Prólogo, ato, epílogo

Prólogo, ato, epílogo Fernanda Montenegro

Resenhas - Prólogo, ato, epílogo

Fefa 18/07/2021

de primeiro, gostaria de agradecer Fernanda por salvar não só o teatro em sua época, mas por mostrar que não fez isso sozinha. para mim é de leitura obrigatória, não só quem quer ser ator, quem ama o teatro, mas para todos.
Fernanda, obrigada por nos contar tudo sobre os olhos de todos os artistas que viveram tao amargamente essa ditadura. Você é mágica. Tenho mais e mais certeza que quero ser atriz.
Te amo, Fernanda.

Ana Maria 09/07/2021

Assistir a Fernanda é um experiência ímpar de descoberta profunda da sensibilidade artística. E foi buscando conhecer essa persona que comecei ler a obra, me enganei. Longe de ser só o testemunho de uma grande atriz é, antes, o lado B da história brasileira. A vida errante, perigosa e excitante do desenvolvimento do teatro brasileiro.

A vida de Fernanda se prova, mais uma vez, presente divino para esse país.

Myzlen1 04/07/2021

Necessário
Provavelmente esse modelo de resenha não serve para falar de obra dessa magnitude, todavia acho que nenhum outro modelo o faria tão facilmente, para os leitores mais objetivos essa vai ter que servir.

Ambientação - 5
A ambientação é somente o Brasil inteiro, alguns trechos do mundo.

Escrita - 5+
Livro de escrita ímpar, sequer é justo comparar com outras obras. A escrita do livro é quase falada, uma longa conversa, agradável do início ao fim. Pela primeira vez a voz em minha mente descansou e a Fernanda Montenegro assumiu o lugar, pude ouvir claramente sua voz falando sua história para mim, com aquele estilo peculiar e pausado e claro.

Protagonista - 5
Parece até engraçado falar de protagonismo nesse caso. Eu não poderia descrever a grandeza e nem irei me atrever, não tenho como transmitir de forma fidedigna, mas a nota é um indício.

Coadjuvante - 5
Tão importante na trajetória da personagem principal que são todos protagonistas, ela com memória particularmente surpreendente parece não deixar ninguém de fora.

História - 5
É extremamente pretensioso querer julgar a história de alguém que viveu o triplo da minha vida, mas estamos aqui para isso. A história é fantástica e começa lá nos seus bisavôs. Nesse caso, começamos em memórias do que ela ouviu falar em tempos distantes e segue separada em setores. No prólogo temos uma cronologia e no ato temos aspectos da sua vida separados e contados também de forma meticulosa, sempre traçando um paralelo entre sua vida, sua carreira, e seu momento histórico. Basicamente temos parte significativa da história do país na perspectiva de quem viveu e de forma intensa. A cereja do bolo, também temos a história de questões sociais de extrema importância sendo trazidas e escancaradas sob um ponto de vista objetivo, sem rodeios, mostrando um posicionamento bem estabelecido numa época tão difícil. Confesso que saber qual seria o seu posicionamento diante dessas questões me preocupava profundamente no início da leitura e foi uma grata surpresa poder compartilhar de pontos de vista tão sérios. No mais, uma história fantástica, de grande riqueza e que traz para debate questões a perder de vista.

Nota - 5+

Tempo de leitura
[ ] miojo
[ ] um filme
[ x ] uma série
[ ] infinito

Compreensão
[ ] dá para ler dormindo e entender tudo quando acordar
[ ] dá uma pra ler enquanto assiste TV
[ x ] requer atenção
[ ] requer material de apoio
[ ] só o autor entendeu (se pá)

Personagens
[ ] é um monólogo
[ ] meia dúzia
[ ] uma penca
[ ] enche um trem
[ x ] thanos temos um problema

Originalidade (não se aplica por motivos óbvios)
[ ] pode copiar só não faz igual
[ ] inspirado ou seria homenagem?
[ ] eu entendi a referência
[ ] original
[ ] pessoas irão copiar isso daqui para frente
Margô 04/07/2021minha estante
Que resenha brilhante! Prática, bem pontuada, e longe dos formatos bem acadêmicos que surgem por aqui...Vou providenciar esta obra o mais rápido possível!!! Obrigada pelo capricho!!!??

Myzlen1 04/07/2021minha estante
Muito obrigado! Eu achei super difícil porque simplesmente não sabia como avaliar. Fico muito feliz que tenha servido a função de esclarecer os principais pontos e mais uma vez muito obrigado pelo carinho ??

Margô 04/07/2021minha estante
Imagine...?????

van.cazarotto 01/07/2021

História do Teatro
Um livro que registra a história do teatro. Quase um século contados ali. Um passeio pelo que Fernanda viu da vida. Teatro, TV, cinema, rádio e até política.

O começo e o final do livro falam da história pessoal de Fernanda. O miolo do livro fala bastante das experiências profissionais. Para mim, ficou um pouco cansativo nesse ponto pois traz muitos nomes de atores, diretores, teatros, autores e peças.

O legal do livro, para mim, foi ver por quantas "eras" Fernanda passou e ter um panorama das artes cênicas no país.

Rafaela.Maria 27/06/2021

Grandiosa!
Como é gigante essa obra! Iniciei a leitura como uma criança que nada sabe, caminhei na leitura como uma aprendiz e finalizei a obra com o sentimento de gratidão; pelas palavras, pelas histórias, pela vida que Fernanda compartilhou com o mundo.
Ainda com lágrima nos olhos, digo: Fernanda Montenegro, fora dos palcos Arlette, foi grandiosa! Merece palmas e mais palmas para o resto de sua vida.
Leitura memorável.

Cunha 27/06/2021

Prólogo, Ato e Epílogo (Fernanda Montenegro)
Montenegro mostra suas nuances, suas faces, contradições e demonstra uma lucidez impressionante. Viveu um grande amor, o Fernando, e gerou outros dois: Fernanda e Cláudio. A história de vida desta mulher se confunde com a história do Brasil, desde de Getúlio até Bolsonaro. No livro, conseguimos entender porque Fernanda é dama do teatro e da Tv.

Renan 18/06/2021

Como não se sentir impulsionado após ler as palavras desta brasileira que tanto contribui para nossa sociedade, Fernanda narra a história do teatro brasileiro ao contar sua própria história, das artes cênicas de uma forma geral, estou completamente outro após ler esse exemplo
Elem 19/06/2021minha estante
Ei, Renan! Tudo bem? Sou colaboradora no Clube de Leitura Histórias Reais e lá lemos um livro de não ficção por mês. Temos um grupo no WhatsApp para ir conversando, ao longo do mês, sobre a leitura. E na primeira segunda-feira de cada mês fazemos uma Roda de Conversa, às 19:30 pelo Google Meet, para que todos possam participar. Além disso, sempre fazemos o possível para trazer um convidado especial (entendedor do tema) para essa conversa. Neste mês estamos lendo "Prólogo, ato e epílogo". Adoraríamos ter você conosco. Se decidir aceitar o convite nos envie uma mensagem pelo Instagram @historiasreaisclube ou me mande uma mensagem aqui no Skoob.

Ana Camps 18/06/2021

Fernanda Torres é inspiração!!!
A trajetória de vida da atriz contada por ela mesma é uma honra de ler. ?? Nunca deixou de fazer o que ama, apesar das dificuldades. E o Brasil agradece!
Elem 19/06/2021minha estante
Ei, Ana! Tudo bem? Sou colaboradora no Clube de Leitura Histórias Reais e lá lemos um livro de não ficção por mês. Temos um grupo no WhatsApp para ir conversando, ao longo do mês, sobre a leitura. E na primeira segunda-feira de cada mês fazemos uma Roda de Conversa, às 19:30 pelo Google Meet, para que todos possam participar. Além disso, sempre fazemos o possível para trazer um convidado especial (entendedor do tema) para essa conversa. Neste mês estamos lendo "Prólogo, ato e epílogo". Adoraríamos ter você conosco. Se decidir aceitar o convite nos envie uma mensagem pelo Instagram @historiasreaisclube ou me mande uma mensagem aqui no Skoob.

Bia 07/06/2021

Um verdadeiro privilégio poder ler o livro de memórias da grande dama do nosso teatro, cinema e televisão, D. Fernanda Montenegro. Ela nos guia por sua fantástica vida pessoal e profissional por meio deste escrito e nos emociona com sua sinceridade ao falar de seus trabalhos, seus amigos e sua família. Destaco a parte da troca de cartas entre Fernanda e seu grande amigo, o também enorme ator Paulo Autran, sobre a vida nos palcos, o recolhimento causado pela velhice e pela doença, e a iminente morte.
Um livro maravilhoso para aqueles que apreciam a dramaturgia do nosso país, pois ao lermos sobre a vida da atriz também acompanhamos um retrato da cultura brasileira a partir da segunda metade do séc. XX, chegando até os dias atuais.

Paulo 02/06/2021

Belo relato pessoal da dama do teatro nacional
Fernanda Montenegro nos leva para percorrer sua vida e, de quebra, passamos pela história do teatro nacional em todo contexto do país desde meados do século XX.
De quebra, ótimos registros fotográficos e boas reflexões como, por exemplo, ?quando temos muitas certezas sobre o nosso modo de agir, em cena ou na vida, corremos o risco de ficarmos circunscritos a uma técnica que nos imobiliza naquele processo domado, dominado, que nos congela. É a ponte com o imprevisto, o improvável, o absurdo que, muitas vezes, nos leva a renaacer?.
Recomendo.

estantedajessica 04/05/2021

Prólogo, Ato, Epílogo, Memórias, Fernanda Montenegro.
Esse Livro é minha Bíblia do Teatro. Acabei de o eleger. Meu coração se derreteu todo em cada página e ainda estou em êxtase.

Cara Fernanda Montenegro, obrigada! Queria tanto ter a oportunidade de lhe agradecer por TUDO e por TANTO! Gostaria de ter a honra de um dia lhe encontrar, poder lhe dar uma abraço carinhoso e lhe dizer: MUITO OBRIGADA!

Por ser pioneira da Arte! Por nunca desistir da Arte! Por tanta humildade, caráter, elegância, talento, dignidade, esperança, força.

Esse Livro é uma obra de Arte. Repleto de dados históricos, do Brasil e da vida de Fernanda. É um bálsamo para os corações dos atores, atrizes, amantes da arte e afins.

Meu mês de Abril fecha-se com chave de Ouro, com a minha Rainha dos palcos.

| @contemumlivro 20/04/2021

Noventa anos não é pra qualquer um e por isso estamos falando de Fernanda Montenegro, definitivamente ela não é qualquer pessoa. A comunhão que essa mulher tem com a arte é algo surreal, nas três partes que dividem o livro conhecemos Fernanda desde a infância, quando ainda era Arlette – nome que hoje fica contido apenas ao ambiente familiar.

Desde muito cedo o teatro é parte integrante de sua vida. No prólogo, conhecemos e entendemos as origens da atriz que fez questão de pontuar todo caminho que seus antepassados fizeram, chegando em terras brasileiras como imigrantes italianos e lavradores portugueses.

Toda carreira e o seu encontro com o teatro é contado no Ato. Pra mim é a parte mais calorosa do livro, onde encontramos relatos dolorosos, mas, de muito amor pela profissão que ela escolheu e dividiu com Fernando Torres, ator e dramaturgo com quem foi casada por mais de 50 anos. É nessa parte da obra que conhecemos toda luta e os desafios que Fernanda enfrentou para criar os filhos e sobreviver no meio artístico que, além de pouco valorizado, estava bem longe de qualquer glamour.

Apesar de uma carreira brilhante também no cinema e na televisão, Fernanda trata quase que exclusivamente da sua história no teatro e, traz com isso muito do contexto histórico e político do Brasil que contesta a arte frequentemente. É uma aula de história embebida numa viagem pela vida e obra, ambas magníficas, de um dos nomes mais cativos do teatro nacional.

Espero que eu tenha despertado a vontade de incluir esse livro na estante, é de uma riqueza sem tamanho ✨🥰

site: @contemumlivro

daniel.vasco.716 16/04/2021

No livro, Fernanda Montenegro trata de fazer suas memórias, num balanço de toda a vida profissional (de mais de setenta anos de atividades) e da vida pessoal, como o casamento com Fernando Torres e sua relação com a maternidade, netos, velhices, dentre outros aspectos da vida

Prof. Angélica Zanin 13/04/2021

Bravo!
Maravilhosa, nossa Dama do Teatro Nacional, Fernanda Montenegro. A dedicação à sua arte e ao seu dom são impressionantes, sempre rodeada por grandes talentos, envolvida em grandes peças e valorizando grandes autores. Esta autobiografia traz muito sobre a atriz, mas também é rica em informações sobre o teatro. O cinema trouxe a Fernanda reconhecimento internacional, e a televisão recursos para que ela exercesse seu trabalho com mais conforto e dignidade.
Com uma personalidade forte e ética, a atriz nunca foi de crises de estrelismo e, humilde, não se vangloria, apesar do imenso talento.
Após ler Prólogo, Ato e Epílogo deste espetáculo intitulado Fernanda Montenegro, ponho-me de pé e, aos gritos de bravo, aplaudo!

Ricarda Caiafa 10/04/2021

Uma verdadeira aula cultural
Esse livro superou minhas expectativas. Pois junto das muitas memórias pessoais de Fernanda Montenegro, pude fazer um verdadeiro passeio pelas memórias culturais do teatro, cinema e movimentos culturais do Brasil. E agora ao chegar ao fim dessa maravilhosa leitura percebo que realmente não tem como separar as memórias de Fernanda Montenegro sem mistura-las às memórias da cultura do Brasil. Estão intimamente e eternamente ligadas. Que seu Prólogo, Ato e Epílogo possa ser inspiração e transformação para muitas gerações! ??