Prólogo, ato, epílogo

Prólogo, ato, epílogo Fernanda Montenegro

Resenhas - Prólogo, ato, epílogo

RLourival 13/12/2023

Inspiração
Dá uma vontade enorme de sair fazendo teatro por aí. O problema é que o mundo não é mais como antigamente.
Mas inspira muito a juntar um grupo de confiança e arriscar vários projetos independentes. Confiar na arte.

Leticia.Lottermann 05/12/2023

Resenha Fernanda Montenegro
Uma biografia incrível da história da Fernanda, mas também do teatro brasileiro. Uma das atrizes mais impecáveis que o Brasil já teve. Uma leitura leve e gostosa.

Ana Júlia Coelho 01/12/2023

Sempre vi Fernanda Montenegro como alguém imponente, séria, com uma postura de dar medo em qualquer um. Tenho poucas lembranças de trabalhos dela, mas os personagens que mais me marcaram foram Bia Falcão e Nossa Senhora, em O Auto da Compadecida. Talvez por esses dois trabalhos ela sempre tenha me passado essa imagem que descrevi acima. Mas, nesse livro de memórias, podemos conhecer um pouco mais sobre essa mulher brilhante e batalhadora (um pouco mais, porque é difícil conseguir resumir uma vida tão longa e tão relevante em pouco menos de 300 páginas).

A história nos leva até seus antepassados italianos quando chegaram ao Brasil. Conhecemos um pouco sobre suas origens, até mergulharmos de vez em sua própria história. Desde nova sentiu uma certa inclinação para a arte – não à toa, tem mais de 70 anos de carreira – e nos conduz por todo seu esforço até se consagrar como essa grande atriz. E que esforço. Sempre gostou muito de teatro, e foi aos trancos e barrancos que conseguiu fazer dessa arte o seu ganha-pão. Depois foi para radionovelas, a primeira atriz contratada pela TV Tupi, mas nunca abandonou os palcos, onde se sente viva e feliz.

A história de Fernanda se mescla com a história do teatro em um contexto caótico em se tratando de política no Brasil, e foi muito incrível acompanhar esses eventos históricos do ponto de vista de uma pessoa que pôde narrar o que viveu, sem ser um livro técnico de história. Me senti como se ela conversasse comigo ao relatar os acontecimentos de sua vida.

Também vemos um outro lado de Fernanda, a Fernanda esposa, mãe, amiga. Por ser do teatro e precisar viajar com frequência, ela relata, em alguns momentos, a incerteza de estar criando bem seus filhos – e chega à conclusão de que todas as falhas e ausências foram perdoadas, já que ambos seguiram carreira no mesmo meio dos pais. O relacionamento dela com Fernando é tão lindo, tão maravilhoso, que me emocionei com dois bilhetes retratados no livro. As amizades, muitas delas tão duradouras quanto a própria vida de Fernanda, também são exemplares. Infelizmente, uma pessoa que beira um século de idade acaba dando adeus a muitos companheiros de estrada, e ler a dor da atriz ao narrar cada perda também é doloroso para o próprio leitor.

Um livro assim nos aproxima de figuras icônicas pelo fato de ser a própria pessoa quem narra sua história. Gostei muito dessa troca com as páginas, e queria que o livro tivesse muito mais a nos contar. Em quesito edição, a diagramação é perfeita, diferente da maioria das biografias que vemos por aí, mas peca na inserção das imagens no meio de frases (poderia colocar antes ou depois, isso me incomoda bastante). No quesito história, entendo os momentos maçantes de narrativas como essa, já que são muitas pessoas citadas e, particularmente nesse livro, muitas peças também, então esse pedaço me deixou um pouco entediada, mas logo retoma com tudo, me prendendo de um jeito muito prazeroso. Mas o que mais ficou evidente nessa história toda é o amor de Fernanda pela vida, pela sua trajetória, pela família que construiu, por tudo que viveu, pelas pessoas que encontrou. Ela pode, sim, dizer que tem uma vida muito bem vivida. É uma história tão maravilhosa que eu fico MUITO feliz de ter tido o prazer de ler e ser tocada pela forma poética com que a atriz narra sua vida.

Para mais resenhas, me siga no instagram @livrodebolsa

Antonio Maluco 17/11/2023

Biografia
O livro conta várias histórias da atriz Fernanda Montenegro e seus amigos e familiares até o ano de 2019

Thi 06/11/2023

Um livro onde a história do teatro se funde com a história do Brasil... interessante! Fernanda Montenegro é uma pessoa impar, assim como seus companheiros que, de uma forma linda e genuína, ela relata no livro cada contribuição.
Não é um livro sobre Fernanda, é um livro sobre a liberdade de ser!

naedellaparma 05/10/2023

Fernanda para sempre!
Li esse livro dias depois de ter presenciado a Fernanda no Teatro Municipal de São Paulo. Como ator, foi um dos presentes que a vida pode me oferecer, ver o teatro e a memória do mesmo vivo na minha frente. Li esse livro na mesma época que montava "O Mambembe", peça essa que a Fernanda fala muitas vezes, por ter sido uma de suas primeiras peças impactantes no teatro. Foi uma leitura com gosto de saudade, de honra, de amor e de êxtase dionisíaco.

dormiodiatodo 15/09/2023

Encantador
Leitura tão fácil, gostosa e emocionante que li esse livro em quatro dias. Aprendi tanto sobre a história da vida da dona Fernanda, quanto sobre a história do nosso país. Principalmente em relação a política. Chorei em algumas partes e ri também, claro. Feliz demais por ter ?conhecido? uma das maiores artistas vivas desse nosso país. Viva a dona Fernanda!

Thiago 08/09/2023

Fernanda Montenegro é a grande estrela da televisão e cinema para mim, pena que nunca a vi no teatro.
E vê-lá colocar suas lembranças sobre sua carreira me deixa um tanto saudoso mesmo não conhecendo esse lado.
Merece todos os prêmios e o prestígio q tem.

Beatrys 29/08/2023

Entidade que transborda a mais refinada arte destituída de qualquer vaidade.
É quase inexequível mensurar a grandeza e o valor que a Fernanda tem, não só para o teatro, para as telas de casa e do cinema, mas para toda cultura de um país!
É um livro de memórias, conta um pouco sobre a origem da família, que ela chamará de tribo, passeia pela infância e escolha de carreia. É neste momento que tomamos um banho de aula e mergulhamos na história da arte nacional, principalmente do teatro, faz-nos conhecer nomes imprescindíveis, mas muitos já esquecidos, pioneiros do teatro e que lutaram pela cultura.
São relatos magnânimos e muito importantes como parte da história do Brasil, escritos de forma tão sútil.
Impossível não se sentir medíocre exposto a arte dessa magnitude, e ao mesmo tempo se sentir maravilhado com tanta autenticidade e integridade.
A cada página dá vontade de voltar e ler tudo de novo, tamanha admiração. A todo momento que ela cita Fernando podemos sentir o afeto e a emoção, para mim uma das partes mais belas. E claro, o amor e seriedade da qual ela fala de seu ofício, a atuação. Senti vontade de assistir todas suas peças, assisti-la atuar pela primeira vez em um palco, é incrível como através da escrita Fernanda e a Marta Góes conseguem transmitir esse nervosismo e excitação. O teatro, hoje, é uma extensão dela e de seus contemporâneos, não o contrário.
Acabei o livro encantada com o teatro e com a existência dessa mulher brilhante e exímia atriz!

Dani Guimarães 26/08/2023

Cultura nacional
Fiquei encantada com essa leitura, não fazia ideia de que ao conhecer Fernanda, conheceria também a história do Rio de Janeiro, de atores, a história de tantos teatros, a política do nosso país. Esse livro é um tesouro nacional, com tantos ensinamentos que nem saberia por onde começar. Fernanda e sua família são sem iguais! Vale demais a leitura, obrigada pelos ensinamentos ?

Carol 24/08/2023

Que riqueza a história e as percepções dela! Que mulher incrível! Como é rica a história do teatro brasileiro!

Guilherme Sobral 22/08/2023

A MAIOR ATRIZ DO MUNDO
Fernanda Montenegro não é considerada a maior atriz do Brasil a toa e essa autobiografia é a prova disso. A atriz faz um passeio pela história da sua vida, desde o momento em que seus antepassados vieram da Europa para o Brasil ao ponto em que o livro é escrito, mesclando a todo momento pelo seu amor a arte e como ela (a arte) guiou o seu destino desde sempre.
Fico feliz em ter lido esse livro enquanto ela está viva, pois pude me emocionar, rir e sentir os mais diversos sentimentos pela história de uma pessoa que ainda está entre nós, sentimento que não tive ao ler a biogr6da icônica Rita Lee, cuja qual apesar de sentir os mais diversos sentimentos, tive sempre a tristeza pairando.
De qualquer forna, Fernanda Montenegro é genial.

danbs 12/07/2023

Ótimo livro acadêmico
Esta brilhante biografia da Fernanda Montenegro não nos traz somente a sua própria história. É um livro de extrema importância a ser utilizado nas aulas de teatro, pois conta uma boa parte da história do teatro nacional brasileiro. Li este livro na faculdade.