Prólogo, ato, epílogo

Prólogo, ato, epílogo Fernanda Montenegro

Resenhas - Prólogo, ato, epílogo

laurafontess 02/12/2021

Que mulher minhas amigas... Que mulher...
Foi incrível saber um pouco mais da vida Da Fernanda. Eu não sabia muita coisa sobre ela e tudo o que ela passou já nessa vida. Adorei ver as fotos e conhecer alguns dos diretores que ela já foi dirigida. Nelson Rodrigues escreveu uma peça pra ela encenar e ela já foi dirigida por Augusto Boal. Gente, essa mulher é um tudão. Fez muito pela nossa arte e merece todo o reconhecimento que tem.

"Só um ator aguenta outro ator" eu amei demais essa frase gahahah

Biblioteca Álvaro Guerra 25/11/2021

" O livro, escrito em colaboração com a jornalista Marta Góes, está estruturado nas três partes que compõe o seu título. Em "Prólogo", Fernanda Montenegro resgata toda a história de seus quatro avós, italianos e portugueses, que imigraram ao Brasil. A genealogia apresentada é importante para que os leitores consigam entender como a família foi fonte de força e inspiração para este grande ícone da dramaturgia brasileira. Já a maior parte do livro, "Ato", narra como a Arlette passou a ser Fernanda. Viajamos do anonimato à fama, desde o primeiro emprego no rádio até a consagração da indicação ao Oscar. É interessante notar como o foco na carreira e a maternidade caminham juntos na vida da atriz. Ao mesmo tempo em que há esforço para o trabalho e para o estudo ao lado de grande nomes do rádio e do teatro (que trabalharam com a Fernanda seja atuando, seja na direção), há também a luta para garantir a intimidade no lar. Em nenhum momento nota-se uma família deslumbrada pelo sucesso, ao contrário, percebe-se que tanto a Fernanda Montenegro quanto o seu marido, Fernando Torres, batalharam para servir àquilo que sempre amaram: a arte teatral. Neste sentido, é possível perceber a tenacidade e o foco da atriz com sua carreira, que negou convites importantes, como o de ser Ministra da Cultura do governo Sarney. Na sequência temos "Epílogo", parte final da biografia, em que Fernanda Montenegro compartilha com o leitor as suas intuições acerca do que é viver uma vida tão longa e bem-sucedida. "

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788535932553

Bianca.Seminotti 18/11/2021

Que vida!
Um vida cheia de histórias, e uma história cheia de vida! Que mulher que inspira! Impossível não se emocionar com o lindo ser humano que conta sua história de uma forma tão viva e repleta de sentimentos.

cléo 17/11/2021

Como a arte resiste
Esse livro é essencial, principalmente pra quem se interessa por teatro e cinema brasileiro! Uma leitura muita fluída, que conta a historia de uma das maiores atrizes brasileiras.
Gostei muito dessa obra, que me introduziu a muitos artistas e mostra como o teatro resistiu e resiste atráves das décadas. É uma história incrivel que definitivamente deve ser contada!

Ely Varella - terapias que iluminam 14/11/2021

Delícia de leitura onde o tempo todo me pareceu ouvir a voz dessa mulher escandalosamente maravilhosa. Parecia que ela estava ao meu lado contando sua trajetória. Fiquei com gosto de quero mais. Acho que ela tem muuuuito mais para contar sobre sua experiência no teatro, cinema e televisão. Mas vale cada linha. Recomendo!

Cintia.Vieira 06/11/2021

Uma trajetória que merece ser relatada
Que atriz!!!! que profissional!!!! A vida de Fernanda Montenegro se confunde com a história do teatro/cinema no Brasil, se dúvida uma história que precisa ser lida e apreciada.

@m1kaaa__x 30/10/2021

Não tenho muito o costume de ler biografias, foi interessante saber um pouco mais da Fernanda Montenegro.

Rosangela Max 13/10/2021

Não tinha como não ser bom.
As memórias de uma atriz do nível de Fernanda Montenegro são tão riquíssimas que é difícil até comentar sobre.
Uma carreira longa, vastamente premiada e recheada de histórias. Histórias pessoais, profissionais, da Rádio, da TV e da situação social, política, econômica e cultural do país ao longo das décadas e que impactaram a arte no país. Além de tudo isso, ainda cita, em um reconhecimento generoso e merecido, outros grandes artistas do teatro, da TV e do cinema.
Recomendo a leitura.
Caroline 13/10/2021minha estante
concordo, Rosangela! a Fernanda é sensacional.

Vitoria 28/09/2021

Memórias de uma Diva
As memórias de Fernanda Montenegro se confundem com a história do teatro brasileiro, do qual ela participou muito ativamente. O livro é uma aula sobre o que aconteceu nos bastidores, as dores e delícias de viver de arte, atravessando tempos tão sombrios quanto os da ditadura. Fernanda, ao lado do inseparável companheiro Fernando, viveu momentos de glória e de perrengue, e por diversas vezes influenciou os rumos do teatro nacional.

A leitura é gostosa, recheada de referências a outros grandes nomes do palco e de confissões de cunho mais pessoal, como a trajetória dos antepassados de Fernanda, que brilhantemente abre a narrativa. Terminei a leitura com o desejo de conhecer mais sobre os espectáculos que ela montou e encenou.

Vivi Santos 23/09/2021

Interessante
Foi bom conhecer um pouco mais dessa grande artista que é Fernanda Montenegro! Demorei um pouco pra ler, pois não sou acostumada a ler biografias!

Gi Santos 14/09/2021

Eu adoro autobiografías e com a da Fernanda não foi diferente. Além de um cronológico perfeito sobre sua vida e a grande trajetória permeada pela arte, ela traça um panorama político-cultural interessantíssimo sobre como eram as coisas quando começou a carreira até o presente.

Iris 13/09/2021

Arte é resistência
Que livro! Amei. É uma conversa com essa atriz gigante; e dá a sensação que a gente conhece a Fernanda Montenegro há anos, como amigas de infância.
A cada página a vontade de correr para um teatro, e principalmente conhecer cada uma das peças citadas, só aumenta.
As dificuldades de viver de arte nesse país, e a força dessa geração que resistiu.

Tatu 12/09/2021

A tempos desejava ler este livro. Acho que como muitos brasileiros, sou fã de Fernanda. Não conhecia nada de Arlete, e foi muito bom saber de suas origens, de sua família. Mas o que está obra realmente é... Uma biblioteca sobre o cinema, tv, e especialmente, o teatro brasileiro. Com vários nomes conceituados, outros por mim desconhecidos, pano de fundo com momentos históricos... Enfim uma aula.
Ah, e a fã que habita em mim, agora conhece um pouco da Arlete, o que só fez a admiração por Fernanda aumentar.

Robert125 20/08/2021

"[...] Trago em mim e conservo gestos, entonações, sentimentos de atores que vi pela vida [...]" p. 270

Arlette Pinheiro Monteiro Torres é descomunal! Ler sua trajetória e entender os caminhos que essa grande atriz fez ao longo dos seus últimos 91 anos são essenciais para compreensão da História do teatro e indústria audiovisual brasileira, marcada por jogos políticos, desigualdades e constante falta de investimento governamental.
Como a própria lembrança, o livro não segue uma linha temporal linear e, por isso, somos constantemente apresentados a pessoas que foram importantes na trajetória de Fernanda, o que torna a leitura lenta, uma vez que muitas páginas foram dedicadas para essas memórias afetivas. Considerei isso ruim pois os diversos atores/atores/diretores/técnicos citados não fazem parte da minha geração, dado que morreram ou se aposentaram após meu nascimento, tornando difícil a pesquisa de cada nome.
Gostei do que foi lido já que o amor e a admiração que possuía pela Fernandona aumentou drasticamente. Recomendo a todos!

Leonardo1436 21/07/2021

Um panorama sobre arte e politica ao longo de quase 100 anos!
Biografias pra mim é sempre uma grata surpresa. Aprendo muito com histórias reais e todo ano me obrigo a ler pelo menos um livro biográfico. A escolha desse ano foi sobre a vida da atriz brasileira Fernanda Montenegro.

Nessa edição acompanhamos a vida de uma das melhores e maiores atrizes do país. Uma pessoas que já viveu lúcida e tão apaixonadamente por mais de 90 anos tem muito a contar.
Nascida em 1929, Fernanda narra a história de sua família imigrante, seus pais e avós vindo direto da Europa para tentar dias melhores em terras tupiniquim. Sua infância e adolescência, o nascimento de seu amor pela arte. Como surgiram as primeiras oportunidades de trabalho, as dificuldades de início de carreira e os tantos amigos que lhe ajudaram.

Mas se engana aquele que pensa que a história narra apenas fatos pessoais. Aqui Fernanda explana como estava o cenário político e como isso afetou diretamente a arte em todo país. Desde antes da segunda guerra, passando pelo nazismo, ditadura (censura) e diretas já.

Dona de uma memória esplêndida e inúmeros prêmios, Fernanda com certeza deixa sua marca no mundo com seus vários personagens e histórias fantásticas. Se encarregou de levar a arte até o limite do limite, abriu mão de muitas coisas e teve uma vida de sucesso. Primeira brasileira indicada ao Oscar e primeira a levar um Emmy Internacional de melhor atriz.

Aos fãs da boa e velha arte brasileira, irá gostar de acompanhar tantos momentos ao longo de quase 1 século de história e principalmente os bastidores de filmes e séries em que atuou.

Temos que ser grato a toda espécie de arte, pois é o que nos motiva a vida, nos liberta o espírito e o pensamento. Teatro, filme, novela, série, programa de rádio... Todas as áreas que Montenegro passou brilhou e abrilhantou seus espectadores. Maravilhoso livro... Leia!

site: https://www.instagram.com/leonardo.simiao/