Prólogo, ato, epílogo

Prólogo, ato, epílogo Fernanda Montenegro

Resenhas - Prólogo, ato, epílogo

Bruna Beatriz 13/11/2022

Essa mulher, nada melhor do que ela.
Obrigada, Fernanda, por proporcionar uma experiência incrível e que me fez riscar mto seu livro.
Já tenho uma obsessão por essa mulher que não tem explicação, e agora, depois de ler esse livro, já posso sim dizer que amo, idolatro, faria qualquer coisa por ela!!
Teve partes mto impactantes que me fizeram parar e observar tudo a minha volta, é surreal o mundo e principalmente o Brasil que vivemos, eventos que aconteceram a 30 anos, se repetem hoje e infelizmente nada mudou. Livro incrível da trajetória da Fernanda e de todas as pessoas a sua volta.
Amei! ??

leiturasdabiaprado 03/11/2022

Mais do que a história da Fernanda Montenegro é a história do teatro e da televisão brasileira!
A história da nossa cultura, da luta dos artistas!
Nos mostra o preconceito, a ditadura, os bastidores, a chegada das telenovelas!
Uma obra indispensável pra quem tem curiosidade de conhecer um pouco sobre teatro, cinema e televisão!

Lara Tine 11/10/2022

"Prólogo, ato, epílogo"
Este livro junta tantas características que me agradam que foi uma leitura prazerosa e interessante do início ao fim.

Nossa querida Fernanda Montenegro é um tesouro nacional e poder ler esse livro sobre o seu percurso e vida com sua própria narrativa é um presente!

Sigo admirando imensamente essa mulher inspiradora não só para a arte e nós atores, mas também como um ser humano gigante pela sua sensibilidade, inteligência, pés no chão e generosidade com o seu talento.

Adorei!

Alessandra.Lantimant 09/10/2022

Quando vi o tamanho do livro pensei: esse eu demoro mais do que uma semana para ler. Li em 5 dias! Parece que você está conversando com a sua avó? Um papo daqueles onde ela conta detalhes, ri sozinha ao lembrar de alguns acontecimentos (e a gente fica um pouco perdido), fala nomes de pessoas que vc nem tem ideia de quem seja, mas só deixa ela falar e escuta. Impossível não comentar a grandeza dessa mulher, a memória absoluta frente aos textos, trabalhos e equipe com quem trabalhou ao longo dos anos. Um livro e tanto, que me fez descobrir mais um gênero literário!
Douglas Finger 15/10/2022minha estante
Uauuu!

Paula 25/07/2022

Gostei
Confesso que esperava mais detalhes da vida cotidiana e de bastidores de trabalhos, mas gostei do livro.
Até a metade ele foi meio arrastado, mas depois fluiu.
Parece que estamos sentados ao lado da Fernanda nos contando suas memórias. Incrível como eu conseguia até escutar a voz dela contando as histórias

Camilla296 20/07/2022

Impecável, assim como Fernanda Montenegro
Nunca fui de ler biografias, mas essa havia chamado minha atenção. E, para completar a história e me fazer ler, a recebi de presente, então aqui estamos.

Confesso que desde sempre a voz que minha mente projetava era a da atriz, o que foi ainda mais alimentado pela escrita do livro. A sensação era que a própria estava sentada ao seu lado, contando sua história enquanto tomam um café.

De fato, um livro para quem aprecia a arte, a cultura e o teatro.

Carina143 01/07/2022

Este ano tenho lido algumas biografias e, dentre as que li até o momento, essa foi a que mais demorou pra me fisgar. Não pela escrita - Fernanda escreve muito bem - mas pela sensação maior de que estava mais lendo sobre uma história do teatro no Brasil e paralelos políticos do que sobre a vida de Fernanda em si. Da metade pra frente ai sim engajei, tanto que terminei num pulo. Finalizado, digo que é um livro interessante, de uma vida interessante, de uma mulher infinitamente interessante. Senti falta de algumas coisas, gostaria por exemplo de saber muito mais sobre a experiência da atriz em determinadas obras e momentos da vida do que sobre alguns fatos que foram por ela apresentados.
Saber da história de Fernanda é perceber um caso claro de alguém que nasceu para aquilo que faz. É motivador, é bonito. Não é a toa que ela é A Fernanda Montenegro.

Gabi 30/06/2022

A história da dramaturgia brasileira
Com mais de meio século de atuação, ler sobre a vida da Fernanda Montenegro é ler sobre a história da dramaturgia no Brasil. Sua importância no teatro, cinema e televisão brasileiros são narrados de forma humana e despretenciosa. Uma grande atriz, essencial para a resistência da arte brasileira, que compartilha um pouco de sua história conosco. Vale a leitura!

Delano Delfino 30/03/2022

Além de uma atriz excepcional, Fernanda é uma excelente autora, no segundo parágrafo já havia me prendido e me feito seu refém.

João Paulo 18/02/2022

Um prato cheio para os fãs da Fernanda, do teatro e da teledramaturgia. O livro conta fatos da vida pessoal e profissional de uma das maiores atrizes viva brasileira. Excelente!

Ricardo Tavares 28/01/2022

PRÓLOGO, ATO, EPÍLOGO: MEMÓRIAS
Resenha da Editora

No marco de seus noventa anos, as memórias de Fernanda Montenegro trazem o frescor de uma artista eternamente genial.

Em Prólogo, ato, epílogo, Fernanda Montenegro narra suas memórias numa prosa afetiva, cheia de inteligência e sensibilidade. Com sua voz inconfundível, ela coloca no papel a saga de seus antepassados lavradores portugueses, do lado paterno, e pastores sardos, do lado materno. Lidas hoje, são histórias que podem ?parecer um folhetim. Ou uma tragédia? ? gêneros que a atriz domina com maestria.
Na turma de jovens que circulavam pela rádio estava Fernando Torres, que ela reencontrou nos ensaios da peça Alegres canções na montanha, quando começaram a namorar. Fernando largou a Panair, Fernanda largou a Berlitz, e o casal se entregou de corpo e alma à arte, paixão de uma vida. Constituíram uma família e realizaram juntos um sem-número de peças, ao lado dos principais nomes do teatro brasileiro.
Em páginas de grande emoção, ela relembra os desafios de criar os filhos sobrevivendo como artistas; a busca permanente pela qualidade; a persistência combativa durante os anos de chumbo; a capacidade de constante reinvenção; o padecimento de Fernando; o inesperado sucesso internacional nos anos 1990; a crença na terra que acolheu seus antepassados imigrantes e a devoção por esse país.
Fernanda encarna o melhor do Brasil. Não surpreende que alguém que passou a vida memorizando textos tenha desenvolvido notável capacidade de rememorar com sutileza fatos ocorridos décadas atrás. A atriz que há anos encanta multidões em palcos e telas pelo mundo agora se mostra uma contadora de histórias de mão-cheia.

?Não estou romanceando. Tenho quase um século de vida, portanto posso dizer: ?Era no tempo do rei?.?

?Não se sabe o que mais admirar nela: se a excelência de atriz ou a consciência, que ela amadureceu, do papel do ator no mundo. Ela não se preocupa somente em elevar ao mais alto nível sua arte de representar, mas insiste igualmente em meditar sobre o sentido, a função, a dignidade, a expressão social da condição de ator em qualquer tempo e lugar.? ? Carlos Drummond de Andrade

MINHA OPINIÃO
Já li algumas biografias ao longo de minha breve vida de leitor assíduo. Não é o meu estilo preferido, porém, gosto de conhecer a vida de meus ídolos. Fernanda Montenegro é uma dessas pessoas que enchem nossos olhos de profunda admiração, por seu talento, sua garra, sua trajetória de vida.
Estou lendo há meses uma biografia de Frida Khalo e a leitura se arrasta desde novembro. Não foi escrita pela biografia da, embora contenha muitos relatos, cartas da própria Frida.
No entanto, o livro de memórias de Fernanda Montenegro é narrado por ela mesma e é gostoso de ler, a leitura flui e envolve o leitor. Embora tenha vivido quase o dobro do que Frida, a narrativa da nossa maravilhosa atriz é concisa e não menos rica em detalhes.
Amei ler essa biografia e me orgulho de ter essa maravilhosa atriz e pessoa na história do teatro brasileiro, da tv brasileira e como conterrânea, uma pessoa que valoriza seu povo e suas origens.
Prólogo, ato, epílogo: Memórias é uma biografia necessária, uma leitura que deve ser divulgada para mostrar o valor da arte dramática (leia-se "TEATRO"). VIVA A NOSSA FERNANDONA.

gkferro 18/01/2022

Adorei conhecer grandes nomes do teatro brasileiro!
Prólogo, Ato e Epílogo retrata a biografia da grande artista Fernanda Montenegro. No prólogo, conhecemos os seus avós, seus pais, suas tias, suas irmãs, todos imigrantes; retrata seu nascimento e sua infância, em que morou em várias cidades do Rio de Janeiro.
No Ato, em que está a maior parte do livro, começa com a sua entrada para o rádio MEC, seu casamento com Fernando Torres, até seu início e toda uma vida teatral. Uma vida dedicada ao teatro com grandes artistas de sua época. Aborda também o nascimento de seus filhos e essa parte termina com a morte de Fernando Torres. No Ato, é exposto sua vida não só teatral, como também televisiva e cinematográfica.
No Epílogo, uma sucinta passagem pela brevidade que é a vida e por seus agradecimentos.
Livro rico em imagens, desde sua família até seus trabalhos.

Livro com texto narrativo, em primeira pessoa, com narrador autodiegético. História se passa desde a década de 1930 até os dias atuais, com linguagem formal.

Acredito que esse livro contribuiu imensamente para a cultura brasileira, e que Fernanda aprendeu muito com grandes atores e diretores como Gianni Ratto, Henriette Morineau, Cacilda Becker entre outros que estão no livro. Fiquei feliz em conhecer tantos artistas que foram relevantes para o teatro brasileiro. Foi de grande satisfação ver que consegui assistir em televisão nomes como Ítalo Rossi, Sérgio Brito, Nathalia Timberg, Fernando Torres, em que ainda continuaram atuando em minha época, assim como Fernanda Montenegro. Assiti-los é muito agradável e é gratificante saber de sua contribuição para a televisão, teatro e cinema brasileiro. Obrigado por tanto Fernanda! Livro intenso e belo, que ficou eternizado nas suas palavras. Bravo! ?

Monique | @moniqueeoslivros 04/01/2022

Prólogo, Ato, Epílogo
{Leitura 40 - 2021}
Prólogo, Ato, Epílogo - Fernanda Montenegro

Meu último livro lido em 2021, e não poderia ter escolhido melhor. Tento sempre ler ao menos uma biografia por ano, para variar o gênero e descobrir histórias inspiradoras, preferencialmente de mulheres.

Nesse livro de memórias, Fernanda Montenegro conta um pouco sobre sua infância, sua família de imigrantes, e seu amor pela atuação no rádio, teatro, cinema e televisão.

Assim como uma árvore, no livro vem primeiro a base, as raízes familiares, o que não nos fica aparente mas o que sustenta tudo. Depois vem o tronco, a árvore em si. E o tronco de Fernanda é o teatro, é o Ato. Aliás, ao escolher esse título para seu livro de memórias, já fica clara essa junção da sua arte com sua vida. Depois vem o amor por Fernando Torres, os filhos e os prêmios recebidos - são os frutos.

Uma atriz extremamente a frente de seu tempo, que mostrou e mostra, ainda hoje, tudo o que uma mulher pode fazer. Com certeza, uma inspiração!

day 29/12/2021

Que vida ! Que mulher !
Que linda vida Fernando Montenegro vem vivendo !
Desde a mais tenra infância até sua velhice .
Esse livro é um passeio no tempo ,nas memórias e na história do nosso país que sempre desvalorizou as artes .
Fiquei encantada com tamanha sabedoria e meiguice e fortaleza dessa mulher .
Um livro que vale cada capítulo.
?Tudo vai se hamornizando para a despedida inevitável.Inarredàvel. O que lamento é a vida apenas durar um suspiro.?

Evva_sec 18/12/2021

Leitura maravilhosa
Como apreciadora de teatro e da dramaturgia brasileira fiquei encantada ao acompanhar a trajetória dessa grande atriz brasileira. Muito interessante conhecer os bastidores e vida de Fernanda Montenegro. Sua resistência inspira. Aplausos de pé para essa autobiografia ??