Prólogo, ato, epílogo

Prólogo, ato, epílogo Fernanda Montenegro

Resenhas - Prólogo, ato, epílogo

Anna 26/05/2023

Amei
Fernanda Montenegro é fascinante e nesse livro ela escreve sua bela história de vida. Seu grande amor, seus filhos, as questões políticas do Brasil, sua jornada de trabalho, tudo isso é prólogo, ato e epílogo. A vida é o palco em que Fernanda se apresenta.

bela 10/05/2023

"sobrevivemos pela força da vida mesma. a esperança precisa deixar de ser só votiva. a esperança tem que ser uma ação viva"

é uma dádiva ter nascido no mesmo país de alguém como fernanda montenegro e poder ter a consciência, desde sempre, da grandiosidade dela como artista, intelectual e pessoa. com a leitura deste livro, só ficou mais claro o quão incrível ela é, em todos os aspectos possíveis. tão consciente, bem humorada e talentosa em tantos âmbitos. é uma sorte imensa poder conhecê-la um pouquinho mais através desse livro, que é um lugar de aconchego, uma tarde de domingo escutando as histórias da avó. é interessante navegar nos acontecimentos históricos a partir da visão da classe artística e conhecer parte das dificuldades que ela, assim como tantos outros, enfrentou ao longo da carreira. entender o processo de fernanda montenegro ? a gigante, a imortal ? tornar-se fernanda montenegro é surreal. sempre a vi como artista consolidada e respeitada, às vezes fica até difícil lembrar que ela já foi inexperiente e principiante, precisou construir, a duras penas, toda a sua carreira e as histórias que contou para tanta gente. acabo esse livro com uma admiração triplicada, se eu já amava e adorava ela há tanto tempo, se eu já a colocava no mais alto dos pedestais, depois de ato, prólogo e epílogo, tudo aumentou. obrigada, dona arlette, por acreditar no poder da arte e do teatro, por compartilhar seu trabalho e talento conosco. é uma honra.

stelindner 23/04/2023

Biografia bem interessante, mas senti dificuldade na organização cronológica.

Prólogo (capítulo1) conta dos antepassados, capítulo interessantíssimo!

?Ato? (capitulo2) da vida completa dela, sem quebras, por isso achei mais difícil de acompanhar e fazer associações. Não fala sobre como ela atualmente está vinculada ao Oscar, algo que tinha curiosidade.

Cita MUITAS pessoas com as quais ela cruzou em toda a vida profissional artística, pra quem gosta, vale a leitura :)

Anna 16/04/2023

A mais linda história de amor que li
História de amor ao teatro, ao palco e para com seu grande companheiro Fernando.
Seus relatos me levaram às lágrimas tantas vezes que não sei contar, relatos de uma lenda viva consciente de si e do mundo e ainda mais da importância de sua profissão, nossa profissão.
Fernanda Montenegro sempre será uma grande referência de profissional e de pessoa na minha vida.

Danilo Moreira 06/04/2023

Uma vida de amor à arte
Fico imaginando como deve ter sido para uma mulher da importância de Fernanda Montenegro contar mais de 90 anos de vida em um livro. Mas ela corajosamente tentou e temos essa autobiografia.

Na obra, Fernanda conta a história de seus avós e bisavós imigrantes, a rotina de sofrimento ao vir para o Brasil (que achei ótimo para desmistificar a imagem de imigrante europeu empreendedor - houve muito sofrimento para a maioria, em precárias condições de vida e trabalho).
Além do histórico familiar, conhecemos o seu início artístico na Rádio MEC, e a intensa relação com o teatro que marca sua vida. Também sabemos mais sobre suas passagens marcantes na TV e no cinema.
Um dos episódios que mais me chocaram foi a tentativa de atentado que ela e o marido Fernando Torres sofreram em 1979, quando o Brasil ainda passava pela ditadura militar.
Por meio dos relatos sobre sua vida, também conhecemos belíssimas curiosidades, como a emocionante despedida que ela fez ao amigo Paulo Autran nos últimos dias de vida dele, e como Vinícius Oliveira entrou para o elenco de "Central do Brasil".
Do ponto de vista pessoal, a sabedoria de uma mulher de noventa anos traz para o livro apenas aquilo que ela considera relevante, que vale carregar consigo. Então, não espere curiosidades muito pessoais.
Em suma, é um emocionante registro de uma mulher que há tantas décadas dedica sua vida e seu coração à arte.

Regina 28/03/2023

Excelente
O livro de Fernanda Montenegro é excepcional
Tal qual sua autora, retrata uma rwalida surpreendente. Leitura fluida. Recomendo. Favoritei

Breno.GAmez 19/03/2023

Uma belíssima aula de história do Brasil e do teatro brasileiro, na voz de uma das maiores atrizes que o Brasil já viu. Fernanda Montenegro permanecerá viva nos brasileiros (e por que não no mundo?) por muitos e muitos anos. Leitura obrigatória para todos os que se interessam pelos temas, ou que apenas apreciam uma boa biografia.

Diego 17/03/2023

Trajetória sensacional no Teatro
Primeiramente, gostaria de falar que estou impressionado em saber que o nome dessa grande atriz não é Fernanda e sim Arlete :D
Nesse livro é contado de forma sensacional toda carreira da Fernanda Montenegro e como ela sempre foi muito dedicada ao teatro, mesmo em momentos muitos difíceis na sua vida, ela se manteve firma no mundo da arte.

Suelen 03/03/2023

A história do Brasil sob os olhos da arte
Sou uma apaixonada por Fernanda. Seu modo de se expressar sempre me atingiu de forma única. Por isso eu não podia deixar de ler este livro único que retrata tão bem a vida desta mulher incrível e traz uma visão tão ampla da vida como ela é.

itslaviana 16/02/2023

Our old lady from Ipanema ??
O que falar desse livro que é escrito por essa mulher que nós, brasileiros, devemos tanta gratidão?
A trajetória de Fernanda é inspiradora, assim como a de sua família, a qual tive acesso aqui.
Os momentos difíceis, os de grandiosidade, os simples....
Cada um teve a sua importância na construção dessa biografia, narrrada tão bem que faz com que seja possível ouvir claramente a voz dela a cada trecho.

Quero dizer que esse livro jamais será desperdício do seu tempo, garanto que ele agrega muito em vários aspectos. Deste modo por gentileza, apenas leiam! ?

Lua 31/01/2023

A vida da Fernanda fala por ela, o livro é muito bem redigido e a história muito bem contada, a forma como ela vê a vida e enfrenta os desafios que aparecem pelo caminho é absolutamente inspiradora. Recomendo.

SohGabi 17/01/2023

Antes de mais nada preciso dizer que sou profundamente apaixonada pela artista Fernanda, talvez pela similaridade física com minha bisavó, sempre vejo nela essa figura materna, agora sobre o livro, como poder dar opinião ou julgar memórias de alguém? Memórias de momentos distantes du nascimento, inclusive. Achei fascinante cada palavra lida, cada foto apresentada, cada detalhe que ela tornou público (se assim já não fosse antes). Achei interessante as letras grandes do livro - facilita muito a leitura a noite, rs. Recomendo muito a leitura, uma forma bem legal de se entrar em biografias.

rochellencr 10/01/2023

O que dizer de Fernanda Montenegro?

Um ser humano iluminado, rico de arte, sabedoria e muito amor pelo que faz.

Foi um grande prazer conhecer um pouco mais da história de vida e também profissional de uma das, senão a maior, referência em nosso meio artístico e cultural.

Recomendo para todos os amantes da cultura brasileira e da arte!

Fabrício Franco 04/01/2023

Esperava mais...
Pela importância da biografada; pelo que ela foi testemunha, no teatro, cinema e TV; pela criticidade cultural que possui, o livro é bem aquém do prometido.

Caio 17/11/2022

Esse livro me impactou muito.

Fernanda Montenegro conduz a própria história com claro enfoque na sua trajetória no teatro (como se pode supor pelo título). Ao mesmo tempo, destila sensibilidade ao tratar da família, dos amigos, do contexto social e histórico que viveu.

Que aula de imaginação sociológica, de uma atriz que se entende como tal no seu próprio tempo e espaço, sem deixar de situar o próprio ofício na História da Humanidade!

A cada página, eu era acometido pelo sentimento de que outra sociedade é possível, por meio e a partir da arte, da solidariedade, da ousadia de sonhar e de viver aquilo em que se acredita! Vi muito de Florestan Fernandes e de José de Souza Martins em Fernanda Montenegro.

Que honra ter sua história registrada em suas próprias palavras!