Prólogo, ato, epílogo

Prólogo, ato, epílogo Fernanda Montenegro

Resenhas - Prólogo, ato, epílogo

jaquesant0s 10/04/2021

Um ode à vida e obra de Fernanda com relatos incríveis de seus anos como atriz, com foco especial aos anos dedicados ao teatro.

Carlo Alexandre 02/04/2021

Eu adoro essa mulher. Foi muito interessante saber um pouco mais sobre sua história através de suas memórias

tmullerh 23/03/2021

Af nem tem o que dizer né... a Fernanda é um ser-humano incrível e precioso demais, termino a leitura muito mais inspirado e ainda mais apaixonado pela arte dela e num todo.

luke - among the living. 21/03/2021

Um relato cheio de carinho da carreira de uma das atrizes mais importantes do nosso país (senão "A").

Escrita de forma bem eloquente e rica, a biografia percorre o caminho da primeira à última página de uma forma bem fluída.

Eu simplesmente amei.

Gabi 13/03/2021

Sempre fui fã da atriz Fernanda Montenegro e quando saiu sua biografia não tive dúvidas que iria me surpreender com esta leitura. Que delicadeza ao narrar toda a sua trajetória, desde seus antepassados, imigrantes portugueses e italianos, que saíram de suas terras em embarcações rumo ao Brasil atrás de esperança e melhores condições de vida e tropeçaram em tantos desafios que em parte foram responsáveis por formar essa atriz que os brasileiros tanto amam.

Seus desafios pessoais em relação a sua jornada artística também me emocionaram bastante. Tanto quanto enxergar o pioneirismo nos teatros e tv de uma época em que o Brasil passava por uma revolução política que dificultava o trabalho dessa classe. Fernanda enfrentou muitos altos e baixos para realizar sua missão de ser atriz. O resultado desse trabalho nós enxergamos hoje, uma das atrizes mais respeitadas do nosso país. Vale a pena a leitura.

alvarengamarina 12/03/2021

Interessante
Comecei a ler esse livro, mas ficou bastante tempo parado nos 30% do ebook, até que resolvi retoma-lo.

É um livro interessante, porém achei um pouco entediante.

Estava com uma espectativa alta para ele, mas me decepcionei. Esperava uma outra abordagem...

Boa parte dele é focado nas peças, citando os participantes, como não tenho conhecimento das pessoas ou dos textos descritos, não gostei muito dessas partes, o que fez o texto ficar um pouco massante...

Mas indiscutivelmente, que mulher incrível!

Anna intimista/yt 02/03/2021

Fernande - se??
Acho que deveria ser obrigatório nas escolas. O conhecimento histórico nessa obra, é impagável. Eu "pago um pau " para essa atriz. É claro que não podemos resumir a importância dela a sua função, pq Nanda representa uma geração, shakesperiana?, arrisco dizer. Com uma narrativa envolvente, Fernanda Montenegro nos relembrar e nos esclarecer como era ser ator/a nos primórdios de um Brasil antes da ditadura, e durante. ??

erbook 27/02/2021

Apologia à cultura teatral!
Nesta apologia à cultura teatral, Arlette Pinheiro da Silva, nossa gloriosa e premiadíssima atriz Fernanda Montenegro, com lúcidos e experientes 90 anos de vida, nos mostra em suas memórias os meandros e as dificuldades em ser artista na sociedade brasileira.

Não se trata de biografia da atriz, mas de suas memórias, as quais não seguem uma narrativa linear e cronológica. Por isso, a boa sensação que tive ao ler estas lembranças foi como se estivesse ouvindo minha querida avó contando histórias de “seu tempo”, sempre com a carga emocional de quem viveu tantas experiências ao longo da vida.

Fernanda Montenegro valoriza seus antepassados, imigrantes italianos (lado materno) e portugueses (lado paterno), contando as aventuras que realizaram para chegar ao Brasil e para sobreviver no País. Relembra situações marcantes de sua infância pobre no Rio de Janeiro, da diversão de ir ao cinema com a família, da sensação de preocupação das pessoas comuns durante a II Guerra Mundial, com racionamento de comida etc.

São muitas histórias contadas, relacionadas a diversos artistas, diretores, políticos e empresários do meio cultural, bem como sobre momentos históricos nacionais, que nos fazem perceber a grande força de vontade de Fernanda Montenegro na luta pela arte, especialmente no teatro (sua grande paixão), passando por dificuldades financeiras e outras intempéries.

Após o início de sua carreira na antiga rádio MEC, apaixona-se pelo teatro e ao lado do grande ator Fernando Torres constitui família e passa a viver exclusivamente da arte que escolheu como profissão de fé – ser atriz. Não foi fácil conseguir estabilidade financeira, mas com muita perseverança insistiu no ofício e nos brindou com papéis memoráveis na TV, no cinema e no teatro (e nos encanta até hoje).

Descobri, por meio deste livro, que no início o teatro nacional era dependente de diretores estrangeiros e não havia espaço para autores nacionais. A maioria das peças apresentadas eram de grandes escritores estrangeiros, tais como Shakespeare, Molière e Samuel Beckett. Demorou para que dramaturgos brasileiros ganhassem espaço no nosso teatro.

Por fim, menciono que há momentos de forte emoção nas memórias, especialmente quando ela aborda a doença e os últimos anos de Fernando Torres, bem como a perda de outros grandes artistas como Paulo Autran. Porém, há também vivências felizes no seio familiar com os dois filhos (Fernanda Torres e Cláudio Torres), o genro Andrucha Waddington (produtor e diretor) e os três netos.

Recomendo a leitura!

Greicy 22/02/2021

Fernanda Montenegro - Prólogo, ato, epílogo
Sábia, sensata e talentosa.

Arlette Pinheiro da Silva, artisticamente conhecida por Fernanda Montenegro ( eu acrescentaria maravilhosa) no auge dos seus 91 anos, mostra sua trajetória desde a chegada da sua família italiana no Brasil, até consagrasse a melhor atriz desse país (mérito, honra e trabalho).

Sua história é marcada por lutas, dificuldades financeiras, preconceitos. Mas, mesmo na condição de mulher insistiu com garra, determinação e muito talento brilhando no teatro e Tv.

Razuki 20/02/2021

Memórias da Rainha dos palcos...
Fui pega de surpresa por acreditar e querer ler mais sobre a poderosíssima Fernanda Montenegro, queria ter conhecido mais dos seus sonhos, desejos, medos, conflitos e muito mais da pessoa que faz a atriz ser tão incrível, mas o que li foi uma verdadeira aula da história do teatro no Brasil, o que não perdeu o encanto é claro, li sobre a nossa história política e sobre autores e atores que sempre me encantaram, então a leitura valeu muito mesmo.

Mas afirmo, nossa rainha do palco, no meu ponto de vista, continua um grande mistério. Sua paixão pelo teatro e pela família é, como ela mesmo usou várias vezes no texto, inarredável, imorredoura.

"Naquela jovem que se tornava adulta já estava, inteira, esta mulher de noventa anos que hoje eu sou."

"A dramaticidade, às vezes, invade nossa vida."

Patrícia 30/01/2021

Guerreira!
Já a admirava como atriz antes de ler esse livro. Agora, digo com certeza que é uma guerreira, com uma história de vida admirável, merecedora de todos os prêmios e aplausos!

Wolsey 18/01/2021

Danke, Fernanda! Danke!
Muito bom livro. As memórias da maior atriz brasileira, viva, são surpreendentes. Conhecer a saga familiar, a realidade da cultura nacional, a extrema dificuldade de sobrevivência no teatro, somados à inconstância da política do país, é de tirar o fôlego.
Mais do que memórias pessoais, o livro é um registro do teatro nacional.
Meus aplausos (de pé) à Fernanda Montenegro!

Raisa.Laura 17/01/2021

Uma surpresa
Nunca achei que fosse gostar tanto de uma biografia. Em Prólogo, ato e epílogo, Fernanda Montenegro conta a história da sua vida de uma forma muito leve e cativante. A linha do tempo desenvolvida ao longo do livro, é incrível, iniciando mais ou menos em 1897 até os dias de hoje, nos mostrando recortes do cotidiano de vários momento históricos do Brasil, retratando a beleza e dificuldades enfrentadas pela classe artística, da qual a atriz desde os 15 anos de idade já estava envolvida. A leitura nos aproxima do panorama teatral, incentivando a buscar mais sobre essa expressão artística ainda distante da realidade da maioria dos brasileiros. Uma inspiração!

" Quando temos muitas certezas sobre nosso modo de agir, em cena ou na vida, corremos o risco de ficarmos circunscritos a uma técnica que nos imobiliza naquele processo domado, dominado, que nos congela"

Xico 16/01/2021

História de vida
acompanhar a vida da grande dama do teatro brasileiro faz com que o leitor repense os seus próprios caminhos e as suas escolhas. Fernanda Montenegro abre suas experiências e compartilha conosco tudo aquilo que a fez ser o que é.

Cesar.Neto 15/01/2021

Acho que antes de começar a resenha, é válido deixar aqui um trecho da carta de Ratto para Fernanda Montenegro: "Fernanda é hoje, talvez, a única atriz que a cultura, filtrada por sua
sensibilidade, torna independente de influências ou teorias
transitórias, situando-a num plano completamente à parte no campo
das grandes intérpretes-criadoras. Não se trata aqui de estabelecer se
ela é a maior ou a melhor, isto não vem ao caso. O que eu quero dizer
é que Fernanda é realmente um fenômeno a ser considerado
isoladamente mais do que no contexto geral da arte teatral. A sólida
estruturação moral, a noção crítica que ela tem de seu trabalho na
perspectiva histórica de suas origens e do mundo ao qual pertence e que ela mesma criou para si, emprestam ao seu trabalho o cunho de
severo e implacável profissionalismo de um artista da Renascença.
(...)
Fernanda, uma e cem mil, polivalente, multiforme, proteica,
virtuose e intérprete como somente sabem ser os grandes músicos
solistas."

Uma gigante. A maior atriz brasileira, sem a menor chance para discussão. Dito isso,
Tratemos do livro...
Biografias não são meu estilo preferível. A forma tradicional como a dela foi conduzida me fez parar de lê-la em 2020 e retomá-la esse ano. A história histórias foi bem escrita, por vezes eu lia como se a própria Fernanda a tivesse me contando, mas não me cativou o suficiente pra ser um livro que eu recomendaria. Ainda assim, valeu a pena viver a história dessa rainha por meio das páginas do seu livro.