalhada. Como um exemplo: sabe aquela pessoa que em vez de contar "ontem saí com minha amiga", diz "ontem sai com aquela minha amiga, sabe? A de olho castanho, casada com fulana, que trabalha em tal lugar, que eu conheci em tal lugar, em tal ano" ahhaha, o livro é assim.

No mais, meu highlight fica pra parte sobre como nosso país cai nas garras da ditadura e como ela, seu eterno marido, Fernando, e amigos, levam as situações, que é riquíssima de ler!!! Esse livro vale cada página

Sofia.Ornellas 10/03/2024

Fernanda Montenegro é sim uma pessoa cativante, ela me fez me apaixonar ainda mais pela arte do teatro através desse livro. Fiquei fascinada com a sua história, a linguagem do livro contribui demais para isso. Grande Fernando Torres.

tammiristeles 19/02/2024

Biografia, história e arte
Uma biografia que também funciona como uma história do teatro e da tv brasileira. É interessante para desmistificar o glamour que às vezes erroneamente associamos a celebridades globais, como a Fernanda Montenegro. Uma verdadeira artista, com aquela paixão pelas artes dramáticas tão rara e tão bonita de se ver.

Gabriela 07/02/2024

História de uma vida que merece atenção
Acho biografia um dos temas mais brilhantes que tem, e uma atriz como a fernanda tem muito o que contar e ensinar em 70 anos de carreira, e ver tudo que ela enfrentou para chegar onde está, é admirável.

Larissa Alves 06/02/2024

Fernanda é brilhante
Desde a imigração dos seus antepassados para o Brasil, até os seus atuais noventa e tantos anos, Fernanda conta em detalhes a sua trajetória (de carreira e de vida). A primeira parte do livro é um tanto arrastada, pois ela detalha suas inúmeras facetas no teatro trazendo repetidamente nomes de companheiros e companheiras no universo cênico. Gostei principalmente da segunda metade, onde conhecemos mais da sua família, seu amor com Fernando e suas opiniões sobre a política e o próprio fazer artístico. É um livro um pouco denso, mas como fã de autobiografias, gostei muito.

Heloisa Motoki 07/01/2024

Memórias! E que memórias!
Com quase um século de vida, como ela mesmo referência, o livro traz memórias desde o tempo de seus bisavós, contando sua trajetória profissional e familar.

Me chamou atenção o quanto a politica influência a cultura do pais e o quanto afetou ao longo de sua carreira, como criação das leis trabalhistas na epoca do Getulio Vargas, o plano collor e as promessas.

Além das parceirias, trabalhos realizados e relação de amizade com grandes atores e atrizes.

Monike 06/01/2024

Que mulher, forte, potente, necessária? o livro é sobre Arlete, mas também é sobre o Brasil e como nós mulheres podemos ser protagonistas mesmo em meio a tantas outras demandas a nós delegadas.

RLourival 13/12/2023

Inspiração
Dá uma vontade enorme de sair fazendo teatro por aí. O problema é que o mundo não é mais como antigamente.
Mas inspira muito a juntar um grupo de confiança e arriscar vários projetos independentes. Confiar na arte.