A Casa dos Espíritos

A Casa dos Espíritos Isabel Allende

Resenhas - A Casa dos Espíritos

Giacomet1 12/04/2024

A saga de uma família rica
Livro conta de maneira maravilhosa a história da família de Clara e Esteban Trueba. No início, achei a história apenas interessante, mas um pouco enfadonha, porque há muito detalhamento. Mas depois que me acostumei com a escrita de Isabel Allende, o livro fluiu demais. E a cada acontecimento narrado, aparentemente situações normais para uma família rica, a evolução do livro fazia a história se transformar. Ao final, ficou uma percepção de que a autora elaborou toda a ficção envolvida na família Trueba, com uma profundidade formidável, usando dos acontecimentos históricos que levaram à ditadura chilena. E as personagens são muito envolventes. Clara, Blanca e Alba e as demais mulheres são retratadas em toda a sua humanidade, mesmo quando há elementos fantasiosos. E os homens da história são retratados como homens do seu tempo.
Adriana 12/04/2024minha estante
Amo tanto esse livro ?

laissa33 10/04/2024

Poxa, queria tanto ter gostado.
Esforcei-me bastante pra terminar esse livro.
A história não me prendeu de jeito nenhum! Por mais que As personagens sejam incríveis e muito bem construídas.
Esse livro retrata as três gerações da família Trueba, que é marcada por várias tragédias, e acho que é o que me fez desgostar é que: não entendi qual seria a lição de moral que a Isabela quis mostrar e também que você lê na ?esperança? de acontece outra situações indesejáveis, porque parece que é disso que é o livro vive.
Não curti, mas gostaria muitoooo! e infelizmente fiquei feliz quando finalmente acabei esse livro.

E eu realmente entendo quem gosta dessa obra? todo o realismo mágico.

Andrea141 10/04/2024

Uma releitura de uma obra de arte
Li esse livro há muitos anos (era adolescente ainda) e, agora adulta, minha visão é outra (graças a Deus! rs). Não que eu não tenha gostado antes (sempre fui fã de Isabel Allende), mas agora foi diferente. Minha reação ao livro agora foi mais visceral. Me peguei pensando sobre a realidade, o golpe do Chile, a morte de Salvador Allende e a ditadura de Augusto Pinochet. Consegui fazer um paralelo que, na minha adolescência, não me chamou tanta atenção. Se pesquisarem, verão que o discurso que o Presidente faz no livro é muito parecido com o que Allende fez pouco antes do golpe e da sua morte. Além de ser uma obra de arte da literatura, esse livro é também uma lição de história.

Erica.Carvalho 09/04/2024

Livro maravilhoso! Personagens muito bem construídos. Espíritos, romance, questões fortíssimas sociais e culturais, história, e a geração de uma família de mulheres incríveis e inspiradoras.

Leticia 07/04/2024

enfadonho pra dedéu
não sei explicar, mas, pra mim, esse aqui tem cheiro de mofo e naftalina. valeu a pena por ser um clássico, mas não me emocionou.

alguem mais reparou que a sra allende escreveu com um código penal aberto? parece que ela foi incluindo crime por crime nessa obra, achei babadeira.

Ricardo O 06/04/2024

Isabel Allende faz um trabalho esplêndido ao apresentar, através das gerações de uma família, todas as cicatrizes que o século 20 criou na América Latina, com uma escrita agradável e com fortes elementos do realismo fantástico, que é essencial nesta obra, tanto nos momentos de forte presença quanto nos de ausência. Recomendo muitíssimo esta obra.

BurnBeranger 05/04/2024

Uma experiência literária
Uma jornada incrível, envolvente e repleta de personagens bem construídos, profundos e que constroem um experiência incrível. Destaque para Clara, queria ser amigo dela.

Madu 03/04/2024

Clara, claríssima, clarividente.
Meu primeiro 5?? do ano e meu primeiro livro da Isabel.
Aqui acompanhamos as várias gerações dessa mesma família, anos manchados de sangue e violência, mas suavizados pela sensibilidade de Clara.
Que surpresa boa conhecer Clara, uma personagem sensível e determinada, a personificação da bondade, que contrasta perfeitamente com o cenário político e social em que o livro se passa. Isabel honra todas as mulheres que escreve e é muito honesta com as decisões dos homens, a ponto de nos deixar num limbo de amor e ódio pelo Esteban.
Clara, Blanca, Alba e por tabela Isabel, nos ensinam que homens gostam de morrer pelas causas, mas sobreviver que é um milagre, por isso, mulheres vivem pelo que acreditam.

selenaafgouni 03/04/2024

O melhor livro que já li até hoje
O livro percorre a história de gerações de uma família e, ao mesmo tempo, mostra a influência de períodos históricos que foram de extrema importância para vários países da América Latina. Existe a presença de personagens excêntricos e complicados e apesar de acompanhar, em sua extensão, a vida de um homem, a sua essência se dá pela presença e pelas personalidades mulheres fortes e cativantes que são entrelaçadas pelas suas heranças geracionais.

jumarostica 01/04/2024

Absurdamente bom!
Esse é o segundo livro que leio da autora, comecei pelo mais recente e em seguida fui ler o mais antigo, e Isabel não decepciona em nenhum dos dois! A escrita dela é peculiar, inteligente, ácida e fluida! Ela tem o dom de tocar em tantos assuntos importantes, com leveza e precisão.
É incrível ler o livro sabendo que ela se inspirou nas mulheres de sua família, em seu avô e até em si mesma para criar essa obra prima

Karine.Hess 01/04/2024

Profundo
Acho que esse livro é para aqueles que conseguem enxergar além dos personagens, e do porquê cada um toma determinadas atitudes. Algumas ligadas a sentimentos bons, outros a rancores do passado. E assim você observa como a infância de uma criança pode criar, muitas vezes, adultos frustrados, ou, com coração tão bom que é incapaz de ver a maldade de seus atos, como foi o caso de Alba quando ajudava os refugiados sem saber o perigo que ela corria. Uma leitura profunda, mas só para aqueles que conseguem enxergar essa profundidade. Desde Esteban Trueba, até Clara, conseguimos ver como uma atitude pode, muitas vezes, atingir outras gerações da família.